Los Roques: Dos Mosquices, Cayo de Agua, Sarquí

Cayo de Agua, Los Roques

O melhor a gente sempre deixa pro fim, certo? A não ser que dê para dar uma passadinha no melhor todos os dias. Não é o caso do super very best de Los Roques, a ilhota de Cayo de Agua. A quase uma hora de distância de Los Roques, com mar freqüentemente batido, o cartão-postal dos cartões-postais roqueños não é um programa para um dia sim, outro também, não.

A ilha não está incluída nos traslados cobertos pela pensão completa das pousadas, mas o passeio não é caro: custa 160 bolívares por pessoa (32 reais; preço e câmbio de junho de 2011) , com um mínimo de 6 passageiros. Eu fui de carona na lancha fretada pelo Renato Carone da Turnet.

Já que se vai até ali lonjão, é praxe dar uma passadinha em Dos Mosquices. Em princípio, daria tranqüilamente para justificar a parada só pelo visu:

Dos Mosquices, Los Roques

Dos Mosquices, Los Roques

Dos Mosquices, Los Roques

Dos Mosquices, Los Roques

Quer ensinar para alguém o significado da palavra degradê? Use esta foto:

Dos Mosquices, Los Roques

Mas o motivo maior da escala é visitar o singelo berçário de tartarugas marinhas mantido pelo parque. Não é assim nenhum Projeto Tamar mas tem o seu encanto. A entrada custa 10 bolívares (2 reais em junho de 2011).

Dos Mosquices, Los Roques

Não há na área um programa de preservação tão respeitado como o nosso Tamar; o homem ainda é um predador importante das tartarugas. O que esse posto faz é salvar as tartaruguinhas que encontra e deixar que cresçam; com oito ou nove meses, e menos vulneráveis pelo menos aos predadores marinhos, elas são devolvidas ao mar.

Dos Mosquices, Los Roques

Dos Mosquices, Los Roques

Dos Mosquices, Los Roques

Dos Mosquices, Los Roques

Olha uma cascudinha de três dias!!!

Dos Mosquices, Los Roques

E então… 10 minutos depois… tcharam…

Cayo de Agua, Los Roques

Cayo de Agua. A primeira vez que vi uma foto daqui, ilustrando uma matéria (minha!) de Los Roques num especial da Abril, achei que tivessem enganado de arquivo. Eu não tinha visto esse istmo não! Mas daí fui googlar e vi que era mesmo em Los Roques, e que eu tinha perdido. Buá.

Cayo de Agua, Los Roques

Cayo de Agua, Los Roques

Cayo de Agua, Los Roques

É a coisa marrrrlinda desse mundo. Compensa tudo: a distância, os solavancos da vinda, os solavancos da volta. Carambasquí. Mebeliscasquí. Ambilivabolsquí. Topresonumbancodeimagensquí.

Cayo de Agua, Los Roques

Até chegar a Cayo de Agua você já está plenamente satisfeito com a beleza minimalista das outras praias de Los Roques. Só os azuis do mar já fazem Madrisquí ou qualquer outra ganhar de praias que usam de todos os artifícios para impressionar você — coqueiros, dunas, falésias, montanhas. Mas daí você chega aqui e… bem, Cayo de Agua tem uma paisagem: o istmo. As duas praias perfeitas a ponto de se beijar. Um design espetacular, e que ainda assim não foge do minimalismo do arquipélago. Se os japoneses fizessem praia, elas seriam assim.

Cayo de Agua, Los Roques

Mas ainda teríamos uma parada depois do super very best. No caminho de volta, a ilhota de Sarquí talvez nos oferecesse a oportunidade de ver tartarugas soltas.

Sarquí, Los Roques

A lancha vai se aproximando devagar e, quando uma pedra se move, trata-se de uma tartaruga. Com snorkel dá para mergulhar e ver todas. Ali de cima do barco é preciso ter paciência até que uma resolva respirar.

Sarquí, Los Roques

Oba!

Sarquí, Los Roques

Na saída de Sarquí, pedi para o barqueiro diminuir a velocidade para fotografar outra prainha normal de Los Roques e…

Sarquí, Los Roques

… fui premiado com uma foto muitíssimo mais valiosa. Dois leitores do Viaje na Viagem me reconheceram e começaram a acenar! Deu tempo de perguntar os nomes :mrgreen:

Sarquí, Los Roques

Obrigadíssimo, Carol e Hugo! Eu não podia mesmo voltar pra casa sem ter topado com trips no Arquipélago da Bóia!

O Viaje na Viagem foi a Los Roques com a Turnet.

60 comentários

Olá!
Estou me planejando pra ir em outubro..mas estou com uma dúvida quanto ao horário da minha chegada em Caracas.
Provavelmente eu devo ir num voo chegando 04:10 em Caracas. É um bom horário pra chegar sem pernoitar e ir direto pra Los Roques?

Pergunto por não saber como é o aeroporto em Caracas, e o horário que costuma começar a sair os voos pra Los Roques.

Obrigado!
Abraço!

    Olá, Felipe! Os primeiros vôos a Los Roques saem tipo 8 da manhã; dá para ir na boa.

Oi, gente!

Vi aqui no site que só se chega lá de avião teco teco.
Mas ha pouco tempo morreu o dono da Missioni nessa rota, ricaço, fiquei com medo.

Vocês não sabem mesmo se não tem uma rota de barco de Aruba? Ouvi um fuxico desses…

Obrigada!!!! =)

Oi Fernanda,

Só vi seu post agora. Se ainda tiver alguma dúvida me procura pelo facebook/twitter pelo meu nome.

A liana as vezes demorava um pouco para responder, mas respondia. Sugiro mandar um e-mail já enumerando as dúvidas. As vezes quando demorava eu escrevia URGENTE no título e funcionava =)

Só procurei a La Cigala mesmo, pois as outras pousadas descartamos

Estou em Los Roques desde o dia 8/11. Para dormir em Caracas va ao hotel Catimar que é baratinho (390 bolivares) e tem servico de pick up. Para apenas 1 noite esta mais do que bom e ainda vc economiza uns trocados . Recomendo a pouasada Movida 10 mil vezes ! O cambio esta a 7,5. Traga repelente pq os danados te comem vivo na praia quando vai entardecendo.Se encontrar traga protetor 500 !!!!! 🙂

Eu e minha esposa acabamos de voltar de uma viagem de 9 a Los Roques e o local é simplesmente fantástico.

Por mais fotos que você veja, nada se compara a estar lá. Muito lindo, embora você já encontre sinais de necessidade de maior cuidado ambiental.

Foram muitas horas de viagem e é verdade: vale cada segundo e todo o cansaço para ir e voltar.

Como fomos:
– Reservamos na pousada La Cigala (recomendadíssima. Vá sem erro)
– Aéreo pela GOL
– Maiquetia/Los Roques via Aerotuy que reservamos pela pousada mesmo

Dicas:
– Faça esnórquel sempre com uma camisa, assim evita queimar as costas.
– Levar esnórquel, pé de pato e sapatilha são itens essenciais.
– Se for levar eletrônicos, comprem um adaptador, pois a tomada lá é em formato de garfo (| |).
– Levar repelente e lanterna.
– Sugiro fazer a reserva apenas com pensão completa para o primeiro dia. Com base no que você avaliar do primeiro dia, pode optar por jantar fora e montar a cava por fora. Para nós bastava no dia anterior avisar se queríamos jantar na pousada ou que montassem a cava apenas com as bebidas (mais em conta).
– No avião para Los Roques, fique do lado esquerdo, pois terá uma vista privilegiada ao chegar.

Abraços e qualquer coisa é só entrar em contato via facebook/orkut/twitter. Meu nome não é difícil de achar 😛

    Outras Dicas:
    – Para dormir em Maiquetia vá sem erro no Eurobuilding Maiquetia. Você pode fazer a reserva no site deles e pagar em bolivar (mais em conta). Além disso, eles tem um serviço de Van grátis que a cada 20 min que faz o serviço leva/traz do aeroporto para o hotel.
    – O câmbio a gente fez com Miguel (recomendado em vários fóruns. Ficou a 7.5, mas você não fica estressado em ter que se esconder da guarda, pois ele tem uma loja e não tem perigo de pegar dinheiro falso).

    Vou para Los Roques no próximo domingo (27/11) e fiquei muito interessada na sua dica sobre câmbio. Como/onde encontrar o tal Miguel?
    Abs
    Malu

    Olá, Adjamir!
    Estou fechando minha viagem para Los Roques diretamente com a La Cigala, incluindo o trecho aéreo até a ilha pela Chapi Air. Meu contato lá é a Liana, porém estou tendo dificuldade em falar com ela. Ora ela ignora meus emails ou então responde com muito atraso e de forma incompleta. Você teria alguma dica que poderia me ajudar? Como já esteve lá, talvez tenha algum outro contato para me passar.
    Obrigada desde já pela anteção!
    Fernanda

Ric,

Estou planejando ir a Los Roques no carnaval (2012). Depois que li seu relato, tive certeza disso!
Li que vc ficou hospedado no acquamarina. Entri no tripadvisor e a classificação desta pousada não é boa. Queria saber sua opinião sobre a pousada. É boa? Vale a pena? Você teria alguma outra indicação? Da outra vez que vc foi, vc ficou hospedado onde? Li o relato do Marcelo, mas o site da pousada que ele ficou está fora do ar.
Parabens pelo site. Tenho acompanhado sempre!

abs,
Igor

    Igor,
    posso dar a minha opinião?
    Eu fiquei na Posada Movida e na Posada Lagunita.
    Ambas são boas, a primeira é mais cara, como fomos em alta temporada o valor estava $160 por pessoa a pensão completa, na Lagunita pegamos o valor de $112 a pensão completa.
    A Posada Movida é a única no TripAdvisor que não tem um ponto negativo sequer, acabei optando por essa, não queria correr o risco de pegar uma pousada suja. Fiquei 4 noites na Movida e 2 na Lagunita.
    Minhas considerações:
    Movida: excelente comida(mas não espere muito do almoço, geralmente é como em todas as outras, um sanduichão ou uma salada de macarrão ou arroz com atum), tinha 2 cervejas por pessoa, 2 refrigerantes por pessoa e 2 garrafas de água de 11/2L, também tinha pacotinhos de salgadinhos(bananinhas fritas) e saladas de frutas muito boa.
    O jantar excelente, ótima entrada, prato principal geralmente uma massa e um peixe, sobremesa deliciosa e vinho a vontade. Porém, o jantar é como $30 por pessoa, ou seja, $60 o casal. Nos 2 primeiros dias jantamos na pousada, mas no segundo dia nem tínhamos tanta fome e vimos que na verdade nem compensou o valor que pagamos. Decidimos nas duas noites seguintes, jantar no Aquarena, um restaurante em frente a praia, com puffs e musiquinha ambiente. Como já estávamos cansados de só comer peixe, optei por um trio de mini hamburguers(carne, frango e vegetariano) deliciosos. Ainda tomamos drinks, meu namorado também pediu um lanche para ele, saímos de lá super satisfeitos e gastamos $40 o casal.
    O que achei bom desta pousada é que incluem no valor algumas ilhas que não são tão próximas, por ex, nas outras só incluem Francisquí, Madrisquí, Cayo Pirata, Fabian e outra que não me lembro.
    Na Movida estava incluso Krasquí e Noronsquí.
    O que eu realmente não gostei na Movida é que eu e meu namorado éramos os únicos brasileiros, os demais eram todos italianos e percebemos que eles tinham a preferência em muitas coisas, para os passeios(que eram organizados pela manhã) os italianos sempre eram consultados primeiro e somente depois de todos serem consultados e decidirem onde gostariam de ir é que nos comunicavam, aí, ou nós íamos com eles ou ele nos colocaria na lancha de outros.
    Na Lagunita o almoço é parecido, mas vem menos bebidas, o sanduíche era igualmente bom como o da Movida, a fruta geralmente não era salada, mas um único tipo de fruta picada. Bebidas: 1 pepsi para cada, 1 cerveja para cada, 1 garrafa de água.
    Achei pouco, pedi para colocar uma garrafa a mais, mas acho que nem me cobraram a parte. Um outro dia de manhã, antes de sair o passeio eu fui na “Licoreria” e comprei Smirnoff Ice e Gatorade, com preços de supermercado e mais barato do que aqui.
    Na Posada Lagunita, achei que foram mais atenciosos e mais preocupados em levar todos ao passeio que gostariam de fazer, aí todos os dias eu fiz o passeio que eu queria.
    Não tivemos problema de atendimento na Lagunita, o gerente Enrico era sempre muito simpático com todos, o cozinheiro era uma felicidade só! =) E pra melhorar, ainda serviam um drink no terraço todos os dias as 19:30h.

    Já li muitos relatos que o atendimento lá não é muito “caloroso” e que em muitos lugares eles dão preferência aos europeus.
    Meu namorado até comentava que aquele lugar deveria ser administrados por brasileiros, principalmente igual o pessoal do norte e nordeste que é sempre tão acolhedor.
    No penúltimo dia eu descobri que um brasileiro tem uma pousada lá, faz um ano que comprou e inaugurou no final do ano passado, a pousada chama Sol y Luna e o dono chama Fábio Blinder(e ele é baiano minha gente), ele também tem uma agência que chama Venebrasil. Fui lá conhecer a pousada e conheci o Fábio também, uma simpatia de pessoa. Nos convidou para voltar a tarde na pousada dele(que fica a uns 10 passos da praia de Gran Roque) e que ele colocaria uns puffs para nós na praia para apreciar o pôr do sol e aí ele serve uma cervejinha ou vinho e nós só pagaríamos o que consumíssemos. Tudo combinado, voltei lá a tarde com meu namorado e também chamei um casal de BH que estava na Lagunita. Aquele foi o por do sol mais lindo que já vi em toda a minha vida! =) No final, o Fábio nem cobrou nossas cervejinhas.
    A pousada dele está reformada, todos os quartos tem ar condicionado e caixa de segurança. Eu adorei, se tivesse descoberto essa pousada antes(e também do tratamento diferenciado das outras pousadas com europeus) teria ficado lá. Senão me engano, os preços são bem semelhantes ao da Lagunita.

    E o bom é que ele tem conta aqui no Brasil e tudo pode ser pago por aqui, geralmente as pousadas lá cobram uma reserva de 30% e a transferência é para conta internacional ou paypal o que acaba gerando taxas.

    Acho que vale conferir!

    Oi Adriana!!!
    Estamos planejando viajar para Los Roques em julho de 2013, vc teria o contato do Fabio da pousada Sol y Luna para me passar??
    Obrigada
    bjo

AAAAhhhh, como eu queria que o Riq fizesse logo a página de Los Roques… comprei a passagem pro mês que vem =)

Não sei se é o local correto para perguntar. Se não for, pode transferir.
Pessoal, hj moro em Manaus, e o pessoal aqui com certa frequencia e facilidade faz o trajeto Manaus-Isla Margarita. Estive pensando em fazer o mesmo, no entanto, me desiludi com as recomendações do RF pela ilha ser “feinha e fraquinha”.
Então surge a pergunta. Já que a viagem é de carro desde Manaus, onde existe outro lugar nas proximidades de Puerto La Cruz ( 100-200Km ), que seja interessante e tenha razoavel estrutura de cidade? Olhando no mapa, cidades litoraneas tem muitas, tanto a direita qto a esquerda.
Fico agradecido pela atenção.

Boia,Ric,

vcs ficaram em Los Roques mesmo? Em que hotel?
Há resorts lá?
Qual é a melhor temporada sem chuva?
Muito obrigada!
🙂
Paula

Ric, desde que vc fez o primeiro post sobre Los Roques, há anos atrás, fiquei encantada com as águas claríssimas e os relatos de hospitalidade… Espero conferir ao vivo tudo isso que é falado em breve, e essa atualização que virá aqui no blog será muito bem-vinda 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.