De Angra a Noronha, num veleiro. Quer carona?

Farol de Abrolhos. Foto: Paulo Humbert

O querido Paulo Humbert, da charmosíssima pousada Caminho do Rei, na Praia do Rosa, está fazendo uma grande aventura: na companhia do filho, Daniel, e do amigo Victor, um argentino ancorado em Ilha Grande, estão subindo a costa brasileira até Noronha.

São 60 veleiros tomando o mesmo rumo; todos devem chegar ao Recife a tempo de fazer a regata Recife-Noronha, que acontece em setembro.

O veleiro do Paulo é o Taouhiri — mesmo nome do blog em que ele está dando conta de contar o dia a dia da expedição.

O Taouhiri já passou pelo Rio, por Vitória, subiu a Abrolhos (onde o Paulo fez a foto que ilustra o post), ancorou um  dias em Santo André da Bahia, de onde partiu a Itacaré. A próxima parada vai ser nas águas plácidas da Baía de Camamu.

Entre lá e role a página até o final, para ver não só as fotos (todas clicáveis e ampliáveis) como os relatos — em especial o post em que o Paulo conta como é navegar em direção a Abrolhos tendo que desviar das baleias jubarte e relata o encantamento com Santo André da Bahia.

Visite:

Tahouiri, de Angra a Noronha num veleiro


21 comentários

Opa deve ser legal =)

Falando nisso, tem alguma info sobre penichettes por aqui Riq ? Já fiz umas pesquisas no google mas pouca coisa interessante.

Aliás, esses bannerzinhos do Deixe a Boia te Levar são muuuito legais !

Disponibilize eles para publicarmos nos respectivos sites =)

[ ]s

    Uia! Vou consultar o Departamento de Banners pra ver se isso é possível 😀

    Um amigo meu alugou um barco para fazer canais na Bourgogne e sofreu bastante com as eclusas (sem marinheiro o cara tem que fazer força). Vou botar a pergunta no perguntódromo.

    Eu não sabia que em francês era penichette (procurava sempre por “barge” em inglês). Então: o meu amigo falou bem mal desse lance das eclusas, que dá um trabalhão.

    Isso tem na França inteira; é só escolher a região que mais te apetece e separar entre 4 e 7 dias para fazer os percursos. Dividindo um barco entre 4 pessoas sai barato e dá pra dividir melhor as tarefas quando chega a hora das eclusas.

    Botei a pergunta no Perguntódromo para ver se vem alguma experiência. Se não rolar abro um post participativo (é que tem uns na frente, hehe).

    Mac, a principal empresa de aluguel de penichette na França é a Le Boat ( http://www.leboat.fr ), que faz parte da Tui Marine, que tem aluguel de barcos em outros países também.
    Na teoria é tudo simples e indicado pra qualquer um, mas não conheço pessoalmente pra falar… Bom saber dessa história das eclusas! O marinheiro acompanha no primeiro dia até você se sentir a vontade pra continuar sozinho.

    O cruzeiro de peniche que já fiz foi pelo Ródano, no Le Phenicien ( http://lephenicien.net/bresil ), mas aí são cruzeiros all inclusive para até 18 pessoas, com tripulação e etc…

    Pelo que vi você está procurando é o aluguel de penichette, né?!

    Olá Rafael !

    Obrigado pela resposta e links !

    Sim, estou pesquisando sobre o assunto pois achei bem interessante.

    Para complementar seus links, achei esses, inclusive com um diário de alguns dias do pessoal que viajou

    http://www.ukandeuropetravel.com/canal_boat_hire/rive_de_france/base_information.shtml
    http://www.locaboat.com/70/special-offers.html
    http://www.discoverfrance.net/France/DF_waterways.shtml

    O diário da viagem de penichette é este:

    http://www.stevecraddock.id.au/Canal_trip_diary.html

    A minha maior dúvida é: qual rota e quais cidades do interior passar e que valem a pena?

    [ ]s

Riq

A carona é virtual, ou real? Ou esta é uma pergunta de pato?

    Que pena, eu estava me entusiasmando…. Mas, uma viagem para Noronha num veleiro pequeno, e com um nivel minimo de conforto seria uma altrnativa bem interessante….

Olá bom dia…

Então como funciona esse negócio da carona, gostaria de participar mas nesta data é meio complicado..
Conhecem algum que irá em Janeiro ou fevereiro de 2011 para costa do Uruguai ou Argentina nesta data? E passará por Litoral do Paraná ou de Santa Catarina?
Se precisa de tripulação ( ajudante ) estou disponível para esta data…

Até breve

Giovane….

    Desculpe se não me fiz entender, Giovane. A carona é virtual: você pode acompanhar a viagem pelo blog.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.