Prumirim

Litoral Norte paulista: qual é a sua praia (e sua pousada!) favorita?

Prumirim

Os 175 km da Rio-Santos que separam a prainha da Juréia de São Sebastião da vila de pescadores de Picinguaba escondem (e em alguns pontos, revelam!) um dos trechos mais caprichosamente recortados do litoral brasileiro.

São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba são o endereço de uma miríade de praias de todos os tamanhos, formatos e modos de usar.

Qual é a sua favorita em São Sebastião


Barra do Una

Seria Barra do Una, com seu rio navegável que acabou se tornando uma marina?

Juqueí

Ou Juqueí, por causa da estrutura de bons hotéis, restaurantes e lojas (e pela menor dificuldade de estacionar perto da praia)?

Barra do Saí

Talvez você faça parte do fã-clube da Barra do Saí, com suas casas perfeitamente escondidas da praia e suas piscininhas represadas nas pedras?

Se bem que você tem cara de quem prefere uma praia estritamente residencial, como a Baleia? (Ou Paúba, Toque-Toque Grande, Toque-Toque Pequeno, Guaecá, Santiago?)

Camburi

Não seria de espantar se você peferisse a alta gastronomia da dupla Camburi-Camburizinho

Maresias

…ou o combo surf de dia/azaração by night de Maresias.

Qual o seu lado preferido em Ilhabela?

Praia do Pinto

Você está entre os habituês do norte da ilha, que curtem o footing na Vila e reencontram os amigos em prainhas como a Praia do Pinto?

Feiticeira, Ilhabela

Ou você desembarca da balsa e já vira à direta para para o sul da ilha, com suas praias (um pouco) mais extensas e a vegetação mais presente?

Qual é a sua praia em Ubatuba?

Quem quiser ir todo dia a uma praia diferente em Ubatuba, levará pelo menos 2 meses e 10 dias para terminar o circuito. (Alguns dias a mais se incluir também a vizinha Caraguatatuba, onde fica a sofisticada Tabatinga.)

Praia do Puruba, Ubatuba

As praias de Ubatuba se multiplicam porque não estão voltadas apenas para o leste: aqui, ali e ali de novo surgem penínsulas que levam a praias longe da estrada principal, como as belíssimas Fortaleza, Vermelha do Sul (Arquitetos), Bonete, do Cedro.

Itamambuca

As minhas preferidas, porém, estão no norte: acho Itamambuca uma versão benigna de Maresias, gosto do tipo de ocupação do Félix e de Prumirim, me encanto com a natureza intocada do Puruba e entendo o fascínio dos gringos por Picinguaba — ao final de uma enseada de onde se avista a intocada Praia da Fazenda e a Serra do Mar recoberta de verde (sem falar que Paraty está a meia horinha de lá).

Picinguaba

Conta pra gente!

Qual é o seu cantinho preferido no litoral norte paulista? E onde você gosta mais de se hospedar? Compartilhe com a gente — sua dica vai ser aproveitada numa supercompilação sobre as praias de São Sebastião a Ubatuba.

Obrigado!

44 comentários

Faz pouco tempo que frequento o litoral norte de São Paulo, mas qualquer praia alí te proporciona uma experiência incrível. Gosto muito de Guaecá, Paúba e Barra do Una.
Em Ilhabela, tive a oportunidade conhecer poucas delas, mas adorei a Praia do Sino, Ilha das Cabras e Praia da Feiticeira.

Minha praia favorita em Ubatuba é a praia da Fazenda amo está praia, tem outras lagoinha, Toninhas, em São Sebastião adoro a praia de Guaéca, e a praia de Camburi.

Olá Ricardo. Sou Joana. Ouvinte na Band e agora leitora do seu blog.

É isso aí. A minha mãe completa 90 anos o ano que vem. E o sonho dela é conhecer Veneza.

Já dei uma olhada no seu site. Identifiquei o roteiro de 8 dias na Itália.

A dúvida é, sigo a risca a sua sugestão ou ajustamos?

Somos 3 mulheres 90, 60 e 46 anos

Não teremos noites de baladas kkkk

Caminhadas leves e qual melhor época.

Desde já te agradeço muito pelas suas orientações.

Já estamos viajando na viagem!

Cordialmente

    Olá, Joana! Quem responde é A Bóia. Procure perguntar no post relacionado. Este post é sobre Litoral Norte paulista, não é sobre Itália. O roteiro de 8 dias vale para qualquer tipo de viajante, não prevê baladas.

Minha praia favorita no Litoral Norte é Juquehy!! pois além de aproveitar a praia durante o dia, tem restaurantes bons e o mini shopping pra ir à noite!
Gosto da praia da Juréia tb e Barra do Una, mas gostaria de conhecer a praia da Baleia e Camburizinho.
Em Ilhabela, gosto da praia do Curral e prainha do Julião.
Já Ubatuba é um pouco mais longe então não vou muito…

Gente, sinto falta aqui de “dissecarem” mais o litoral norte paulista, à exemplo dos posts sobre Búzios, Arraial do Cabo e Cabo frio. Sou leitora assídua do “viaje na viagem” e já segui muitas dicas daqui na elaboração dos meus roteiros de viagens, sempre com resultados extremamente positivos. Sou gaúcha e gostaria de conhecer o litoral norte paulista, mas sinto falta aqui de dicas para quem não conhece e não tem familiaridade com essa região (afinal, nem todo mundo mora em São Paulo e vai à Ilhabela, Ubatuba e etc. nos finais de semana, como praxe). Gostaria de informações do tipo: dá para conciliar em uma viagem todo o litoral norte de SP, ou as principais praias? Quantos dias seriam necessários para quem vem de outros estados (considerando eleger algumas praias, à exemplo do que foi recomendado sobre Búzios)? E a logística? Quais as melhores formas de ir e vir, sobretudo para quem chega ao aeroporto de São Paulo e não está de carro? É possível circular facilmente entre as praias dos diferentes locais (meios de transporte disponíveis e dicas)? Como é a temperatura da água das praias, e a temperatura média dos meses em que recomenda-se ir? Enfim, creio que seja necessário um ou mais posts sobre a região. Fica a dica!

    Olá, Taís! Um dia chegaremos lá. Os guias de Búzios e Arraial são do início de 2017… Mas olhe: nem pense em explorar o litoral norte paulista sem estar de carro. É simplesmente impossível visitar/aproveitar as praias de transporte público.

    Note que a distância entre Búzios e Arraial do Cabo é de apenas 35 km. Já no litoral norte paulista, a distância entre Juréia, no extremo sul de Sebastião, e Picinguaba, no extremo norte de Ubatuba, é de 180 km. Só o litoral de Ubatuba tem 70 km de extensão.

    Além disso, a estrutura de apoio para passeios também é limitada. É um litoral mais afeito ao veraneio do que ao turismo convencional.

    Veja épocas para ir no Praiômetro (veja São Sebastião e Ubatuba):
    https://www.viajenaviagem.com/2012/10/praiometro-nordeste-caribe/

    Obrigada pelas dicas preciosas, bóia! Pelo que li, cogitei ir apenas à Ilhabela, em maio. Mas receio não poder aproveitar as praias em função das temperaturas médias para esta época. Outra opção, também em maio,realmente seria Búzios e Arraial do Cabo, mas a dúvida fica por conta das notícias sobre a violência do Rio. Eis a questão…

    Olá, Taís! O Ricardo Freire mora entre São Paulo e Rio de Janeiro e está feliz da vida no Rio.

    Veja o guia atualizado da cidade:
    https://www.viajenaviagem.com/destino/rio-de-janeiro/

    Não há nenhuma relação entre violência no Rio e férias em Arraial do Cabo ou Búzios.

    Ilhabela é espalhada como Florianópolis. Tente se hospedar perto da vila para pelo menos não precisar de táxi à noite.

    Há ônibus locais que percorrem toda a extensão da ilha voltada para o continente.

    http://ilhabela.fenixfacil.com.br/sites/ilhabela.fenixfacil.com.br/files/horarios.pdf

    O clima, como em Santa Catarina, é uma loteria. Chegando por São Paulo, tem que pegar um ônibus do aeroporto à Rodoviária, então um ônibus a São Sebastião, então atravessar de balsa.

Faltou mais praias de Ilhabela como bonete, castelhanos, pedras miúdas, curral e etc. Em ubatuba tem tb as praias do Lázaro, Domingas Dias, Toninhas, etc. Achei a lista mt voltada pra surfista e pouco pra famílias

Adorooo Ubatuba!
Ja estive la algumas vezes e recetemente ficamos na Pousada Casa Mila.
Chales aconchegantes que ficam em uma estradinha inda para Almada.
super romantico para casais.
Passeios deleciosos sao para Ilha de Couves que é deslumbrante e Ilha de Anchieta.

Em Ubatuba, gosto bastante da Almada, praia excelente para famílias com crianças! Tem dois restaurantes com comidas deliciosas, bem praianas. Outra que acho fascinante é a Ilha do Prumirim. Lindíssima, águas calmas. Não tem restaurantes mas vale muito a pena a ida. Tem sempre barqueiros com taxiboat pra fazer a travessia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.