iAnta

iphone

Eu sou do tempo em que o cidadão comum não fazia a menor idéia do que fosse a Apple.

Macintosh era uma religião de pouquíssimos adeptos – nada a ver com o avassalador culto consumista de hoje em dia. O símbolo que identificava os fiéis ainda era a maçãzinha – e não esses fones de ouvido de fio branco que todo mundo carrega em volta do pescoço como se fosse colarzinho de crucifixo.

O pior é que, naquela época, eu praticava essa religião. Eu era tão Macfanático quanto os iPodmaníacos que surgiram de uns tempos para cá.

Fui forçado a abandonar a seita no início deste século. Precisava administrar um site, e depois um blog, cujas ferramentas não funcionavam em Mac. Naquele momento, por sinal, nada parecia funcionar direito na Apple. Era uma empresa que tinha perdido o seu poder de inovação.

Alguns anos mais tarde, porém, apareceu um negocinho chamado iPod – e o resto todo você sabe muito melhor do que eu. Sim, porque você provavelmente já está no seu segundo ou terceiro aparelho, e eu até hoje permaneço virgem de tocador de MP3.

(Só tenho iPod de tiozinho: CD player com carrossel de seis discos programado no modo ‘random’.)

Desde ontem, contudo, estou em processo de reconversão. Um tanto forçada, mas estou. Sucumbi à pressão social e transformei os meus créditos na operadora de celular num iPhone 3G.

Meu primeiro ‘smartphone’. Imediatamente descobri porque é chamado assim: porque é um telefone muito mais esperto do que você. A partir do momento em que abri a embalagem, meu iPhone me transformou numa iAnta tecnológica.

Já faz vinte e quatro horas que estou com o bicho ligado, e ainda estou mais perdido que cibercego em tiroteio digital. Nada do que aprendi em quinze anos usando celular — ou vinte e poucos usando computador — parece ter algum valor.

Todos me dizem, às gargalhadas, que daqui a uma semana estarei feliz da vida com meu brinquedinho novo. Para eles, o iPhone parece ser isso mesmo — um brinquedinho eletrônico. Um Tamagochi mais esperto do que eles, que precisa ser alimentado a todo momento com ‘aplicativos’ novos.

Só que, neste momento, eu me vejo dividido entre tocar a vida ou aprender a usar o iPhone. (Não, ler o manual está fora de cogitação. Já gastei toda a minha cota de paciência com manuais para aprender a programar gravações no videocassete na década de 80.)

Mesmo assim, acho que já entendi qual é a do iPhone. É um computadorzinho que dá pra levar pro banheiro, certo?

55 comentários

Daqui uns tempos vc se anima e faz uma App pra gente instalar : ) Já pensou que legal? Se for integrada com coordenação entre as tags geográficas e a localização por GPS, vai ficar uma beleza.

Riq
Tenho certeza que se você dedicar algum tempo aos aplicativos de viagens vai se apaixonar! não precisa de manual, só tem que abrir uma conta na Apple store.Os aplicativos são o grande diferencial em relação a outros smart phones e com o 3G então, o mundo é seu. Tem vários guias de viagem pequenos e gratuitos,outros bem conhecidos como lonely planet e top 10, guias de museus e cidades( baixei um audioguia gratuito do museu D’Orsay ótimo)tradutores de todas as línguas, dicionários, conversores de tudo que se imagine,datas de feriados em vários países, google maps, skype, weather channel . Sem falar nos albuns de fotos com zoom, possibilidade de postar fotos na hora em que são tiradas. Fiz minha última viagem com um I pod touch que acabou sendo literalmente um computador de bolso usando wi fi nos hoteis e restaurantes, e os programas off line que dispunha. Estou tão apaixonada que já “contaminei” um monte de gente, mostrando tudo que já descobri de uso.Tenho certeza que ainda vou ver você postar muitas dicas interessantes aqui no site.

Riq, adoro o meu Iphone. Quando o Iphone chegou no Brasil, a Vivo mandou e-mail para reservar dia e horário para conhecer e comprar. Comprei metade créditos e metade $.Eles colocaram uma pessoa só atender os usuários do Iphone e tirar TODAS as dúvidas.Eu uso a Vivo do Iguatemi e você não precisa nem de senha pois é um atendimento especial. Caso sua operadora seja a Vivo, vá até lá. Não sei se tem essa facilidade no Higienópolis. Uma dica importante: Quando o Iphone apagar total, prescione junto o botão para ligar(na parte de cima) e o botão para ligar(redondinho, na tela),fique apertando os dois juntos até o aparelho voltar. Leva uns minutinhos e pronto. Já percebeu que não tenho linguagem técnica? Não? Quanta gentileza! 😆

Coincidência… tem pouco mais de 24 horas que usei meus créditos na operadora para pegar um iPhone também!

No entanto, já era usário de iPod (estou no meu segundo) e já havia ajudado as crianças da família a configurar um iPod Touch (que tem umas funcionalidades do iPhone). Portanto, não me vi tão perdido com o meu tamagochi.

Como usuário de celular há muitos anos, já havia me acostumado com a forma mais ou menos padrão que Nokia, Motorola e outras fazem suas traquitandas funcionar.

Mas fiquei MUITO supreso com o iPhone e acho que, com o tempo, vc vai ver que o aparelhinho é poderoso. Intuitivo (marketês, mas é isso mesmo) e muito mais prático que a maioria dos smartphones. Já usei de tudo (sou viciado em tecnologia) e após um longo romance com um N95 e um BlackBerry, estou totalmente convencido que ficarei com o iPhone por um bom tempo.

Eu não tenho Iphone, mais sou Ipodmaníaca e em breve, espero (pedi de Papai Noel), detentora de um Mac-computador. Eu tenho um smartphone da Sansung que não é assim uma Brastemp (esse jargão é o máximo, não é mesmo?)mas dá pro gasto e mesmo assim eu tenho aquela sensação de que não estou aproveitando tudo que poderia dele, acho que essa sensação sempre fica, mas é assim mesmo. A função desses apetrechos eletrônicos e te servir e te divertir e não estressar. Use o telefone, aprenta a twittar e receber e-mails e o resto vem com o tempo. Bjo
PS: Riq, vc PRECISA de um Ipod. É outra vida musical.
PS: Marvilla e cia: Tb acho o Itunes um saco. Existe algum outro programa p/ fazer listas de músicas?

Riq, ontem perguntei para você no Twitter quantos aplicativos você já tinha baixado, você me disse que eram 2.
Quantos aplicativos você já baixou desde ontem? 😉
Tem uns aplicativos para viagens que são bem legais (pagos e gratuitos).
Olha, eu sou suspeita para falar, sou Mac-maníaca, iPodmaníaca e iPhonemaníaca.
Tem um blog sobre iPhone que é bem bacana e tem uns tutoriais e tira umas dúvidas bem básicas, pode te ajudar: Blog do iPhone.
Não sei se vc tem orkut, mas lá tem umas comunidades com boas dicas tb.
Mas o bichinho parece complicado no começo, mesmo. Logo logo você deixará se ser iAnta!

Migrei pro iPhone há quase 2 anos porque queria resolver iPod + telefone num aparelho só — e logo passei a achar completamente obsoleto qualquer celular que tenha teclas! 🙂

Dica pra não ler o manual: no site da maçã tem vários videos que ilustram, em segundos, o básico do aparelho. Try it: https://www.apple.com/iphone/guidedtour/

Enjoy! 😉

dindo, daqui uns 15… no máximo 20 minutos, já vais estar completamente dependente do brinquedinho. juro! é a maior invenção dos últimos tempos e eu não vivo sem. qdo descobrires a apple store então, nossa… vai ser uma loucura! atualmente passo mais tempo pesquisando aplicativos novos do que na internet 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito