By Sylvia: Egito pro Arnaldo

Numa das caixas de comentário recentes, a Sylvia publicou um guia completo para organizar viagens ao Egito. O tipo de informação que não dá pra deixar só na caixa de comentários, não 😆 Republico aqui, para felicidade dos que googlarem no futuro.

O Arnaldo teve um insight com o post dos túneis na charada da sexta e pensou em usar umas milhas para dar uma conferida no Egito. Conversamos por aqui a respeito, e me dei conta de que a sugestão de utilizar um operador espanhol não permite que o casal use suas milhas até o destino final , e que adquirir um “pacote terrestre” alem de não estar de acordo com o “modus-viajandi” do casal, também complica por não termos como saber quem serão os companheiros de aventura .

Minha sugestão para o Arnaldo usar as milhas é chegar ao Cairo e se hospedar num hotel da Corniche el-Nil , às margens do Nilo e não muito distante das atrações . Muitos turistas preferem Gizé ou Heliópolis , que são bairros mais distantes e turísticos , mas eu recomendo ficar na cidade mesmo ou na ilha de Gezira.

Tem muitas opções de hotéis na Corniche el-Nil , dentre eles Hilton, Sheraton, Intercontinental. O trânsfer para o hotel deve ser reservado junto com as acomodações e, no momento da chegada , deve combinar com o concierge do hotel a contratação de um táxi com motorista que fale inglês para realizar os passeios na cidade do Cairo e arredores.

Este carro fica disponível durante todo o dia , e é interessante programar o roteiro básico com antecedência e entregar uma cópia para o motorista no dia anterior. O custo deste serviço deve ser inferior a cem dólares por dia, combustível incluído (para distâncias maiores deve haver um acréscimo) .

Do Cairo para um cruzeiro pelo Nilo temos duas opções :

Voar com a Egypt Air ( tem varios vôos por dia ) para Assuã ou para Lúxor e iniciar o cruzeiro em um destes dois pontos. Iniciando em Assuã os barcos vão descer o Nilo até Lúxor . Iniciando em Lúxor, vão subir o Nilo até Assuã. Optar por um ou outro será mais em função dos horários e conveniência dos vôos de volta para o Cairo . (É bom lembrar que os voos de Lúxor para o Cairo habitualmente atrasam mais do que os originados em Assuã.)

No site da Egyptair  encontrei em datas aleatórias vôos do Cairo para Assuã no início da tarde (1 hora de vôo) e de Lúxor para o Cairo (1 hora de vôo) no fim do dia por 430 dólares para duas pessoas.

Os cruzeiros pelo Nilo tem durações que variam de 3 a 5 noites , e os mais diversos tipos de embarcações são utilizadas; escolher e acertar a escolha exige paciência, talento ( e dinheiro ) ) Pesquisei rapidamente e creio que este navio aqui, o Oberoi Philae
é a melhor das opções disponíveis. É importante observar aqui que estes “barcos-navio” têm um aspecto externo mais parecido com os que navegam no nosso Rio São Francisco
do que com os que deslizam pelo Caribe ou pela nossa costa no verão. Como o rio Nilo é estreito em muitos pontos , os navios-barco atracam um ao lado do outro, e é preciso passar por dentro de muitos barcos para poder descer e subir do píer. Isso é muito divertido pois a gente vai dormir com o barco atracado direto no pier e quando acorda ele pode estar em qualquer outra posição!

Os programas em terra ao longo do Nilo são sempre os mesmos, para qualquer navio , as diferenças serão em relação ao transporte utilizado e local onde serão realizadas as refeições (sempre em hotéis). Recomendo um mínimo de 4 noites neste trajeto para que o Vale dos Reis tenha um número grande de horas disponível para visitação. Nos links abaixo , opções para cruzeiro e opiniões de viajantes:

http://touregypt.net/egyptnilecruises.htm

http://www.molon.de/travelogues/Egypt/2003/

http://www.travelpod.com/travel-blog-entries/vinkor/vinkor/1143212280/tpod.html

Os “musts ” eu não vou enumerar aqui pois tem em qualquer guia, mas desejo lembrar que a programação terrestre dos navios é a mesma para todos, o que varia é a forma de transporte e os locais de refeições (que são sempre em hotéis, mais ou menos estrelados).
Os programas de 4 noites e 5 dias são mais light, menos corridos , e disponibilizam um maior número de horas no Vale dos Reis. (Nestes navios também tem jantar do comandante e festa a fantasia ( )

Se tiver italianos no navio, é diversão garantida !!! (eles adoram usar as toalhas de banho para inventar fantasias e a gente rola de rir !!!)

No más… bem , é imprescindivel reestudar historia do Egito antigo, senão a gente perde o melhor )

Quanto à bagagem no navio : deve ser mínima pois os espaços são reduzidos… pensando nisso eu fiz assim: levei de casa , já pronto e ensacado, um “kit” para cada dia e dois para
a noite. Não precisava nem pensar : abria o kit e usava. A maioria dos passageiros passava o dia surtada atrás de uma lavanderia (!?) e desesperada por ter transpirado muito e não ter mais o que usar  — no último dia vários tiveram que descer do navio com roupas
de noite (a do jantar do comandante).

Importante: o ar condicionado no navio e nos hotéis costuma ser geladíssimo (muitos adoecem), então: agasalhos sempre à mão!

Egiptólogos são bem vindos para contribuições histórico-arqueológicas !!!

(Sylvia Lemos, especial para o Viaje na Viagem)

79 comentários

Muitas boas informações sobre meu pais Egito onde trabalho como guia turístico desde 1992 e onde encontrei com muitos turistas brasileiros , portugueses, latinos e espanholes e mantenho ainda uma amizade com eles..

ola todos meus amigos brasileiros, eu sou moises e eu sou um guia egipcio que organizo viagens para todo egito por precos baratos. nossos pacotes comecam de 960 dolares para 1 semana e tenho muitas referencias brasileiras. se alguem precissase duma dica ou informacao sobre egito ou viajar ao egito, me escreva em seguida ao [email protected] ou [email protected]

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.