Deu no New York Times: Trancoso

Quadrado (foto minha mesmo)O suplemento Travel do New York Times deste fim de semana fala daquele que eu considero o mais encantador vilarejo de praia do Brasil — Trancoso, na Bahia. A matéria foi apurada em janeiro por Alexei Barrionuevo e editada sob a retranca “Next stop”, reservada para destinos que estão causando.

Refletindo o auge da temporada do soçaite paulista no pedaço, o repórter fala de uma Trancoso com pousos intermitentes de jatinhos e helicópteros, e bares de praia coalhados de modelos e artistas. Sua base na praia é o Tostex (para mim um erro, porque está do lado de uma das megabarracas de farofa organizada). Fala também do Pink Elephant, a novidade da praia do Rio Verde, mas não dá nenhuma dica da distância que separa esses dois pontos da costa (lendo o texto você acharia que são vizinhos). Não há nenhuma referência ao bar de praia do Uxuá, instalado no lugar do antigo Cauim, e que é o oásis mais classudo da praia.

Sem manjar muito do lugar, diz que o calçamento da vila tem os mesmos paralelepípedos irregulares da época dos hippies. (Na época dos hippies era tudo terra; o calçamento não tem nem cinco anos…)

Ele também devia estar sob efeito de fortes medicamentos, porque diz que a praia do Espelho está a meia hora pela estrada…

Enfim, não vamos tripudiar. Fico imaginando quanta bobagem eu já falei sobre a praia dos outros 😳

Leia:

Unspoiled beach fit for the chic

57 comentários

Olá Bóia! Bom dia!
Estou pra ir amanhã pra trancoso e estou sem carro. E adoro pousada pé na praia. Porque vc sugere ficar no quadrado em vez de ficar na praia? É difícil táxi pra ir pro Quadrado à tardinha? Sei também que são poucas pousadas na praia, me interessei pela BahiaBonita. No quadrado a pousada El Gordo é boa não é? Teria alguma outra pra indicar? Mas aquelas “caríssimas” tipo Med e Estrela D’água nào precisa hehe
Obrigada.

Riq, me hospedando no quadrado, é traquilo ir à praia de rio verde de carro? Recomenda? É que queria ir à praia em rio verde todos os dias, mas gostaria de me hospedar no quadrado.Acha melhor que eu me hospede la em rio verde mesmo e pegue carro para jantar à noite no quadrado? muito obrigada e parabèns pelo vnv que é maravilhoso e uso desde sempre

    Olá, Mil! Quem responde é A Bóia. É mais recomendável hospedar-se na vila e descer à praia de dia do que o contrário.

Naquele Quadrado, meu Deus, parece que o mundo parou! Ao menos o meu eu queria que parasse, pra ficar ali, curtindo aquele charme de lugar, assistindo aos nativos andando de bicicleta e te fazendo inveja por morarem no paraíso. E aqueles restaurantes onde se tem vontade de passar horas? Aiai, é um lugar para amar e repetir!

Conheço bem Trancoso, mas sempre fiquei na Pousada Capim Santo. Fantástica, com excelente café da manhã, mas um pouco cara. O restaurante tb é bem “salgadinho”, embora inesquecível. Agora, ouvi falar muito bem (mas não conheço) da Pousada Aldeia das Cores. Outro detalhe: fora de temporada, Trancoso é muito parada. A não ser que se trate de Lua-de-Mel ou similar, eu ficaria em Arraial d’Ajuda, que é um meio termo entre o sossego de Trancoso, e a agitação de Porto (que já se tornou insuportável). Arraial tem mais opções de locais para comer e para fazer compras, o q é muito importante qdo chove, o que não é muito raro por lá. E os restaurantes são bem mais acessíveis. Tanto em Trancoso qto em Arraial tem um bom restaurante por quilo, chamado Portinha, bom para o dia-a-dia. De qq modo, é uma região linda, e vc vai curtir muito (já voltei umas 7 ou 8 vezes). Boa sorte!

Olá,

Alguem ja ficou na pousada jacaranda? ou pousada samambaia? Alguma informaçao?
Abraços.

Estive por 2x neste destino e posso dizer que é mesmo um lugar paradisíaco, assim como a Praia do Espelho e a rústica Caraíva. Quem quiser conferir dicas de onde ficar, comer e o que tem para fazer nestes lugares, sugiro consultar o post http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/trancoso-praia-do-espelho-e-caraiva.html.
Agora, quem quer conhecer outra “Trancoso”, com o mesmo charme rústico-chique e classificada entre uma das 30 baías mais lindas do mundo, eu sugiro a Praia do Rosa em SC – http://viagemcomgosto.blogspot.com/2011/09/trancoso-praia-do-espelho-e-caraiva.html. Boa Viagem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.