Final feliz e papo-viajandão: no ar, Desempacotando NY, último episódio

E a websérie Desempacotando Nova York, protagonizada pelo Dudu Camargo e por mim para o Hotéis.com, chega ao final. (Aaaaaaaaaaaaahhhhhhhhh….) No último episódio o pobre do Dudu ganha um final feliz, e a gente fala bastante sobre a delícia de viajar por conta própria.

 

Caso você tenha perdido algum dos anteriores, aí estão, em ordem cronológica inversa:

E sempre lembrando da web-promoção: conte um mico de viagem pro pessoal do Hotéis.com e concorra a uma viagem a Nova York, com acompanhante, no hotel que você escolher, e com dicas minhas ainda por cima!

Gostou? Ficou com gostinho de quero mais? Quem sabe essa série continua…

Para ver todos os vídeos na ordem certa, a qualquer momento, visite www.suaviagemdevolta.com.br.

Leia também:

Por que estou com o Hotéis.com

106 comentários

Riq,
Essa série foi demais!
Eu ficava sempre na maior expectativa de ver o próximo capítulo e saber que a séria acabou me deixou uma pouco “down” não vou negar…

Mas espero que o sucesso desta primeira temporada (olha só já parece que estamos falando daquelas séries americanas de muitíssimo sucesso) outras e outra mais venha a seguir.

Bjs e parabéns!

Hi, people!
Com a ajuda do Riq e de todos aqui estou tentando “desempacotar” a Itália, especificamente, o trenitalia.com e, como o site está meio out, possivelmente, vou comprar meus bilhetes de trem nas maquininhas automáticas.
Acabei de pescar no TA a dica um site que considerei de utilidade pública, aliás, dois:
https://www.roninrome.com/2009/03/05/buying-a-train-ticket/
https://www.seat61.com/
Beijos

    Olha, vamos lá. A Trenitalia costuma fazer suas reformulações de site sempre antes das grandes alterações de horário que acontecem todo ano entre os dias 12 e 14/12, quando eles adicionam, modificam ou retiram serviços, reorganizam trajetos etc. Esse ano, a data coincidirá com a abertura total do trecho em alta velocidade Torino-Milano-Bologna-Firenze-Roma-Napoli-Salerno (com extensões de elevada (mas nào alta) velocidade para Veneza, Bari e Verona). Esse novo “eixo” vai, acredito, dinamizar bastante os deslocamentos internos da Itália, em meras 2h58 será possível ir de Roma a Milano nos serviços AV Fast. Os novos trechos abrem dia 14/12. Milano-Firenze, por exemplo, será percorrido em menos de 2h!

    Além disso, Bologna (junto com Catania e Lecce, na minha opinião as três cidades mais injustamente esquecidas pela maioria dos turistas – sorte de quem vai e encontra arquitetura, culinária e história interessantíssimas com um décimo da muvuca de Firenze ou Roma) estará a apenas 37 minutos de Firenze, reusltando em um IMPERDÍVEL e fácil (a estação fica há 10 minutos a pé das áreas mais interessantes da cidade) bate-e-volta.

    Outra novidade é que a Trenitalia aumentará a quantidade de bilhetes na tarifa Super 60 MAS os mesmos são, em vários tipos de trem, agora nominais, e não-transferíveis. Essa é a melhor notícia que poderia haver em termos de transporte ferroviário, cada vez mais parecido com o aéreo onde este é bom (várias tarifas, assentos marcados e horários definidos, tarifas mais baratas se as compras forem com atencedencia, cobrança de no-show ao invés de venda de bilhetes “sente onde houver espaço” etc.)

    A Itália é um destino ideal para ser “desempacotado”, na minha opinião. Em primeiro lugar, é um país onde há muita, mas muita coisa interessante para se ver que nào consiste de grandes atrações fechadas ou passeios organizados. Mesmo os museus famosos são muito melhor aproveitados se vc visitá-los no seu ritmo, com um audioguide, ficando uma hora em uma seção que te interessou e passando batido por outra que vc já conheceu em outro museu…

    Além disso, italianos (em geral) possuem uma ótima culinária quotidiana. Há problemas com o tradicionalismo excessivo, que não traz muita renovação e experimentação como ocorre com a cozinha francesa contemporânea, mas ainda assim poucos países oferecem uma viagem desempacotada tão saborosa como a Itália. Ir a um restaurante com menu só em inglês e mesas em estilo refeitório para acomodar o ônibus inteiro é desperdiçar um enorme “custo de oportunidade culinário”, vamos combinar.

    Sobre o site seat61.com: eu teria um pouco de cuidado com as dicas colocadas lá. O cara que faz o site é um fanático por trens que vive em Londres, e o produziu pensando no viajante inglês que também é fanático por trem. Tem seus méritos, mas sugerir uma viagem Londres-Roma de 18h com duas conexões (Paris e Milano) e um trasbordo de metrô é um exagero. Seria como eu, que sou apaxionado por viagens rodoviárias e por dirigir, montar um site ensinando todos os macetes para dirigir nos grandes centros urbanos europeus, esatcionar pagando menos e fazer bom uso do GPS em cidades históricas e alguém que não vê o carro como algo que justifica-se simplesmente por estar dentro dele como eu vejo usar o site como referência de como se locomover pela europa.

    No mais, sugiro fortemente o uso do site Venere.com em apoio ao Booking.com. Os italianos em si usam mais o Venere e em certas regiões ele tem mais ofertas do que o Booking.

    Vou parar o comentário por aqui, são 2h53 de uma madrugada fria, cinzenta e nebulosa de inverno na Holanda, onde batatas-fritas com bastante maionese (no estilo para melecar os dedos mesmo) e petiscos de queijo Gouda são a grande referência culinária, me deixando com incrível vontade de pegar o próximo vôo para Milano 🙂

    Ótimo, André!

    Quanto ao Seat61: eu também não “compro” os grandes percursos ferroviários, cheios de viagens noturnas e transbordos, do cara. Mas não tem outra fonte melhor para descobrir as idiossincrasias de cada sistema ferroviário do mundo! O site é uma enciclopédia…

    Acredito (não testei) que a oferta do Venere esteja disponível no Hotéis.com (as duas cias. pertencem à Expedia).

    Geo, o Seat61 é a melhor referência na net realmente; eu sempre falo dele aqui.

    Quanto às maquinetas, o Zé-Jet já tinha feito um tutorial sobre como usar. Eu comprei minha passagem pra Nápoles numa delas, também fotografei passo a passo mas achei bastaaaante complicado. Eu enfrentaria a fila do guichê mesmo…

    Riq, boa noite!!
    Eu não tinha visto o tutorial do Zé. Como vou sair do Brasil antes da provável data de reestruturação dos horários no site, acho que terei poucas chances de comprar pelo trenitalia.com (fora os problemas com cartão não EU) e acabei me interessando pela maquininha. Dependendo do tamanho da fila…vamos ver.
    Ainda na Itália… lembrei daquele tutorial que vc escreveu sobre as lavanderias automáticas na França. Sabe dizer se na Itália é mais fácil? Achei aquilo complicadinho…
    Riq, olha que coisa: passeando no forum sobre Budapeste no TA descobri que o hotel que eu fiz reserva fechou. Um hóspede contou que ao chegar no Domina Inn Fiesta os recepcionistas o conduziram ao Korona Mercure porque o hotel estava fechado. Ontem olhei no site do hotel e não há nada sobre isso mas é impossivel fazer reserva pelo site e o booking adverte a mesma coisa. A minha tarifa tem um desconto de 20% porque fiz reserva bem cedo mas é não reembolsável. Não posso modificar nem cancelar. Não mandei e-mail ainda nem eles me mandaram qualquer informação. Alguma sugestão?

    Obrigada!

    também estou programando a Italia em junho de 2010 : vou e volto pela TAM por Milão : vou fazer todos os deslocamentos internos por trem. Milão/Florença/La Spezia (5 Terre)/Roma/Veneza/Milão. Estou me baseando em horarios de simulação dos trens em datas proximas. Agora vou aguardar a reformulação dos horarios. Será que vai mudar muito ? Afetará os destinos e horarios dos trens regionais : Florença/La Spezia ? O comentario do André foi muito util pro meu planejamento. Também estou pesquisando o Hoteis.com e estou achando bom.

    Em termos de freqüência não deve mudar nada, Wander. Um ajuste aqui ou ali, mas nada que mude o panorama da sua viagem.

    A mudança que realmente vai trazer impacto — positivo — a qualquer tour italiano é essa que o André falou, da inauguração da linha super-rápida no tronco principal.

    Geo, deixa pra se preocupar com lavanderia para quando você estiver lá. Acho que cada lavanderia é de um jeito; máquinas diferentes, instruções diferentes…

    Lavei minhas roupas em Florença e foi facim, sistema self-service (all-inclusive? Hehe..). Em Roma foi diferente, mais fácil ainda, pois era o dono da lavanderia quem lavava as roupas por você, você nem encosta nas máquinas.

    Como precaução, eu imprimiria o post do Riq e levaria comigo para a Itália. Pode ajudar. Vai saber se a máquina italiana é parente da máquina francesa, né mesmo? 😀

    Ops, não tinha visto seu comentário.

    O sistema da lavanderia que eu usei em Roma (e onde fiz tuuuuudo errado na primeira tentativa) era igual ao da de Paris, sim.

    Tente na Trenitalia antes de sair; acho que os horários mudam no dia 12, mas o site deve já ter os horários antes.

    Bem esquisita essa situação do hotel que fechou com a sua reserva já paga! Ligue pro 0800 da booking no Brasil, 0800 891 1712.

    Aí, tá vendo? A máquina de lavar roupa italiana é parente da francesa, não disse? Globalização é um negócio sensacional, um espanto! 😯 😆

    Só não deixe pra comprar dentro do trem . Tivemos essa ideia brilhante , pra não perder o trem ( a fila estava enoorme no guichê) e .. tivemos que descer na primeira parada . Eles até vendem , mas custa 3 vezes mais 🙁

    Realmente Trem na Italia é uma aventura a parte, todas as vezes que fui nas máquinas não consegui completar algo.
    E tive a sorte ainda de mesmo comprando num guinchê e não existir minha poltrona e muito menos o vagão, então ficou lugar livre e quando sentei numa poltrona, veio o dono da poltrona, como estava com minha esposa, e não havia mais nenhum lugar livre com os dois lado a lado, disse que não sairia, e em cada passada do cobrador ele me xingava e reclamava, foi divertido, porém o Italiano era um mala.
    Mais isto são coisas da Italia.

    Olha, Gustavo, eu já estive na situação oposta (ter alguém sentado no meu lugar que eu reservei 2 dias antes pq era o lado onde não pegava o sol da tarde de Napoli pra Milano…), e, com todo o respeito, o que vc fez é bem chato. Vc poderia ter solicitado um reembolso ou mudança de horário. Ou para te realocarem.

    Imagina o outro que era o “dono” da poltrona: a cada parada, poderia aparecer alguém com a poltrona onde ele sentou, e aí ele, que não tem bulhufas a ver com seu problema, paga o pato.

    Bom, desculpem o comentário, mas acho que atitudes como essa (não saio, se a poltrona é sua, o problema é seu, vc é italiano e se vire pra arrumar outro lugar)… prejudicam a imagem dos brazucas.

    Espero que da próxima vez tenha mais sorte com o trem.

    😉

    Hummh, Gustavo, me desculpe, mas nessa aí você pisou na bola. O André tem toda razão 😉

Ricardo,

Adorei a série, parabéns!

Já estive em NY uma vez e estou viajando para lá novamente no ano novo agora. Você tem alguma dica de algum lugar interessante para passar a virada do ano? Nem cogito aquela confusão do drop ball.

abs,

    Minha resposta-padrão: réveillon no frio é muito chato e não se deve viajar com expectativas.

    Tente ver festas que tenham a ver com o seu estilo na Time Out New York e na New York Magazine da semana.

    Não passe em restaurante, a não ser que você esteja podendo muito.

    Para os que têm coragem, tem um grupo organizado que atravessa a ponte do Brooklyn à meia-noite, vendo todos os fogos à distância.
    https://www.newyorktalksandwalks.com/cgi-bin/calendar/calendar.cgi?d=31&m=12&y=2006

    (Mas não vejo por quê isso tem que custar 50 dólares por pessoa, não)

    Eu comecei a fazer um paralelo que ajudou, no contrafluxo, alguns gringos aqui da Holanda a entender porque reveillón é a data mais valorizada do calendário turístico brasileiro e porque brasileiro dá tanta ênfase (=passagens para o Brasil caras, hoteis, pacotes etc. idem) na data.

    É como se o Natal, e o Queen’s Day fossem na semana e na última semana de julho quando todo mundo que pode está de férias! Em geral demora um pouquinho a cair a ficha da turma que, no Hemsfério Sul, o dia mais longo do ano é 21/12 (e não mais curto), e os pimpolhos estão apenas no começo das férias.

    A data é mais pra aproveitar a época mais tranquila no trabalho para tirar uns dias. Vou ficar uns 10 dias na casa de uma amiga em NY. Obrigado pelas dicas!

    abs,

    Bernardo, passei o réveillon 2008-2009 em NYC. Depois de muito refletir, fui para uma festa no Tavern on the Green, aquele restaurante que fica no Central Park. Comprei umas três semanas antes pela Internet – https://newyearseve.com/new-york-tavern-on-the-green.php . Não foi o melhor réveillon da minha vida (um que passei em um restaurante em Amboise, na França, foi significativamente melhor, embora em outro estilo), mas até que foi legal. São seis ambientes, só um deles com mesas (que lota rápido com o pessoal mais velho), com estilo de músicas diferentes em cada um deles. Tudo girando em torno de pop, rock, dance e flashbacks. Perto da meia-noite as pessoas podem sair e ver a queima de fogos. Bebida e comida (incluídas no preço) são fartas, de boa qualidade e sem filas para ter acesso. Não é como um réveillon brasileiro mas não é ruim de jeito nenhum. É como se fosse uma baladinha, só que em um dia especial.

    PêEsse,

    Valeu pela dica!

    Devo passar a virada em algum lugar legal para ver os fogos, talvez brooklyn bridge, e depois devo procurar uma baladinha. Vou pesquisar.

    abs,

Parabéns Riq! A série ficou maravilhosa e é uma pena que acabou. Já estamos esperando a próxima!

Isso! Eu também quero ganhar um “upgrade” como esse!!!

Amei as imagens da cidade pela noite. O “skyline” neoyorquino é maravilhoso, mais o “skyline” nocturno é quasi insuperável. Fotogenia pura, ademais adereçada com fogos de artifício. É um final redondo.
Tchau

Cara, que programa revolucionário. Ele tem um ritmo dinâmico, tem dicas legais, vocês são muito carismáticos e a cidade foi realmente desvendada. Estou assistindo várias vezes e replicando pra muita gente. Parabéns!
Espero que isto continue.
Já foi o tempo em que programa de turismo ficava filmando paisagens durante horas.
Valeu

demais demais demais Riq
série impecável! desde o título até a produção, as dicas… tudo!
parabéns mesmo!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito