Coliseu: visita completa

Coliseu: como é a visita completa, com subterrâneo e belvedere (por Andre L)

Coliseu: visita completa

Todo mundo visita o Coliseu numa primeira viagem a Roma. Mas só alguns poucos conseguem fazer a visita mais completa, que inclui o subterrâneo e o anel superior do anfiteatro — áreas sem acesso para os portadores de ingressos comuns.

No terceiro post de sua ótima série de passeios diferentes em Roma (veja aqui e aqui), o superleitor Andre L. conta o que achou da visita completa ao Coliseu. Spoiler: ele adorou. Obrigado, Andre!

Coliseu, com subterrâneo e belvedere

Texto e fotos | Andre L.

O Coliseu é um destes monumentos com reconhecimento iconográfico imediato mundial. Simboliza a cidade (Roma) e muitas vezes o país (Itália) num panteão (desculpem o clichê) ocupado por uns poucos semelhantes.

As ruínas do anfiteatro são maiores do que parecem. O complexo era gigantesco, formado por vários níveis. A visita normal (que eu fiz há 10 anos) já impressiona pela sua monumentalidade. Ainda melhor e mais informativa é a visita guiada às galerias subterrâneas e ao belvedere (no último nível superior) das ruínas. (A visita normal só fica em dois níveis intermediários).

Essa visita especial precisa ser agendada antecipadamente (clique neste link para visitas até 31 de outubro, e neste link para visitas a partir de 1º de novembro). Há outras ofertas de visita apenas às galerias subterrâneas (‘Undergrounds’), apenas ao belvedere (‘Panoramic View’) ou a que combina ambos (‘Undergrounds and Panoramic View’) — veja todas as possibilidades neste link. As visitas que incluem apenas o subterrâneo ou apenas o belvedere podem ser feitas com ou sem tour guiado (em inglês, italiano ou espanhol). A visita mais completa só é oferecida com tour guiado; foi a que escolhi. Custou 29 euros (a partir de 1º de novembro, vai custar 33 euros).

A chegada

Você chega com o ticket online (pode ser no celular ou tablet, não precisa imprimir) na portaria específica para esses tours (portaria Stern, que fica diametralmente oposta ao Foro, ao lado dos banheiros externos, e tem pouco movimento). O funcionário vai conferir seu ticket e te dar um sticker para colar na roupa. O horário do ticket é o limite para chegar na portaria, o tour mesmo começa 10 minutos depois. Atenção: essa não é a portaria de grupos regulares, que é usada por quem tem Roma Pass também.

Nos subterrâneos do Coliseu

Coliseu: subterrâneos

O tour começa descendo aos subterrâneos do anfiteatro. Durante a visita, aprendemos que algumas das histórias sobre o Coliseu são na verdade mitos, “estórias”. Não, gladiadores não viviam abaixo da arena. Não havia uma prisão usando celas anexas aos pórticos. Cristãos não eram rotineiramente martirizados por lá. Aprendemos também bastante sobre a engenhosa infra-estrutura que existia ali para criar efeitos especiais na audiência lá em cima. São muitos detalhes para criar espetáculos que fariam cair o queixo da audiência. Tudo coordenado sem rádios, sem telefones, sem monitores – imagina o trabalho para tudo funcionar como previsto.

Coliseu: visita ao subterrâneo

A guia oficial conhecia bastante detalhes das escavações arqueológicas também. Isso foi um aspecto que agregou à visita, já que eu pessoalmente não curto muito aqueles tours em que o guia parece mais ator de stand-up do que alguém que vai te orientando e conversando sobre o que você vê e percebe de forma natural.

Entre o subterrâneo e o belvedere

Coliseu: a visita completa

Após passar pelos subterrâneos, o tour segue para uma plataforma (moderna) que cobre cerca de 1/3 do espaço da arena. Lá, com espaço e com calma, fazemos uma parada para poder observar os diversos elementos da arena, como os frisos, os assento cativos (em mármore) dos Senadores etc. É a melhor posição para ter uma imersão visual das ruínas, e para captar a real dimensão do espaço. Essa plataforma na arena é também aberta para alguns outros tours, mas não para os ingressos convencionais.

Coliseu: a visita completa

Após uns minutinhos livres para fotografias e selfies, o tour passa pelas galerias intermediárias, onde você se mistura brevemente com as pessoas fazendo a visita convencional, até chegar a um acesso exclusivo para os níveis superiores.

Coliseu original x Coliseu restaurado

O anfiteatro original tinha 4 níveis. Os níveis superiores eram aqueles voltados às classes mais baixas, mas hoje têm as maiores vistas. Só uma parte limitada dos arcos superiores sobreviveu ao tempo.

Aquele recorte limpo, trapezoidal, vistos nos extremos remanescentes das galerias superiores foi uma obra feita pelo arquiteto Stern no século XVIII para estabilizar o que sobrou.

Fica interessante caçar nas ruínas o que é dos tempos romanos, o que é das obras de Stern.

O belvedere

Coliseu: visita ao belvedere

As escadas são íngremes (vá de calçado confortável) e ao chegar ao último nível há aquele “uau” coletivo proporcionado pelas vistas desimpedidas do núcelo histórico da cidade, e do Foro e Monte Palatino (é um ponto mais alto que todas as construções ao redor, inclusive outros monumentos).

Coliseu: como é a visita completa, com subterrâneo e belvedere (por Andre L) 1

Fotos e mais fotos (no meu grupo tinha um casal de instragrammers que fez a festa com selfies, já que não falta espaço para todos ali). É mais um dos interessantes pontos panorâmicos em Roma. Mais detalhes arquitetônicos e operacionais do anfiteatro são apresentados, e a visita termina com todos descendos os lances de escada (repito: íngremes) até as galerias intermediárias. Ali, você se mistura novamente às pessoas que estão no tour convencional, e usa a saída normal.

Dicas & pegadinhas:

A visita completa vale para os interessados nos detalhes que realçam a monumentalidade do Coliseu, e ainda para quem quer excelentes vistas panorâmicas do Fórum e dos arredores

O circuito guiado todo leva cerca de 2h. Recomendo a visita pela manhã para pegar os melhores ângulos para ver o Fórum, e com temperaturas mais amenas.

Os grupos são do tamanho certo.

Quando comprar: esses tours não são vendidos dentro do Coliseu. Você obrigatoriamente precisa comprar antes. Na alta temporada, entre maio e outubro, compre com quatro a seis semanas de antecedência.

Atenção: há vários tours especiais agendados por fora da Coopculture, mas não são esse tour especial, e sim outros tours guiados que só levam à plataforma central e têm acesso pela portaria de grupos.

Bônus: os ingressos das visitas para os subterrâneos e/ou belveredere, com ou sem tour guiado, vale também para o Fórum e o Monte Palatino, no mesmo dia ou dia seguinte. A partir de 1º de novembro, porém, o ingresso valerá para visitas ao Fórum e ao Monte Palatino apenas no mesmo dia do tour do Coliseu.

Coliseu: todas as visitas
  • Visita regular não-guiada (Coliseu + Fórum + Monte Palatino): 12 euros (a partir de 1º de novembro, 16 euros, com validade por 1 dia)
  • Taxa de conveniência: 2 euros
    • até 17 anos: grátis (2 euros de taxa de conveniência, é preciso reservar na bilheteria)
    • Bilheteria Coopculture
  • Visita regular + subterrâneo: 16 euros (a partir de 1º/11, 20 euros)
  • Visita regular + belvedere: 16 euros (a partir de 1º/11, 20 euros)
  • Visita regular + tour guiado subterrâneo: 23 euros (a partir de 1º/11, 27 euros)
  • Visita regular + tour guiado belvedere: 23 euros (a partir de 1º/11, 27 euros)
  • Visita regular + tour guiado subterrâneo + belvedere: 29 euros (a partir de 1º/11, 33 euros)
  • Taxa de conveniência: 2 euros por ingresso

Leia mais:


Roteiros Itália 8 e 14 dias - Roma

176 comentários

Olá,

Se eu comprar este ingresso:

FULL EXPERIENCE ENTRANCE + UNDERGROUND SPANISH TOUR
https://ecm.coopculture.it/index.php?option=com_snapp&view=event&id=10311702-9DA2-36CC-4D08-016ED64F9D6C&catalogid=CF90EF55-AC28-61B8-3B9F-016F37987B93&lang=en

O guia já está incluso ou ainda preciso contratar? Somente esse ingresso já é suficiente para a visita ou ainda devo comprar a entrada normal de 16 EUR?

Chegamos em roma no dia 31/03 pela manhã, mas como queria muito visitar o subterrâneo e vi que estará fechado a partir do dia 01/04, iremos ao coliseu a tarde. Porém, no dia seguinte podemos voltar para ir ao fórum romano e palatino correto? porque este seria o ingresso de 48 horas.

    Olá, Letícia! Este ingresso é para a visita guiada. O guia está incluído. O ingresso de 48 horas permite visitar o resto do complexo no dia seguinte. É permitida uma visita a cada local durante as 48 horas.

    Muito obrigada!!
    Sua página é muita clara mas quis apenas confirmar porque li tantas coisas diferentes na internet haha

    Comprei o guiado em espanhol (inglês esgotado) para o dia 31/03. Então nesse dia visitamos o coliseu e no seguinte vamos ao forum romano e palatino. Assim pelo menos o subterrâneo será possível visitar. Os arcos superiores não estavam disponíveis nem mesmo para compra (ou seja nem abriram para a data). Uma pena. Quem sabe um dia retorne a Roma.

    Obrigada!

    Uma dúvida: nesse caso, o guia já é oferecido pelo próprio Coliseu? Bastaria então comprar o meu ingresso e encontrar o guia dentro do local? Pergunto isso porque no site, quando vou escolher a opção de bilhete, na parte de baixo tem a opção para acrescentar o ingresso do guia (sem cobrar nada a mais por isso). Então eu devo selecionar também essa opção?

    Olá, Luiz! O guia é do Coliseu. O ingresso do guia é quando você entra com um guia particular.

Olá!
Estou tentando comprar ingresso para o Coliseu na primeira semana de abril. As vendas para os meses de abril, maio e junho iniciaram hoje, mas as duas primeiras semanas de abril não tem opção de compra. Não é que esteja esgotado, mas sim que não tem opção para comprar nos primeiros dias do mês de abril.
Sabem informar se o Coliseu estará fechado nesses dias? Talvez por conta da Páscoa?
Estou bem triste com a hipótese de não poder visitá-lo na minha primeira vez em Roma! 🙁

    Olá, Thais! O acesso ao belvedere e ao subterrâneo estará fechado entre 1º e 12 de abril.

    CLOSURE OF ARENA, UNDERGROUND AND THIRD LEVEL
    Due to the complex setting-up and taking down of the Via Crucis during the Holy Easter, from April 1st until April 12th the access to the arena, the underground and the third level of the Coliseum will be closed to the public.”

    Corra para comprar os últimos horários disponiveis do ingresso “normal”. As vendas não começaram hoje, começaram dia 18.

    Muito obrigada pela rapidez na resposta! Acabei comprando o ingresso com visita guiada para o Coliseu, Fórum e Palatino.
    Uma pena que agora já nem sei mais se irei viajar por conta do surto de coronavírus no país 🙁
    Meu roteiro era justamente fazer o norte da Itália, chegando dia 22/03 por Milão e finalizando em Roma. O plano era conhecer Milão, região do Lago Di Como, Veneza, verona, Florença, Pisa, Cinque Terre e Roma.
    Infelizmente não estou com sorte nessa viagem 🙁

    Olá, Thaís! Não há de ser nada, o vírus acabou de chegar ao Brasil e já já saberemos como nos precaver.

    É que na verdade o meio receio é de chegar lá e as atrações estarem fechadas, como a Duomo de Milão atualmente está, por exemplo. Cidades em quarentena sem poder entrar ou sair (e vai que acontece de eu ter que ficar em quarentena em alguma cidade rsrs), transporte público sem funcionar direito. Meu medo é mais nesse sentido, porque dessa maneira não adianta viajar.
    Mas como ainda tem tempo para minha viagem ficarei monitorando a situação no país. Sou otimista e irei torcer para que as coisas melhorem por lá! 🙂

Oi Bóia,
Tenho uma duvida de marinheira de primeira viagem internacional.

Quero comprar a entrada para o Coliseu “(FULL EXPERIENCE ENTRANCE + UNDERGROUNDS AND LEVEL III ENGLISH TOUR).”

Comprando pelo site da coopculture tenho que usar o cartão de crédito internacional desbloqueado para compras no exterior?

Se sim, quanto tempo depois da compra posso bloqueá-lo de novo?

Pergunto porque quero comprar esse mês (fevereiro) e só viajo para a Itália em junho/2020.

Muito obrigada pela atenção.

    Olá, Andrea! Tente comprar sem desbloquear. Provavelmente funcione. Caso a compra não seja aprovada, peça o desbloqueio por alguns dias.

Olá! Eu comprei recentemente este acesso:

https://ecm.coopculture.it/index.php?option=com_snapp&view=event&id=E3756904-B945-9052-63BB-016ED65AE529&catalogid=81E9F2E4-C8F3-D0BF-5ED7-016F37998A8D&lang=en

(FULL EXPERIENCE ENTRANCE + UNDERGROUNDS AND LEVEL III ENGLISH TOUR).

Gostaria de confirmar se este é o pacote correto, como o descrito no post…

Também gostaria de saber o que são os “special SUPER sites”, descrito no pacote:

“The Full Experience ticket is valid 2 days in a row from the first use. It allows 1 entrance at the scheduled entrance time to the Colosseum, with access to the Underground from Stern Entrance, upon presentation of a nominative list and 1 open entrance to the Roman Forum-Palatine area including the special SUPER sites subject to quota limits and the Imperial Forums.”

Obrigada!

Olá, vou com uma criança de 1 ano e 8 meses, sabe se preciso comprar ingresso pra ela também? não encontrei esta informação no coopculture…
e esse ingresso não me dá direito ao Forum e ao Palatino?

Gizele, irei no próximo mês. Vc já havia visitado o subterrâneo e dessa vez não valeu a pena. É isso?
A visita completa guiada (subterrâneo e terraço) está por 37 euros agora. Será que vale a pena?

Fiz hoje o tour no subterrâneo, apos a 4a. visita em Roma…confesso que fiquei decepecionada…pouquíssimos lugares abertos, honestamente nao valeu a pena.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.