Japan Rail Pass: o melhor passe de trem do planeta

Japan Rail Pass

Japan Rail Pass4 de fevereiro de 2005. Se você quer viajar um pouquinho pelo Japão, o Japan Rail Pass é um excelente investimento. Por US$ 280 315* (praticamente o preço de uma passagem Tóquio-Kyoto ida e volta), você tem direito a 7 dias de viagens ilimitadas pelos trens da Japan Rail (JR — ou “Djêi Ár”, em japonês).

Mesmo enquanto você ainda está em Tóquio, você pode usar o passe para fazer passeios aos arredores – por exemplo, a Nikko (templos, macaquinhos) e a Odawara (onde você compra outro passe para ir a Hakone e ver o Monte Fuji). E não só isso: o passe dá direito à Linha Yamanote, o trem metropolitano que é a maior mão-na-roda para você se deslocar por Tóquio. (Nas linhas do metrô convencional, no entanto, você vai precisar comprar passagem.)

Nenhum passe de trem europeu entrega tanto por tão puco. Mas o  bacana do passe da JR talvez não é só a economia. É que, com ele na mão, você não entra pela “roleta”, como os outros mortais – você vai pelo ladinho das catracas magnéticas, mostra o passe para o chefe da estação conferir a data, e pronto: arigató gozaimashté, é só passar. Você está no país mais igualitário do mundo, mas basta aparecer uma catraca que você vira VIP. Hai!

Japan Rail Pass

O passe só está à venda fora do Japão, por vendedores credenciados (eu comprei por meio do meu agente de viagem). Vem em duas categorias: Green (equivalente à primeira classe) e Ordinary (segunda classe). Eu viajei de Ordinary, sem problema nenhum. Dá para reservar assento sem pagar nenhum suplemento: basta se dirigir a um guichê específico do JR Pass, onde você é muito bem atendido em inglês (eu cheguei com uma listinha de horários previamente pesquisados e deu tudo certo, fiz tudo de uma vez só). Pesquise horários neste site aqui.

A única desvantagem do JR Pass é que você precisa andar o tempo todo com o seu passaporte — que pode ser pedido a qualquer momento pelo chefe de estação para ver se o passe é seu mesmo. Em seis dias, ninguém pediu o nosso. Mas foi bom para ter a sensação de andar por aí com o passaporte no bolso, sem ter absolutamente nenhum receio de ser assaltado.

*O valor em yen do passe de 7 dias continua o mesmo de 2005: 28.300 yens; a diferença em dólar é por conta da valoriação da moeda japonesa.

Leia:

Site do Japan Rail Pass

Preços do Japan Rail Pass

Horários de trem no Japão

Todas do Japão no Viaje na Viagem

Continuo republicando a blogagem (mais ou menos) ao vivo de uma volta ao mundo do início de 2005. Para ler sobre Cidade do Cabo, Cingapura, Sydney, Tóquio, Monte Koya, Kyoto e Takayama, clique aqui.

62 comentários

Acabei de comprar o passe pela internet no site da Gema Turismo. Paguei em reais com boleto bancario. Chegou rapidinho por Sedex. Muito fácil! Fiz muitas contas utilizando o hyperdia.com. Comprar os trechos separados seria um pouco mais vantajoso financeiramente, mas optei pela praticidade do passe. Tô indo em março!!

Adquiri o Japan Rail Pass, na Gema Turismo (www.gematurismo.com.br), pessoal super legal, atenciosos, me deram dicas preciosas e roteiros usando os trens.

Estou indo do Brasil então é melhor ficar uns dias em Tokyo e depois ir para Kyoto?
Então esse passe do JR eu só ativo quando for para Kyoto?

    Emilia,

    Para ter dicas de passeios e saber onde ir com o seu Rail Pass, assista a série Welcome to Japan no Youtube. Toda semana, apresenta um destino diferente com dicas da cidade, como passeios e comida.
    O quarto episódio saiu hoje e apresenta Yokohama. Dá uma olhada lá:
    https://youtu.be/ZW02wgasTVA

Estou desembarcando no aeroporto de Narita e vou para Tokyo e Kyoto gostaria de saber qual dos dois eu vou primeiro? Já comprei o JP. Ficarei uns 11 dias por lá.

    Olá, Emilia! Você estará do lado de Tóquio. Se você está vindo de longe, não vale a pena prolongar a viagem ainda mais a Kyoto.

Boa noite. Pretendo ir de Nagoya para Tokyo Disney usando o Rail Pass. Consigo validar o passe na estação de Nagoya de manhã bem cedo? Tem horário de funcionamento dos locais de validação? Obrigada

    Olá, Sueli! Você mesmo valida o seu passe escrevendo a data do início do uso.

Olá eu vou ficar 11dias em Tokyo , nas pretendo fazer um bate-volta até Nagoya, depois vou ficar direto em Tokyo. Vc acha que compensa comprar o JR Pass , pois a passagem de Tokyo pra Nagoya de Shincasen e em média 10.00,00 Yens ?

    Olá, Carla! É só uma questão de fazer contas. Compare o custo do JR Pass com o da passagem.

Olá,
aluguei um apt em Toquio por 3 semanas onde pretendo ficar. Gostaria de depois disso viajar a Kioto , Hiroshima e outros locais por uma semana. Devo comprar o JR pass apenas para essa semana ou para usar em Toquio tb ?
agradeço sua resposta
att
Suzana

    Olá, Suzana! Compre o passe para a sua semana fora de Tóquio.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.