Europa A-Z

Este índice leva a todos os posts já publicados de cada destino, em ordem cronológica inversa. Os destinos em MAIÚSCULAS já têm fichas organizadas.

 

1752 comentários

Riq,
Estou planejando uma viagem com minha avó e minha para comemorar o aniversário de 80 anos de minha avó. O lugar já foi escolhido por ela: Portugal. Pensamos em Lisboa, arredores, Fátima e Porto por 10 dias. Só estamos com um pouco de dúvida quanto a época: Junho ou Setembro. O que sugere? A temperatura é muito quente em Junho?
Obrigada pela ajuda!!
Um abraço. Thaís

    Oi Thaís, a viagem vai ser maravilhosa e acho que,setembro vcs aproveitariam mais. Os meses de junho e julho sao muito quentes.Em setembro a temperatura diminui um pouquinho e para andar por tudo que vcs querem conhecer fica mais prazeroso! Divirtam-se!!! Abraços

Eu e o meu marido estamos programando ir em 24/03 a 13/04/2011 para Londres-Paris-Italia, comemorando 25 anos juntos, gostaríamos de sua ajuda, primeiro saber se é tranquilo para entrar na Europa ou tem algo para preocupação?(exemplos: visto, doctos, compras em geral) e se o roteiro esta legal…Como temos tempo para programar, aceito todas as sugestões…

Bom dia Riq,

Estarei em Paris, Itália (milhões de cidade) e Lisboa daqui uns dias. Como faço ligação telefônica para o Brasil de maneira barata? Na Europa tem aqueles locutórios como em Buenos Aires?

Grata….Karina

    Tem cartões telefônicos que você compra em banca de jornais e usa em orelhões. Ou pode usar VoIP em cibercafés. Ou levar um smartphone e usar Skype em ambiente wifi.

Estou começando a pensar nas férias de 2011.
O clima de outubro é melhor para ir à California ou à Europa (Paris + Amsterdam + 8dias em algum lugar ainda não definido)?
Obrigada!

    O clima na Califórnia é sempre melhor do que na Europa. Na Europa são desconfortáveis o inverno (dezembro-março) e o altíssimo verão (julho/agosto na Europa do sul).

    No mês de outubro, na Europa, ainda nao está aquele frio congelante. Principalmente na Itália, o clima é bem agradável. Até na Alemanha, mas ao norte do país, é muito bom viajar nesta época.O calor forte do verao nao existe mais e o frio intenso do inverno ainda nao chegou! Boa viagem!!!

    Vcs acham que dá pra ir à Grécia em outubro ou já é muito frio? E a Croácia?
    Muito obrigada!

    Infelizmente não tenho essa opção de escolha, Riq!
    Minhas férias já foram marcadas para outubro.
    Obrigada!

    Angela, Ricardo,
    Estou pensando em ir pra Alemanha, Belgica, Holanda, Polonia. Tô me decidindo se vou em maio ou outubro no ano que vem… Já vi que outubro é mais friozinho, mas e chuva?
    Dei uma olhada no travel-whether, parece que as duas épocas tem quase a mesma possibilidade de chuva. Qual o “feeling” de vocês? 🙂

    Obrigada!
    Camila

    Olá Camila, maio, para mim, é a melhor época para vir para cá. O inverno rigoroso já passou e ainda nao tem aquele calorao!! Quanto a chuvas, eu acho que outubro tem bem mais! Fique tranquila, maio é lindo!! Há flores por todos os lados! Venha sem medo!!! Abraços, Angela

    Fui em maio de 2008 a Berlim, Varsóvia e Cracóvia. Recomendo vivamente. Não me recordo de nenhum dia sequer nublado em nenhuma dessas cidades.

    Oi pessoal !
    É, fui em maio deste ano e o clima estava realmente excelente. Até em Londres fez sol hehehe
    Pra mim ano que vem seria melhor em outubro (senão vão ficar duas viagens “caras” pro primeiro semestre). Mas já que vocês insistem… Vou pensar nos replanejamentos.
    Obrigada!

    Olha Camila, maio e outubro na Bélgica é loteria. Maio certamente a possibilidade de sol é maior, mas nao é garantido, ja tivemos maios extremamente quentes e maios c frentes frias… mas outubro so lembro de uma vez ter sido seco ! Acho que maio PODE ser melhor, mas como já disse não há garantias, rs.

Oi Riq, estou indo com meu noivo para a Europa agora em dezembro. Será nossa lua de mel, mas somos tão muquiranas (pobres?), que aproveitamos uma promoção da TAP (milhas valem em dobro) e chegaremos em Lisboa no dia 25 de dezembro! Temos 28 dias para conhecer a França, a Inglaterra, Portugal e Espanha (isto é, o que der de cada um). Bom, dito isso, minhas perguntas são: qual o roteiro mais lógico a seguir (pensei em Lisboa-Inglaterra-França-Espanha-Lisboa, fazendo o trecho Lisboa-Inglaterra de avião, o trecho Inglaterra-França de trem, me perdi no trecho França-Espanha…)? Em que país você acha mais legal passar o reveillon? Vale a pena incluir Bruxelas aí pelo meio? Se você (ou alguma alma caridosa) puder opinar, será ótimo.

    Riq, se eu te disser que já li esses posts, você acredita? Juro! Na verdade, o mais importante pra mim seria sua opinião (ou de algum leitor/colaborador do blog)sobre a sequência mesmo, isto é, se você acha doidice visitar os países nessa ordem: Portugal-Inglaterra-França-Espanha-Portugal de novo (já que meu voo de volta sai de Lisboa. Brigadinha.

    Maria

    Em vários lugares do viajenaviagem você vai encontrar uma dica de ouro do Riq para esse tipo de viagem: pagar um pouco a mais e comprar passagens que cheguem por um lugar e voltem por outro (o gasto praticamente empata com o valor que se economiza evitando ter que voltar ao mesmo lugar em que se chegou). Quem sabe dê para vc comprar uma perninha a mais para voltar de outro lugar, economizando tempo e dinheiro por outras formas.

    Se for impossível trocar suas passagens, então pense que vc tem 28 dias e pretende ticar 4 países. Numa divisão bem igualitária dá uma semana em cada um, mas vc tem que pensar no tempo que vai gastar em trânsito (tempo é dinheiro e lá custa em euro).

    Decidir seu roteiro nem só o blogueiro não pode fazer por você, como ninguém mais pode, porque cada um tem uma visão muito diferente do que é uma viagem divertida. Lembre que será sua lua-de-mel e o ideal é que vc e seu noivo conversem e cheguem a um consenso do que seria melhor visitar. Para mim, lua-de-mel não combina com sair correndo de um lugar a outro carregando malas pesadas (vai ser inverno, as malas sempre são pesadas no inverno).

    Sugiro que vocês leiam o https://www.viajenaviagem.com/2010/01/espia-so-o-metodo-big-brother-de-decidir-viagens/ para ver o que consideram imprescindível e não abram mão do que lhes apetece, mesmo que haja torcida em outro sentido.
    Dou um exemplo: só fui uma vez ao Velho Mundo. Foi uma oportunidade que me deu de brinde 6 noites na Itália, chegando por Milão e partindo (de navio, para o Brasil) por Veneza, mas comprei o pacote transatlântico 8 noites antes de viajar. Esse foi o tempo para pensar em roteiro, reservar hospedagem, programar transporte e pesquisar os destinos. Eu e o marido escolhemos ficar 1 noite em Milão, 3 em Florença e 2 em Veneza. Foi perfeito e eu não mudaria nadinha, mas você não imagina a quantidade de pessoas ficaram “aborrecidíssimas” porque iríamos à Itália e não iríamos a Roma (teve gente que insistia que tínhamos que ir à Suíça, que fica ‘o ladinho’). Só que achamos que Roma merece mais tempo do que dispúnhamos e logisticamente tudo foi convergindo para esse roteiro que fizemos. Descobrir o que pode ser mais divertido na NOSSA opinião e viajar segundo que cada um curte é a receita para viajar feliz.

    Mas se você quer mesmo saber a opinião alheia, se EU estivesse na sua situação, indo à Europa em pleno inverno, eu escolheria dois países mais quentinhos, onde eu pudesse aproveitar passeios ao ar livre sem congelar. Provavelmente eu montaria a viagem de acordo com o que ficasse mais fácil alcançar (inclusive financeiramente) dentro dos países que você pretende ticar. Considerando as minhas vontades pessoais, eu iria a Portugal e à Espanha, escolheria umas duas ou três cidades chave em cada país e exploraria com calma o entorno. Para isso o https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/ é perfeito. Mas parte da sua viagem é você pegar o mapa, dar uma boa olhada no que vocês gostam, conferir se é viável e decidir por si. Boas escolhas, e acordo com o que vocês consideram importantes, farão toda a diferença no sucesso da sua lua de mel.

    Última sugestão: leia o https://www.matraqueando.com.br/meu-primeiro-mochilao-para-a-europa-parte-1, o primeiro mochilão da Silvia do Matraqueando pelo Velho Mundo, quando ela ainda não sabia que a Europa não ia sair do lugar.

    Boa sorte!

    Ana e Riq,
    Obrigada pelas dicas. Só pra dar um feedback pra vocês: como não tem mesmo jeito de trocar as passagens, vamos sair de Portugal direto para Londres (pela TAP saiu mais barato que pela easyjet, considerando duas malas com 20kg) e de lá seguiremos para Paris, via eurostar. De Paris, para Madrid pela easyjet e de Madrid de volta a Portugal, onde alugaremos um carro e ficaremos mais 8 dias entre o Porto e Lisboa.

Ricardo,
Tudo bem?
você sabe quando termina a festa de outobefest (da cerveja) em Munique?

Meu medo é chegar em Budapeste e não conseguir passagem de trem para Munique?

Você sabe que tem também alguma empresa aérea de baixo custo de Budapeste a Munique?

E alguma empresa aérea de baixo custo de Munique a Salzburgo?

Deus te pague!

parabens pelo site, bem interessante. Então, gostaria que me desse algumas dicas sobre transporte. Vou fazer esses trechos, e gostaria de saber qual é a melhor opcao, considerando custo, beneficio e tempo gasto.

PARIS – BERLIM
BERLIM – ROMA
ROMA – LONDRES

Considerando o aereo a melhor opcao, que empresas low cost seria melhor>
desde ja, sou grato.

Por favor tenho medo de chegar na Europa e não conseguir passagens de trem na data que reservei os hotéis em Munique(04/10) e Salzburgo (06/10).
Gostaria que verificasse possibilidade de me ajudar a comprar passagens de trem de Budapeste a Munique e passagem de trem de Munique a Salzburg pela internet.
Tem algum site confiável e as passagens são impressas?
O que me orientam?

Oi Ricardo!!!
Sei que é difícil responder a todos, mas estou com uma dúvida e como vou ter pouco tempo gostaria que o senhor me ajudasse. Em julho do ano que vem vou poder ficar uns 9 dias no máximo na Europa e Paris para mim é principal, pois vou com o meu marido e acho Paris muito romântico pretendo ficar uns 4 ou 5 dias lá, pois 1 dia tiro para Disney que AMO agora eu só não sei se faço Londres e Paris, ou Paris Amaterdã e Bélgica…só gostaria de uma opinião.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito