Cancún

Cancún: sargaços tomam toda a costa (alerta do Achados)

Amigos que foram a Playa del CArmen agora em março se queixaram comigo da erosão (a praia estava estreita) e da presença de muito sargaço, que tornava turva uma faixa do mar. Mas como estavam de carro, acabaram pegando praia em Tulum e Xpu-Ha, onde não havia o problema.

A coisa, no entanto, parece mais grave do que eu entendi. Ontem, no Achados, a Dri Setti publicou fotos de amigas que estão em pontos diferentes da Riviera, e todas mostram sargaços em profusão.

(A foto que ilustra o meu post foi surrupiada do Daily Mail inglês; a matéria é de anteontem.)

Googlando “cancun seagrass 2015” e “caribbean seagrass 2015” dá para ver que o problema está piorando e que outros destinos caribenhos também estão sofrendo com o aumento de sargaços. Um pouco de sargaço sempre foi normal em muitas praias caribenhas; os resorts têm equipes que limpam a praia cedo de manhã e também durante o dia, se for necessário. Mas quando fica necessário passar o trator, a coisa muda de figura.

Relatos em fóruns do Tripadvisor, porém, dão conta de que a montanha de sargaço em Cancún não é constante; há semanas piores e melhores. Mas se você está indo para lá, é bom contar com essa possibilidade e montar um plano B — de piscina, cenote e passeios a ruínas maias.

Você esteve recentemente em Cancún? Como estavam os sargaços, na comparação com esta foto? Todo dia era a mesma situação ou variava?

E você que esteve em Punta Cana: o volume de sargaço está nesse nível ou é administrável?

Seu depoimento vai ser muito útil para outros leitores, obrigado!

Estive em Punta Cana de 17 a 24/10, já sabia do problema do sargaço mas não imaginava que seria tanto assim. Todos os dias o pessoal do hotel limpava a praia mas o problema é que a água não tem como limpar, não dava para entrar na água e o mar azul turquesa você só via lá longe. Uma longa faixa próximo à areia estava marrom e para atravessar esse pedaço era preciso tirar as algas que enroscavam até a altura das coxas, entrei no mar apenas dois dias. Alguns anos atrás estive em Cancún, antes desse problema todo e fiquei apaixonada pelo Caribe. Agora, infelizmente, vai ser difícil ter vontade de voltar. Ressalto que a quantidade de sargaço varia de um dia para o outro e principalmente a distribuição ao longo da praia, fazendo longas caminhadas pela manhã encontrei pontos praticamente limpos e outros muito piores que o meu hotel. Porém a região dos resorts tem praias exclusivas então os lugares com praias limpas não puderam ser aproveitados. Acho que precisamos mesmo divulgar a situação do Caribe para os brasileiros, pois as agências de turismo só mostram aquelas fotos maravilhosas, fiquei sabendo de tudo isso depois que já tinha pago a viagem e percebi que era uma situação já bem conhecida pelos europeus e americanos.

Acabei de chegar de Cancun, fiquei hospedado no Krystal Hotel, que fica na ponta da praia, esta infestado de Sargaça, impossivel entrar. Mas em compensação Isla Mujeres esta limpa sem nada. Engracado que ela mancha a agua,, veja as fotos no meu blog, https://www.flickr.com/photos/joy_ride . Da pra ver o azul, u,pm verde meio leitoso por causa da Sargaça, e depois o marrom.

Olá, estive em Cancun do dia 31/08 a 08/09/2015… As praias estão com muitas algas, o unico lugar que se salvou é isla mujeres… O restante esta com a agua marrom, inclusive playa de carmem. Cozumel esta cheio tambem…. Triste.. ;(

Sempre pego dicas preciosas aqui no VnV e ao pesquisar hoje, já que vou para Cancun e Playa agora no início de setembro,além de ter que preocupar com os Sargaços, descobri que desabou uma parte da Carretera Cancum/ Tulum nas duas pistas, causando engarrafamentos e transtornos. O governo está intervindo no local para liberar o fluxo fazendo desvios laterais. Como vou alugar carro para passear pela Riviera Maia vai ser só uma preocupação a mais, tirando a Polícia corrupta,Sargaços e agora a rodovia. Com certeza pegarei algum perrengue. Boa sorte a todos que estarão indo por agora!

Após 15 anos de casados e muita conta pra pagar, eu e meu marido vamos para Cancun, mais exatamente em Riviera Maya agora Puerto Vallarta. Estou chocada com os comentários a respeito do mar caribenho. Sairemos na quinta dia 27 e retornaremos no dia 04 de setembro. Espero não ficar muito triste, afinal esse passeio não sai barato quando o dólar bate a casa dos R$ 3,82.
Quando chegar conto a vcs.

Oi Alessandra. Puerto Vallarta não fica na Riviera Maya e sim do outro lado do México, no Pacífico, sem sargaços. Não será Playa del Carmen?

Acabei de chegar de Cancun, fiquei 11 dias.
Tinham dias que estavam com muitas algas, mas as vezes do nada, o mar ficava limpo, sem nada, mas era exceção.
Dos 11 dias (09a19 de agosto) – 3 estavam bons/ótimos para banho.

Em Isla das mulheres, Tulum, Xel-ha e Xcaret não vi nenhuma alga.

Outra coisa para ficar atento são os preços dos passeios, fiquei realmente impressionado com o preços dos passeios para Xel-ha(este vale muito a pena – all inclusive muito bom, sem contar que não se paga toalha e nem armário ) e Xcaret.(muito bom também, mas o armário e toalha são pagos, sem contar que só lhe dar direito a uma refeição e uma bebida).

Uma opção para economizar, mas tem que analisar se vale a pena e se tem paciência (e muita) são assistir as vendas de pacote de férias das empresas. Para terem uma ideia, o passeio para Xel-ha e Xcaret saíam em torno de 100 dólares por pessoa cada passeio, totalizando 400 dólares. Assistindo a palestra (4 horas) saiu por 180 dólares os 2 passeios o casal.

Eu fiz algo parecido no Hawaii, em Maui, e me arrependi, achei que não valeu a pena. Perdi metade do meu dia, que na prática acabou sendo quase todo (nesse dia acabei perdendo a praia pq tínhamos luau que começava 17h), e o vendedor foi muito insistente, e super grosso, até um pouco agressivo…

Estou Em Cancun agora, zona hoteleira, mar está lotado de sargaço, impossível entrar na maioria dos dias, e o hotel limpa a areia, no mar o trator não entra!Então…

Olá!

CANCUN hotel Royal Caribbean

Abraços
Dani

Só conhecia Cancún através de fotos e foi com muita tristeza que ao desembarcar na Riviera Maya para o casamento de minha filha, dia 22 de julho, encontramos um mar repleto de algas. Impróprio para nadar. O que salvou foi o resort que ficamos (Excellence Riviera Cancún) que tem uma estrutura de excelência, com restaurantes muito bons, ótimo parque aquático e programação para todos os gostos.
Mas o hotel não te repassa a informação do estado das praias ja há bastante tempo e a promessa de conhecer um mar maravilhoso ficou para uma próxima vez.
Isla das Mujeres não tinha sargaço. Playa del Carmen tinha demais e para ver um mar azul tivemos que atravessar de ferry boat para Cozumel e alugar um carro para circundar a ilha e encontrar um mar mais bonito.
Tulum que seria nosso próximo destino, desistimos por ter tido noticias que a praia tava muito cheia de sargaço.
Enfim, Cancun ficou me devendo um mar azul.
Quem sabe na proxima vez