I-94: preste atenção ao canhoto do cartão de entrada nos EUA

Canhotinho do formulário I-94

Os Estados Unidos montam um grande aparato de imigração na chegada aos Estados Unidos. Mas na hora sair a coisa é bem menos rígida.

Já reparou que não existe controle de passaportes no embarque internacional? O seu passaporte serve apenas como identificação. Mas nenhum oficial carimba a data de saída.

É por isso que é importantíssimo ver o que fazem com o seu canhoto do cartão de entrada. O nome oficial deste formulário é I-94.


Você é responsável por guardar o canhoto (algumas vezes o oficial de imigração grampeia o papelzinho no seu passaporte, outras não). E é responsabilidade da companhia aérea recolher o cartãozinho na hora do embarque e repassar ao controle imigratório.

Caso não recolham o seu papelzinho, você pode ter problemas ao voltar aos Estados Unidos — simplesmente porque o sistema não terá como registrar a sua saída. Você pode ser investigado por ultrapassar o período permitido de estadia. (Este período é concedido na chegada pelo agente de imigração: pode ser um, três ou seis meses.)

Neste caso, guarde o seu cartão de embarque do vôo de volta e siga essas instruções da Embaixada Americana em português (você vai precisar mandar o canhoto com a cópia do cartão de embarque para um endereço em Londres London, Kentucky).

Deixando os Estados Unidos por via aérea, o cartão só não vai ser recolhido pela cia. aérea se eles dormirem no ponto.

Mas se você sair dos EUA por via terrestre, realmente não haverá ninguém para recolher o seu cartão, então guarde todas as provas de que você deixou o país, incluindo passagem de ônibus iou trem ou recibo de devolução de carro no país vizinho.

Tenho, porém, uma boa notícia para quem sair por via terrestre e retornar também por via terrestre, ainda durante a permanência permitida: o seu canhotinho não-recolhido vai servir como cartão de reentrada aos EUA. Foi o que acabou de acontecer comigo. Saí dos Estados Unidos por Vermont sem passar pela imigração americana (só a canadense); na volta, por Niagara Falls, apresentei meu canhotinho, respondi a duas perguntas e pronto, estava de volta aos Estados Unidos sem precisar de novo carimbo.

Agradeço ao André Lot e ao Márcio Cabral de Moura pela idéia do post e informações importantes.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


153 comentários

embarquei em maiami no final de abril2011 e no portao de embarque entreguei o bilhete juntamente com o passaporte e dentro do aviao percebi que nao retiraram o I 94, fui até uma das aeromoças e a mesma pediu que deixasse com ela pois a mesma solicitaria a baixa . e agora devo ficar tranquilo? o que vc accha

Ah eu nao tenho mais a passagem d volta mais tenho como provar q estava trabalhando aqui e estudando. sera q levo meu imposto d renda pra eles verem?

    Olá, Maluisa! Para entrar com um passaporte brasileiro você precisa ter o visto americano em dia.

Entao vejam se alguem pode me ajudar.
Eu fui para os EUA em 2007 com meu passaporte italiano, mais eu sai de la com meu passaporte brasileiro, pois eu tinha molhado e achei melhor sair com o brasileiro para nao ter problemas. so checaram meu nome com o da passagem na saida. queria voltar pra la daqui a 2 meses, sera q terei problemas com isso?se eu entrei com um passaporte e sai com outro? eu tinha ficado 1 mes passeando por la.

    Retornando com seu novo – e seco – passaporte italiano, deverá solicitar a ESTA (Electronic Security Travel Authorization), como todo mundo que vai aos EUA no Visa Waiver Program. Se o site te aprovar, tranquilo. Caso contrário, será preciso pedir visto.

Pessoal,

Da primeira (dez/2009) vez q estive em NY as autoridades nem a companhia aérea ficaram com o meu I-94. Em dezembro/2010 resolvi ir pra lá de novo. Como estava fora da validade, tirei o formulário do meu passaporte e fui. Nenhum problema. Em abril/2011 fui mais uma vez a NY, dessa vez meu I-94 ainda estava válido. Deixei no passaporte achando que facilitaria minha vida na emigração. Não fez diferença nenhuma. O rapaz que me atendeu no JFK disse que eu não precisava usar aquele cartão pq toda vez que eu entrasse eles me dariam um novo (com validade renovada por mais 6 meses).
Agora, quando fui visitar minha irmã em Vancouver, resolvemos passear (comprar) em Seattle. Atravessamos a fronteira de ônibus (Vancouver-Seattle) e minha irmã pode reutilizar o I-94 dela que ainda estava na validade. Quem não tinha o I-94 (meu caso) precisou pagar U$6,00 para pegar o formulário e entrar nos EUA.

Abraços

Há exato 1 ano atrás estive nos EUA e amanhã retorno pra lá novamente. Só agora percebi que o bendito I-94 está grudado no meu passaporte, ou seja, a Delta não o recolheu. Mantenho ele afixado no passaporte e explico a situação na imigração ou retiro e deixo com eles verifiquem meu registro de saída acreditabdo que a Delta tenha realizado o envio da lista de passageiro, como dito acima? Me ajudem, por favor!!!

    Eu levaria como está. Leia os comentários anteriores, há muitos pontos de vista sobre o assunto.

    Obrigada Ricardo! Vamos ver no que vai dar né? Depois conto como foi essa nova experiência…

    Priscila, deu algum problema para você entrar nos EUA com o I-94 fixado e explicar a situação?

    Eu vou ter que fazer uma conexão nos EUA para o Canadá agora em julho e tô bem preocupada! Fiz uma saída via terrestre (de carro) dos EUA para o Canadá e não retiraram o bendito canhoto!

    Voltei para o Brasil em março de 2010 por Toronto! Não sei o que faço… Será que seria melhor enviar a cópia da documentação para o endereço de kentucky e ainda levar comigo os originais caso dê algum pepino?

    Olá, Rebecca! É uma boa estratégia. Se ainda tiver o cartão de embarque do Canadá para o Brasil, melhor ainda.

    Oi Boia, acho que vou fazer isso mesmo! Talvez enviar uma cópia pro local que eles falam pra enviar e levar os originais comigo! Acho meio impossível a documentação chegar a tempo (dentro de 1 mês lá) e regularizar tudo, mas vou tentar.
    E será que o melhor é deixar o canhoto do jeito que está? Grampeado? ou deixo ele separado junto com o resto da documentação?

Na partida de NEWARK NJ, pela continental, fomos chamados a devolver o bilhete ou crtao de em epigrafre, so me causou estranheza quando na entrada do finger fui abortado por um policial que disse;me ser da customer, se eu sabia o que era customer, pelo seu nome muito comum e de um heroi cabeludo de cuba com um certo bone com estrela, perguntei se podia responder em espanhol, mas ele continuou a perguntar quanto dinheiro eu tinha e se sabia que nao podia portar mais de 10 mil dolares, dise que nao e a importancai que tinha entrado nos usa, ai me perguntou se tinha familia amigos e qual a finalidade da viagem, seu eu viajama muito sim viajo, ai eu disselhe que era policial retirado q trabalhei na imigracao de congonhas, quando havia so este aeroporto em sampa ai fui liberado, pergundo para mim mesmo pq se eu estou deixando os EEUU, acho que tenho de cara de arabe meu pai e portugues mouro, e tava de chinelo muito usado pelos arabes, sera que foi por isto, ou como alguem me disse era para saber se eu portava mais de 10 mil us$, logo eu, impossivel.

Boia querida, agora sim ficou claro. Muito obrigado pelos esclarecimentos.

Riq, eu sei que aqui não é o lugar, mas qdo fui à Londres em 2009, meu voo tinha conexão na volta em Madri e carimbaram a entrada em Londres e a saída em Madri.
Pois qdo fui em março, eles não carimbaram na ida em Madri (tinha conexão lá), mas sim em Londres. Até aí tudo bem, só que na volta eles não carimbaram em Londres e nem em Madri, onde fiz a conexão novamente.
Eu perguntei 3x no aeroporto, mas me disseram que não carimbavam mais a saída. A pergunta que fica é: como eles sabem que saí de Londres e Madri, que são as imigrações mais chatas do planeta??
E tá certo isso?

Ola,

Mas eu quero tentar o visto para os EUA, nao terei problemas na hora de entrar no pais?

Ola,

Entrei ilegal nos EUA e retorno ao Brasil semana que vem normalmente de aviao. Por eu ter entrada ilegal, obviamente nao possuo o I94. Como irao registrar minha saida?

Posso tentar tirar o visto no Brasil e entrar no pais?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito