Passagens aéreas 3 erros

Novos controles de entrada na Europa: calma, isso não é pra já

Controles de entrada na Europa

Apesar de não ter saído em nenhum grande jornal brasileiro, a notícia de que haverá novos controles de entrada na Europa para turistas repercutiu bastante nas redes sociais brasileiras.

Antes de mais nada: relaxe. Nenhuma medida que está sendo proposta vai atrapalhar seus planos de viagem. Se implantada, a autorização eletrônica de viagem deve apenas criar mais um procedimento burocrático para o viajante.

ETIAS, a versão européia da ESTA americana

Para os brasileiros, a novidade é a ETIAS, uma autorização eletrônica de viagem que está sendo estudada neste momento por uma comissão especial e que tem previsão de ser proposta ao Parlamento Europeu em novembro.

A inspiração vem dos Estados Unidos — que, sob a paranóia pós-11 de setembro, instituíram a ESTA para os visitantes isentos de visto. Desde então, quem viaja para os Estados Unidos com passaporte europeu, canadense, japonês, australiano (ou de qualquer outro país que não necessite de visto de entrada nos EUA) precisa preencher um formulário online com os dados básicos da viagem. Apesar de significar “sistema eletrônico de autorização de viagem”, o procedimento é menos um pedido de autorização e mais um aviso de viagem, contendo as informações que o viajante preencheria nos antigos formulários de entrada no país. A ESTA americana é cobrada: custa 14 dólares, pagos por cartão de crédito ou PayPal.

Caso a ETIAS seja implantada, valerá para todas as nacionalidades que podem entrar na Europa sem visto. Brasileiros preencherão o mesmo formulário que americanos, canadenses e japoneses, e pagarão a mesma taxa (que ainda não foi anunciada).


Passaporte
A regra é clara?

Essa ‘autorização’ não é um visto disfarçado?

Neste momento, sem conhecer o formulário e antes da proposta detalhada sequer ter sido apresentada ao Parlamento Europeu, tudo o que se pode falar a respeito disso é a especulação da especulação da especulação.

No terreno da especulação, eu lembraria que a motivação desta proposta é o aumento da segurança do continente; o que querem controlar é o trânsito de suspeitos de atividades terroristas que possam vir de países isentos de vistos. Em princípio não parece uma medida criada prioritariamente para barrar clandestinos em potencial.

Ainda especulando, acredito que preencher esse formulário antes de viajar possa ser benéfico para o viajante brasileiro, que poderá inserir com calma, em português, no sossego da sua casa, todas as informações que precisaria dar em inglês para um agente carrancudo na chegada à Europa.

Em suma: eu não sofreria por antecipação, não.

Quando a autorização eletrônica será implantada?

O comunicado da União Européia prevê que a proposta seja apresentada em novembro ao Parlamento Europeu. Ou seja: até ser aprovada e devidamente implantada, ainda vai demorar.

Até lá, tudo o que eu falo neste vídeo aí de baixo (e neste post) continuam valendo 🙂

Leia mais:


Viaje na Viagem

30 comentários

olá, já tem previsão de quando teremos que preencher o formulário Etias?

    Olá, Luciana! Será para viagens em 2021. Não se preocupe com isso. Quando vier, será uma formalidade burocrática.

Olá. Tenho um visto ESTA pelo passaporte italiano válido até 2020, assim como o passaporte italiano. O meu passaporte brasileiro venceu e renovei. Como o passaporte brasileiro não está linkado a autorização ESTA mas tem o campo para informar outro passaporte e o que informei ano passado agora está expirado, terei que pedir novo ESTA? Saberia me informar?
Obrigada

    Olá, Helenice! Desculpe, não entendemos muito de ESTA. O que sabemos é que não há ESTA para passaporte brasileiro. Você terá que entrar e sair dos Estados Unidos com o seu passaporte italiano.

Adorei! Obrigada por todas as informações. Todas foram muito importantes para mim.

Abraços!

Olá! Vou viajar para Londres e Paris e estou com dúvida quanto à validade do passaporte. Para Londres é necessário que meu passaporte seja válido por no mínimo 6 meses? Para Paris são apenas 3 meses, né?!
Obrigada e parabéns por sempre postar assuntos tão importantes.
Abraços.

    Olá, Larissa! Para o Reino Unido, 6 meses a partir da data de entrada. Para o Espaço Schengen, 3 meses após a data declarada de saída.

Pessoal do Viaje na Viagem, quero mesmo agradecer a vocês todos pelos esclarecimentos. Estou com minhas férias agendadas e tudo comprado para JAN/2017 à Europa e esse novo sistema de cadastramento estava me deixando de cabelo em pé(em vários sites, as informações eram vagas e genéricas) . Pela boa vontade e competência de vocês, percebi que esse sistema ainda não está em funcionamento efetivo e essa informação me tirou um peso enorme das costas.
Obrigado!!

Olá, alguém sabe me Informar se já sendo aplicado esse formulario?

    Olá, Elaine! Hoje saíram novas notícias. O esquema tem implantação prevista para 2019. A gente avisou que não era pra já…

Obviamente ainda não há nada confirmado, e menos um cronograma de aplicação, mas o ETIAS deverá ser pedido online, custar 5 Euros e ser válido por múltiplas entradas por 3 anos. Moleza!

Assim como outros viajantes, tb corri pro VnV quando soube da notícia. Eu já tinha ouvido mil boatos… Mas confio nos comentários do Comandante e da Boia! 😉
Obrigada pelos esclarecimentos!
Abs.

Tenho viagem marcada para a Europa 20/12 será que até lá já vai valer a regra do cadastro ou posso ficar tranquila. Obrigada.

    Olá, Ana! Caso esse assunto ande, terá grande destaque no noticiário. Não se preocupe. Ninguém será pego desprevenido.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.