Como não se perder numa estação de trem na Europa 1

Como não se perder numa estação de trem na Europa

Estação de trem na Europa

Para quem nunca viajou de trem, uma estação de trem na Europa pode ser um lugar intimidante. Mas é só falta de costume, mesmo (e de manual de instruções). Estações de trem têm uma dinâmica diferente de aeroportos ou mesmo rodoviárias — mas se você mantiver a calma, vai ver que é tudo bastante intuitivo. Na primeira vez, chegue com meia hora de antecedência, e você vai ver que não tem segredo. Para te ajudar, aqui vai o passo a passo da minha mais recente viagem (foi ontem, entre Frankfurt e Würzburg, na Alemanha).

Chegando à estação de trem

Estação de trem na Europa

As estações de trem das grandes cidades (e certamente a sua primeira estação de trem será a de uma grande cidade) têm grandes painéis eletrônicos no saguão principal, semelhantes aos painéis dos aeroportos. As saídas dos trens, ordenadas por horário, trazem as principais paradas intermediárias, o destino final e a plataforma de embarque.

Estação de trem

Eu estava indo para Würzburg no trem das 12h21. Achei o trem no painel, vi que a minha plataforma era a 9 e aprendi que o trem tinha como destino final Viena.

Estação de trem: na plataforma

Estação de trem na Europa

Sabendo o número da plataforma (se você comprou passagem para um horário específico, é provável que o número da plataforma conste até no seu bilhete), basta se dirigir para lá. É como achar um portão de embarque no aeroporto. A diferença é que, na maioria dos trens, não há ninguém para controlar o check-in. (Trens como o Eurostar entre Paris e Londres, o Thalys entre França, Bélgica e Holanda e os AVE espanhóis, porém, requerem identificação e passagem de bagagem pelo raio X.)

Estaçãode trem na Europa

Já está na plataforma certa? Se você quiser, pode conferir outros detalhezinhos.

Estação de trem na Europa

As plataformas costumam ter cartazes amarelos e brancos informando todas as partidas e chegadas do dia. Os cartazes que interessam a quem está embarcando são os AMARELOS, de partidas. (Se você só vir cartazes brancos, procure no verso do painel: ali estarão os amarelos.) Os trens estão ordenados por horário; todos os trens que passam na estação estão listados.

Estação de trem na Europa

Identificando o seu trem, você fica sabendo os horários das principais paradas intermediárias e pode reconferir seu horário de chegada. No meu caso, Würzburg: 13h31.

Esses cartazes amarelos também são uma mão na roda em baldeações: quando você desce de um trem, pode consultar o primeiro cartaz amarelo. Basta ir direto no horário do seu próximo trem, e já verá a informação da plataforma, sem precisar gastar o seu inglês com ninguém.

Estação de trem na Europa

Outro cartaz útil que costuma haver nas plataformas é o diagrama da composição dos trens que passam naquela plataforma. Novamente, os trens estão ordenados por horário. Você localiza o seu trem e já vê onde embarcar na primeira classe ou na segunda classe: se na zona A, na zona B, na zona C, D ou E da plataforma. Caso você tenha reserva de assento, procure o seu vagão pelo número.

Estação de trem na Europa

Eu não tinha reserva, apenas um passe de 1ª classe. (Na Alemanha, na Suíça, na Áustria e na maioria dos trens da Holanda e da Bélgica não é necessário ter reserva de assento para embarcar, somente a passagem válida para o dia e o trecho.) Vi que os vagões de 1ª classe estariam à altura da zona B, e já fui para lá.

Estação de trem: ao embarque!

Estação de trem na Europa

Quando o trem chegou, conferi se o vagão era de 1ª classe, subi, e já garanti a primeira poltrona livre (o visorzinho acima do assento informava que o lugar estava reservado entre Würzburg e Viena; como eu ia descer em Würzburg, estava beleza).

Mas caso você chegue esbaforido, tenha reserva de assento mas não tenha tempo para procurar seu vagão antes de embarcar, não se preocupe: suba no trem em qualquer vagão e procure o assento por dentro. Todos os vagões são interligados. (Mas só acomode suas bagagens quando encontrar o vagão certo. Os trens podem se desmembrar durante a viagem, e você não vai querer que sua bagagem vá para outro destino.)

Tem reserva de assento? Veja como encontrar o seu lugar

Estação de trem na Europa: com reserva

Já comentei sobre isso mais acima, mas aqui vai ilustradinho o procedimento quando você tem reserva de assento. É provável que já conste da sua reserva o número da plataforma (a minha, neste trem entre Munique e Berlim, era a 23). O seu assento reservado vai estar descrito com o número do vagão (veja ali: é o 27) e da poltrona (é a 11).

Estação de trem na Europa: número do vagão

Todos os vagões são identificados por fora com o seu número. É só passar o trem em revista e uma hora você acha o seu. Olha o meu aí: 27.

Estação de trem na Europa: assento

Então é só achar a sua poltrona. Se o trem for moderno, sua reserva vai estar devidamente anunciada no painelzinho acima da poltrona.

reserva3

Reservado entre Munique e Berlim. Esse lugar é meu, ninguém tasca, eu reservei primeiro.

Gute Reise!

Ricardo Freire viajou à Alemanha a convite do Centro de Turismo Alemão.

Leia mais:

72 comentários

Olá ,vou pegar o trem Paris -Londres ,já comprei o bilhete pela internete ,já estou com o cartão de embarque com código de barras ,minha dúvida é referente à imigração ,como devo fazer ??? A aonde deve ir para fazer a entrevista ???

    Olá, Laila! É só seguir as placas de embarque, você naturalmente vai passar pela imigração.

Boa tarde, parabéns pelas informações, tenho uma pergunta pra vc, onde fica a estação de embarque para Stuttgart, no aeroporto de Frankfurt? Não conheço o aeroporto, e gostaria de algumas orientações. Desde já obgda

    Olá, Consuelo! A estação de trem é ligada ao aeroporto e bem sinalizada. O painel da estação indicará a plataforma de saída do seu trem.

Olá. E sobre passar a madrugada na estação? Tranqüilo? Tem uma baldeação de 5h…

    Olá, Lenon! Reserve um hotel em Zurique e siga num trem a Stuttgart mais tarde na manhã seguinte. Não passe noites em claro na Europa. É inseguro e abre a porta do organismo para você adoecer e estragar a sua viagem.

Olá, muito interessante a matéria. Eu estarei viajando de GN a ST e depois de ST a PA. No entanto será a noite. Sai de Genebra 21:12 É chega em Stuttgart 8:30 ou coisa parecida. O que tá pegando é a baldeação. Em zurique estaremos esperando por aproximadamente 6h um outro trem. Minha divida é se é problemático passar a madrugada na estação. Vai estar movimentada? É seguro? Pode sair da estação? Bancos para dormir? Ou algum tipo de alojamento?

Fiz uma viagem recente num trem da DB de Frankfurt para Munique e minha passagem não era de primeira classe. Seu passo a passo está perfeito, ocorre que no meu caso ,julguei ao entrar no trem ,que poderia ter comunicação em todos os carros e tinha comprado lugar e carros marcados, porém o trem iria sofrer separação em alguma cidade e tinha duas ou três máquinas no tem inteiro , e dei o azar de pegar um carro que não comunicava com o meu carro
No início da viagem foi bem desagradável pela falta de informação do fiscal , mesmo recorrendo a uma pessoa que falava alemão , (porque ele não falava inglês, ), eu perguntava onde estava meu carro porque havia percorrido todo o trem que possuía comunicação, e meu carro não aparecia, e ele dizia que estava do outro lado, e que mesmo que eu tentasse na estação seguinte efetuar a troca não teria tempo hábil, porque a reserva garante apenas 15’ da estação que vc comprou.
por orientação dele eu poderia sentar em qualquer daquelas poltronas ,porque a maioria dos viajantes compram poltronas sem lugar marcado por ser mais barato, e apesar de ter pago por um lugar marcado, ele só garante essa prerrogativa por 15’, e a estação seguinte passaria desse tempo, sem contar que o trem era enorme e muito provavelmente eu não conseguiria correr com a bagagem até o lugar.
Não sei se meu relato ajudará alguém , porém quero complementar , o que aprendi :
há ainda na plataforma , o modelo do trem que irá embarcar com as numerações dos carros e as máquinas que ele possui que fica num vitral na plataforma de embarque , a partir dessa observação , é possível ao passageiro ficar na plataforma próximo ao carro que irá embarcar . Como eu não sabia dessa informação passei todo esse desconforto .

Olá, td bem? Comprei passagem de trem pela DB(Munique HBF > Paris) para novembro/18. Consegui fazer a reserva do primeiro trem, mas de Stuttgart HBF para Paris a reserva foi automática. Não consegui reservar, mesmo o bilhete sendo para 1ºclasse. É assim mesmo?

Outra coisa, só fiz a compra em meu nome, mesmo indo com a minha esposa, o site da Bahn não deu o link para inserir o nome do meu acompanhante. Bem estranho isso né! Revisei milhão de vezes e não vi como inserir dados do meu acompanhante. Estranho, não?

    Olá, Lucas! Entre no site da DB e selecione a função “Reserve seat only”. Faça a busca do trem Stuttgart-Paris exatamente no horário em que vale a sua passagem e compre as duas reservas. Nâo tem problema só ter o seu nome.

Qual a diferença quando pesquiso passagem de trem e tem a descrição 3 mudanças ou 4 transbordos ?

    Olá, Bia! Me parecem sinônimos. Normalmente uma viagem com tantos transbordos é uma viagem que não deve ser feita de trem, e sim de avião.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.