I-94: preste atenção ao canhoto do cartão de entrada nos EUA

Canhotinho do formulário I-94

Os Estados Unidos montam um grande aparato de imigração na chegada aos Estados Unidos. Mas na hora sair a coisa é bem menos rígida.

Já reparou que não existe controle de passaportes no embarque internacional? O seu passaporte serve apenas como identificação. Mas nenhum oficial carimba a data de saída.

É por isso que é importantíssimo ver o que fazem com o seu canhoto do cartão de entrada. O nome oficial deste formulário é I-94.


Você é responsável por guardar o canhoto (algumas vezes o oficial de imigração grampeia o papelzinho no seu passaporte, outras não). E é responsabilidade da companhia aérea recolher o cartãozinho na hora do embarque e repassar ao controle imigratório.

Caso não recolham o seu papelzinho, você pode ter problemas ao voltar aos Estados Unidos — simplesmente porque o sistema não terá como registrar a sua saída. Você pode ser investigado por ultrapassar o período permitido de estadia. (Este período é concedido na chegada pelo agente de imigração: pode ser um, três ou seis meses.)

Neste caso, guarde o seu cartão de embarque do vôo de volta e siga essas instruções da Embaixada Americana em português (você vai precisar mandar o canhoto com a cópia do cartão de embarque para um endereço em Londres London, Kentucky).

Deixando os Estados Unidos por via aérea, o cartão só não vai ser recolhido pela cia. aérea se eles dormirem no ponto.

Mas se você sair dos EUA por via terrestre, realmente não haverá ninguém para recolher o seu cartão, então guarde todas as provas de que você deixou o país, incluindo passagem de ônibus iou trem ou recibo de devolução de carro no país vizinho.

Tenho, porém, uma boa notícia para quem sair por via terrestre e retornar também por via terrestre, ainda durante a permanência permitida: o seu canhotinho não-recolhido vai servir como cartão de reentrada aos EUA. Foi o que acabou de acontecer comigo. Saí dos Estados Unidos por Vermont sem passar pela imigração americana (só a canadense); na volta, por Niagara Falls, apresentei meu canhotinho, respondi a duas perguntas e pronto, estava de volta aos Estados Unidos sem precisar de novo carimbo.

Agradeço ao André Lot e ao Márcio Cabral de Moura pela idéia do post e informações importantes.

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


153 comentários

Olá, aconteceu um problema com uma amiga minha que perdeu o cartão (I-94) na volta, mais conseguiram outro e ela voltou ao Brasil, só que em Setembro fomos juntas os EUA e chegando em Altanta, passei na imigração e ela ficou, 40 min depois ela chegou dizendo que: para os americanos ela não tinha saido dos EUA, e eles a encheram de perguntas, a sorte é que tinha uma brasileira trabalhando na imigração e resolveram tudo, mais quase que a mandaram de volta!

Olá!

Estou preocupado com o meu I-94 porque ele tem a data de chegada mas não tem a data de saída. Está marcado que eu cheguei 26-fev-2012 e não tem uma data de retorno. Isso significa que eu posso voltar quando eu quizer?

O meu visto é B1/B2 com duração de 10 anos e possuo SSC por ter trabalhado nos EUA no passado. Isso poder ter influenciado?

Muito Obrigado!

É Bóia, a viagem está em cima mesmo.
Acho que não tenho outra alternativa do que “pagar para ver”.
Depois conto o desfecho.
Me desejem sorte, pleeeease..
Obrigada,
Fabiola.

    Fabiola!
    Gostaria de saber o desfecho da tua historia pois estou indo aos USA e em minha viagem anterior entreguei meu canhoto para a cia na saída mas como o embarque estava uma confusão tenho medo de que tenham “dormido no ponto” ou perdido meu i94. Abs!

Por favor , preciso de uma informacao.
Morei nos EUA 8 anos e obviamente passei meu tempo permitido de permanencia. Tive um filho q la e voltei p o Brasil apos 1 ano de seu nascimento. Agora a pergunta : se eu pedir outro visto e eles saberam q fiquei ilegal lah? Tenho chances de entrar e conseguir o visto?

    Olá, Julia! Não podemos ajudar, infelizmente. Por aqui só tratamos de turismo.

Bóia,
“gelei” quando peguei meu passaporte e vi que voltei com este canhoto grampeado. Inclusive estão o meu e de meu marido juntos no meu passaporte.
Mas meu canhoto foi de uma viagem para Orlando em setembro de 2010, ou seja, não tenho nada guardado que comprove minha saída.
Embarco dia 30/03 para NYC.
Alguém já teve essa experiência e conseguiu embarcar novamente para os USA sem problemas?

    Olá, Fabiola! Os procedimentos a seguir estão indicados no texto. Com a viagem tão em cima do laço, procure orientação específica na embaixada americana.

    Olá Fabíola, gostaria de saber o desfecho do seu caso, chegando aos EUA eles te barraram? perguntaram alguma coisa sobre sua ida em setembro de 2010?
    Também não recolheram meu formulario, mas li no site da embaixada americana que em caso de viagens por companias aereas não e necessário enviar o formulario I-94, só apresentar na entrada!
    Agradeço a atenção se você puder me esclarecer!

Vou para o Canadá, mas farei um voo de SP a NY e, chegando lá, algumas horas depois (+ ou – 4 horas) pegarei um outro voo, em outra companhia aérea, para Toronto/Canadá. Ficarei no Canadá por uns 10 dias e depois retornarei a NY também via aérea.
Gostaria de saber como funcionará a parte da imigração.
Devo informar ao agente americano que sairei no mesmo dia dos EUA e retornarei 10 dias depois?
Sei que vou preencher o formulário I-94, mas terei de devolvê-lo à cia aérea na saída para o Canadá? E na volta ao EUA, preencherei outro formulário I-94?

    Paula, acho que, no seu caso, vc usaria como se fosse um visto de trânsito antes de ir para o Canadá. Como vc tem visto de turista, acaba sendo um só. Mas vc explica para o oficial a viagem que vai fazer mas realizará duas imigrações nos EUA. O primeiro I-94 vc recebe e devolve no mesmo dia e, o segundo, recebe quando voltar do canadá e devolve ao voltar para o Brasil.

A minha duvida é a mesma do sebastian ,somos primos ! Eu quero saber se o fato de ter saido ilegal mas eles nao sabem necessariamente qdo sai, isso me traz problema, pq estou pretendendo voltar . E se caso for pega , volto ao brasil no mesmo dia? posso ligar pra minha familia ou vou ser considerada como uma criminosa ? Vc saberia me explicar o processo

    Olá, Ana! Somos um site de turismo. Procure auxílio específico para o seu caso.

Ana, vc não pode ser deportada se estiver aqui no Brasil. 😉
Não entendi mto bem a sua pergunta.

oi
posso ser deportada uma vez q meu formulario voltou comigo e expirei o prazo de permanecia ?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito