Pantanal: Corumbá

Guia do Pantanal

Pantanal

Novos vôos diários a Bonito e Corumbá permitem combinar Bonito e Pantanal

Pantanal de Miranda: o bate-volta de Bonito à Fazenda San Francisco

Pantanal de Corumbá: na Estrada-Parque, hotéis simples e natureza exuberante

Pantanal de Corumbá: o passeio ao Forte Coimbra (e sua gruta)

São João em Corumbá: “festando” no Pantanal

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    64 comentários

    Olá! Estou indo no início de julho para o Sesc Porto Cercado sem carro próprio . Alguém sabe se vale a pena fazer um day use em algum local próximo para algum programa diferente ? Indicariam alguma agência em Cuiabá ou Poconé? Grata .

      Olá, Karla! Os passeios no Pantanal costumam ser bem parecidos em todos os lodges.

    Olá pessoal!!!
    Qyeremos ir em julho, conhecer o pantanal. Seremos 9 em família. Pergunto: qual o aeroporto mais próximo do Pantanal Norte? Precisaremos alugar um carro para chegarmos a uma pousada, em Poconé??? Ou existem vans que podem nos levar? De Poconé a Bonito tem quem nos leve??? Ou vcs aconselham comprar um pacote em uma agência??? Sairemos de Rio Grande RS. Muito obrigada!!!

      Olá, Eliane! O aeroporto mais próximo de Poconé é Cuiabá mesmo. Se você vai ao Pantanal norte, estará longe de Bonito. Combine com Bom Jardim (que fica em Nobres e tem rios transparentes com peixes como Bonito) e Chapada dos Guimarães. Agentes de viagem sempre são boas escolhas.

      Eliane, em julho do ano passado ficamos alguns dias em Nobres/Bom Jardim e outros em Porto Jofre, no fim da Transpantaneira. Foi uma viagem muito legal. Voamos ate Cuiabá e lá alugamos um carro. Em Bom Jardim ficamos na Rota das Águas, que é pousada e agência de turismo. No Pantanal Norte ficamos no Santa Rosa Pantanal Hotel que é, como disse, no fim da Transpantaneira, já na beira do rio. Gostamos e recomendamos ambos. Agora, se você não quiser ir até onde a Transpantaneira acaba, tem várias outras opções de hospedagem mais perto de Poconé, só que o lugar “oficial” para fazer safári de onça é Porto Jofre, porque os safáris são feitos no rio.

      Agora, se vocês quiserem ir a Bonito, então visitem o Pantanal Sul. Nós já ficamos na Pousada Aguapé, na região de Aquidauana, e gostamos bastante.

      Olá ! Se ainda der tempo de te responder … acabei de voltar do Pantanal e fiquei hospedada no hotel do Sesc . Adoramos . Para lá dá para ir de van , pois o hotel oferece vários passeios _ inclusive num trecho da transpantaneira . É fácil contratar transfer do aeroporto para Poconé . Se quiser ir a porto Jofre ver onças ou subir para a regiaõ mais alta onde há passeios de flutuação e cachoeiras , precisará alugar um carro ou contratar uma boa agência para isso . Acredito que de carro próprio seja mais barato . Boa viagem 🙂

    Geralmente venho aqui pra pedir dicas, dessa vez venho dar uma. Fiz uma viagem pra Bonito e Pantanal agora no início de outubro. A viagem foi inesquecível com as dicas de vcs, mas gostaria de ressaltar um passeio específico que fiz e acho uma pena que não tenha uma divulgação pra que outras pessoas conheçam. O Pantanal Experiência: resumindo, é uma experiência inesquecível. No mesmo passeio, vc conhece a rotina de um peão, tem um almoço tipico pantaneira, conhece o dia-a-dia da fazenda e faz um trilha pra conhecer frutas e arvores nativas da região. Tudo muito perfeito. Da mesma forma como conheci o passeio do Tubarão em Galinhos/RN através de vcs, e ele foi inesquecível, acho que vcs podem experimentar e, se gostarem, divulgar esse passeio. Ele é na mesma pegada de varias coisas em um, personalizado e com guias excelentes (destaque pro Elmo – acho que o nome é esse – ele é gerente da fazenda, bom de prosa e fica o tempo todo contando causos enquanto a gente está no intervalo entre uma atividade e outra)

      Oi Henrique. Estou precisando de dicas para organizar um roteiro para uma viagem no final de dezembro. Poderia compartilhar mais um pouco sobre sua viagem? Sem dúvida todos os relatos serão úteis.Obrigada

      Sonia, o foco da minha viagem foi em Bonito (onde fiquei 4 dias inteiros). A minha ida ao Pantanal foi um pouco “pantanal express”. Eu cheguei no Pantanal num domingo, e fui direto para a Fazenda San Francisco, onde fechei um pacote de uma diária (com passeios e refeições inclusas) e no último dia fiz esse passeio que comentei acima (Pantanal Experiência). Posso falar um pouquinho de cada.
      Fazenda San Francisco: acho que vale a pena pra quem tem pouco tempo, como eu. Você faz um pouco de cada coisa e acho que é o lugar com maior probabilidade de vc ver onça (se for do seu interesse). Tive problemas com as refeições (pouca variedade, repetição da sobra do almoço na janta, cabelo na comida, etc) e organização dos apartamentos (fiquei quase 2 horas esperando liberarem meu quarto quando cheguei). Mas os quartos são muito confortáveis e os passeios e guias excelentes. Sem contar a experiência de encontrar a onça pintada, que é uma emoção indescritível. Pra um roteiro mais enxuto, não vejo problemas. Se eu tivesse mais dias, iria para algum hotel ou pousada na estrada parque (aqui no blog tem várias indicações). Lá vc vai estar mais “dentro” do pantanal e também tem varios passeios que vc pode fazer dentro das fazendas (passeio de chalana, cavalgada, focagem noturna, safáris, observação de aves, trilhas.. esse é o padrão de passeios a fazer). Pretendo fazer isso na próxima.
      Independente de onde ficar, eu reservaria um dia pra fazer o Pantanal Experiência, que é um turismo mais personalizado conhecendo a parte mais rotineira das fazendas, lida de gado, alimentação pantaneira raiz, entre outras coisas bem legais.
      Se quiser alguma dica mais específica, só falar.

    Bom dia viajantes! Vale a pena fazer essa viagem no início de novembro? Desde já agradeço.

      Olá, Aline! Jà vai estar no início da cheia. O Pantanal é visitável o ano inteiro. Você fará passeios diferentes e avistará diferentes animais nas épocas de seca e cheia.

    Estivemos recentemente em Bom Jardim (Nobres) e Porto Jofre. Em Bom Jardim ficamos na Rota das Águas. Super recomendada. Eles organizam os passeios e funciona tudo muito bem. Ficamos 2 dias inteiros, mas daria para ficar mais 1 ou 2. Em Porto Jofre ficamos no Santa Rosa Pantanal Hotel, na beira do rio São Lourenço. Para quem não vai pescar, eu diria que 2 dias inteiros lá é suficiente. A oferta de atividades é mais restrita que em outras pousadas na Transpantaneira, mas você anda a Transpantaneira toda, o que é uma diversão em si só, e você está na beira do rio de onde partem os barcos para os safáris de onça. E é quase garantido ver onça por lá. Nós vimos!! De Bom Jardim até Porto Jofre é quase um dia inteiro de viagem, porque a Transpantaneira é para rodar com calma, apreciando a paisagem.

      OI Paula, estou interessado em visitar o Pantanal Norte, no final de maio, que acredito já terem abaixado as águas para poder visualizar mais os bichos. Ficar em Poconé, ir a Porto Jofre etc. Se tivesse que se escolher entre Nobres e Poconé/Porto Jofre, não podendo fazer os dois, qual você escolheria hoje?

      Olá, Davi! Bom Jardim não está no Pantanal. É uma alternativa a Bonito. Para atividades pantaneiras, vá a algum ponto do Pantanal Norte.

      David, como bem dito pela Bóia, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Poconé/Porto Jofre são Pantanal Norte. Bom Jardim (Nobres) é “Bonito norte”. As atividades são diferentes em um lugar e outro. Se você quer ver bichos, então vá a Poconé/Porto Jofre. Não recomendaria ficar em Poconé. A cidade em si não tem nada de especial e você, no mínimo, vai ter que pegar o carro todos os dias para tentar a sorte na Transpantaneira. O melhor é ficar em uma pousada na Transpantaneira. Tem várias, desde as que ficam mais perto de Poconé, até as que ficam mais perto ou mesmo em Porto Jofre. A vantagem de ficar em Porto Jofre é que é de lá que saem os barcos para fazer safári de onça na área do Parque do Encontro das Águas. A partir da minha experiência, eu te diria para dormir uma noite em Porto Jofre, para acordar cedo, muito cedo, e já entrar no barco para subir o rio, e as outras em alguma outra pousada na Transpantaneira, que talvez ofereçam um leque maior de atividades “pantaneiras”. Quanto à época, nós fomos no começo de julho e algumas atividades (safári para focagem noturna) ainda não estavam sendo oferecidas na região de Porto Jofre, porque o terreno ainda não estava bem seco. Para ir em maio, acho bom perguntar na pousada onde você decidir ficar quais atividades estarão sendo oferecidas. E também tem que ver se em maio a Transpantaneira já é transitável para carros de passeio. Se você desistir do Pantanal, Nobres/Bom Jardim é uma ótima alternativa. Nós gostamos bastante!!

    Olá. Estou tentando organizar visgem Ra pantanal no final do ano. Vamos de Portugal. Gostaria de ver o pantanal da novela 🙂 andar de chalana, etc… e também passar uns dias em porto seguro/ arraial da ajuda. Por favor qual seria o melhor roteiro? Estou meio perdida… obrigada!!!

    Olá! Pretendemos fazer Nobres, Pantanal (Pocone) e chapada dos Guimarães, Cuiabá, se hospedando nesses lugares – 07 dias (Agosto). Vcs sugerem alguma ordem que facilita a logística? Agradeço desde ja! Esse site é minha referência segura em todas as viagens 🙏🙏🙏

      Olá, Katia! Bom Jardim, então Chapada dis Guimarães e daí Pantanal Norte como gran finale é uma boa ordem.

      Kátia, fiz exatamente esse roteiro e achei 7 dias muito pouco. Nobres tem poucos atrativos além dos passeios com bóia. Fomos para o SESC Pantanal ( maravilhoso) e depois alugamos um carro para Poconé ( faltou tempo para a hospedagem e exploração da parte mais bacana do passeio).

    Oi! Onde (qual cidade) vc recomenda se hospedar pra quem tem pouco tempo mas quer conhecer um pouco do pantanal?

      Olá, Monica! Escolha um hotel em Miranda, Corumbá ou Pantanal Norte (Poconé) e fique quatro noites. Você poderá fazer todas as atividades pantaneiras da estação. Os passeios são parecidos em todas as partes.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito