Passagens de trem na Europa: Raileurope x ferrovias nacionais 1

Passagens de trem na Europa: Raileurope x ferrovias nacionais

AVE

A pesquisa de passagens de trem na Europa usada neste comparativo é de 2014, mas a idéia continua a mesma: sempre compare as tarifas de passagens de trem da Raileurope com aquelas oferecidas pelas cias. ferroviárias europeias, para conferir se aparecem as mesmas tarifas promocionais, ou se há sobretaxas.

Graças ao site da Bahn alemã, um dos pioneiros da era mesozóica da  internet, pesquiso passagens de trem na Europa desde 1998 (quando usei para fazer os roteiros do Viaje na Viagem de papel). Compro passagens de trem online desde 2006, quando fui para a Alemanha fazer campo das cidades-sede da Copa para a Viagem & Turismo. Em 2008, quando passei três meses pela Europa, comprei passagens online nos sites da Renfe espanhola, da SNCF francesa, da Trenitalia e da Bahn. (Na Holanda e na Bélgica, comprei passagem diretamente nas estações, porque não consegui comprar online.) Em viagens subseqüentes, andei comprando também na SBB suíça, na ÖBB austríaca e no portal britânico The Train Line.

Justamente por ter destrinchado quase todos os sites das ferrovias nacionais européias, nunca morri de amores pela Raileurope, uma joint venture entre a SNCF francesa e a SBB suíça que comercializa passagens (e passes) de trem para não-europeus (e tem um site em português para os brasileiros). Tinha meus motivos, a saber: a cobrança de sobretaxas salgadas, a omissão de tarifas promocionais, a morosidade no envio dos bilhetes físicos. Em 2009, este blog virou muro de lamentação de consumidores que não conseguiam receber seus tickets nem se comunicar com a empresa.

Nos últimos anos, porém, conforme os próprios leitores vieram testemunhar, muita coisa mudou no site da Raileurope. Tarifas promocionais começaram a aparecer, e em muitos casos passou a ser possível imprimir o bilhete em casa. As sobretaxas também parecem ter diminuído. Ao mesmo tempo, começaram a aumentar as reclamações sobre dificuldade de compra com cartão de crédito em várias ferrovias nacionais.

Já estava mais do que na hora, portanto, de uma comparação na prática entre a Raileurope e os sites próprios das cias. européias. Passei o dia de ontem inteiro nessa função. Pesquisei passagens para o dia 12 de abril (60 dias a partir de ontem) e fui até a última página antes da efetivação da compra para ver o preço final.

O que constatei? Que as cias. ferroviárias nacionais continuam mais em conta — mas em alguns casos essa diferença está negligível: se a sobretaxa de 8 euros (R$ 26) compra a sua paz de comprar em português, então está bem pago. Em outros casos, porém, a diferença continua bastante significativa.

Entenda esta pesquisa como aleatória: para ser científica, precisaria ser refeita sistematicamente com várias outras datas e trechos. A conclusão que deve ser tirada deste levantamento é que sempre se deve pesquisar as duas alternativas, simulando até a última página antes de fechar a compra. Só assim você poderá estabelecer a relação custo x benefício de comprar em português ou enfrentar o site da cia. européia.

Dos resultados que obtive na pesquisa de ontem:

  • Fiquei surpreso em ver tarifas promocionais de Renfe e Trenitalia na Raileurope; é uma boa notícia para quem não consegue completar compras nos sites da espanhola e da italiana (que são notoriamente cricris com cartões brasileiros);

  • Também me surpreendeu a taxa de serviço camarada (apenas 2 euros por bilhete) do trecho do Eurostar entre Londres e Paris;

  • Nos trechos germânicos, porém, as tarifas promocionais da Bahn e da ÖBB não apareceram na Raileurope. (Menos mal que os sites alemão e austríaco costumam aprovar nossos cartões sem lero-lero);

  • No único trecho pesquisado com origem no Leste Europeu, a Raileurope continua praticando o sobrepreço pornográfico de antigamente. (Ou seja: pelo jeito, continua valendo a recomendação de comprar a passagem do trecho seguinte na estação, ao chegar)

Não fiz comparações com a NS Hispeed holandesa porque sei que eles encrencam com cartões brasileiros. Trechos originados na Bélgica podem ser comprados pela SNCF. Para saber tudo sobre passagens de trem na Suíça, leia este post.

Aí vai o resultado de todas as comparações feitas ontem. Todas as pesquisas foram feitas para duas pessoas e envolvem a menor tarifa encontrada em trens diretos. Guardei prints de todas as páginas da pesquisa :mrgreen:

(E sempre lembrando: para melhores resultados, comece suas pesquisas com 120 dias de antedência. Provavelmente as tarifas mais descontadas aparecerão com 90 dias de antecedência.)

LONDRES-PARIS | Eurostar x Raileurope

Eurostar

Oanda

RaileuropeRaileurope

A comparação tem a pegadinha da moeda: no site britânico do Eurostar (eurostar.co.uk) os preços estão em libras; no da Raileurope, em euros. Neste trecho a Raileurope cobra uma taxa de serviço pequena (2 euros por bilhete, ao invés dos 8 euros habituais) e permite a impressão dos bilhetes em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 4 euros (13 reais) mais cara por pessoa.

MADRI-BARCELONA | Renfe x Raileurope

RenfeRenfe: 98 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

As tarifas promocionais individuais da Renfe apareceram iguaizinhas no site da Raileurope. (Mas a tarifa promocional M4, para quem compra 4 passagens de uma vez só ao redor de uma mesma mesa, só apareciam no site da Renfe.) Neste trecho a Raileurope permite a impressão do bilhete em casa. A diferença então ficou por conta apenas da taxa de serviço de 8 euros por passagem. Resultado desta pesquisa: Raileurope 8 euros (26 reais) mais cara por pessoa.

LISBOA-PORTO | CP X Raileurope

CPCP: 37 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

No levantamento de ontem, as passagens descontadas da CP portuguesa não apareceram no site da Raileurope. Tampouco era possível imprimir o bilhete em casa, o que faz incorrer numa taxa de entrega de 12,70 euros (para o conjunto de bilhetes), além dos 8 euros de taxa de serviço por bilhete. Resultado desta pesquisa: Raileurope 22,50 euros (73 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens. Na compra de apenas uma passagem, 28,85 euros (94 reais) mais cara.

ROMA-VENEZA | Trenitalia x Raileurope

TrenitaliaTrenitalia: 78 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Na Itália aconteceu como na Espanha: os mesmos preços apareceram nos dois sites. A Raileurope permite a impressão do bilhete em casa, então a diferença ficou apenas por conta da taxa de serviço, mesmo. Resultado desta pesquisa: Raileurope 8 euros (26 reais) mais cara por pessoa.

PARIS-AVIGNON | SNCF X Raileurope

SNCFSNCF: 90 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Surpresa: achei que encontraria as mesmas tarifas da SNCF na Raileurope, mas não: as tarifas do IDTGV, o TGV low-cost, só apareceram na SNCF. As outras tarifas eram parecidas. A Raileurope permite imprimir o bilhete deste trecho em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 25 euros (91 reais) mais cara por pessoa.

BATE-VOLTA PARIS-BRUXELAS-PARIS | SNCF X Raileurope

SNCF SNCF

RaileuropeRaileurope

De vez em quando você encontra uma promoção em primeira classe mais em conta do que segunda classe (ou muito próxima). Na SNCF, achei essa tarifa de 45 euros por trecho na primeira classe entre Paris e Bruxelas tanto na ida quanto na volta. Na Raileurope, porém, o mais barato que encontrei foi 50 euros na segunda classe. A Raileurope permite a impressão do bilhete em casa, mas como cobra taxa de serviço por bilhete, o passageiro para a taxa de 8 euros para ir e mais 8 euros para voltar. Resultado desta pesquisa: Raileurope 32 euros (104 reais) mais cara por pessoa, numa classe inferior.

BERLIM-AMSTERDÃ | Bahn x Raileurope

Bahn

RaileuropeRaileurope

Raileurope: 283 euros para duas pessoas

A Bahn alemã tem tarifas promocionais para a Europa a partir de 39 euros. Com 60 dias de antecedência, encontrei essa de 44 euros entre Berlim e Amsterdã. No site da Raileurope, porém, as tarifas promo alemãs não apareceram. E ao escolher o menor preço, ainda cometi uma burrada: o trem tinha baldeação (rapidíssima), e como a baldeação gera mais um bilhete, a Raileurope vai lá e cobra mais uma taxa de 8 euros. Some-se a isso o fato de não ser possível imprimir o bilhete da Raileurope em casa (mais 12,70 euros de Fedex, taxa única para todos os bilhetes), e já viu. Resultado desta pesquisa: Raileurope 97 euros (317 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

VIENA-PRAGA | ÖBB X Raileurope

ÖBBÖBB: 104 euros para duas pessoas

RaileuropeRaileurope

As tarifas promocionais das ferrovias austríacas não apareceram no site da Raileurope. Além da taxa de serviço (8 euros por bilhete), há a taxa de entrega por Fedex (12,70 para o conjunto de bilhetes), já que não é possível a impressão do bilhete Raileurope em casa. Resultado desta pesquisa: Raileurope 37 euros (121 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

BUDAPESTE-VIENA | MAV X Raileurope

MAVMAV: 26 euros para duas pessoas

Raileurope Raileurope

Eu sempre soube que não valia a pena comprar passagem originada no Leste Europeu na Raileurope; as ferrovias do Leste são lentas e as tarifas, bem camaradas. Pelo jeito, continua assim. No site da MAV húngara (sem possibilidade de compra online), achei passagens a 13 euros por pessoa (a mesma tarifa para pesquisas nos próximos dias). Na Raileurope, a mais barata era de 48 euros por pessoa — mais taxa de serviço (8 euros por bilhete) e entrega por Fedex (12,70 euros para o conjunto de bilhetes). Ou seja: compre suas passagens de continuação no Leste ao chegar ao Leste. Resultado desta pesquisa: Raileurope 49 euros (160 reais) mais cara por pessoa, na compra de duas passagens.

Leia mais:

381 comentários

Ricardo estou com muita dificuldade de ira de Trem de Budapeste para Veneza, em Agosto 29/08 . Quero um trem noturno para mim e meu marido Pode me ajudar ? agradeço

como funciona o check-in em trens AVE? Paga-se alguma taxa extra para marcar lugar?

    Olá, André! Os assentos são atribuídos no ato da reserva. As bagagens passam pelo detector de metais nos AVE.

Finalmente consegui comprar meus bilhetes barcelona x madrid pela Renfe para julho/15. Tentei todas as opcoes variando cadastro (com e sem), cartão de credito, paypal, safari, explorer e limpando os cookies. Deu certo utilizando o paypal, o explorer e entrando sem utilizar o cadastro (com cookies limpos) . Ufa!!! Obrigada pela ajuda de todos.

Faço coro com o Mario, acabo de ser mais uma vítima da Raileurope. Depois de tentar comprar passagens Madrid-Sevilla-Madrid pela Renfe e não conseguir, tive a infeliz ideia de comprar pela Raileurope. Consegui as datas e, apesar da taxa de serviço de 10 euros por trecho, fechei a compra. Inseri os dados do cartão, confirmei, recebi SMS do banco comunicando que a compra foi aprovada, e o site da Raileurope deu uma mensagem de erro em inglês dizendo que o cartão de crédito não era válido. Liguei no meu banco, eles confirmaram que a autorização foi dada, me deram até a hora exata e o código da transação, e nada. Não recebi e-mail de confirmação, oficialmente a compra não foi feita e o meu “carrinho” aparece no site com os dois bilhetes, como se a compra estivesse pendente. Mas não consigo nem refazer a compra. E cadê um 0800 para o cliente acionar? Preenchi um formulário tipo ‘fale conosco’, mandei uma msg na página da RE no facebook, e sabe-se Deus se terei algum tipo de retorno. Um desgaste só. Fujam dessa empresa!

    Preciso desfazer a má impressão deixada com o comentário que fiz acima. De fato, a Raileurope não tem uma central telefônica, o que pode deixar alguns meio inseguros, mas, pelos canais de contato que ela oferece (formulário no site e página no Facebook) eles dão sim retorno ao cliente. Relatei meu problema em uma mensagem pelo Facebook, recebi uma resposta gentil e esclarecedora em português e eles encaminharam o problema ao suporte técnico, que me escreveu poucas horas depois dizendo que a compra de fato não fora finalizada e a pré-reserva do meu cartão seria cancelada (o que ainda não pude conferir). Dei um tempo, fiz outra tentativa de compra e desta vez foi bem sucedida (preferi até comprar com eles, mesmo com a taxa de serviço que cobram, do que diretamente com a Renfe, que talvez não me desse a mesma assistência em caso de novo problema). Estou feliz que deu tudo certo e gostaria de deixar registrado o bom atendimento que recebi na solução do caso. Acho válido deixar comentários relatando queixas, mas também é importantíssimo complementá-los depois relatando quando os problemas são resolvidos, até por uma questão de justiça com a reputação das empresas que se empenham para servir bem o cliente. Podem comprar da Raileurope e, se tiveram algum problema, basta manterem a calma e terem só um pouquinho de paciência 🙂

Bom dia, tem alguma outra forma de comprar biletes sem ser pelo cartão de crédito? Já tentei pelo site do Thalys, RailEurope, SNCF e em nenhum dos 3 consegui, mesmo meu banco liberando. Minha viagem é daqui a um mês, vou de Paris-Amsterdã-Bruxellas-Paris, vc acha que é tranquilo comprar na hora? Ou temos risco de não encontrar? Estou presa nisso pra reservar o hotel…

Obrigada Boia, vou continuar tentando. Obrigada também pelo link.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer suas informações tem sido muito úteis no planejamento das minhas viagens. A próxima farei para a espanha em julho. Estou monitorando a venda de passagens da RENFE desde 22/02. Na primeira vez que consultei o trecho barcelona/madrid verifiquei que ja’ estavam disponíveis passagens para o dia 13/06. Desde entao, tenho pesquisado quinzenalmente e não houve liberação de nenhuma data nova. Ou seja desde 22/02 a ultima data com disponibilidade e’ 13/06. Sera’ que estou fazendo algo errado? Podem me ajudar?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.