Foliões e foliãs: qual é a boa do Carnaval?

Bloco no Rio de Janeiro

Esse ano o Carnaval acontece coladinho com o Ano Novo. Aqui no Rio de Janeiro, isso significa que desde o Réveillon o calendário da cidade está fervendo de eventos pré-Carnavalescos. Nas quadras, as escolas de samba vão esquentando os tamborins. Os blocos, além dos ensaios em praças e parques, já começam a tomar as ruas com os primeiros desfiles.

Nesta semana, o destaque absoluto da programação pré-Carnavalesca no Rio é o Timoneiros da Viola, bloco que desfila por Madureira e Oswaldo Cruz no domingo. A concentração está marcada para meio-dia pertinho da estação Oswaldo Cruz da SuperVia (é só pegar o metrô até a Central do Brasil, e de lá o trem da linha Deodoro até Oswaldo Cruz). Serão homenageados este ano Nelson Sargento, Elton Medeiros e Paulinho da Viola, que já confirmou presença e tudo. Os Timoneiros foram eleitos o melhor bloco do Carnaval carioca em 2012, e o repertório mais uma vez traz obras de grandes compositores como Noel Rosa, Cartola, Nelson Cavaquinho e, claro, Paulinho da Viola. Programão.

Na Zona Sul, no mesmo dia 3, saem os Gigantes da Lira — com palhaços e equilibristas em perna-de-pau, super lúdico e família, apesar de sempre muito cheio. O desfile acontece a partir das 10h, na Rua General Glicério, em Laranjeiras.

Nas praias, o bloco Chora, Me Liga leva música sertaneja (é isso mesmo) ao calçadão do Posto 6, em Copacabana, a partir das 11h. Às 16h tem Empolga às 9 nas areias de Ipanema, em frente à Rua Joana Angélica. Público esperado: 10 mil pessoas em cada.

Para quem gosta de Carnaval mas também adora sossego, a melhor aposta do fim de semana é o Rio Pandeiro, um bloco parado que toca vários ritmos brasileiros na simpática Praça São Salvador (em Laranjeiras, mais para os lados do Flamengo). A apresentação acontece no sábado, dia 2.

A partir do dia 8, é bloco que não acaba mais. Sargento Pimenta, Orquestra Voadora, Sassaricando, Céu na Terra, Bangalafumenga… há uma infinidade, para todos os gostos e públicos. Tenho a impressão de que o Carnaval de 2013 no Rio de Janeiro vai bombar como nunca antes, portanto recomendo a quem vem de fora que se informe bem direitinho antes de escolher em quais blocos cair na folia. O site do Jornal O Globo tem uma busca super bacana por bairros e turnos (manhã, tarde, noite), mas só esta tabela divulgada pelo jornal O Dia tem um dos detalhes mais importantes: estimativa de público.

Por que isso é importante? Porque a sua tia pode ter falado várias vezes sobre o Carnaval inesquecível que passou pulando no Cordão do Bola Preta na década de 80, mas certamente naqueles tempos o público era bem, bem menor do que os 2 milhões de pessoas esperados para o desfile deste ano. (Para quem quiser encarar, o Vagner tem uma dica para fugir do tumulto.)

Eu, particularmente, prefiro os blocos pequenos e médios, fora do circuito Leblon-Ipanema-Copacabana. O Maracangalha, pequenininho, pelas ruas do Humaitá, é meu bloco do coração e está sempre sossegado. Entre os mais cheios, gosto do Carioca da Gema, na Lapa, pela ótima música, e do Cordão do Boitatá, no Centro, onde o pessoal costuma caprichar nas fantasias. Na quarta-feira de cinzas, o Me Beija Que Eu Sou Cineasta me parece sempre a melhor maneira de fechar a folia, com uma baguncinha na Praça Santos Dummont, na Gávea.

Pensa que acabou? No fim de semana seguinte ao Carnaval ainda tem os superpops Quizomba e Monobloco. Haja disposição!

Você mora no Rio, Salvador, Recife, Olinda, Porto Seguro, Fortaleza, Maceió, João Pessoa, Florianópolis? Qual a boa do Carnaval e do pré-Carnaval na sua cidade? Que trios, blocos, bandas você recomenda?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter – @viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter – @riqfreire

Visite o VnV no Facebook – Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por email – VnV por email


29 comentários

Aqui em João Pessoa o melhor do Carnaval acontece na semana pré.

Quinta passada foi a abertura com Alceu Valença no Ponto de Cem Réis. Sexta foi a vez do bloco Picolé de Manga com Daniela Mercury.

Nesta quarta tem as Muriçocas de Miramar com Elba Ramalho e mais 19 atrações (frevo, samba, axé, reggae, maracatu e pop). Espera-se 300 mil foliões neste que é o 27º desfile do bloco mais tradicional de Jampa (wwwpontomuricocaspontocompontobr).

OI Ricardo/Bola!
Procurei linck sobre Parati ou Trindade e não achei, por isso estou neste para pedir para que entrem no meu blog para ver meu post sobre Trindade, um paraíso no Rio descoberto mais pelos gringos que pelos brasileiros.
Já tive no viajosfera com meu post da Chapada.Obrigada.
https://meuslugaresespeciais.wordpress.com/

Boa dica Juliana.
Adoro o lance da brincadeira, todo mundo virando criança. Infelizmente dá medo da bagunça.
Estou querendo ver uns dois dias de carnaval em São Luiz do Paraitinga. Alguém recomenda?
Abraços

Amo Carnaval e na infância ir aos bailes no interior de SP era o máximo! Infelizmente os clubes foram diminuindo sua programação … Já passei na praia (Buzios e litoral norte de SP) o que nao recomendo para quem ama carnaval (nenhuma marchinha tocando, rs). Já fui mais de cinco vezes ao RJ. Parei de contar, mas já desfilei, assisti, curti blocos de rua e até bailes. Ano passado dei um basta. O carnaval do RJ, o de blocos de rua, cresceu muito! Blocos em que vc curtia tranquilamente, ouvia o carro de som, etc, hoje ocupam quarteirões! Todo este movimento torna tudo muito difícil. Não gostei ano passado e vou levar muito tempo a voltar. Passei ainda 2 carnavais em SP. Desfilei e fui nos blocos da Vila Madalena, que lembram o clima do RJ de alguns anos atras! Adorei e recomendo!!! Este ano vou ver o desfile de SP no camarote e depois Vila Madalena, especialmente no Vai quem quer que sai todos os dias da praça Benedito Calixto. #ficaadica

Aqui em RECIFE/OLINDA temos tanto as prévias grátis (nos bairros do Recife e nas ladeiras de Olinda) quanto os bailes nos clubes. E nada de achar que os bailes são somente para um público específico, tem tanto baile para os que gostam do axé da Bahia como o tradicional municipal (os ingressos acabam rápidos) como os Bailes que reúnem jovens que querem tirar onda com a política. Sobre os grátis nas ruas e ladeiras é só acompanhar as orquestras de frevo e os tambores do Maracatu (além de olhar no site de carnaval de PE).

Amo Carnaval no Rio (já perdi a conta) ou na Bahia (Salvador 3 vezes, Arraial da Ajuda 1). Mas fico doída do meu bloco do coração ter crescido tanto – até o horário dele que era algo mega escondido, hoje já sai em jornal ou blog: Empolga as 9. Fui a 7 desfiles, no penúltimo comecei a acompanhar ali da frente da Henrique Novaes e só consegui atravessar a Real Grandeza. Quero mais é que tenham muitos blocos por aí no horário para eu poder ir rsrrs

Sobre SALVADOR, o que eu tenho pra acrescentar a tudo que é dito é que o Carnaval da cidade vai muito além da axé music, diferente do que muitos pensam. No Pelourinho tem carnaval das antigas, muito procurado por familias e terceira idade. Há o Palco do Rock, onde os que curtem Rock também podem se divertir no feriado.

Além disso, se você sair do circuito da folia, nem vai perceber que é Carnaval.

A cidade fica intransitável e lotada em regiões bem definidas. Os restaurantes funcionam, shoppings e cinemas também.

Os blocos mais importantes do Rio de Janeiro ficaram de fora desta seleção. Nesta semana, o destaque absoluto da programação pré-Carnavalesca no Rio é o Simpatia Quase Amor que, desde o ano de 1985, desfila no sábado pela orla de Ipanema até o posto 10. Outro de pessoas jovens animadas e fantasiadas é o Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, e o Cordão do Boitatá há muitos carnavais deixou de ser médio, para o desfile de domingo pode esperar mais de 20.000 foliões.
Em 2011 o Bloco Céu na Terra conquistou o prêmio do Jornal O Globo de “Bloco mais colorido do carnaval carioca”

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito