Mendoza dicas Pulenta

Por que o Viaje na Viagem não repassa mais recomendações de taxistas e remises

Indicações de taxistas: Mendoza

Já faz algum tempo — desde que começou a moderação de comentários — que não publicamos mais indicações de taxistas.

A razão é simples: nenhum taxista tem o poder da ubiqüidade. O que acontece com taxistas recomendados em sites acessados é que começam a receber muito mais solicitações do que podem atender. E acabam repassando a outros taxistas, sub-empreitando os passeios.

Muitos destinos logo acabam com a caixa de comentários tomada por comentários sobre taxistas, que estimulam seus clientes a postarem resenhas — ou postam resenhas como se fossem clientes.

Hoje fomos além, e decidimos retirar do ar o post em que leitores compatilhavam dicas de guias e remises em Mendoza. Esse post já vinha dando problema há muito tempo: remiseros trocavam acusações nas caixas de comentários, outros abusavam da publicação de relatos (tenho a impressão de que um tem uma agência contratada para postar em nome de supostos clientes), e não passava semana em que não recebêssemos algum email mal-educado.

A gota d’água foi este comentário, postado no nosso Instagram:

recomendações de taxistas

Pedimos à leitora que nos escrevesse relatando o ocorrido. O termo “golpe” é um pouco forte para o acontecido; o que houve foi uma má prestação de serviço, que segue exatamente o roteiro dos problemas dos taxistas. O guia/remis que ela contatou e com quem ela combinou os passeios enviou um outro profissional, que no primeiro dia fez um roteiro completamente diferente do combinado. No segundo e no terceiro dia, com um terceiro remis (que não era nem o originalmente contatado nem o do primeiro dia) ela foi bem atendida, mas o dissabor inicial não foi compensado.

Por causa disso, e mesmo que o post já contivesse um esclarecimento de que as indicações não eram nossas, mas de leitores, estamos retirando aquele post do ar e todos os comentários sobre remises da página de destino de Mendoza.

É diferente, por exemplo, de indicar hotéis que estão no Booking — você sempre pode (deve!) verificar as resenhas recentes de um hotel antes de reservar (e pode ter a certeza de que foram postadas por quem realmente se hospedou). No caso de profissionais avulsos, temos no máximo o recurso de pesquisar no TripAdvisor — uma ferramenta que, infelizmente, não está protegida de comentários fraudados.

Se você precisa de uma indicação segura de trânsfer ou transporte independente, peça a intermediação do seu hotel. Nenhum hotel vai querer um cliente insatisfeito depois que volta de um passeio recomendado.

Você também pode contratar seus passeios privativos via qualquer agente de viagem. Se quiser uma agência online, pode usar os serviços da Viator, que é a maior do mundo no gênero.

Leia mais:

Resolva sua viagem:

18 comentários

Nao gosto de indicar nada pra ninguem depois que volto de viagens. Nem pra amigos. Soh conto as minhas experiencias. O ser humano eh bom em 3 coisas: criticar, reclamar e julgar.

Cansei de tentar ajudr e ter que ouvir conversa fiada depois. Parabens ao site.

    Calma Fernando. Não perca a fé na humanidade. Você mesmo é um exemplo que sabemos elogiar também! 😉

Prezado Ricardo Freire, boa noite. É uma pena que o site tenha precisado retirar indicações de motoristas. Três vezes em Buenos Aires usei as indicações dos leitores para contratar traslados com o mesmo motorista, e o atendimento foi bom.
Espero que vocês consigam elaborar uma maneira de evitar o post de mensagens fraudadas (talvez exigindo cadastro prévio de quem quiser postar comentários). Abraços. FRanciss

Uma pena. Como somos viajantes independentes, preferimos as dicas dos demais viajantes a socorrermo-nos de agencias profissionais.
Fora isso, pedir indicação de transfer a hotéis por exemplo, é muito mais caro.
E hotéis não costumam indicar guias turísticos, não só no Brasil como no exterior.
Mais um serviço que deixamos de contar com voces.

É uma pena… utilizei já vários serviços indicados por leitores (inclusive de remis em Mendoza) e nunca tive problema. Como tudo neste país, infelizmente, os bons e corretos são prejudicados pelos espertinhos que querem levar vantagem. 🙁

Que pena. Sempre utilizo as dicas do VNV e dos leitores, sempre ficou MUITO CLARO que as compilações de indicações eram dos leitores e não do site.
Compreendo a opção do admnistrador mas lamento que cheguemos a este ponto.
Abraços e sigo acompanhando para dicas importantes para os viajantes.

Apoiadíssimo. As pessoas têm que saber ler e assumir a responsabilidade pelos próprios atos, não culpar o site, que existe para ajudar (e ajuda muito) o viajante.

Perfeita e justa vossa decisão !
Adoro a Argentina e sempre estou por lá … contudo, infelizmente os serviços estão piorando a cada ano, notadamente aqueles relacionados com taxi e suas alternativas.
É gritante a conduta, muitas vezes desonesta !
E acrescento mais uma observação:
Geralmente se recomenda na chegada à BsAs utilizar o quiosque do Taxi Ezeiza.
Após contratar … aparece um homem e leva sua bagagem até o carro (você vai acreditar que é o motorista ou um serviço agregado). Na chegada ao carro, esse homem pede uma gorjeta de forma mal educada, e se você não dá, ele age de forma rude e quase violenta (sente-se como um assédio ou ameaça moral … e certamente um significativo constrangimento).
Portanto, muito … muito cuidado com qualquer serviço de transporte na Agentina !!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito