Machu Picchu limita visitantes; ingressos só são vendidos online

Disponibilidade em Machu Picchu - julho

Quem avisou foi a querida Lu Malheiros, que além de fazer um post no seu Dividindo a Bagagem, deixou um recadinho na caixa de comentários.

Seguindo (ma non troppo) recomendações da Unesco, o sítio arqueológico reduziu o acesso a 2.500 visitantes por dia (a Unesco advoga 917). E para que isso seja respeitado, a partir desta semana só se pode entrar no parque com ingresso comprado antecipadamente pela internet.


A venda é feita pelo site MachuPicchu.gob.pe. Estão abertas as vendas até o fim do ano (mas lembre-se de que a época das chuvas começa em novembro). Clique em “consultas” para ver a disponibilidade. Não há mais vagas para esta semana, mas agosto ainda está tranqüilo.

Comprando no siteLista de agências que podem comprar o ingresso (veja no site)

Para comprar é preciso usar um cartão de crédito Visa integrado ao sistema Verified by Visa. Ou seja: é provável que os cartões que dão galho nos sites de trem na Europa tenham problemas aqui também. Há duas alternativas: comprar por intermédio de uma agência de viagem local (clique em “consultas” e, ao pé da página, em “agencias de viaje”, que aparece uma lista, com sites e emails) ou deixar para comprar quando você estiver no Peru — porque depois de comprar pela internet você ainda tem seis horas para pagar pessoalmente num banco credenciado. Esta alternativa não é recomendável nos meses de julho e agosto, altíssima temporada de visita.

Segundo este site, o limite de 2.500 pessoas por dia nem é tão draconiano assim; só em julho e agosto os visitantes estourariam este número se não houvesse a restrição.

Obrigado pela dica, Lu!

Leia também:

Mudança na compra de ingressos para visitar Machu Picchu, por Lu Malheiros

MachuPicchu.gob.pe

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


182 comentários

Pessoal mais antenado do Brasil,

Estávamos com problemas para conseguir comprar as passagens de trem até Macchu Picchu. Ligamos para o hotel de Cusco que nos indicou uma agência local que cotou todos os passeios, guia “particular”, trem e ingressos. O roteiro passando pelo Valle Sagrado ficou bem interessante e o valor melhor ainda 😉

Mas para confirmar essa reserva a agência pediu que enviássemos o valor integral do orçamento via transferência bancária.

Nessa hora comecei meu dever de casa… procurei por reclamações no Google e no Trip Advisor, entrei em contato com o pessoal do IPeru (Turismo Peru) e por enquanto não encontrei nada que me preocupasse.

No manual do turista descolado, não estou esquecendo nenhum detalhe anti-roubada?

Agora é aquela hora que a gente confia e seja o que Deus quiser?

Brigadão pelo apoio moral 🙂

    Olá, Natalie! O ideal nessas horas é conseguir pagar por cartão de crédito ou PayPal, porque fica mais fácil de “trackear” a remessa e tentar um ressarcimento caso seja necessário. Mas o fato de o hotel ter indicado a agência é um atenuante importante.

    Eu não aceitaria transferência bancária, não, Nat; achei esquisito. Tô com a bóia: cartão ou paypal. Mesmo sendo indicação do hotel. Dá mesmo tanta diferença ($$$) assim que não compense comprar direto nos fornecedores?

    Mari,
    Acho que as coisas estão um pouco mais complicadas para o viajante independente. Por exemplo, só dá para comprar os ingressos para Machu Picchu, do Brasil, com um cartão Verified by Visa ou por uma agência. Salvo engano, o mesmo acontece com o bilhete de trem da Peru Rail. Algumas pessoas conseguem – sei lá como – “burlar” o “verified by Visa”, mas não são todos. Enfim, se é preciso de agência ingresso e bilhete de trem, acabo vendo por quanto fica o pacote completo.

    Nat,
    A agência de Arequipa pediu 20% do valor do passeio para o Vale do Colca via Western Union ou Money Gram. Nada de paypal ou cartão, apesar da minha insistência. Mandei o dinheiro (pouco) via Western Union morrendo de medo. O processo foi muito estranho, pois eles só pedem o nome da pessoa e a cidade/país para onde a grana deve ser enviada (Como assim? Não preciso dar um número de documento do destinatário?). Recebi um papel com um número, avisei à agência e comecei a rezar. No final deu tudo certo, mas o medo foi grande.
    Parece que esse lance de enviar o dinheiro é comum por lá, mas não é possível negociar de enviar um sinal e pagar o resto na hora?
    Vou ficar torcendo para que tudo dê certo 😉

    Nat,
    Estamos conversando no twitter, mas passei aqui para deixar o registro. A Asociación de Agencias de Turismo del Cusco http://www.aatccusco.com/ Tem um “Listado de Socios Activos” que está na barra “socios” do menu principal. Não me parece haver um bom motivo para a agência não estar listada lá 🙁

    Não pague nada adiantado no Peru, vão te cobrar cerca de 30% a mais pelo valor que você poderia encontrar direto na agência em Cusco. É importantíssimo aprender a barganhar os preços nesse país, principalmente dos tours! Pra se ter uma idéia, cotei um city tour em Cusco antes de ir, pela internet, queria me cobrar 100 SOLES!! Quando cheguei na cidade, procurei por uma agência e de cara já achei por 50 SOLES. Pechinchei e paguei 25. Quem entende!!

    Pessoal,

    Passei aqui para deixar o feed back da nossa dúvida…

    Ainda no Brasil negociamos com a moça da agência e pagamos apenas 50% do nosso orçamento adiantado. Confesso que foi uma das ações mais corretas nessa viagem. Logo que chegamos em Cusco encontramos a dona da agência e ela pessoalmente nos entregou todos os comprovantes, tudo certinho sem a menor dor de cabeça. E o guia que nos acompanhou por alguns dias foi bem bacana.

    Se vocês quiserem eu passo o contato da agência. Serviço aprovado 😛

    Oi, Nat… gostaria de mais informações sobre a agência que você contratou, valores e como foi sua viagem. Obrigada

    Oi Natalie!

    Qual o contato dessa agência que você contratou em Cuzco? também estou encontrando problemas ao tentar comprar as passagens de trem e o ingresso para machu picchu…

Olá Natália, acabei de voltar do Peru e estive em Machu Picchu também!!! Quanto ao horário de entrada no parque, você pode entrar sim depois das 10 hs. O último horário de subida do ônibus é às 15:30.
São pouco mais de 3 horas de viagem partindo de Cusco.
Além do trem é necessário o ônibus para subir até a entrada do parque, o trem não faz isso. Abaixo vai o link da empresa de ônibus com valores e horários:
http://www.consettur.com/index.html
O horário de fechamento do parque é às 17:30, mas você pode dar uma olhadinha no site de venda de ingressos abaixo:
http://www.machupicchu.gob.pe/
O trem de volta a Cusco depende do horário que você queira voltar, não existe só um horário. dá uma olhada no link abaixo:
http://www.perurail.com/en/index.php
Eu fechei tudo pela internet e nada por agências, com exceção dos passeios nos arredores de Cusco. Não tive problemas quantos aos passeios e entradas e boletos. Eu fechei os passeios com a Machu Picchu Brasil e gostei muito do atendimento. O link deles é: http://www.machupicchubrasil.com.br/
Abraços,
Milena

    Olá Milena,
    Vou para o Peru na sexta, só vou ter um dia para conhecer Machu Picchu: domingo. Estou em dúvida de qual ingresso comprar. Quero conhecer as ruínas. Qual me sugeres: Cidade Inka Mapi ou Machupicchu e Museo?
    Sabes se é possível comprar na hora?
    Ainda há bastante vagas no site.
    Abraço,
    Cristina

    Olá Cristina!!! Eu comprei o ingresso apenas para a ciudad Inka Mapi. Cheguei lá na cidadela por volta das 8:20 da manhã. Contratei o guia e depois fiquei passeando com calma até às 13:30. Desci para AC almocei e dei uma olhadinha na cidade pois meu horário de trem era 16:43. Eu não sei como é esse Museu, mas preferi dar prioridade a cidade e não me arrependi. Quanto à compra de ingressos, ela só pode ser feita pelo site.
    Não se esqueça do repelente e caso esteja fazendo sol, leve chapéu e use e abuse do protetor solar…esqueci de passar e até hoje tenho a marca da camiseta 🙂
    * quando for contratar o guia, não contrate uma chamada Graziela…péssima guia, explicação muito vaga e deixou de mostrar e explicar muita coisa. Normalmente eles ficam do lado de fora perguntando se querem o serviço.
    Abraços,
    Milena

    Olá Cristina! Quando fui, comprei apenas Ciudad Inka Mapi. Cheguei lá por volta de 8:20 da manhã, contratei o guia e depois fiquei passeando com calma. Desci para AC por volta de 13:30, almocei no Tottu’s e depois fui dar uma olhadinha na cidade, pois meu trem era para às 16:43. Não sei te falar do museu, pois preferi dar prioridade a cidadela e não me arrependi.
    Quanto à compra de ingressos, ela só pode ser feita pelo site.
    Não se esqueça de levar água, pois lá dentro não vende nada. Use repelente e caso esteja fazendo sol, use chapéu e muito protetor solar. Esqueci de passar e até hoje estou com a marca da camiseta. 🙂
    * caso vá contratar um guia, não contrate uma chamada Graziela. Ela é péssima, deu uma explicação super corrida, artificial e vaga…deixou muita coisa sem mostrar e explicar. Eles ficam do lado de fora oferecendo o serviço.
    Não esqueça de carimbar o passaporte antes de passar pela catraca. A mesa do carimbo fica ao lado do guarda volumes interno.
    Abraços,
    Milena

    Uma xará minha passou aqui e pegou dicas que espero usar um dia. Mas a Cristina carioca, que os trips conhecem, ainda irá lá rsrs

GOSTARIA DE SABER SE EU JÁ TIVER COM OS INGRESSOS COMPRADOS, POSSO ENTRAR NO PARQUE A QUALQUER HORA. ESTOU QUERENDO COMPRAR INGRESSOS SOMENTE PARA “CIUDAD INKA MAPI”. JÁ LI INFORMAÇÕES DE QUE O TREM SAI DE CUZCO À 6AM.
PERGUNTAS:
1- SÃO 4 HORAS DE VIAGEM?
2- SE SIM, CHEGAMOS ÀS 10AM E PODEMOS ENTRAR NO PARQUE ESSA HORA?
3- ALÉM DO TREM, AINDA É NECESSÁRIO OUTRO TRANSPORTE PARA CHEGAR AO PARQUE? OU O TREM JÁ NOS DEIXA NA ENTRADA?
4- A QUE HRS FECHA O PARQUE?
5- QUE HRS SAI O TREM DE VOLTA A CUZCO?
6- SERÁ MTO ARRISCADO FECHAR TUDO PELA INTERNET E NADA POR AGÊNCIA?
MUITAS PERGUNTAS!! rsrsrs…
OBRIGADA!
NATÁLIA

Estou de viagem na semana que vem , ingresso comprado tudo emcima e bem informada graças ao blog ! Uma pergunta : é fácil trocar reais em Cuzco ou em Lima ? Comprei doláres mas pretendo levar uns reais até pq a cotação está interessante …..

Machu Picchu por si só merece muito mais do que apenas um dia! Mas dá pra fazer tudo em um dia só sim, apertadíssimo mais dá! Basta sair de MP antes do meio dia!

Oi gente!! obrigada pelas informações,é q como vou ter q dormir em aguas calientes para fazer pegar a turma das 7, fiquei na duvida de dar uma sapeada um dia antes, mas achho q vou me poupar!!!
valeu mesmo!!!
Vou em outubro e descer em La Paz, alguém já foi em Laguna Verde???
Parece q é lindo, e longe tbm, mas tenho dez dias e muuuuitos lugares pra ver,copacabana, quero fazer o lago titicaca,arequipa com canon del coca, puno, vale sagrado….Será q quero demais, kkkk

Aproveitando a pergunta do magno é suficiente apenas um dia de ingresso pra conhecer machu picchu e huaynapicchu dá pra aproveitar ou ou é necessário outro dia ? fica corrido num dia só? as informações tem me ajudado muito,desde já obrigada!!!!

    Olá, Flavia! Tente se encaixar na primeira turma do Huaynapicchu, para ter o resto do dia inteiro no parque.

    Flávia,

    Pode ir tranquila! Dá para fazer os dois sim. Mas, diferente da bóia, eu preferi conhecer a cidade antes e só subir na segunda turma… Tem menos gente e as fotos ficam mais interessantes… Ainda sobra tempo na descida para mais uma voltinha por Machu Picchu.

    Abraço e aproveite!

    O que eu quis dizer é que tem menos gente em Machu Picchu no começo. De Huayna Picchu a distância é grande e não faz tanta diferença nas fotos…

    Se o seu pique for bom e você conseguir pegar a primeira turma (das 07h) é para dar, porque Huayanapicchu é para fazer em 2h (a outra turma do dia é às 10h) e MP tem uma trilha menos íngreme, que dura cerca de uma hora (cada trecho).

    Eu comecei a fazer MP, mas desisti no meio do caminho porque estava nublado e falei com pessoas que estavam descendo e disseram que do alto não conseguiram ver nada.

    Nem tentei ir a Huayanapicchu (no mês passado) porque antes da cobrança e da limitação de pessoas para conseguir entrar na turma das 10h tinha que esperar o ônibus às 02h da madruga ou subir à pé antes da abertura do parque (fui vencida pelo sono, pela preguiça e pelo cansaço de passeios anteriores). Espero que agora esteja mais fácil subir. Quem vai diz que é maravilhoso, mas que é beeem íngreme. Prepare-se!

    ah, Flávia, eu entendi errado a sua pergunta – desculpe! É que tem uma trilha para uma montanha de nome Macchu Picchu e eu pensei que você queria subir as duas.

    Huayanapicchu + a cidade dá para fazer com certeza, independente do horário que você vá! Aproveite!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.