Entrando na Europa: como é a imigração em Madri Barajas

Aeroporto de Barajas, Madri

A partir do finzinho de março de 2011 o Brasil terá dois vôos diretos a Barcelona, ambos saindo de São Paulo: um pela Iberia e outro pela Singapore. Eu ia fazer um post metido a engraçadinho, insinuando se a imigração em Barcelona seria mais amistosa do que a de Madri, quando tive uma idéia muito mais útil: perguntar a vocês que chegaram por Barajas como foi a passagem pela imigração.

Como se sabe, o aeroporto de Madri é o campeão em repatriamento de brasileiros. As maiores vítimas são jovens, maiores candidatos à imigração ilegal e à prostituição. As deportações mais escabrosas costumam ser de estudantes e de artistas que viajam para apresentações.

As exigências da imigração para admissão de turistas compreendem 1) passagem de volta; 2) hotéis reservados (ou carta-convite de quem vai hospedar você); 3) seguro-saúde de 30.000 euros válido para o Espaço Schengen; 4) comprovação de 60 euros por pessoa por dia de permanência.

(Muitos entendem esses 60 euros ao pé da letra, como dinheiro vivo; eu entendo que um extrato do dia anterior do seu Visa Travel Money e dos cartões de crédito com os limites de gastos são suficientes.)

O problema é que, mesmo com tudo em cima, se o guardinha não for com a sua cara, babau. Naquele momento ele é a lei; admite e repatria quem ele quiser, sem direito a apelação.

A gente só fica sabendo dos casos mais injustos de deportação. Mas como há quatro vôos diários do Brasil para Madri (cinco, nos dias que a Air Europa opera desde Salvador), é de se supor que a maioria passe ilesa.

Então: conte pra gente como foi a sua passada pela temível imigração de Barajas. Pediram para ver seus comprovantes? Você precisou mostrar dinheiro vivo? Viu alguém ser barrado?

A caixa de comentários é toda ouvidos.


894 comentários

Para entrar na Europa, via Lisboa, sugeres alguma documentação além dos 60 euros por dia, cartões de crédito, passagem de volta e reserva de hotel confirmada?

    Sugiro calma, Dionísio. Como já disse outras vezes, não sugiro sequer os 60 euros em espécie. Leia os outros comentários, ninguém precisou mostrar dinheiro vivo, no máximo cartões de crédito.

    Claro, entendo. Apenas considerei os 60 euros por ser uma “exigência” conhecida, já informada pelas autoridades. Minha dúvida é quanto a outros documentos além destes mais óbvios.

    Ah, tb levei comprovante do aluguel de carro e comprovantes de passeios, reservas de restaurantes e, claro, os ingressos do show do U2, que assistiríamos em Roma!
    Tinha uma pasta, super organizada. Mas ele não quis ver nada!
    Ab,
    Cinthia.

    Dionísio,
    Entrei na Europa agora em outubro por Lisboa.
    Foi tranquilo. Estava com todos os comprovantes que vc enumerou, mas não pediram para ver nada.
    O Oficial até brincou com o meu marido, dizendo que ele parecia alemão, e não brasileiro.
    Ele é gaúcho, descendente de italianos e alemães, e tem a fisionomia alemã mesmo.
    Eu tb estava com receio, até pq viajavamos eu, meu marido e nossa filha, que, na época, estava com 06 meses.
    Pensava: “Só falta pensarem que estamos vindo a família toda para imigrar ilegalmente”.
    Mas foi tranquilo. Fiz questão de mostrar o rostinho da minha filha, que dormia no meu colo, para ele ter certeza de que ela era ela na foto do passaporte.
    O oficial olhou e disse: “Deixa que ela durma, é melhor assim.” E riu.
    Em março de 2011, retornamos e entraremos novamente por Lisboa. Agora rumo a Suiça.
    Vai dar tudo certo.
    Ab,
    Cinthia.

Eu irei para Barcelona, sendo que terei uma parada em Madri (Barajas) e algumas pessoas me falaram que a verificação acontecerá lá e não em Barcelona isso procede?

    Procede. Vista-se bem, sem nada insinuante, tenha todos os documentos à mão, tudo vai dar certo.

Em abril/10 eu e o marido entramos por Barajas. Confesso que estava angustiada com a imigração, mas foi super tranquilo. Nem olharam para nós, simplesmente carimbaram os passaportes.

Estive em Madri em maio deste ano e a minha imigração foi muito tranquila. Viajei de Ibéria. Não sei se isto ocorreu graças ao horário que cheguei (por volta das 5:30 da manhã) mas não tive problema algum com a imigração. Estava um pouco preocupado antes de viajar e levei toda a documentação e dinheiro recomendado. O Agente alfandegário sequer olhou para a minha cara ou pediu qualquer documento. Só pediu o passaporte e carimbou, simples assim.

Olá estou triste com tantas informações =(. Irei para Barcelona no dia 15/12 e ficarei 10 dias sendo que não tenho cartão internacional. Somente irei levar 1000 euros, seguro, passagem de volta e o albergue que é um “hostel” já estará tudo pago. Porque não tenho cartão? porque não gosto de usar cartões de crédito e nunca pensei que isso fosse atrapalhar minha vida um dia. Eu ganhei essa viagem de presente de aniversário então tudo está sendo feito pela minha mãe e vendo tantos casos de deportações por Barajas estou perdendo minhas esperanças e fico triste porque minha mãe demorou 3 anos para me dar essa viagem de presente, ainda tentei ver com a menina se tinha passagens para essas datas sem passar por Barajas sendo que não tinha,ou seja terei que passar pela imigração de Barajas e irei sozinha, tenho amigos em Barcelona, mais já me falaram que não é aconselhavel falar. Bem no momento não estou trabalhando outro ponto negativo, não estudo, então não sei o que fazer, estou quase desistindo, pois sei que a decepção maior será da minha mãe porque ela se esforçou muito para me dar esse presente =(

    Se você ler os comentários com calma vai ver que o bicho é bem mais manso do que pintam. Você está com todos os documentos, relaxe.

Então, certamente eles são muito rigorosos. Porem, os brasileiros nao coolaboram e fazem uma má fama por lá. Saiu uma reportagem em Madrid no mês passado, flaando que 60% das prostitutas em Madrid são Brasileiras. Portanto, eles ficam mesmo desconfiados, principalmente com mulheres.

Bom… agora já estou tranquila!!!
Não precisarei passar pela imigração em Madri!:)
Esse blog é excelente!!! Quando penso em fazer qualquer viagem, a primeira coisa que faço é passar por aqui!!

Entramos por Madri em 2008…nem olharam pra nossa cara, apenas carimbaram o passaporte e mais nada…
Abracos
Renato

Riq, nestes anos todos te acompanhando no(s) blog(s), pela primeira vez vou te corigir, hi, hi, hi!!!! A República Tcheca entrou na área de Schengen no dia 21 de dezembro de 2007. Por isto achei estranho no post acima, pois não passamos pela imigração em maio, pois já tínhamos passado em Madrid. Abração!!!

Estivemos em maio na Europa, em pleno movimento do Vulcão… Eu, minha esposa e meu filho de 6 anos. Nenhum problema, não pediram nada, carimbaram os passaportes e pronto. Dai fizemos conexão p Paris,tudo tranquilo, onde ficamos uma semana e fomos p Praga(Festival de Primavera). não passamos pela alfândega. Nenhum problema. De lá fomos p Roma, sempassar por alfândega, ficamos mais uma semana e retornamos por Madrid, sem nenhum problema. Todas as vezes q vi gente retornando deportado (acho q Portugal é mais evidente), o pessoal que retornava estava EVIDENTE q aqueles estavam indo para trabalhar de peão ou coisa pior, sem preconceito, claro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito