Smiles

Post não-patrocinado: olha que lindeza esse comercial do Smiles

Pra quem não sabe, eu era redator de publicidade. Nos últimos anos da minha carreira eu me entusiasmei pelas possibilidades que a reality TV podia trazer para a propaganda. Criei uma campanha para um fabricante de alimentos que ia comemorar um aniversário redondo com o tema “há x anos reunindo famílias à mesa”. A campanha mostraria o momento real do reencontro de famílias que estavam afastadas de verdade. Eu tinha certeza de que o resultado seria marcante e super emocionante — mas o cliente achou melhor aprovar uma campanha quadradinha de outra agência, que afirmava que a marca matava seus franguinhos, ops!, minto, que a marca fabricava seus produtos com ~amor~ (e ao som de uma batida light do Olodum).

Pois ontem chegou na minha caixa postal da rádio um release com o link para um comercial do Smiles que navega pelo mesmo universo daquela campanha que eu tanto curtia e o cliente não aprovou. Um casal de imigrantes portugueses que nunca tinha voltado a Portugal é levado de volta à Terrinha. Uma maneira sutil e extremamente tocante de contar que o Smiles agora emite passagens para Portugal.

Tenha um Kleenex à mão — é impossível não se emocionar com a reação do vozinho tuga ao desembarcar do carro na sua aldeia natal, 60 anos depois de ter partido.

Parabéns à FCB, que criou, e ao Smiles, que aprovou o filme. Que venham outros :mrgreen:

Leia também:

41 comentários

Tocante! Meus pais são portugueses, vão todos os anos à terrinha, e eu adoro os ver felizes revendo as aldeias em que nasceram e perguntando pelas pessoas com quem conviveram na juventude. E eu me senti um pouquinho assim, pois passei meses de minha infância lá. Parabéns à FCB e ao Smiles! Obrigada Riq!

Demais! Vi essa imagem final do video no sábado no site do Smiles e fiquei sem entender. Agora acabei de esclarecer. Além da propaganda. Smiles está de site novo, mais moderno e bem mais amigável.

Muito bonito!
Meu avô saiu de Portugal fugindo dos efeitos da 1ª guerra, em 1914, de uma pequena aldeia de pescadores chamada Mira…
Ele nunca retornou. Fiquei imaginando como teria sido retornar com ele até sua cidade natal…

Muito lindo. Um exemplo de propaganda que será lembrada por muito tempo (enquanto outras tantas são esquecidas alguns segundos depois de assistidas).

Ai Riq, estou me debulhando em lágrimas! Que lindeza! Quanta sensibilidade! Obrigada por compartilhar.

Minha mãe veio para o Brasil em 1952 com 10 anos e há exatos 20 anos retornou à Portugal comigo. Emoção indescritível desembarcar e encontrar toda a família no aeroporto às 23hs de um domingo!!

Riq, na outra encarnação vc já pensava em storytelling, hoje um recurso super na moda nas campanhas de comunicação mas que nem todos sabem fazer tão bem quanto a galera da FCB. Sensacional.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito