Los Roques: vá antes que Chávez não deixe mais você entrar

Los Roques estatizado?

Deu ontem em vários lugares, a partir de uma notícia da Reuters: em pronunciamento por telefone (!) à TV venezuelana, o coronel Hugo Por Qué No Te Callas Chávez anunciou que expropriará as “pousadas ilegais” de Los Roques, que serão subseqüentemente aproveitadas num programa de “turismo popular”.

Chávez alega que o lugar foi “privatizado” pela “burguesia internacional”. Devolver essa jóia ao “povo venezuelano” pega bem nesse momento de campanha para reeleição — mostra que a quimioterapia não afetou o ímpeto do presidente para a implantação do socialismo do século 21. Pa’lante, Comandante!

Não ficou claro como o povo venezuelano caberá nas 60 pousadinhas da ilha, nem como chegará até lá (ainda não se falou em estatização das cias. de teco-tecos, e por mar só se botarem um super ferry-boat). Chávez tampouco disse por que não começou o seu programa de turismo popular estatizando os resorts da Ilha Margarita.

Mas veja pelo lado positivo: você, que até ontem se considerava bem classe média, já foi promovido a Zelite Internacional apenas pela sua vontade de gastar seu rico dinheirinho na Venezuela.

Muitos brasileiros devem ir agora no feriado de 12 de outubro para a ilha — entre eles estão trips de carteirinha (né, Carla? Certo, JB?). Vamos ver o que eles relatam na volta.

Vamos acompanhar os acontecimentos. #oremos

Leia mais:

Todas de Los Roques no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


64 comentários

Olá,

A Aerotuy informou que voltará a voar para Los Roques a partir do dia 17 de março de 2014.

A novidade é que a Gol está cancelando vários voos para Caracas e pretende suspender por um tempo a rota.

Fiquem atentos, principalmente os que têm passagens com a Gol, pois é bom confirmar se o seu voo foi ou não cancelado.

Obrigada pela atenção.
Bjs
Lili

    Olá Lili ,
    Gostaria de saber como foi sua viagem para Los Roques , pois assim como vc a situação venezuelana me preocupa e , estarei visitando o arquipélago no feriado de primeiro de Maio.

    Ocorreu tudo bem ? Vc foi de chapi ou aerotuy ? Infelizmente , terei que dormir uma noite em caracas , o que é motivo de grande tensão . Conversei com a equipe do nosso hotel , que nos tranquilizou , porém o receio existe .

    Grata pela atenção ,

    Paula

Olá!
Soube hoje que a Aerotuy não está voando porque passa por uma fase de manutenção de suas aeronaves. Não sabem me informar quando ela voltará a voar.
Estou buscando alternativas que não seja ir com a Chapi Air pelo outro aeroporto, aquele que fica a 1:30 de Maiquetia.
Pedi ajuda ao pessoal da VeneBrasil e também estou analisando a possibilidade de voo fretado.
Se puderem me ajudar, com alguma novidade sobre os voos ou até mesmo com algum contato sobre voo fretado ou outra agência de turismo a quem eu possa recorrer para me ajudar, eu super agradeço.
Abs
Lily Pestana

Olá queridos,
tudo bom?
Vou a Los Roques no início de abril. Fechei tudo com a Pousada La Cigala, onde o Riq Freire hospedou-se pela primeira vez. Também estou com receios sobre a situação política da Venezuela.
A resposta aqui em cima confortou-me bastante, mas algo me ocorreu e gostaria de pedir um conselho: se ocorrer um golpe de Estado, as pessoas que estão no aeroporto (que é zona militarizada e também internacional) podem sofrer com isso de que formas, além de possíveis cancelamentos de voos? Eu me lembrei do filme do Tom Hanks em que ele fica morando no aeroporto aguardando a situação política do país dele regularizar-se.
Outra dúvida é sobre a conexão entre Caracas e Los Roques. Queria fazer com a Chapi Air, pois muitos relatos informam que essa cia aérea cumpre melhor os horários e não cancela tanto os voos. Não precisarei dormir em Caracas, se tudo correr bem. Chegarei às 07h da manhã e voltarei à 21h da noite. Pedi para a La Cigala providenciar tudo para mim qto à conexão. Mas até hoje não consegui fechar isso porque a Liana, representante da La Cigala, disse que a Chapi Air está operando em local longe do aeroporto e a Aerotuy ainda não liberou os voos de abril para aquisição.
Eu devo aguardar? Há algo que eu possa fazer neste momento além de esperar?
Desculpem-me pelo longo texto. A situação da Venezuela está assustando todo mundo. Torço pela paz e por condições de vida melhores para o povo venezuelano.
Obrigada pela atenção.
Bjos

    Olá, Lili! Se você está preocupada, deixe para ir em outra oportunidade. Apesar de não ser provável, o pior cenário é possível, sim.

    Olá Bóia,
    A questão é que já estou com tudo pago: passagens aéreas do Brasil a Caracas, hospedagem em La Cigala (50%). Desistir de ir significa um prejuízo alto no momento. São 8 diárias.
    A Liana, da Pousada La Cigala, voltou a se comunicar comigo (a comunicação com o pessoal em Los Roques é devagar rsrs). Ela me disse que lá na ilha está tudo bem. A resposta dela foi assim: “tranquila en los roques esta todo tranquilo solo partes de la ciudades hay problemas , chapia ir esta volviendo hace unos vuelos de aeropuerto internacional asi que voy a reservar ahora le hago saber hoy mismo”.
    Entonces, preocupada é impossível não ficar. Prejuízos eu terei se não for ou se for e acontecer algo grave. Ou posso arriscar e ter uma viagem linda, no melhor estilo lua de mel, sem estresses.
    Complicado, não?
    O que vocês fariam? Arriscariam?
    Saberiam informar o que pode acontecer com turistas em trânsito no aeroporto em situação de golpe de Estado?
    Ainda, sabem me dizer como andam os voos entre Los Roques e Caracas? Os voos de conexão estão sendo honrados?
    Muito obrigada.
    Bjos

    Olá, Lili! O tempo todo nos perguntam: mas não vai chover, né? Mas não vai ter furacão, né? Mas não vai ter terremoto, né? Olha, o risco de dar uma zebra total é bastante remoto. Mas infelizmente não temos bola de cristal.

    Claro que entendo rsrs… quem me dera ter bola de cristal e acertar na Mega Sena acumulada! rsrs… =)) Mas é que de repente, por terem contato com tantos viajantes, poderiam ter noção de alguém que pudesse ter enfrentado situações de crises políticas em outros países, considerando que há tantos países no mundo vivenciando uma política instável e sensível, como o Egito, que tem fluxo grande de turistas, ou outros países da África mesmo.
    Sei que o risco existe, embora não seja tão latente assim.
    E, com certeza, cabe a mim escolher aceitá-lo ou não, certo?
    Em todo caso, se tiverem conhecimento sobre a situação dos voos de conexão entre Caracas e Los Roques, se estão sendo operados com a normalidade esperada deles, ainda que com eventuais atrasos e cancelamentos (o que já é o normal de lá), eu ficaria grata em saber.
    Obrigada pela atenção.
    Abs.
    Lili

Olá! Estou indo para los roques no próximo dia 25 de fevereiro mas estou muito preocupada com a situação em Caracas, diante da repercussão violenta das manifestações que estão ocorrendo. Gostaria de saber se vocês possuem algum meio para verificar como está a situação no aeroporto e seus arredores, se está tranqüila ou se há alguma movimentação diferente, se os voos estão partindo normalmente e se los roques é afetada por isso. Muito obrigada!

    Olá, Alice! As manifestações ocorrem no centro da cidade. O aeroporto é zona militarizada, fique tranqüila. Em Los Roques você só saberá da inquietação política se puxar assunto com os moradores.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.