Japan Rail Pass: o melhor passe de trem do planeta

Japan Rail Pass

Japan Rail Pass4 de fevereiro de 2005. Se você quer viajar um pouquinho pelo Japão, o Japan Rail Pass é um excelente investimento. Por US$ 280 315* (praticamente o preço de uma passagem Tóquio-Kyoto ida e volta), você tem direito a 7 dias de viagens ilimitadas pelos trens da Japan Rail (JR — ou “Djêi Ár”, em japonês).

Mesmo enquanto você ainda está em Tóquio, você pode usar o passe para fazer passeios aos arredores – por exemplo, a Nikko (templos, macaquinhos) e a Odawara (onde você compra outro passe para ir a Hakone e ver o Monte Fuji). E não só isso: o passe dá direito à Linha Yamanote, o trem metropolitano que é a maior mão-na-roda para você se deslocar por Tóquio. (Nas linhas do metrô convencional, no entanto, você vai precisar comprar passagem.)

Nenhum passe de trem europeu entrega tanto por tão puco. Mas o  bacana do passe da JR talvez não é só a economia. É que, com ele na mão, você não entra pela “roleta”, como os outros mortais – você vai pelo ladinho das catracas magnéticas, mostra o passe para o chefe da estação conferir a data, e pronto: arigató gozaimashté, é só passar. Você está no país mais igualitário do mundo, mas basta aparecer uma catraca que você vira VIP. Hai!

Japan Rail Pass

O passe só está à venda fora do Japão, por vendedores credenciados (eu comprei por meio do meu agente de viagem). Vem em duas categorias: Green (equivalente à primeira classe) e Ordinary (segunda classe). Eu viajei de Ordinary, sem problema nenhum. Dá para reservar assento sem pagar nenhum suplemento: basta se dirigir a um guichê específico do JR Pass, onde você é muito bem atendido em inglês (eu cheguei com uma listinha de horários previamente pesquisados e deu tudo certo, fiz tudo de uma vez só). Pesquise horários neste site aqui.

A única desvantagem do JR Pass é que você precisa andar o tempo todo com o seu passaporte — que pode ser pedido a qualquer momento pelo chefe de estação para ver se o passe é seu mesmo. Em seis dias, ninguém pediu o nosso. Mas foi bom para ter a sensação de andar por aí com o passaporte no bolso, sem ter absolutamente nenhum receio de ser assaltado.

*O valor em yen do passe de 7 dias continua o mesmo de 2005: 28.300 yens; a diferença em dólar é por conta da valoriação da moeda japonesa.

Leia:

Site do Japan Rail Pass

Preços do Japan Rail Pass

Horários de trem no Japão

Todas do Japão no Viaje na Viagem

Continuo republicando a blogagem (mais ou menos) ao vivo de uma volta ao mundo do início de 2005. Para ler sobre Cidade do Cabo, Cingapura, Sydney, Tóquio, Monte Koya, Kyoto e Takayama, clique aqui.

62 comentários

Ola Boia, td bem?
Achei muito interessante suas dicas do Japao.
Estou indo pra la por 10 dias em Abril e tenho uma duvida,
ativar o JR no inicio ou fim da viagem.
Chego em narita e minha ideia:
4 dias toquio (Fuji, hakone, nikko)
1 dia takayama
1 dia Hiroshima
4 dias kioto (nara)
Vou ate miyajima tmbm.
Gostaria de saber se irei usar mais o JR em toquio ou kioto pra saber qndo ativo pq irei comprar o passe de 7 dias so.

Muito obrigada
Camila

    Olá, Camila! Você está esquecendo de Tóquio… praticamente todos os dias tem passeio de dia inteiro fora da cidade!!!! No seu lugar, eu eliminaria a ida ao Monte Fuji — trata-se de uma escalada ritual, você não verá o Monte Fuji enquanto sobe… O ciruito Hakone não aceitao JR Pass. Deixe para ir a Nikko no último dia de Tóquio, acione o JR Pass nesse dia.

olá pretendo ir de narita ate tokyo passar por akihabara preciso do jr pass ou posso pagar na bilheteria apenas obrigado

    Olá, Marco! O passe só vale a pena para quem vai viajar extensamente pelo Japão. Se vai viajar pouco de trem, compre as passagens avulsas.

Pessoal, estou em conflito ao ler tantas opiniões favoráveis ao JRPass e as minhas contas que não mostram essa vantagem.
Em 7 dias vou chegar em Tóquio pelo Haneda, ficar 4 noites lá, ir de trem para Takayama (Shirakawa-go) e depois para Kyoto. Teria que escolher onde circular com o passe: Tokyo ou Kyoto, pra caber em 7 dias. Minhas contas, baseadas no hyperdia.com, deram 24610 ienes, já com assentos reservados. Parece que o passe só vale a pena para quem vai fazer ida e volta de Tóquio. Será que me perdi em algum ponto? Qualquer opinião ou dica é bem-vinda! Obrigado!

    Olá, Adriano! No seu caso o passe não está valendo a pena porque você está viajando muito pouco. Você teria que viajar um pouco mais. Seu vôo de volta sai de Osaka, é isso?

    É isso sim, nosso voo será Rio-Osaka-Rio. Na verdade teremos só 10 dias de turistas pelo Japão e a ida em voo doméstico para Tóquio tem a intenção de ganhar tempo no início do nosso tour, uma vez que estaremos baseados em Matsuyama, de onde é meio demorado ir de trem. Muito obrigado pela resposta. 😉

Bóia, obrigado pela informação. queria saber outra coisa, pretendo pegar um trem da jr em Nagoya e queria voltar para Gunma-Ken Ota Shi, que fica umas 3 horas de carro depois de tóquio. em pesquisa vi que depois de tokio tem uma parada kumagaya station e dali vou ter que pegar um onibus, pois a cidade é pequena. minha pergunta seria se esse onibus também é coberto para jrp ?
Como se le aquelas plaquetinhas com dois numeros, geralmente indicando horários?
???

Vc foi a Nagoya? O que posso conhecer nas imediações de Nagoya utilizando o JRP?

Muito obrigado pela atenção.

oi, muito legal suas informaçoes. tenho uma dúvida, acabei de comprar um passe de 7 dias. Como tenho que proceder quando chegar no japão? li que devemos validar o passe, e depois é só ir na estaçao e entrar no trem? tenho que marcar a passagem, fazer checkin etc? favor necessito de ajuda! grato,

    Olá, Cesar! Ao chegar no Japão você procura um escritório autorizado da Japan Rail e troca o seu voucher por um passe. No passe você escreve o início da validade. Com o passe com a data de validade escrita você já pode se dirigir ao guichê de estrangeiros nas estações e fazer reservas de assentos dentro da validade do passe.

Olá! Eu e minha noiva ficaremos no Japão de 24/dez – 05/jan (13 dias), nossa entrada será por Tóquio Aeroporto Haneda e saída por Osaka. Durante esses dias planejamos visitar Tóquio + Disney + Yokohama + Monte Fuji (5 dias), Hiroshima + Nagasaki (2 dias), Kyoto (2 dias), Nara + Osaka (4 dias). Você recomendaria comprar o JR de 7 ou 14 dias? Pretendemos deslocar de cidades entre o 4 e 10 dia (7 dias). Vale a pena comprar o JR para 14 dias para viajar entre o Aeroporto de Haneda e Tóquio, de Tóquio para Disney e Yokohama, dentro de Tóquio> Obrigado. Marcio

    Olá, Marcio! O Japan Rail Pass funciona para cobrir longas distâncias. Para os dias em que permanecer em Tóquio ou nos aredores (incluindo Disney, Yokohama e mesmo Hakone) o passe não se paga.

Que legal esse bate papo , fiquei feliz de ter pessoas que compartilham suas experiências de viagem com tanta simplicidade.
Estou indo para o japão e falo pouco o ingles e nada do japones.
vou ficar 5 dias ,em tokyo , quero ir em nagasaki , como faço ? compro o rail pass e tomo que destino apartir de tokyo , tem o trem bala neste roteiro ?dá par air e voltar no mesmo dia ?

    Sim. Compre o JR Pass. Tem trem bala até Fukuoka (Hakata) e tenho quase certeza que agora já há trem bala pra Nagasaki também. É novo. Mas não vá direto de Tokyo para lá. Conheça Kyoto e Hiroshima no caminho. Em Hiroshima e Nagasaki o que há de mais interessante são os museus das bombas atômicas. Em uma manhã ou uma tarde você visita e já pode partir pra próxima cidade se quiser ganhar tempo. Kyoto e Tokyo são cidades que demandam mais tempo. 3 dias em Tokyo e 2 em Kyoto é suficiente, se bem planejado. Essas são as 4 cidades mais interessantes. Ao redor de Tokyo há também a Disney, o Mte. Fuji e a cidade de Yokohama. São passeios, porém, que te tomam todo um dia e, para serem feitos, há que se ter tempo. Ao redor de Kyoto há a cidade de Nara, também interessante, mas também te toma quase um dia todo ir pra lá e voltar. Nagoya, Osaka, Fukuoka, Sapporo são cidades interessantes, como todo o Japão, mas não indicaria pra quem tem pouco tempo. Abraços! (coloquei meu nome no Google e achei esse fórum aqui, de que nem lembrava ter participado, hehe)

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.