Chapada Diamantina chic: últimos dias nas bancas

Vista do Pai Inácio, Chapada Diamantina

Esse ano, um pouquinho antes do Carnaval — e sem eu contar no blog — aproveitei uma carona e dei um pulinho até Lençóis, na Chapada Diamantina.

Não dá para dizer que foi uma visita de verdade; fiquei só três dias — dois deles, enfurnado no quarto do hotel, terminando a matéria que vai sair na capa da Viagem & Turismo de abril (Europa barata).

Mesmo nessas condições, fiquei encantado com o lugar. E pude perceber que a Chapada não é só para mochileiros empedernidos ou andarilhos contumazes. Já dá para fazer turismo de charme por lá.

Saí com a idéia (haha! este blog NÃO segue a reforma ortográfica caça-níquel das editoras de dicionários e livros didáticos brazucas!) de voltar e fazer uma matéria sobre a Chapada charmosa.

Ainda quero voltar, ainda pretendo escrever sobre a Chapada, mas ao folhear a última Próxima Viagem (capa: Lisboa) vi que a matéria que eu queria fazer já foi feita e publicada na edição de março.

chapchic2

Luís Patriani e Valdemir Cunha mostram uma Chapada linda como sempre, e charmosa como nunca.

Como a chegada da nova edição, no início do mês, implica no recolhimento da edição anterior, recomendo que os interessados em ir à Chapada passem rapidinho numa banca e garantam o seu exemplar.

Revista Próxima Viagem, março 2009

(Não, eu não sei quando vou conseguir escrever a minha versão dessa história…)

38 comentários

Fui a Lençóis no longínquo ano de 2000, e amo esse lugar até hoje! Preciso voltar – com um tênis melhor e uma máquina fotográfica poderosa!

Prometi não incomodar, mas não tinha visto a mensagem de Eunice. Obrigado, Eunice, por sua atenção. Vou dar uma olhada lá no nosso velho Cine Guarany, agora novo e muito bonito!

Desculpem insistir, talvez esteja sendo incoveniente, não voltarei a incomodar.
Quem quiser mais informções pode acessar o sítio da Fundação Chapada Diamantina, livros e contatos aparecem lá:

https://fcd.org.br/

Raimundo: vc pode encontrar livros de Roy na Galeria do Livro, em Salvador – Boulevard 161, Itaigara ou em sua filial do Espaço Unibanco de cinema, antigo Cine Glauber Rocha, na pça Castro Alves. Alguns bons romancistas baianos são naturais da Chapada e ambientam seus livros por lá, outra fonte muito boa de informação da região. Vale lembrar que a coluna Prestes não conseguiu entrar nos “domínios” do cel Horácio de Matos. Mas fico feliz em vê-lo citar Roy, ao meu ver, uma das figuras mais importantes no contexto de preservação da Chapada. Que nos “dessem” mais gringos assim.

Quem quiser ler sobre a Chapada Diamantina, recomendo o livro “Um Guia para a Chapada Diamantina” de Roy Funch, americano radicado em Lençóis. Foi o idealizador e primeiro diretor do Parque Nacional da Chapada Diamantina. É uma pessoa que realmente conhece a região, seus habitantes e seus costumes. Contam que ele sofreu um acidente de helicóptero e teve que ficar por vários meses se recuperando em Lençóis, então, antes do advento do turismo, muito pobre e decadente. Encantado com a amabilidade das pessoas, resolveu fixar-se por lá e tem dado uma enorme contribuição. Não tive oportunidade de conversar com o próprio para confirmar a história, se alguém puder…
O livro não é um guia turístico, mas é útil para quem quer informações sobre passeios em toda a Chapada (Lençóis, Andaraí, Igatu, Mucugê etc.). Lá você vai encontrar um resumo da história (com a saga do Coronel Horácio de Matos), do bioma e da geologia. O básico sobre o ciclo do garimpo do diamante, sua avaliação e lapidação. Tem ótimas dicas até sobre o esporte de caminhar! Há outros livros sobre a flora e os pássaros da região com belas fotos e ilustrações.
Não sei como comprar os livros fora de Lençóis, mas com certeza escrevendo para as melhores pousadas, as pessoas lhe indicarão algum contato.
Se alguém quiser dicas sobre pousadas, hotéis e restaurantes é só falar!

Riq, acabou que não nos falamos mais e nem soube da sua impressão sobre a Chapada… que legal que gostou! Já fui 3 vezes e ainda faltam mil atrações pra conhecer no parque. É uma beleza de encher os olhos…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito