“Tenho 5 minutos para trocar de trem. Vai dar tempo?”

Conexão de trem

Eis outra pergunta que aparece bastante na caixa de comentários. Você compra uma passagem de trem e, quando vem a descrição completa do itinerário no recibo, se dá conta de que o tempo de baldeação é exíguo: 4 minutos, 5 minutos, 8 minutos. Será que dá?

De fato, é uma situação estressante. Mas se a cia. ferroviária ofereceu este itinerário, é factível.

Se você está viajando entre duas cidades importantes e vai fazer baldeação numa cidade grande, é bastante provável que o próximo trem passe na mesma plataforma em que você está desembarcando. (Às vezes, ele já está esperando na baia em frente.)

Se você vai descer numa cidade pequena e continuar num trem regional, é 95% provável que o próximo trem saia da mesma plataforma.

Mas é claro que, mesmo com toda essa forcinha, não dá pra bobear (até porque atrasos acontecem). Veja como ficar esperto para não perder sua baldeação ultra-imediata:

1 | Veja se há informação de plataforma na sua passagem

Muitas passagens já vêm com a plataforma indicada. Se você já souber o número da plataforma, diminuem as chances de marcar bobeira.

2 | Levante-se do seu assento pelo menos 5 minutos antes da chegada

Somos condicionados pelas regras dos aviões, onde a gente só pode levantar depois que os motores param totalmente. No trem não existe isso. Faltando 5 minutos para a próxima parada, os passageiros com baldeação apertada já se levantam, pegam suas coisas e se dirigem para a saída mais próxima. Estar junto à saída na hora que o trem abre as portas é a condição essencial para você não perder um trem que sai em seguida.

3 | Achou o próximo trem? Pode entrar em qualquer vagão

Se o seu trem anterior não tiver atrasado e se o próximo já estiver esperando no trilho em frente, você terá tempo de achar o seu vagão. Mas se o tempo for escasso e o nervosismo for grande, não tem problema: entre em qualquer vagão, e ache o seu assento andando por dentro do trem — é perfeitamente legal fazer isso 😀

E se o seu trem atrasar e você não conseguir pegar o trem seguinte a tempo?

Horários afixados no mural

Há duas coisas a fazer. Se a sua passagem tinha lugar marcado, você vai precisar remarcar num guichê da estação. Você deve ser reacomodado no trem seguinte sem cobrança de nenhuma multa. Caso você esteja viajando numa rota que não requeira reserva de assento, basta pegar o próximo trem. Todas as plataformas têm os horários afixados em murais.

Qual é o intervalo ideal para baldeação entre trens?

O melhor é quando você tem uns 20 minutos entre os trens. Não só para achar seu trem com tranqüilidade, como também para conseguir acomodar sua bagagem.

Leia mais:

37 comentários

Adorei o post. Muito esclarecedor. Já viajei de trem várias vezes na Europa. Na Suiça o aplicativo da SBB é excelente. Numa outra ocasião, na Alemanha o tempo para a troca era bem apertado (5 minutos) , mas a plataforma era ao lado. Tivemos dificuldade em encontrar nosso assento , pois , na pressa , entramos no vagão em frente e tivemos que andar por vários vagões com as malas e o trem saiu exatamente no horário.

Olá pessoal. Comprei uma passagem de trem pela Thalys de Paris Nord até Bruxelas central com uma parada em Bruxelas Midi. Ao comprar, a empresa Thalys informa que o trem de Midi à Central faz parte da rota e que não é necessário comprar nova passagem, porém, no e-ticket não consta a informação deste trem de Midi até Central, apenas de Paris à Bruxelas Midi. Alguém já fez essa rota? Sabem como funciona esta integração entre trens em Bruxelas? Esta integração consta uma sigla IC.

    Olá, Bruna! O trecho está incluído na sua passagem, não se preocupe.

Estou indo de Milão a Zermatt (e retornando também), e os intervalos nas baldeações VISP e BRIG são de 10 minutos. Alguem ja fez esse trajeto e acha factível?

Olá…há diferença entre BRUXELLES-CENTRAL e BRUXELLES-NORD? Pq temos a seguinte conexão estranha…10:24 BRUXELLES-CENTRAL
10:28 BRUXELLES-NORD para então 10:34 BRUXELLES-NORD
13:30 FRANKFURT (MAIN) HBF pela ICE…Não podemos ir direto na Bruxelles Nord???

Minha conexão era de 7 minutos na austria… Nao deu tempo… Fui no balcão e nao quiseram trocar, tive que comprar outra passagem e ainda pelo triplo do preço que tinha pago… O trem que cheguei atrasou 1 minuto… A empresa foi a obb cuidado com eles! Perdi 128 euros

Oi, Bóia. Vou a Londres pela primeira vez no dia 6 de fevereiro. No dia 7/2 vamos para Liverpool.
Comprei os tickets na thetrainline saindo da estação Paddington para Euston e da Euston para Liverpool.
Fiquei preocupada com a troca do tube para o trem, pois o bilhete diz que que chega de Paddington a Euston às 9h07 e sai às 9h07 de Euston para Liverpool. É assim mesmo? Não há um tempo de espera para a troca do tube para o trem?. Ou eu posso pegar o tube em Paddington no horário mais cedo do horário que está no bilhete (8h39). Tira essa dúvida pra mim? Obrigadão.

Viajo com meu marido e duas crianças. Pegaremos o trem em Milão para Interlaken, as conexões estão de 4 min e outra de 10min. Será possível com 2 crianças e 2 malas? As estações de Brig e spiez, são muito grandes? Obrigada.

    Olá, Flávia! É aquilo: se a cia. ferroviária ofereceu este itinerário, é factível. Só não pode marcar bobeira.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.