Moro em Pomerode, a nossa Pequena Alemanha tem muitas atrações ótimas para visitar. Da pra passar 3 dias em família, visitando parques, restaurantes alemães e lojas de fábrica com queijos e chocolates premiados!
O site http://www.visitepomerode.com.br é o mais atualizado para o turista!
Resolvi arriscar viajar para Blumenau para passar o Natal e Ano Novo, já que não é um destino muito popular nesta época do ano, e teria algumas atrações similares e outros destinos natalinos, como Gramado e Campos do Jordão. A cidade é linda e muito organizada; o “Natal em Blumenau” estava muito bonito, mas tenho alguns comentários, que podem ajudar futuros viajantes:
– Blumenau nesta época do ano tem clima quente e seco (seguramente mais de 30 graus todos os dias), então se não gosta de passar calor, melhor ir em outra época do ano (ou então leve chapéu e protetor solar). – – Como os pontos de interesse ficam muito longe entre si, o ideal é alugar um carro, pois ir a pé pode não ser a melhor opção, e depender de táxis sai muito caro.
– O comércio costuma fazer recesso no final do ano, assim, pelos menos uns 60% dos restaurantes e lojas estarão fechados, principalmente no feriado do dia 25 e 1, no qual praticamente só a Vila Germânica fica aberta. Muitos museus também não abrem neste período, e outros estão em reforma (Museu da Cerveja, Museu Hering, Museu da Água, Arquivo Histórico, Biblioteca Municipal, Igreja Luterana, Macuca, Relógio das Flores estavam fechados).
– A programação de Natal (corais, paradas, Papai Noel) se encerra no dia 23/12, depois disso somente a Vila Germânica e o Show das Águas funcionam.
– Não deixe de visitar Pomerode!
Boa noite. Estamos planejando viajar em Abril. Saindo de São Paulo e parando em Blumenau de 10/04 a 12/04 e de 12/04 a 19/04 em Camburiú/Beto Carrero / Bombinhas. Alguém pode ajudar com dicas de passeio, onde ficar, comer, etc. E abril é uma boa época para esse passeio? Marido, esposa e filho 9 anos! Obrigada.
A Bóia
Olá, Polyana! Abril é uma época ótima para este passeio.
Oi Bóia.
Vou ao Beto Carrero com meu marido e nossa filha de 5 anos. Vamos ficar de 15 a 26 de novembro. A ideia é fazer o parque, Camboriú e Bombinhas.
Vale a pena ir no Magia de Natal de Blumenau também?
Obrigada, Letícia.
A Bóia
Olá, Letícia! Nunca assistimos, mas Blumenau é um ótimo passeio a partir de Balneário e certamente este espetáculo agrega encanto à visita.
Ricardo, fui informado pela empresa “Executivo Transportes” que atua no transporte de passageiros do aeroporto de Navegantes para Blumenau, que não estão mais oferecendo gratuidade para os passageiros da TAM. Acho que vale dar uma atualizada no seu blog ref. “Transporte Navegantes/Blumenau”.
Espero ter ajudado.
Abraços
Luiz
Oi, xará! 🙂
Morei por 16 anos em Blumenau e posso te ajudar com algumas dicas.
Sobre hospedagem, a Mô deixou boas recomendações: Hotel Glória fica bem no centro da cidade (e oferece um café colonial maravilhooso). Os quartos são um pouco antigos, mas confortáveis. Himmelblau, Ibis e Plaza ficam igualmente no centro.
Tive parentes que já se hospedaram no Hotel Kopplel e curtiram, fica a 5 mins. de carro do centro.
E se preferir opção mais em conta, recomento o hostel Casa Amarela.
Não sei qual é o seu perfil de viajante, vou deixar algumas dicas que acho interessante e você pode pesquisar mais a fundo cada uma caso se interesse:
– Rota da Cerveja
– Museu da Cerveja (que fica na praça Biergarten, que é outra atração turística)
– Cervejaria Eisenbahn (eles ainda fabricam alguns rótulos e você pode degustar as cervejas e petiscos ali no bar mesmo)
– Museu da Hering
– Museu de Hábitos e Costumes
– Museu da Família Colonial
– Cemitério dos Gatos
– Morro do Spitzkopf, se curte natureza e trekking. A vista lá de cima é incrível!
– Rios e cachoeiras da Nova Rússia
– Parque São Francisco de Assis
– Parque Vila Germânica (onde acontece a Oktoberfest), as lojinhas e alguns restaurantes ficam abertos durante o ano todo
– Teatro Carlos Gomes
– Castelinho da Havan e Prefeitura (pela arquitetura)
Restaurante é o que não falta. Porém a maioria não é barato. Vou deixar dicas só dos que realmente gosto (e que nunca tive problema).
– Thapioka, fica no Biergarten, ótimo para tomar um chopp no deck com vista para o rio (almoço quilo / janta à la carte). Prefiro almoço do que janta.
– Sabor Imperial (almoço, quilo, maravilhoso)
– Âme (alimentação saudável mas muuuito gostoso, almoço quilo / janta à la carte)
– Senac Bistrô (almoço quilo / janta à la carte)
– Restaurante Chinês (almoço e janta à la carte)
– Factory da Beira Rio (alguns dias da semana dá pra estender uma baladinha light por lá, veja a programação)
– Baader (um lugar escondidinho que descobri há pouco tempo. Ótima variedade de café, cervejas, lanches). Alguns dias rola karaokê ou bandas de rock.
– Sushi Yuzu
– Sushi Garden
– Brava Sushi
– Pepper Jack
– Pizzaria Baggio
– Mortadela Pizzeria
– The Basement Pub
– Rosa Mexicano
– não deixe de comer o tradicional pão com bolinho. É servido praticamente em todas as padarias da cidade nas mais variadas versões, mas recomendo comer na Benkendorf, Factory ou no Polpetta (que é um lugar especializado em bolinhos delícia)
* se você tiver tempo e não estiver de carro, vale a pena alugar um para conhecer outros lugares da região fazendo bate-volta: Balneário Camboriú – praia central e praias agrestes que são lindas (sério, não deixe de ir nas praias agrestes, é o melhor da cidade. A rodovia Interpraias faz a ligação entre todas elas), a charmosa Pomerode (onde o alemão ainda é falado e ensinado nas escolas) e até o Beto Carreiro World, que fica a uma hora de Blumenau. Fiz esse trajeto por dois anos diariamente, moro em Penha e trabalhava em Blumenau, hehehe. Eles também tem opção de transporte direto de Blumenau, só naõ sei te dizer horários e valores.
Kamila, espero que goste da viagem e aproveite muito a cidade!
Kamila
Que legal! Minha pergunta teve uma resposta-post-completo!! Obrigada !!!
Thieli
Uau! Vou no próximo fds com as crianças e adorei as dicas!
Vanessa
Excelente o seu post Camilla, ais do que completo!
Eu quero ir com meu filho no carnaval, ele tem 14 anos e parece que Blumenau tem de tudo pra todas as idades. Valeu!!!
Olá Bóia! Estava pensando em ir à Blumenau com minha família (marido e um filho de 4 anos) na primeira semana de agosto. Só que disseram que estará muito frio. Será que ainda compensa ou é melhor escolher outro lugar? Qual outro destino bom e barato para passar com a família? Somos de Brasília. Pensei em Blumenau que poderíamos fazer lindos passeios Bombinhas, Florianópolis e Beto Carrero. Só temos uma semana. Desde já agradeço as dicas.
A Bóia
Olá, Érica! Praia, nessa época, é só para olhar. Mas Beto Carrero é aproveitável, assim como Blumenau e Pomerode.
Camilla Meier
Oi, Érica!
Moro em Penha, onde fica o Beto Carreiro. Infelizmente não temos muitas opções de hospedagem e entretenimento aqui, embora as praias sejam lindas. Um bate-volta para o Beto Carreiro partindo de Blumenau ou Balneário Camboriú é perfeito.
Agosto é um ótimo mês para conhecer a região. Provavelmente estará frio, em contrapartida você não deve pegar muita chuva 🙂
Sobre conhecer o litoral, as praias estarão bonitas, vazias e, principalmente, limpas. Vai ser difícil só tomar banho de mar. Mas será um passeio agradável com lindas paisagens.
Às vezes rola um veranico em agosto que costuma durar uma semana, já cheguei a tomar banho de mar nessa época, quem sabe você dê sorte 🙂
Bombinhas é lindo! Você consegue conhecer todas as praias do município em um dia só, ou pequise antes e veja quais te agradam para passar mais tempo. Na alta temporada é cobrada uma taxa de preservação de um pouco mais de vinte reais por veículo que entra na cidade. Em agosto há isenção dessa taxa e você pode circular sem se preocupar com isso.
Já sobre Florianópolis, se você não puder ficar ao menos uns três dias na cidade, recomendo deixar a ilha para uma outra viagem, principalmente por você ter um filho pequeno. O bate-volta de Blumenau é bem cansativo. Leva em torno de duas horas e meia para chegar no centro da cidade, se não pegar trânsito. Mais o tempo para chegar em alguma praia (conte pelo menos meia hora), a ilha é muito extensa. Vocês vão perder um tempão no carro sem aproveitarmuita coisa. Só não deixe de visitar um dia. É um lugar maravilhoso.
Espero ter ajudado. Ótima viagem!
Camilla Meier
Ah, a Bóia indicou Pomerode e é um ótimo passeio para fazer em família! A cidade é linda, tem ótimos restaurantes/cafés e tem lugar que seu filho com certeza vai amar: a Vila Encantada.
O site acima citado tem acesso restrito!
Bóia, há previsão de atualizar dicas de Blumenau?! Ou algum trip poderia me indicar hoteis, passeios e restaurantes?
A Bóia
Olá, Kamila! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.
Mô Gribel
Oi! Fiquei no Plaza Blumenau da última vez. É ok, confortável o apto.
Já fiquei também no Himmelblau, também gostei.
O Glória foi uma boa experiência e Ibis é Ibis, básico, limpo, barato e ok.
Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Comentários
Moro em Pomerode, a nossa Pequena Alemanha tem muitas atrações ótimas para visitar. Da pra passar 3 dias em família, visitando parques, restaurantes alemães e lojas de fábrica com queijos e chocolates premiados!
O site http://www.visitepomerode.com.br é o mais atualizado para o turista!
Resolvi arriscar viajar para Blumenau para passar o Natal e Ano Novo, já que não é um destino muito popular nesta época do ano, e teria algumas atrações similares e outros destinos natalinos, como Gramado e Campos do Jordão. A cidade é linda e muito organizada; o “Natal em Blumenau” estava muito bonito, mas tenho alguns comentários, que podem ajudar futuros viajantes:
– Blumenau nesta época do ano tem clima quente e seco (seguramente mais de 30 graus todos os dias), então se não gosta de passar calor, melhor ir em outra época do ano (ou então leve chapéu e protetor solar). – – Como os pontos de interesse ficam muito longe entre si, o ideal é alugar um carro, pois ir a pé pode não ser a melhor opção, e depender de táxis sai muito caro.
– O comércio costuma fazer recesso no final do ano, assim, pelos menos uns 60% dos restaurantes e lojas estarão fechados, principalmente no feriado do dia 25 e 1, no qual praticamente só a Vila Germânica fica aberta. Muitos museus também não abrem neste período, e outros estão em reforma (Museu da Cerveja, Museu Hering, Museu da Água, Arquivo Histórico, Biblioteca Municipal, Igreja Luterana, Macuca, Relógio das Flores estavam fechados).
– A programação de Natal (corais, paradas, Papai Noel) se encerra no dia 23/12, depois disso somente a Vila Germânica e o Show das Águas funcionam.
– Não deixe de visitar Pomerode!
Obrigada, Uiara!
Boa noite. Estamos planejando viajar em Abril. Saindo de São Paulo e parando em Blumenau de 10/04 a 12/04 e de 12/04 a 19/04 em Camburiú/Beto Carrero / Bombinhas. Alguém pode ajudar com dicas de passeio, onde ficar, comer, etc. E abril é uma boa época para esse passeio? Marido, esposa e filho 9 anos! Obrigada.
