Em Viena os museus e palácios abrem na 2ª feira!

Na Prataria do Hofburg

Todo mundo que já fez uma viagem picadinha enfrentou esse problema. Toda segunda-feira é um drama: o dia oficial de fechamento dos museus. Você acaba sobrecarregando de lerês o dia anterior e/ou o seguinte, e perde durante 24 horas uma referência prática para organizar seu roteiro.

Isso não acontece em Viena (ou, a propósito, em Londres). Aqui praticamente todos os museus e palácios não têm dia de fechamento — e portanto abrem normalmente às segundas. Pelo que apurei até agora, só não abre a Escola Espanhola de Equitação. A Ópera de Viena tem um horário de visitas guiadas variável; em dias de espetáculo não há visitas (mas ontem, segunda, havia).

Sisi/Sissi Ticket

Aproveitamos a segunda-feira turisticamente útil de Viena para ir aos dois palácios mais importantes da cidade: o Hofburg, em plena Innere Stadt (o coração de Viena), e o Schönbrunn, a seis estações de metrô pela linha verde (U4). Compramos um ingresso combinado, que atende pelo nome de Sissi Ticket, a €22,50 por cabeça. O ingresso também dá direito à Coleção do Mobiliário Imperial, que veremos hoje (e que, por acaso, fecha às segundas).

Começamos pelo Hofburg, que fica a cinco minutinhos da igreja de Santo Estêvão, que é o marco zero turístico do centro de Viena. Você pega a Graber (calçadão do comércio chique), quando ela acaba vira à esquerda na Kohlmarkt (calçadão do comércio mais chique ainda) e de repente, pumba: dá nos fundos do palaciozão.

Entrada dos fundos do Hofburg

Sim, esses são os fundos. A frente é esta aqui:

Hofburg

Do lado de fora, o que achei mais bonito foi o Pátio Suíço, com a estátua do imperador Francisco I.

O imperador Francisco I

Entra-se no palácio pela Coleção de Prataria Imperial. Aproveite para tirar fotos; no andar de cima é proibido usar a câmera.

Subindo para o Museu Sissi

Depois de subir a escada você entra no Museu Sissi. Eu disse para você pegar o audioguia na entrada? Pois digo agora. Ouvir a gravação é importantíssimo para aproveitar a visita (não há versão em português, mas tem em espanhol). Enquanto a exposição parece reforçar o culto à Imperatriz Sissi, o áudio destrói o mito, revelando  uma Sissi deprimida e impopular tanto na corte quanto entre seus súditos. A visita segue pelos aposentos da imperatriz e por áreas sociais do palácio, talvez o mais elegante que eu já tenha visitado.

Schönbrunn

O Palácio de Schönbrunn fica a menos de meia hora do Hofburg. Volte à Stephanplatz (a praça da igreja) e tome a linha U1 do metrô (direção Reumannplatz). Desça na estação seguinte, Karlsplatz e troque para a linha U4 (direção Hütteldorf). A estação Schönbrunn é a sexta.

Schönbrunn

Enquanto Hofburg era a residência habitual de inverno dos Habsburgo, Schönbrunn funcionava como o palácio de verão. Na época, ficava fora da cidade; seus jardins são imensos e majestosos (mas infelizmente não se revelam no inverno).

Também não é permitido fotografar no interior. O percurso é extenso e o palácio, bem mais overdecorado do que o da cidade. Senti falta do drama apresentado no Museu Sissi. Sem neve a visita certamente fica mais interessante, por causa dos jardins.

Schönbrunn

Não pudemos ver o verde dos jardins, mas em compensação aproveitamos o mercado de Natal em frente (de nível bem superior ao maior da cidade, realizado em frente à Rathaus/prefeitura).

Outros lerês que você pode fazer numa segunda-feira em Viena: museu de arte Kunsthalle, Leopold Museum (fecha 3a.),  museu de arte moderna Mumok, museu de arquitetura ArchiteturZentrum Wien (todos esses no Museum Quartier); Palácio Belvedere; palácio/museu Albertina; museu de arte contemporânea Kunsthalle.

Schönbrunn

Leia mais:

70 comentários

Olá,então deixa eu abusar mais um pouquinho e perguntar uma coisa:
É fácil ir do aeroporto de Viena para o centro da cidade de trem ou metrô?Em qual estação preciso descer?Existe uma estação central?
Um abraço
Adriana

Olá!Por favor,eu gostaria de um conselho seu…estou indo para Viena agora em Junho/2012 e estava querendo já comprar os meus tickets dos museus on line.A minha dúvida é:Qual tour vc me aconselharia a comprar para visitar o Castelo de Schobrunn?Vi no site do castelo que existem uma infinidade de tipos de tours…Não são em todos os tours que poderíamos visitar os aposentos da Sisi????Me ajude,pois eu gostaria de ver os aposentos dela e sua coleção de pertences pessoais!
Um abraço
Adriana

    Olá, Adriana! Compre o Sissi Pass em qualquer um dos museus. Não é preciso nenhum tour especial para ver os aposentos de Sissi. Compre um guia em português sobre Viena e você não precisará de tours guiados, pode fazer por conta própria.

Oi, Wanessa e D. Bóia.
Li em algum lugar (salvo engano!) que, quando se compra o Sissi Card, é necessário fazer a visita aos palácios Hofburg e Schonbrunn no mesmo dia.
Confere esta informação?
Grato, abs.
João.

Mes passado eu estive em Viena, me infiltrei numa excursão de japoneses,foram oito dias, na verdade cinco dias inteiros e quatro países. Acho que foi a coisa mais insana que fiz na minha vida.rsrs. Era um grupo de 22pessoas e no primeiro dia do passeio lá na Ponte Carlos, eu estava no pelotão intermediário tirando fotos feito uma alucinada e de repente eu não vi mais nenhum japa por perto. Bateu um certo desespero!!!! Voltei um pouco e nada, então resolvi seguir adiante e ate vi alguns japoneses, mas acho que não eram do meu grupo, porque ate então eu ainda não tinha gravado a fisionomia da turma. Acabou a ponte e nada do pessoal. Não tinha ponto de encontro porque era para seguir a guia e depois do almoço seguiríamos viagem para Cesky Krunlov, então não adiantava pegar um taxi e voltar para o hotel. Atravessei a rua e segui em direção ao famoso relógio e nenhum vestígio do pessoal(a responsável pelo grupo usou o tempo todo um casaco pink), então resolvi voltar para a ponte. No meio do caminho, já próximo a ponte resolvi colocar o fone de ouvido(a guia local falava e a gente ouvia no aparelhinho, só que o danado chiava e ligava e desligava)e não era que tinham sentido a minha ausência e a mulher estava me chamando e dando a localização do grupo. Meudeusdoceu que mico, pedi mil desculpas e depois dessa nos dias seguintes fiquei sempre de olho na mulher de pink e vice-versa. Excursão e(alguém sabe como usar acento no Ipad??)super cômodo, mas tem muitos inconvenientes. Se eu tivesse consultado a turma do VnV com certeza teria otimizado meu périplo pelo Leste Europeu. Teria trocado o jantar na Donau Turm por um espetáculo no Opera House e teria dispensado o concerto no Palácio Schonbrunn. Com exceção dos episódios em que as ovelhas se desgarram do grupo, e tudo muito tranquilo para a guia, ela fala, fala, fala e ninguém pergunta ou questiona nada.Os japoneses são muito passivos, muito educados e disciplinados. Acho que o lema deles e: cada macaco no seu galho. Na próxima viagem solo ou excursão vou consultar os trips que agora ficou melhor com a bóia de plantão 24horas.
Abraços

2a tentativa de postar:
Estou indo a Viena em abril por uns cinco dias e adorei as dicas do João, todas já devidamente incorporadas ao meu roteiro.
Vou me hospedar no hotel Bristol, que tem uma excelente localização e um preço interessante no hotéis.com (ótima relação custoxbenefício).
Alguém tem uma dica de um bom Heuriger, aquelas tavernas bem tradicionais onde servem o “vinho novo” produzido em Viena?
Outra dúvida: qual a temperatura média na cidade, em abril?

Abraços a todos.

Estou indo a Viena em abril, por uns cinco dias. Adorei as dicas do João, todas ja devidamente incorporadas a meu roteiro. Vou me hospedar no Hotel Bristol (excelente localização e com preços que valem muito o custoxbenefício, no hotéis.com
Alguém teria uma dica de um bom Heuriger – aquelas tavernas bem tradicionais onde é servido o “vinho novo” produzido em Viena?
Outra dúvida: qual a média de temperatura na cidade, em abril?
Abraços a todos!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito