Cúpula do Bundestag: sem filas, mas com reserva obrigatória

Reichstag, Berlim

Recebemos outro dia o comentário frustrado de um leitor que foi até a sede do Parlamento alemão em Berlim e não conseguiu fazer a visita à famosa cúpula de vidro do Reichstag. O Fred esperava enfrentar filas longas e muita espera, conforme tinha lido aqui no VnV. Ao contrário, não encontrou fila nenhuma – justamente porque era necessário reservar o passeio com antecedência. Desculpa, Fred — o sistema mudou e a gente não tinha registrado.

A boa notícia é que a reserva é muito simples de ser feita online e a entrada permanece gratuita.

Você entra no site do Deutscher Bundestag, passa o mouse na aba Visit the Bundestag e seleciona a opção Online Registration.

Selecione a visita simples e marque um horário. O sistema permite reservas com antecedência de até dois meses. O primeiro horário de visita é 8 da manhã e o último, 10 da noite.

Preencha então o cadastro com seus dados pessoais e aguarde o e-mail de confirmação.

A Patricia de Camargo do Turomaquia tem um passo a passo, tela a tela, aqui.

Desculpe o passeio perdido, Fred! E obrigada por avisar!

Leia mais:

53 comentários

Ola´meu povo! poderiam me ajudar? Entrei no site do Bundestag para agendar visita mais chega na data não consigo marcar. estarei em Berlim a partir de 30/5/19 queria marcar para 31/5 as 9h mas não consigo. Aparece só a partir. de junho.
Obrigada.

    Olá, Vera! Provavelmente porque as datas já se esgotaram, infelizmente.

Fiz a solicitação no site as 16:30 para 7/9 as 9:00 horas, 2 horas depois já enviaram o voucher de confirmação.

Não sei exatamente como estava a situação quando o Fred veio, mas vou relatar minha experiência de hoje.

Fui ao Parlamento já meio sem esperança – pois não havia feito a reserva antecipada (comida de bola das grandes!) e ontem o site mostrava que não tinha mais vagas pra essa semana. Mas chegando lá uma grata surpresa: é possível fazer a reserva no próprio local!

Parece que eles deixam 100 vagas para cada horário para quem quiser agendar lá. Como fui à tarde (depois das 15h), o único horário disponível para o mesmo dia era o último (21-22) e achei um pouco tarde. Mas para os dois dias seguintes havia vagas em quase todos os horários.

A bilheteria fica ao lado da loja de souvenirs, do outro lado da rua. Tirei uma foto do letreiro que posso ceder, caso o VnV queira atualizar o post com ilustração. 🙂

Havia uma pequena fila, que andou rápido. A reserva foi gratuita, confirmada na hora (pela internet você recebe a confirmação depois) e foi obrigatória a apresentação de documento com foto. Um rapaz ao meu lado mostrou a foto do documento no celular, mas foi orientado a trazer o documento original no momento da visita para passar pela segurança.

Ainda acho que o mais prudente é agendar pelo site e com antecedência, mas a informação ainda pode ser útil para aqueles que mudarem os planos de última hora ou que não conseguirem vagas pelo site.

Fui ao Reichstag em agosto de 2015 e amei o visual e o audioguia (grátis)! Acho importante lembrar que há um detector de metais na entrada, então é bom ficar atento ao que pode estar na sua bolsa/mochila. Ah, que saudade de Berlim =)

Vale lembrar também que a reserva tem que ser feita com pelo menos 3 dias de antecedência. Eu deixei pra última hora e não consegui ir (e olha que visitei Berlim em uma época nada cheia).

Olá Bóia! Só uma correção no post..

Acabei de fazer a reserva através do site que vocês indicaram, e a marcação de visitas no site está disponível até dezembro de 2015. Consegui fazer a reserva para o dia 22 de setembro!

Curiosidade… Vou à Berlim no início de agosto. Olhei os horários e vi que em muitos dias só há disponibilidade para 20:00. Vale a pena fazer a visita 20:00? A que horas anoitece em Berlim? Estava querendo fazer a visita enquanto estivesse claro. Imagino que a vista da cúpula seja interessante.

    Realmente vale bem mais a pena durante o dia. a visita é muito organizada, e o audioguia é muito bom

A pessoa ( no caso, eu!) fica um ano planejando a tão sonhada visita a Berlim e na semana escolhida a cúpula estará em fechada para limpeza. yay me!

na verdade teria ainda 2 dias para escolher mas no site não tem nenhuma data disponivel de julho até novembro…estranho.

Acho que vou tentar o restaurante…

Agradeço muito todas as informações no blog!
Acabei de fazer o cadastro e a reserva para visita, e recebi as respostas via email instantaneamente ao meu contato. Muito fácil!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.