Emília na Grécia

Santorini (foto: Emília Fernandes)
Santorini (foto: Emília Fernandes)

Existem duas maneiras de blogar uma viagem. Uma é no calor (e na pressa) do momento, quando o blogueiro sacrifica uma ou duas horas do seu dia para fazer uma polaroidezinha daquela etapa.

A outra maneira é depois de voltar, e devagarzinho. É bom para todo mundo: o blogueiro pode saborear a viagem de novo, e o leitor tem o panorama completo.

A querida Emília Fernandes é uma mestra do slow-blogging de viagem. A série de posts sobre as ilhas gregas n’A Turista Acidental está magnífica. E, no final das contas, o timing é perfeito: aposto que tem muita gente aí começando agora a planejar sua viagem pelas ilhas no ano que vem :mrgreen:

Rodes (foto: Emília Fernandes)
Rodes (foto: Emília Fernandes)

Você pode entrar na categoria Grécia ou começar pelos lugares que mais lhe interessem:

Atenas: Reconhecimento de terreno

Acrópole: Verdadeiros clássicos

Ágoras: Devaneios privados em espaços públicos

Raspa do tacho

Delfos: A pitonisa leu o meu destino

Meteora: Cadê o sol que estava aqui?

Milos: a primeira ilha grega a gente nunca esquece

Milos: vilarejos mil

Velejando em Milos

Santorini: É tudo verdade

Santorini: No centro da caldeira

Santorini: Aqui, ali e em toda a ilha

Mikonos: sem balada

Delos: No centro do mundo

Mikonos: Um guarda-sol para chamar de meu

Rodes: Para voltar um dia

Rodes: Perdida na cidade antiga

163 comentários

Olá, passarei somente 3 dias em Atenas e gostaria de visitar somente uma ilha pq eu vou em janeiro.
A pergunta é: Quanto tempo de ferry a Mikonos?
E quanto tempo de ferry de Atenas até Santorini?
Qual das duas consigo eu aproveitaria melhor para passar 1 dia mesmo sendo no inverno?
Obrigada.

Ivy

    Olá, Ivy! Desencane de ir às ilhas no inverno, você vai perder seu tempo e seu dinheiro. Pouca coisa estará funcionando, o tempo estará chuvoso e sombrio, você não voltará com as fotos esperava encontrar.

Olá, Bóia, estou comecando a planejar uma viagem com minha mãe e minha filha, para junho do ano que vem (2014). Já comecei agora, pois a minha filha vai ter nessa época 1 ano e 8 meses, mas é muito esperta! Gostaríamos de ir para a Grécia e ilhas gregas, Franca e Itália… fico ainda na dúvida pela idade dela! O que me aconselha em fazer, gostaríamos de ficar no máximo 20 dias, sei que tenho que enxugar o máximo o roteiro, ainda mais indo com uma crianca! Me ajude, obrigada!

    Olá, Ana Carolina! Com bebê, planeje uma viagem lenta, com 4 a 5 dias em cada escala. Quem vai ditar o ritmo é o bebê.

    Obrigada Bóia, vou tentar enxugar ao máximo o roteiro para fazer as coisas sem pressa! Outras dúvidas que tinha foram esclarecidas em outros comentários! Obrigada a todos!!

Boia, estou planejando as minhas ferias em setembro. O roteiro que pensei e Atenas (2 noites), Mikonos (3 noites), Santorini (3 noites), Capadocia (2 noites) e Istambul (5 noites). Vc acha que este roteiro nesta ordem esta legal?. Qual a sugestao de locomacao entre os locais?

    Olá, Neyde! Pense em três dias para a Capadócia, o primeiro vai ser perdido em deslocamento. Elimine uma ilha. Aumente um dia em Istambul e divida a estada em duas, uma vindo de Atenas e a segunda voltando da Capadócia.

    A sugestão da Boia é muito, mas vou dar opinião em cima da minha experiência. Eu e minha namorada fizemos exatamente essas 5 cidades quase na mesma ordem e na mesma duração. Gostamos e curtimos bastante, apenas inverteria a ordem dos países. Fizemos a Grécia 1º e depois a Turquia. Nas Ilhas curtimos muito as praias, passear a noite e jantar mais tarde. E na Turquia como havia muitos locais interessantes para visitar andamos bastante. Por isso sugiro a começar pela Turquia, primeiro você anda bastante, vê os templos, mesquitas, museus e depois, se for o seu objetivo você curte as praias e descansa do primeiro trecho da viagem.

Obrigada!!!É a conclusão que cheguei, nunca fui fã de cruzeiros, mas sempre liguei Ilhas Gregas a cruzeiros, quando comecei a pesquisar sobre esta viagem que vou fazer fui vendo os roteiros dos navios e pesquisando os locais, realmente acho melhor fazer menos ilhas e explorar mais. Vou seguir sua dica.

Vou para Istambul em Setembro, pretendo ficar 5 dias e depois conhecer as Ilhas Gregas,comecei a planejar minha viagem pensando em fazer um cruzeiro para conhecer as ilhas, mas não estou certa se esta é a melhor opção, acho que vou perder tempo e não vou conhecer direito. Gostaria de saber quais são as ilhas imperdíveis e como me locomover se a minha opção não for um cruzeiro.

    Olá, Úrsula! De Istambul para as ilhas gregas mais famosas você teria que ir primeiro a Atenas, para então voar a Mikonos ou Santorini ou outra ilha.

    Na Turquia você teria que voar até Marmaris e pegar um ferry a Rodes, ou ir a Bodrum e pegar a lancha para Kos.

    Obrigada pela dica, já comecei a me situar se for fazer de avião e ferry. O que acha da opção de fazer de navios? Vi alguns que saem de Istambul como o Seabourn que são navios menores, mas a minha maior dúvida é se vai dar para curtir a viagem ou vai ser melhor por não ter que ficar fazendo e refazendo malas.

    Olá, Úrsula! Cruzeiros satisfazem os que querem apenas uma visão superficial de várias ilhas. Caso você queira aproveitar a vida noturna e tudo o que o lugar oferece, escolha uma ilha apenas e fique nela 3 ou 4 dias.

Irei para as Ilhas Gregas em agosto desse ano e o trecho entre Santorini e Mykonos farei de barco, em razão do melhor preço comparado a passagem aérea. Estou tentando comprar pela internet, na Sea Jets, mas após colocar meus dados de contato e os dados do cartão de crédito, aparece uma mensagem de erro informando que não é permitida a transação “a titular”. Fiquei em dúvida acerca da possibilidade de comprar daqui do Brasil. Alguém já comprou passagens de barco online nessa companhia? Alguém tem alguma outra companhia para indicar? Quanto aos trechos de Atenas para Santorini e, após, de Mykonos para Atenas ficaram com melhor preço através da companhia aérea Aegean.

    Olá, Maira! Compartilhamos sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi Maira,
    Fiz o trecho inverso (Mykonos x Santorini) ano passado em setembro via ferry. Fiz a compra no site da Hellenic Seaways (www.hellenicseaways.gr). Fiz a compra aqui do Brasil com cartão de crédito internacional e não tive nenhum problema. Não sei se a diferença de preços e horários é grande, mas caso não consiga no Sea Jets tente nesse. Os vôos da Aegean para as ilhas são bem tranquilos. Como você vai na alta temporada, quando for voltar para Atenas, tente chegar no aeroporto um pouco antes do horário indicado, pois os aeroportos são pequenos e ficam lotados. Você fará o check-in e despacho de malas com mais tranquilidade.

    Maira,

    Quando estive na Grécia tive um problema semelhante.
    Às vezes a sequencia de ilhas x datas não libera a compra. Dependendo da sua disponibilidade, tente inverter a sequencia de ilhas,ou como bem apontado pelo André, altere para a Hellenic Seaways. Eu mesmo acabei indo por uma e voltando pela outra por conta disso.
    Meus pais acabaram de sair da Grécia e fizeram tudo de avião, parece que foi bem tranquilo e os preços não são tão mais altos dependendo da época do ano. Talvez no seu caso (agosto) saia mais caro sim.

Oi pessoal.

Vou para a Grécia dias 30 de maio até 6 de junho. Vou ficar 30 e 31 em Atenas e depois aprto para as ilhas. Vi algumas opções de locomoção mas achei bem mais em conta usar os hidrofólios rápidos (site: http://www.directferries.co.uk). Meu interesse maior é Milos, Santorini e Mykonos (talvez com a Hellenic ferry). Minha dúvida é se os planos de dias que tenho, que são pouco, daria para fazer isso:
30/05 a 01/06 Atenas
01 e 02/06 Milos
02 a 04/06 Santorini
04 a 05/06 Mykonons.
De acordo com o as tabelas dos ferries rápidos sim. Mas não sei se seria pouco tempo em Mykonos e Milos…
E também gostaria de saber se é confiável a tabela dos ferries.

Obrigada!

    Olá, Renata! Pense que cada dia de deslocamento será um dia mais ou menos perdido, devido aos procedimentos de check-out, check-in e aos horários dos ferries. O melhor seria reduzir o número de ilhas para duas, para ficar pelo menos 3 noites em cada uma.

Olá Bóias e Trips!

Estou há dias pesquisando sobre Grecia e Italia, mas nao consigo ter certeza se estou na direcao certa.

Farei uma viagem de 25 dias por Italia (7 dias – Roma + Florença) + Grecia (10 dias, sendo 3 em Atenas + ilhas) + França (7 dias em Paris e arredores). Estou fechando a compra da passagem e ainda estou com muitas duvidas na logistica.

A principio a parte aéra ficou assimÇ RIO-ROMA-ATHENAS-PARIS-RIO

Faz sentido?

    Ufa !!! Obrigada!
    Imagina pagar a passagem e so depois descobrir que o roteiro ta errado? Meu dinheirinho agradece, rs

    Daniela, tbm quero fazer esse roteiro, estou comecando a planejar a viagem agora, mas só vou ano que vem, pois tenho um bebê! Planejamento nunca é demais! Se vc pudesse me passar um pouco da sua experiência desse planejamento ou até mesmo da viagem em si, qualquer dica é válida! Te agradeco muito!! obrigada!

Olá! Estou indo para a Grecia na minha lua de mel em julho. Comprei todas as passagens aéreas e hoteis. Mas não sei como fazer para comprar os tickets para o trajeto Mykonos-Santorini por ferrys. Pela internet não consigo comprar. É muito cedo? Consigo comprar na hora ou é arriscado?
Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.