Olá, Polyana! Abril é uma época ótima para este passeio.
Veja:
https://www.viajenaviagem.com/2016/02/beto-carrero-e-balneario-camboriu/
https://www.viajenaviagem.com/2018/01/penha-beto-carrero-world-dicas/
Oi Bóia.
Vou ao Beto Carrero com meu marido e nossa filha de 5 anos. Vamos ficar de 15 a 26 de novembro. A ideia é fazer o parque, Camboriú e Bombinhas.
Vale a pena ir no Magia de Natal de Blumenau também?
Obrigada, Letícia.
Olá, Letícia! Nunca assistimos, mas Blumenau é um ótimo passeio a partir de Balneário e certamente este espetáculo agrega encanto à visita.
Ricardo, fui informado pela empresa “Executivo Transportes” que atua no transporte de passageiros do aeroporto de Navegantes para Blumenau, que não estão mais oferecendo gratuidade para os passageiros da TAM. Acho que vale dar uma atualizada no seu blog ref. “Transporte Navegantes/Blumenau”.
Espero ter ajudado.
Abraços
Luiz
Oi, xará! 🙂
Morei por 16 anos em Blumenau e posso te ajudar com algumas dicas.
Sobre hospedagem, a Mô deixou boas recomendações: Hotel Glória fica bem no centro da cidade (e oferece um café colonial maravilhooso). Os quartos são um pouco antigos, mas confortáveis. Himmelblau, Ibis e Plaza ficam igualmente no centro.
Tive parentes que já se hospedaram no Hotel Kopplel e curtiram, fica a 5 mins. de carro do centro.
E se preferir opção mais em conta, recomento o hostel Casa Amarela.
Não sei qual é o seu perfil de viajante, vou deixar algumas dicas que acho interessante e você pode pesquisar mais a fundo cada uma caso se interesse:
– Rota da Cerveja
– Museu da Cerveja (que fica na praça Biergarten, que é outra atração turística)
– Cervejaria Eisenbahn (eles ainda fabricam alguns rótulos e você pode degustar as cervejas e petiscos ali no bar mesmo)
– Museu da Hering
– Museu de Hábitos e Costumes
– Museu da Família Colonial
– Cemitério dos Gatos
– Morro do Spitzkopf, se curte natureza e trekking. A vista lá de cima é incrível!
– Rios e cachoeiras da Nova Rússia
– Parque São Francisco de Assis
– Parque Vila Germânica (onde acontece a Oktoberfest), as lojinhas e alguns restaurantes ficam abertos durante o ano todo
– Teatro Carlos Gomes
– Castelinho da Havan e Prefeitura (pela arquitetura)
Restaurante é o que não falta. Porém a maioria não é barato. Vou deixar dicas só dos que realmente gosto (e que nunca tive problema).
– Thapioka, fica no Biergarten, ótimo para tomar um chopp no deck com vista para o rio (almoço quilo / janta à la carte). Prefiro almoço do que janta.
– Sabor Imperial (almoço, quilo, maravilhoso)
– Âme (alimentação saudável mas muuuito gostoso, almoço quilo / janta à la carte)
– Senac Bistrô (almoço quilo / janta à la carte)
– Restaurante Chinês (almoço e janta à la carte)
– Factory da Beira Rio (alguns dias da semana dá pra estender uma baladinha light por lá, veja a programação)
– Baader (um lugar escondidinho que descobri há pouco tempo. Ótima variedade de café, cervejas, lanches). Alguns dias rola karaokê ou bandas de rock.
– Sushi Yuzu
– Sushi Garden
– Brava Sushi
– Pepper Jack
– Pizzaria Baggio
– Mortadela Pizzeria
– The Basement Pub
– Rosa Mexicano
– não deixe de comer o tradicional pão com bolinho. É servido praticamente em todas as padarias da cidade nas mais variadas versões, mas recomendo comer na Benkendorf, Factory ou no Polpetta (que é um lugar especializado em bolinhos delícia)
* se você tiver tempo e não estiver de carro, vale a pena alugar um para conhecer outros lugares da região fazendo bate-volta: Balneário Camboriú – praia central e praias agrestes que são lindas (sério, não deixe de ir nas praias agrestes, é o melhor da cidade. A rodovia Interpraias faz a ligação entre todas elas), a charmosa Pomerode (onde o alemão ainda é falado e ensinado nas escolas) e até o Beto Carreiro World, que fica a uma hora de Blumenau. Fiz esse trajeto por dois anos diariamente, moro em Penha e trabalhava em Blumenau, hehehe. Eles também tem opção de transporte direto de Blumenau, só naõ sei te dizer horários e valores.
Kamila, espero que goste da viagem e aproveite muito a cidade!
Que legal! Minha pergunta teve uma resposta-post-completo!! Obrigada !!!
Uau! Vou no próximo fds com as crianças e adorei as dicas!
Excelente o seu post Camilla, ais do que completo!
Eu quero ir com meu filho no carnaval, ele tem 14 anos e parece que Blumenau tem de tudo pra todas as idades. Valeu!!!
Olá Bóia! Estava pensando em ir à Blumenau com minha família (marido e um filho de 4 anos) na primeira semana de agosto. Só que disseram que estará muito frio. Será que ainda compensa ou é melhor escolher outro lugar? Qual outro destino bom e barato para passar com a família? Somos de Brasília. Pensei em Blumenau que poderíamos fazer lindos passeios Bombinhas, Florianópolis e Beto Carrero. Só temos uma semana. Desde já agradeço as dicas.
Olá, Érica! Praia, nessa época, é só para olhar. Mas Beto Carrero é aproveitável, assim como Blumenau e Pomerode.
Oi, Érica!
Moro em Penha, onde fica o Beto Carreiro. Infelizmente não temos muitas opções de hospedagem e entretenimento aqui, embora as praias sejam lindas. Um bate-volta para o Beto Carreiro partindo de Blumenau ou Balneário Camboriú é perfeito.
Agosto é um ótimo mês para conhecer a região. Provavelmente estará frio, em contrapartida você não deve pegar muita chuva 🙂
Sobre conhecer o litoral, as praias estarão bonitas, vazias e, principalmente, limpas. Vai ser difícil só tomar banho de mar. Mas será um passeio agradável com lindas paisagens.
Às vezes rola um veranico em agosto que costuma durar uma semana, já cheguei a tomar banho de mar nessa época, quem sabe você dê sorte 🙂
Bombinhas é lindo! Você consegue conhecer todas as praias do município em um dia só, ou pequise antes e veja quais te agradam para passar mais tempo. Na alta temporada é cobrada uma taxa de preservação de um pouco mais de vinte reais por veículo que entra na cidade. Em agosto há isenção dessa taxa e você pode circular sem se preocupar com isso.
Já sobre Florianópolis, se você não puder ficar ao menos uns três dias na cidade, recomendo deixar a ilha para uma outra viagem, principalmente por você ter um filho pequeno. O bate-volta de Blumenau é bem cansativo. Leva em torno de duas horas e meia para chegar no centro da cidade, se não pegar trânsito. Mais o tempo para chegar em alguma praia (conte pelo menos meia hora), a ilha é muito extensa. Vocês vão perder um tempão no carro sem aproveitarmuita coisa. Só não deixe de visitar um dia. É um lugar maravilhoso.
Espero ter ajudado. Ótima viagem!
Ah, a Bóia indicou Pomerode e é um ótimo passeio para fazer em família! A cidade é linda, tem ótimos restaurantes/cafés e tem lugar que seu filho com certeza vai amar: a Vila Encantada.
O site acima citado tem acesso restrito!
Bóia, há previsão de atualizar dicas de Blumenau?! Ou algum trip poderia me indicar hoteis, passeios e restaurantes?
Olá, Kamila! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.
Oi! Fiquei no Plaza Blumenau da última vez. É ok, confortável o apto.
Já fiquei também no Himmelblau, também gostei.
O Glória foi uma boa experiência e Ibis é Ibis, básico, limpo, barato e ok.
Pessoal, para quem quiser mais dicas sobre Blumenau, visite o Comer, Dormir e Viajar!
https://comerdormireviajar.wordpress.com