Escondidinhos de Natal

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça-feira no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Prainha de Pirangi

Nenhuma capital do Nordeste cresceu tanto com o turismo quanto Natal. Os visitantes, contudo, parecem movimentar-se sempre pelos mesmos lugares e nos mesmos horários. Pois bem: longe da Via Costeira, ou na contramão dos turistas, ainda se encontram lugares onde dá para curtir uma Natal diferente.Venha comigo descobrir essas delícias escondidas.

MANARY

Escondidinho do Manary

É tão discreto que você pode passar por ele, no calçadão de Ponta Negra, sem se dar conta de que aquele muro guarda o melhor hotel de Natal. Mesmo que você não esteja hospedado, marque um almoço ou jantar à beira da piscina – e comece provando justamente o escondidinho (pode ser o tradicional ou o de bacalhau). Aproveite os tratamentos do recém-inaugurado spa Amana – experimente o tatame de microsseixos (manary.com.br; desde R$ 447).

 

PRAINHAS

Camurupim

O litoral imediatamente ao sul de Natal —  já no município de Parnamirim — reserva praias que não estão escancaradas para a estrada e, por isso, passam despercebidas pelos visitantes. A mais bonita delas é a Prainha de Pirangi, na ponta norte do bairro. Ignore os prédios residenciais às suas costas e deslumbre-se com a vista para as dunas e a Barreira do Inferno. (Para chegar, faça o retorno para pegar a pista em direção a Natal, passe o restaurante Paçoca de Pilão e entre à direita na rua do boteco Comeu Morreu; depois, pegue a segunda ruazinha à esquerda). Outra praia escondidinha do sul é Camurupim. Fica logo depois da Barra de Tabatinga, protegida da estrada por casas de veraneio. Estacione perto da pousada Porto Parus e mergulhe na gostosíssima piscina natural represada na maré baixa.

DUNAS NO CONTRAFLUXO

Ginga com tapioca

É praxe: em Natal todo mundo acorda cedo, pega um bugueiro e vai para as dunas de Genipabu. Quer fazer um passeio muito melhor? Espere até a tarde. Saia de Natal às 14h30, direto para as dunas fixas; curta o visual da Lagoa de Genipabu lá de cima. Programe com o bugueiro a chegada às dunas móveis lá pelas 16h. A luz vai incidir no ângulo mais bonito – e você vai se sentir o dono das dunas. Antes de voltar, passe no Mercado da Redinha, debaixo da ponte nova: procure a barraca de Dona Lurdes e experimente a tapioca recheada com ginga – um delicioso peixinho frito. Você não queria emoção?

LAGOAS DO SUL

Lagoa do Carcará

Enquanto todo mundo vai apinhar as lagoas do norte – entenda-se: aerobunda e esquibunda -, a Lagoa do Carcará, no sul, rodeada por mata, fica sossegada (mas só de segunda a sexta; no fim de semana, os natalenses invadem). Outro programa sem multidões é o passeio de lancha pela Lagoa Guaraíras, terminando na praia de Tibau do Sul.

 

 

MARACAJAÚ NA CERTA

Parrachos

Os parrachos (corais) de Maracajaú são os mais ricos da costa nordestina. Para pegar a água cristalina, vá em época de lua cheia ou nova, num dia em que a maré baixa ocorra perto do meio-dia. Cacife o passeio de lancha; é bem mais civilizado do que o de catamarã (em vez de ir e voltar com a tropa toda, você vai num pequeno grupo e pode escolher entre vários horários para voltar).

 

 

PRAÇA DAS FLORES

Da Camilla

A vida noturna dos visitantes é na Ponta Negra, mas os natalenses continuam gravitando pelos bairros centrais de Petrópolis e Tirol.

Nesta simpática pracinha de Petrópolis você pode curtir a noite sem turistas — nem as moças que andam atrás deles.

Beba no bar Jobim (número 756) e jante no bistrô Da Camilla (número 736).

225 comentários

Ricardo o que vc me diz dos hoteis : Mirador flat, Vip praia e o praia azul. Dos tres qual o seria o melhor na sua opiniao

    Não tenho como saber, Lucyellen. Não me hospedei em nenhum deles. Recomendo pela localização: Ponta Negra é mais simpático e tem uma praia melhor do que Via Costeira.

Viajo p natal em agosto. Mais estou muito indecisa com relaçao ao Hotel. Vip praia, Pontalmar,Mirador flat. Gostaria de ficar em um lugar com bom acesso a restaurantes, ferinhas…que fosse bem localizado. O que vc me diz?

Estou indo pela primeira vez para Ponta Negra, Natal. Vou ficar no Marítima Flat Hotel.Você conhece? Pode me dar alguma informação sobre o mesmo? Li algumas informações negativas. Fiquei preocupada em não ter escolhido bem o hotel.

    Não tenho informações rcentes, Beatriz. O hotel é bonito e a decoração é moderna, com um terraço muito bacana; a localização, Ponta Negra, para mim é a melhor de natal.. Durante um tempo fez parte da rede Dorisol. Se você for, por favor dê seu depoimento aqui na volta.

Sigo pra Natal logo depois do feriado. Minha primeira intenção é seguir logo para Maracajau, passar 2 dias e de lá para Galinhos. Não consegui me localizar bem geograficamente: de Galinhos é fácil fazer os passeios para as demais praias? O que ainda é mais ‘selvagem’? Fujo de muvuca… Vale a pena alugar um carro se ficarei uma semana baseada em Galinhos? obrigada, seu site é dez.

    Galinhos é pra ficar em Galinhos, não dá pra fazer passeio nenhum a partir de lá, a não ser pras dunas e salinas ali perto.

    Maracajaú é só pra fazer o passeio aos parrachos; a praia é feia.

Ricardo, pessoal.
Bom dia, estava pesquisando na net pousadas, hoteis, flats em Natal e me deparei com este link, que achei excelente pois tem as perguntas, opinioes e orientaçoes dadas em forma clara e objetiva.
Por isso, gostaria de receber sua opiniao referente ao “Encanto Flat” que fica em Ponta Negra, sei que esta afastado da praia (temos que caminhar), pelas fotos me parece um bom lugar para ficar por 25 dias e com um valor que a gente pode pagar, pois com a minha esposa pretendemos ir morar lá e “chutar o balde” para nos dedicar a algo proprio e que gere renda e possamos gerar algum emprego.
Entao, fico aguardando sua importante ajuda e sei que, pelo que temos lido, visto e escutado, vamos viver felices em Natal.
Obrigado,
Fernando

    Indo na baixa temporada e com tanto tempo assim para ficar, você pode reservar as três primeiras noites e usar esses dias para procurar o flat do primeiro mês.

Ricardo,

No próximo dia 18/04 embarco para Natal e espero que seja uma ótima viagem. Já peguei várias dicas citadas por aqui e acho que irão fazer a diferença. No entanto, entre os passeios sugeridos pela empresa e turismo há dois passeios que estou em dúvida Barra do Cunhaú e Baía Formosa. Se realmente for necessário optar por um dois dois, qual seria o sugerido.

obrigada.

Martha

    São dois passeios interessantes de fazer a partir de Pipa. Ir e voltar de Natal todos os idas para fazer esses três lugares é muito chato.

Em Pipa, a minha dica é a pousada Thalassa, muito encantadora, foi inaugurada no ano passado, tudo novinho e decoração muito esmerada, acima da média.

Estive em Natal neste mês e fiquei hospedada no mirador flat https://www.miradorflat.com.br/, achei a localização excelente e um ótimo custo x benefício (diárias a R$ 160,00). Não gostei de Natal, estive lá há cerca de dez anos e achei tudo muito pior, muita muvuca…Acho que tb contribuiu para essa má impressão o fato de ter estado antes na Paraíba, que me surpreendeu, com praias fantásticas e muito limpas. também estive em Tibau do sul e gostei muito mais que Natal, imperdíveis em Pipa/Tibau são o pôr do sol na creperia Marinas, a prainha no trecho do encontro da lagoa Guaraíras com o mar, a praia do Madero e os restaurantes Panela de Barro e Tapas.

    acho que voce dve esta enganado, pois pelas minhas pesquisas, Natal é uma cidade maravilhosa, não se compara nunca com João pessoa, acredito que voce tenha algum problema,

Caro Ricardo,

Suas dicas são ótimas.
Ficarei 4 dias em Natal com minha esposa e mais um casal de amigos. Após isso 3 dias em Tibau do Sul. Que recomenda como imperdível tendo esse tempo?
Obrigado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito