Ouro Preto

Guia de Ouro Preto

Ouro Preto

Como combinar BH, Inhotim, Ouro Preto e Tiradentes

Brasil: 10 museus imperdíveis (inclui Ouro Preto)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    46 comentários

    Boa noite!
    Estou precisando de algumas orientações: vou para Ouro Preto passar uns 3 dias utilizando transporte rodoviário e gostaria de saber qual trajeto devo fazer p/ chegar em Inhotim , já que não tem ônibus direto?

      Olá, Regina! Tem que voltar a Belo Horizonte ou combinar um táxi.

    Olá,
    Ouço sempre as dicas de viagem pelo rádio (Bandeirantes) e fico literalmente viajando nas dicas.
    Só que agora gostaria de uma dica de viagem que será dada de presente.
    Minha sogra e a irmã dela, ambas na casa dos 70 anos gostariam de fazer um roteiro curto (3 dias) por alguma cidade histórica de MG.
    Claro que além dos casarões, museus e obras de arte sacra gostam de lojinhas de artesanato. A minha dificuldade em conseguir pensar no destino é o fato de serem idosas, e eu ouvi dizer que as cidades são cheias de ladeiras muito ingrimes. Existe algum lugar que esteja num meio termo para atender as necessidades delas? Obrigado, abraço!

    Olá! Estamos pensando em ir a Minas no período do Carnaval/2017. Chegaremos em BH na segunda de Carnaval. Estamos pensando em ficar até o dia 01/03 (quarta-feira de cinzas). Depois alugaremos um carro e faremos o roteiro histórico.
    Vale a pena ir nesse período? como fica BH no carnaval? Somos de Olinda/PE e o carnaval ferve aqui. Recife e Olinda param na sexta-feira e só retornam na quinta. Estou preocupada, se chegarmos lá e a cidade toda estiver fechada?

      Olá, Vanessa! O carnaval é fortíssimo em Ouro Preto, o turismo vai ficar prejudicado. Belo Horizonte também tem um animado carnaval de rua. Museus costumam fechar.

    Pessoal, fiz esse roteiro na semana passada, mas saí de SP de carro, pois os custos de passagens aéreas e a locação do veículo estavam onerando a viagem, pois bem, foi fantástico, viagem tranquila, pois as estradas são boas e bem sinalizadas. Gostaria de deixar algumas dicas, principalmente para quem irá viajar em família, no meu caso, Casal e filha de 12 anos:

    Ouro Preto: para fugir das pousadas caras ou sem conforto, aluguei um Flat próxima ao Campus da UFOP, bairro do Lago, onde há Flats e apartamentos para locação, e foi excelente, recomendo: Ex.: Flats e Apartamentos Vila Real, quarto/sala/cozinha, tipo quitinete, completa com muito conforto, disponivel nos sites de locação de hotéis; Também não deixem de conhecer a Mina da Passagem, próximo a Mariana, que apesar do valor da entrada não ser atrativa e haver deficiência na estrutura turística, pois faltam treinamento e investimento, a experiência de conhecer o interior da mina de ouro, é fantástica;

    Brumadinho/Inhotim: a quarta, em que a entrada é gratuita, o local fica lotado de turistas e famílias de BH, por isso, as lanchonetes e restaurantes ficam impraticáveis, leve lanches ou muita paciência, para enfrentar filas intermináveis, tive que esperar 1h30 para comer um lanche….Como não é possível conhecer tudo em apenas um dia, se vai ficar mais um dia, não deixe de comprar os ingressos do dia seguinte antes de ir embora, caso contrário vai amargar na fila no dia seguinte, pois infelizmente, a equipe de gestão de Inhotim não tem vocação para adm de tempo e filas… Para conhecer o setor Laranja, vale a pena gastar um pouco com os carros elétricos, pois a caminhada e longa e cansativa, e muito desistem no meio do caminho. Na quinta, não deixem de lavar muita água, pois as lanchonetes das trilas do setor Laranja estão todas as fechadas…
    Para o jantar, segue uma dica fantástica de Restaurante “Ponto Gê”, nome inspirado em sua proprietária, comida genuinamente mineira, feita pela dona Gê e seu marido João, que cozinham juntos, em um local singelo, mas cheio de alegria e simpatia, nos fundos da sua casa, com ambiente todo de materiais recicláveis. Vale a pena experimentar as suas delicias, servidas em cima do fogão a lenha. Peça ao Sr. João para preparar o Boi Bêbado, uma iguaria que vale cada centavo….sem contar a simpatia dos meninos que atendem as mesas…lugar fantástico.

    Vale a pena o roteiro, aproveitamos tudo, seguindo as dicas fantásticas desse post.

    Aproveitem.

    Alguém sabe como está para visitar Mariana após o rompimento da barragem? Há racionamento de água? Dá para fazer o circuito histórico de carro sem maiores preocupações (Ouro Preto, Mariana, Tiradentes…)?

      Olá, Raquel! O centro da cidade de Mariana não foi atingido em nenhum momento. Não há nenhum impedimento para fazer o circuito das cidades históricas.

    Sabem como está a cidade de Mariana do ponto de vista turístico após a queda da barragem? Vou a Ouro Preto e queria saber se vale a pena esticar até Mariana.

    Pousada Mezanino, ótimo preço e localização, fica a 70 metros da Praça Tiradentes, bem o centro histórico!

    No post com as dicas do Gabe Britto os links não funcionam, o blog dele que tinha as dicas acabou 🙁
    Procurei no novo blog dele, mas as postagem sobre essa viagem não aparecem, uma pena… :((

    Vc sabe algo arespeito do Hotel Solar do Rosário

      Olá, Cristina! O Ricardo Freire se hospedou agorinha por lá. É bonito, charmoso e bem-localizado 🙂

      O solar do Rosário era um grande armazém de cooperativa que ficou por muito tempo abandonado e foi reformado, Na minha opinião se tornou um dos melhores hotéis de Ouro Preto. É charmoso aconchegante, está localiza no bairro do Rosario bem em frente a igreja de mesmo nome e embora não esteja no centrinho é bem localizado e tem um serviço e um restaurante nota dez.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito