Minitrekking no glaciar Perito Moreno: holiday on ice

O assunto geleiras vai ocupar todo o seu tempo em El Calafate. Se você decidir que Perito Moreno não é o bastante, vai poder ver outras, em passeios de barco pelos lagos (vou falar de tudo no post de encerramento do Calafate).

O minitrekking no glaciar Perito Moreno

Deixe para o último dia, porém, o passeio que vai tornar supérflua qualquer outra atividade que passe perto de um cubo de gelo: o Minitrekking.

Las releiras son ar-rentinas!

Depois de ver geleiras — ou glaciares; dedico o título deste post à Isabel O. :mrgreen: — de longe, de perto, do alto, de baixo, da terra, da água, só nos resta mesmo subir numa e caminhar sobre o gelo.

Há duas opções de passeios, realizados pela mesma companhia, a Hielo & Aventura: o Minitrekking, que inclui uma hora e meia de andanças por cima do glaciar, e o Big Ice, que é um pouco mais puxado. Para minha felicidade, a idade máxima recomendada para o passeio mais puxado é 45 anos; como estou com 46, tenho a desculpa perfeita para ter feito a versão compacta 😀

O Brazo Rico

Depois de uma curta navegação pelo Brazo Rico (a seção do lago que aparece nos mirantes da estrada, à esquerda das passarelas), desembarcamos num refúgio ao pé de um bosque na outra margem.

Última vista antes de subir no bicho

De lá fazemos uma curta caminhada até um mirante à beira-lago (onde temos a última vista antes de subir no bicho — essa aí de cima), e depois vamos para a estação onde ganhamos tração nas duas pernas.

Grampões instalados

Os monitores do passeio instalam grampões na sola dos nossos sapatos. O sistema é o mesmo dos patins de (beeem) antigamente, que a gente usava com calçado normal; a diferença é que em vez de rolimãs ele vem com umas pontas hiperafiadas que previnem tombos (se você cai no gelo, a probabilidade de fratura é alta).

Grampões: correia de gente

Os guias são bacanas e explicam como caminhar. Precisamos manter os pés separados, pisar com o pé inteiro, manter a postura ereta nas subidas. Em resumo — andar como um pingüim, descer como um macaco.

Entrando numa gelada

Caminha-se em fila indiana, com paradas estratégicas para fotografias. As descidas são um pouco tensas, mas nada que se compare com um bugueiro maluco em Natal.

Você chega lá

Não preciso dizer que é lindão porque você está vendo com sua própria tela. É como passear por um jardim de esculturas geladas.

Às vezes o gelo está mais azul que o céu
Texturizado
Buraco frio
Esculturas descartáveis
Tricolor

O mais bonito de tudo são as fendas azuladas que aparecem a todo momento. Olhos d’água. Olhos azuis d’água! Elizabeth Taylor meets Perito Moreno.

Nel blu dipinto di blu
Degradê

No fim, tudo acaba em uíqui — no nosso caso, um escocês Famous Grouse oito anos, com gelo produzido há oito segundos.

Esperando a próxima turma
Moedor automático de gelo
Servindo o gelo
Precisava o mullet?
Só um golinho

Gostou? Prepare a carteira. Em 2010, o passeio custou o equivalente a 130 dólares.

Tin-tin!

O passeio completo inclui uma passada nas passarelas, e resolve a vida de quem vai ficar apenas um dia na cidade. É preciso reservar e pagar na véspera. E não há saídas no auge do inverno (entre meados de junho e meados de agosto).

Agora no fim do verão a temperatura estava agradabilíssima: uns 12 graus. Me arrependi de ter ido com ceroulão por baixo da calça de nylon, e no final suei a camiseta por baixo da parka quebra-vento.

El amor es lindo

Caso você possa ficar mais dias no Calafate, mantenho a minha sugestão do post inicial: vá no primeiro dia ao parque de carro. No segundo dia, faça um passeio de barco pelos glaciares (voltarei a falar disso no post final). E deixe o Minitrekking para enxugar o gelo final.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    Todas de El Calafate no Viaje na Viagem

    341 comentários

    Acabei de voltar de El Calafate, fiquei durante 5 noites (sem contar o primeiro e último dia que fiquei por conta da viajem de avião, q com a Aerolineas foi muuuuito cansativa!!!). Todos os dias fizeram sol e a temperatura variava entre 2 a 12 graus. Fiz os seguintes passeios: 1) Estância Cerro Frias- já conseguimos ver os picos nevados a bordo das 4×4 e almoço regional; 2) Estância Nipebo Aike – cavalgada +tosquia de ovelha + cordeiro de almoço, ótimo, mas demora 2h para chegar!; 3) Mini trekking- sem palavras; 4) Todos glaciares- achei o passeio muito cansativo, talvez ir visitar direto o perito moreno seja de melhor proveito.
    Me hospedei no Hotel Esplendor (ótimo custo benefício, uns 10 a 15 minutos para chegar no centrinho). Espero ter ajudado!

    Vou sozinha para El calafate dia 24. Estou dividida entre ficar em um hotel central (Patagônia Rebelde: achei engraçado, meio/bem fake) ou no Meulen, com linda vista mas mais afastado. Pode me dar algumas dica? Tens referências sobre esses 02 locais?

      Procure referências no TripAdvisor. Sem carro eu ficaria no centro.

    Olá, Riq

    Qual o tempo total do minitrekking (da saída à chegada)? Toma o dia todo?

    obg
    Ana

      Ana,

      Estive em Calafate nos dias 24 a 27 de agosto e fiquei no hotel Alto Calafate, hotel charmoso com linda vista para a cidade e para o lago, staff atenciosíssimo e um ótimo café da manhã.

      Contratei três passeios, o 4×4 (balcões de calafate), o Todos os Glaciares e o minitrekking. O passeio do trekking, a van passou no hotel às 08:00 e às 17:30 ela nos deixou no hotel, pela localização do hotel eu era uns dos primeiros a pegar a van e sempre o último descer, como disse o motorista, ganhei um city tour de graça hehehe… foi uma experiência única.

      Abraços;

    obrigada pela delicadeza de sua resposta… rs… perguntei se funcionava em 21 de agosto pois entendi que alto inverno era meados de julho… Já ouvi falar por aí que os passeios começam em agosto… era apenas pra tentar confirmar essa informação…

      Se você ouviu falar algo diferente do que está escrito em qualquer post, diga isso com todas as letras: me falaram que.

      Nessas horas, aproveite os links que eu generosamente edito em todos os posts e faça uma pesquisinha própria.

      Sim, no fim de agosto pode ser que já esteja funcionando novamente, dependendo das condições meteorológicas.
      https://www.hieloyaventura.com/hieloaventura/index-esp.asp

    Oi, Ricardo! Suas dicas sao otimas! Sempre venho aqui antes de uma viagem para pegar mais dicas.. e agora estou indo a Ushuaia esquiar e incluí Calafate no roteiro. Eu chegarei em calafate 21 de agosto. Nessa epoca rola o mini trekking? E vc conhece o Hotel fuerte calafate? Vi boas recomendacoes na internet e o preco parece bom… pensei em fazer uma reserva. abracos!

    Este passeio é DEMAIS! Fiquei em El Calafate entre 23- 27 de maio, e o dia do minitrekking foi o melhor de todos!!!
    Achei o clima delicioso, frio e romântico. Demos muita sorte, o dia estava lindo, com um baita sol e a temperatura variou entre 08 e 10°C. Com o equipamento – roupas, botas, não sentimos frio de jeito nenhum! O melhor lugar pra alugar- roupas mas novinhas- foi ao lado da lanchonete Viva La Pepa, em frente à pracinha da prefeitura.
    Pagamos 410 pesos pelo minitrekking e 75 pesos na entrada do parque. Compensa demais!!!
    Amei tudo no minitreking, o bosque, o refúgio, o barco, e claro, o principal,a caminhada sobre o gelo. Delícia o wisky com alfajor, as passarelas no fim…
    Viagem MARAVILHOSA!!
    Postei as fotos no meu blog http://www.circuitoviagem.blogspot.com
    Muito obrigada por todas as dicas de Buenos Aires e El Calafate, foi uma viagem inesquecível!

    Ricardo, pretendo fazer el calafate e ushuaia sozinha. Vc acha tranquilo planejar a viagem sem agencia? poderia me indicar alguns hotéis e dicas?

      É tranqüilo. Ainda vou fazer posts com o serviço completo do Calafate e de Ushuaia. A principal dica é ir no verão.

    Olá, Ric! Estou indo com minha esposa e nossos dois filhos agora no final de julho para Ushuaia e El Calafate pois adoramos o frio.É verdade que nesta época, não da para fazer caminhadas sobre os glaciares? Que dicas voce pode me dar sobre passeios no inverno nestas duas cidades? E roupas e calçados? Fico no aguardo de suas respostas.
    Grato, Saúde e Paz!

      Se você quer fazer todos os passeios ao ar livre, vá entre outubro e março; o ideal é ir entre dezembro e fevereiro.

      Ambas as cidades são voltadas para o turismo. Todos os passeios que continuem funcionando no inverno serão oferecidos a vocês.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito