Canadá de Oeste a Leste: o balanço da Dani S.

Vancouver

A Daniela Siqueira acaba de voltar de um baita périplo pelo Canadá. Ela conseguiu um feito: conseguiu combinar o oeste o leste numa mesma viagem. Como sempre, pôs seu relato objetivo numa caixa de comentários (outro feito). E também como sempre, eu  não resisti em transformar o depoimento em post.  Fala, Dani!

Acabei de voltar de uma viagem ao Canadá, fazendo costa oeste e leste, e passei aqui pra dar retorno.

O meu roteiro ficou assim:

– Voamos (com milhas) pra Vancouver, onde ficamos 3 noites;

– Pegamos carro e fomos de ferry para Victoria (2 noites);

– Ferry de novo para subir pra Whistler (1 noite);

– De carro rumo aos parques das Rochosas, via Lilloet, dormimos em Kamloops (1 noite);

– Fizemos as Rochosas de carro (Jasper, Lake Louise e Banff, 2 noites em cada)

– Dirigimos até o aeroporto de Calgary e voamos para Toronto, com passagem comprada avulsa pela Air Canada.Ficamos 3 dias em Toronto;

– Depois de visitar Toronto, alugamos carro de novo e seguimos para Niagara Falls, com um desvio para fazer compras nos EUA. Uma noite em Kingston e uma em Ottawa;

– Seguimos para Montreal (três dias) e depois para Quebec City, de onde voamos de volta.

O que eu mudaria:

– Talvez voaria direto para Victoria, pra fazer Vancouver e Whistler em seguida;

– Com quase certeza voaria de Vancouver para Edmonton, para fazer só os parques, sem a compriiiiida viagem pra chegar lá;

– Ficaria bem menos tempo em Toronto, e quase nada em Montreal.

O imperdível, na minha opinião:

– As Rochosas, em especial a Icefields Parkway;

– O percurso entre Jasper e Lake Louise, de babar, e com bichos a todo canto (fiquei mais perto de um urso do que em zoológico);

– Em termos de cidade, Victoria e Quebec City são maravilhosas, e Ottawa não decepciona.

– Cidades grandes não são essas coisas não – muito parecidas com os Estados Unidos pro meu gosto, apesar de mais limpas. Meio asséptico.

O clima:

– Pra variar, choveu. Mas junho (quando estava fazendo bom tempo) é lindo pra ver tudo verdinho, e com neve em cima das montanhas.

Se alguém precisar de dicas mais específicas, tamos aí.

Obrigadíssimo, Dani!

Foto gentilmente surrupiada do site oficial de Vancouver.

129 comentários

Eu fiquei em Bed and Breakfasts nas duas cidades pra aproveitar localização e ar local. Em Montréal, no http://www.gingerbreadmanor.com – é uma casa simpática, bem localizada, apesar de ser bem pequeno. Em Québec, o que quer que vc faça, fique na parte antiga, murada. A gente ficou no http://www.hotelmaisondufort.com e adoramos. Localização excelente, recepção simpática, quarto gostoso (mas pequeno), por 129 CAD. Boa viagem!

olá, irei ao Canadá em abril/11, e preciso de dicas de hotel em Montreal e Quebec, que não consegui definir ainda. Hotel em Quebec, vi no blog da Mirela o Chateau Laurier, e também o Hôtel Le Germain-Dominion…..alguma sugestão? Obrigada

    Eu posso dizer onde vc NÃO DEVE ficar em Montreal 🙂
    Hotel Nouvea-forum.
    https://www.nouveau-forum.com/english/our_rooms.html

    Fiquei 2 noites lá em 2004 e mudei de hotel no meio da viagem de tão ruim que era. O quarto é minúsculo, a localização ruim, as roupas de cama deprimentes e a gota d´água foi ter uma “festa” em alguns quartos no andar que eu estava e o povo fez barulho a noite inteira…

    Daí mudei para o Holiday inn no Porto Velho e foi como sair do inferno e chegar no céu. Tem metrô na cara do hotel, fica no começo do Chinatwon e um lobby super bacana, com um lago cheio de carpas.

    Pra esse eu volto sem penar duas vezes 🙂

    https://www.ichotelsgroup.com/h/d/pc/1/en/hotel/yulca?&stopredirect=true&externalHotelDetailHit=true

    Esses são os hoteis que já fiquei em Quebec City… mas já tem um tempinho:
    – Hotel Chateau Laurier ($134 quotado em 08/Fev/2009) [site] [map]
    Meu favorito por vários motivos… ele é aconchegante e a localização é excelente (ali na entrada da velha Quebec, do lado dos restaurantes da Grande Allee e ao lado da Citadelle, uma maneira deliciosa de se chegar ao Frontenac)… porém, vale se for menos que $150CND e fique esperto com o quartos que você vai pegar. Todos são pequenos por natureza… mas já ouvi o pessoal reclamando de barulho, qualidade e afins (eu nunca tive esse problema)…

    – Delta Quebec ($130+tx quotado para 08/Fev/2009) [site] [map]
    A localização desse hotel também é ótima e não tem erro… sendo um hotel de rede reconhecida, você terá a qualidade Delta.

    – Bonséjours (de $95 à $300+tx dependendo do apê) [site] [map]
    Esse é um apart-hotel e é ideal para quem esta de carro (free parking) e com família/amigos. Eu fiquei lá quando meus pais e meu irmão vieram nos visitar. Ficamos em um apê de 2 quartos + 1 sofa-bed na sala. Foi ótimo, pois todos tiveram privacidade, tomamos cafe da manhã no quarto para economizar um pouquinho (tem padaria do lado) e como a idéia era ficar somente um dia na cidade velha e o restante da região de Quebec City, achei excelente idéia.
    É um lugar simples, mas bem limpinho e bacaninha. Fica a 1.7km do hotel Frontenac, dessa forma, rola até ir andando (mas tem uma ladeira, viu?!).

    – Le Chateau Frontenac ($179+tx quotado para 08/Fev/2009) [site] [map]
    Esse hotel é o cartão postal da cidade e é um Fairmont… preciso dizer mais alguma coisa?!
    Eu (pobre mortal) nunca fiquei lá, pois na época que eu ia a Quebec City nunca vi esse preço de $179 (Santa Crise ehehehe!)…

    Eloa,

    Em Montreal eu sempre fico na casa de parentes, mas em Quebec eu fiquei no Hotel Clarendon (57 Sainte-Anne, G1R 3X4, Ville de Quebec-QC), na praça da prefeitura, bem pertinho do Chateau Frontenac.
    Eu não me lembro do preço, mas com certeza não foi muito caro. O quarto que pegamos era bem grande (mesmo considerando-se que era um quarto quádruplo). Acho que vale à pena checar o preço de lá.

Pessoal, em abril/2011 estarei com 12 dias disponiveis e estou pensando em fazer o seguinte roteiro: SP para NY, la alugar um carro e seguir ate Montreal passando por algumas cidades dos EUA, inclusive Boston, que tenho muita vontade de conhecer. Ficar em Montreal uns 3 dias e voltar para NY (via terrestre ou via aerea, ainda nao decidimos), ficando uns tres ou quatro dias lá, para algumas compras. Em seguida, retornar ao Brasil. Alguem ja fez algum roteiro semelhante? Se fez, acha que a quantidade de dias eh suficiente? Sera que vale a pena fazer esse roteiro? Meus filhos estao muito animados com a perspectiva de fazer esse tipo de viagem de carro.
Agradeco pela atencao. Um abraco a todos.

Debora

    Débora, 5 dias pra gastar no caminho entre Nova YOrk e Montreal não dá pra nada. Se quiser fazer viagem de carro, alugue em Montreal e vá até Quebec e Toronto. Essa viagem de carro pela Nova Inglaterra é uma viagem em si mesma, você vai precisar de pelo menos uma semana focada nela para dar certo. Atravessar a fronteira de carro tampouco deve ser bolinho.

    Obrigada, Riq. Vou pensar a respeito e ver se viabilizo um roteiro melhor, aproveitando sua sugestão. Valeu.

    Riq, eu já atravessei a fronteira EUA-Canadá 4 vezes (duas em cada sentido) entre a Nova Inglaterra e o Quebec. Só tive algum problema numa das entradas nos EUA, porque era feriado no Canadá, aí a fila era grande – mesmo assim, não demorou muito.
    Nas outras vezes foi super tranquilo.

Olá!
Adorei o post da Dani S. e comentários do Ricardo que é sempre um cara mto legal. Mas desanimei em um ponto: Niagara é fraca?! Vou passar um mês em Toronto (maio/2011) e pretendo visitar Niagara Falls além de Montreal e Ottawa (este trecho de trem, como não conheço Foz do Iguaçú talvez não passe por tanta decepção né? Abraços…
Vanessa.

olá, irei para Canada, via Toronto, através de milhas, no final de abril de 2011, juntamente com meu marido.
Ficaremos 7 noites. Gostaria de uma sugestão de roteiro incluindo dicas de compras. É interessante irmos para Boston?
Obrigada.
Marilia.

Me aborreci mt com isso aí também, Thyago. No aeroporto de Toronto me fizeram de barata tonta pra eu desistir. Uma hora me deram um formulário enorme pra preencher e enviar por correio quando já tivesse voltado pro Brasil, afirmando que eu receberia um cheque posteriormente. Isso foi em agosto de 2009 e estou esperando meu cheque ainda…

    Pois é, xará! Já estou dando como perdido esse reembolso. Inclusive, a Mirela do mikix.com acha que desde 2007 não existe mais essa possibildade.

    Vejo que o pessoal daqui dificulta mesmo esse tipo de coisa. Ontem fui na Apple do Eaton e comprei um iphone 16G, mas hj resolvi trocar por um de 32G. Como eu já sabia da dificuldade, procurei logo um vendendor pra saber se tinha em estoque e ele falou q sim. Daí fui atrás do que havia me vendido ontem e esse disse q nao tinha, q o amigo estava errado. Resultado: tive q esperar ir em Yorkdale para trocar.

    Hoje na Best Buy foi a mesma coisa. Minha levou a máquina com zoom quebrado q tinha comprado em junho e estava na garantia, mas o atendente falou q como ela não era canandense era melhor resolver do Brasil pq tinha q ter endereço fixo!!!

    Oi Pessoal.. é isso mesmo… não rola mais tax refudn para visitantes!!! (Minha mãe até ficou tristinha desde que ele foi implementado”)… mas c’est la vie…
    “On September 25, 2006, the Government of Canada announced amendments to the Excise Tax Act that eliminate the Visitor Rebate Program effective April 1, 2007. Budget 2007 confirmed the elimination of the Visitor Rebate Program and the new Foreign Convention and Tour Incentive Program. The following questions and answers provide details concerning these changes. The legislative amendments required to make these changes received Royal Assent on June 22, 2007.”
    Esse é o link oficial do governo do Canadá, não vá por outros qe não vale e vocês vão ficar rodopiando os aeroportos a toa: https://www.cra-arc.gc.ca/E/pub/gi/notice221/notice221-e.html

Riq e trips: alguém sabe como/se funciona o sistema de reembolso de imposto sobre produto comprado por estrangeiro no Canadá? Alguém já teve sucesso?
Estou em Toronto, e os vendedores dão informações desencontradas.

    Pelo que eu sei, não existe mais o reembolso de imposto no Canadá. Pelo menos, foi o que me informaram em Montreal.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito