Habilitação internacional: precisar, não precisa — mas é bom ter

Permissão Internacional de Dirigir

Em que países é preciso carteira internacional de motorista?

  • Estados Unidos, América do Sul e Caribe: não é preciso. Locadoras de carros não exigem o documento, se contentam com a nossa CNH
  • Europa: pode precisar. Normalmente as locadoras não pedem a PID (permissão internacional de dirigir). Eventualmente, porém, a carteira internacional pode ser exigida por específicas. Já tivemos relatos de leitores que não conseguiram retirar carro na França e na Itália por causa disso. É uma ocorrência rara, mas não impossível
  • África, Oriente Médio, Austrália, Nova Zelândia: sim, precisa ter. Não dá para alugar carro sem PID nesses países

Quer viajar em paz? Faça a sua habilitação internacional, não importa o destino

Em qualquer lugar do mundo (mesmo naqueles em que as locadoras não exigem o documento), a PID garante encontros livres de stress com a polícia rodoviária. Um guardinha pode encasquetar que você está dirigindo sem habilitação internacional. E terá dificuldade de localizar os números que procura na nossa carteira.

Como tirar sua carteira internacional:

Atualmente a PID é feita exclusivamente pelos Detrans estaduais. Cada Detran tem um processo diferente. (Em São Paulo, por exemplo, dá para fazer pela internet.) Você só consegue emitir a carteira internacional junto ao Detran do estado que emitiu a sua CNH.

Quando fazer a PID?

A melhor época é no início da validade da sua carteira brasileira, já que a validade da habilitação internacional coincide com a da CNH.

Atenção: mesmo com a PID, leve a CNH junto, ela é indispensável!

A habilitação internacional (PID) não vale sozinha. Ela precisa SEMPRE estar acompanhada de uma CNH válida.

Passagens mais baratas com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

429 comentários

No texto tem “Afica”, mas na África do Sul consegui alugar sem PID (somente com CNH), inclusive passando por blitz policial!

Países asiáticos? Poderiam complementar a matéria… nem citados eles estão.

    Beatriz, acabei de voltar da Coreia do Sul. Vou falar do que passei por lá.

    Eu sou a pessoa que evita alugar carro a todos os custos, mas visitando a ilha de Jeju todos os amigos coreanos me recomendaram fortemente a alugar carro. Fiquei feliz de ter dado ouvidos a eles, e mais feliz ainda de ter levado a PID, levei naquela “vai que…”. Esta foi a segunda vez que aluguei carro na vida. E sem a PID não conseguiria ter entrado nem no ônibus que levava do aeroporto à locadora. Fui para a Coreia para um evento internacional em Seul, e muitos participantes esticaram a viagem em Jeju. Então era praticamente um grupo de excursão gigante. De dezenas de pessoas que encontrei, só eu e uma família americana conseguimos alugar carro por ter levado a tal da PID. Não olharam minha CNH, mal bateram o olho no passaporte. Não sei se é assim na Coreia toda, mas em Jeju eles são bem exigentes.

Olá, tenho cidadania Portuguesa e vou agora para Itália, mesmo com a cidadania da União Europeia preciso da PID?

    Olá, Dayana! As locadoras não pedem. Mas a polícia pode pedir. Você tem passaporte europeu, mas a sua carteira de motorista não é européia, é brasileira.

Olá! Eu posso dirigir na Europa com a minha provisória junto com a PID por quanto tempo eu posso ?

    Olá, Marcilene! Se derem a PID para você mesmo estando apenas com CNH provisória, você pode usar dentro da validade, como turista. Se for morar na Europa tem que tirar uma carteira de habilitação local.

Moro em Salvador é preciso ter passaporte para ter a pid?

    Olá, Gabriel! Na hora de fazer a PID não precisa não. Mas nos países onde a PID é útil você só consegue entrar com passaporte.

Consigo usar a PID e a CNH digital? Pergunto pois está foi a forma q renovei minha CNH.
Como preciso ter ambas, tenho a dúvida se na Europa aceitam a digital.

Vamos sair de Miami, passando pelos Estados de Flórida, Georgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Virginia e Pensilvânia, até chegar em New York. Nenhum desses exige PID? Ou você sabe me informar onde posso saber de certeza que não teremos problemas se não tiver esse documento?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.