Viajando de avião com criança: o que levar (e o que fazer) a bordo

Minha amiga Elisa Araújo, que é a C.E.O. deste blog, também é consultora num site superbacana para crianças, o Mingau Digital. Lá, numa seção dirigida aos pais, ela postou este ótimo texto sobre a bagagem de mão ideal para entreter/acalmar/administrar os pimpolhos. Adorei que ela deixou republicar aqui :mrgreen: (Já a foto foi gentilmente surrupiada deste site; originalmente é de um anúncioda rede americana de fast-food drive-in Sonic — obrigado, Mariana — e foi clicada por Lyndon Wade.)

sonic-airplane-ad

A regra é: ‘quanto menor a criança, mais coisas na bagagem de mão’. Isso porque as horas dentro do avião (especialmente em vôos internacionais) incluem refeições, soninho, brincadeiras e, também, impaciência, irritação, acidentes com a comida etc.

Anote algumas dicas e boa viagem.

Farmacinha. Converse com o pediatra e peça uma lista de remédios que você deve levar na viagem com as respectivas dosagens. Separe para a bagagem de mão o analgésico, o anti-térmico e um remédio para enjôo.

Kit brincadeiras. Leve brinquedos (sem músicas, buzinas ou campainhas), cadernos de atividades, giz de cera (nao sujam como os pilots e não precisam de apontador), baralho, livros. Evite jogos com muitas peças porque um esbarrão manda tudo para baixo das poltronas. Pense também no peso dos brinquedos — lembre que quem vai carregar é você. Se a criança for pequena, compre brinquedos baratinhos, do tipo encontrado em lojas populares, bancas de jornais etc, e faça surpresas dentro do avião, aos poucos. O fato de serem novidades vai garantir parte da atenção dedicada a eles.

DVD portátil. Se você tiver um, leve. Siga as instruções dos comissários de bordo sobre quando é possível ligar o aparelho.

Roupas. Se a criança é pequena, menos de 3 anos, leve uma ou duas mudas de roupa completas. Leve também uma calça e uma blusa ou sueter extra para você – parece exagero, mas ninguém gosta de desembarcar com manchas de comida ou outras coisas estragando o figurino de viagem. Nao esqueça os babadores.

Lanchinhos e refeições. Inclua na bagagem de mão biscoitos, chocolates e sucos ou achocolatados. Por melhor que sejam as refeições oferecidas durante o vôo, são muitas horas sem ter o que fazer e a fome não perdoa. Avalie bem se vale a pena levar frutas — elas podem estragar ou então produzem lixo orgânico do qual você terá que se livrar (casca, miolo, bagaço, caroços).

Pedir a refeiçao infantil no avião é uma boa idéia — peça ao seu agente de viagens para fazer isso ou faça você mesmo quando comprar os bilhetes e fizer a escolha dos assentos. Normalmente, as bandejas das crianças e outras refeições especiais (vegetariana, kosher etc) chegam antes e os pratos para crianças são em geral acompanhados de iorgurtes levinhos e brindes.

As papinhas de bebês, tipo potinhos da Nestlé, podem ser aquecidas no avião — peça ajuda a uma comissária. A equipe de bordo também ajuda com a água quente para misturar com o leite em pó.

Se você vai dar mamadeiras de leite em pó durante o vôo, procure em farmácias e lojas especializadas aqueles modelos de mamadeira em que pó e água ficam separados e você gira as partes para fazer a mistura na hora que quiser. Ou procure por um recipiente específico que tem três divisões para o pó – a tampa é giratória e você abre cada divisão individualmente. Dá para preparar 3 mamadeiras no avião.

Escolha bem o vôo. Em viagens internacionais, prefira os vôos noturnos. Isso fará do sono um aliado seu. Se viaja em 3, peça ao agente de viagens para escolher as poltronas da fileira central do avião, deixando um assento vazio no meio. Vai ser mais dificil outro passageiro comprar aquele assento e você tem grande chance de ocupar os 4 lugares – ou seja, viajar com mais conforto. Se viaja em 2 ou em 4, escolha as poltronas das fileiras laterais para nao ficar espremido nem preso por outros passageiros.

Quem viaja com bebês deve informar isso na compra dos bilhetes e pedir o bercinho. Normalmente, você vai viajar na primeira fileira, de frente para a parede onde o bercinho será encaixado.

Higiene. Leve álcool-gel, forros descartáveis para assentos de vasos sanitários, lenços de papel e lenços umedecidos, mesmo se seus filhos já forem crescidos. Sempre tem mãos sujas de chocolate ou comida para serem limpas.

Fraldas. Faça trocas preventivas, mesmo que você pareça paranóica e exagerada. É melhor trocar as fraldas várias vezes do que ter que trocar toda a roupa do bebê porque o xixi vazou. Isso sem falar da poltrona ou do bercinho do avião, que podem acabar sendo vítimas.

Para trocas simples, prefira o próprio assento. Só leve ao banheiro se for mesmo necessário. Os banheiros dos aviões não são os lugares mais limpos do mundo.

Documentos. Além dos passaportes das crianças, leve cópias autenticadas das certidões de nascimento. Uma garantia extra, até porque os novos modelos dos passaportes brasileiros não informam os nomes dos pais!

Na descida. A descompressão na hora da descida vai incomodar as crianças porque os ouvidos vão doer. Para os bebês, a melhor coisa é mamar (no peito ou mamadeira) por causa do movimento de sucção. Para os mais velhos, goma de mascar para movimentar as mandíbulas. As crianças que não mamam mais e não mascam chicletes precisarão de atenção extra — explique o que vai acontecer e ensine a abrir e fechar a boca repetidamente. Às vezes, não importa o que você faça, não tem jeito e o ouvido dói mesmo.

Mamães e papais a bordo: algum outro conselho na manga?

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    383 comentários

    Oi gente boa noite, tenho um bebe de um ano e seis meses, e estaremos fazendo a nossa primeira viagem de avião, e será para europa, o meu maior medo é justamente o voo, se ele vai ficar bem, mas tenho tomado algumas providências, e ter lido essas digas me deixou mais tranquila, muito obrigada a todos!!!!!!!!!!

    Gente,
    Viajei mês passado com minha filhota que, à época, estava com 04 meses e meio.
    Foi tranquilo, mas era um voo de POA-RJ, bem rapidinho. O da ida foi uma maravilha. Ela entrou no avião e dormiu. Só acordou qdo chegou no RJ e distribuía sorrisos a todos.
    Na volta, dormiu um pouco, ameaçou um choramingo, que logo parou qdo um passageiro próximo começou a brincar com ela. Às vezes os bebês acham mais graça nos outros do que àqueles que estão sp com eles! A partir daí, ela riu o resto do voo, e o passageiro brincalhão amou a nossa fofa!
    Chegou tranquila, tranquila e rindo muito!
    Mas, agora, em outubro, com seis meses e meio, ela vai enfrentar 10 horas de voo até Portugal e, após, uma conexão de quase 03 horas a Bologna. Vamos ver como a pequena vai se comportar, mas o Kit vai estar pronto.
    Inúmeros DVD`s comprados, alguns já devidamente guardados para ser a novidade da viagem, tanto na ida qto na volta. Vou comprar, esse mês mesmo, um DVD portátil. Além de já ter adquirido uns novos brinquedinhos pequenos, tb para servir de novidade para ela!
    Só falta pedir a receita médica básica do pediatra!
    E lá vamos nós a Bologna, Roma e Toscana com a filhota!
    Ab,
    Cinthia.

    Olá! Passei praticamente 1 hora lendo todos esses comentários e amei cada um deles! Seja a favor ou contra crianças e bebês nos aviões (rrss). De cada um desses comentários, pude extrair algo de bom, que creio eu, ajudarão e muito em minha primeira viagem de avião com minha filha de 1 ano e 8 meses. Serão 12 horas de viagem; mas posso dizer que depois de tudo que lí por aqui, vou bem mais preparada, tranquila e segura! E mesmo se algum imprevisto surgir…Sei que 12 horas não são a eternidade; e que elas vão passar e chegar ao fim com certeza! Abraços a todos e muito obrigada! Que Deus os abençoe em nome de Jesus!

    ola!adorei as dicas de viagem!estou cm um pouco d receio pq vou viajar cm meu bebe de 11meses para o japão ea viagem é longa e vou sozinha cm meu bebe….se alguem tiver dicas agradeço!!!!!bjooo a tdos

    Olá,

    Acabei de ler as dicas e adorei. Tenho um bebe de 10 meses que já fez a primeira viagem de avião (duração de 3 horas) com 4,5 meses que só mamava no peito e dormiu a viagem inteira. Agora estou pensando em fazer a segunda viagem.
    Com certeza tem muitas outras coisas que incomodam muito mais do que um bebe no aviao… Já fiz um viagem ( Orlando / São Paulo) em que vim sentindo um cheiro forte de xixi durante as últimas 4 horas de vôo , quando o avião pousou, descobri que a pessoa ( um idoso) do meu lado havia feito xixi na calça).

    Olá Ricardo,

    adorei esse texto, e as dicas são ótimas! Tenho um filhote de 7 anos que viaja desde os 28 dias de nascido, como uma mãe zeloza sempre procuro levar algum livro ou joguinho como o PSP para que ele não sinta tanto o tempo, daqui a duas semana faremos nossa primeira viagem internacional, vamos a Disney e já combinei com ele o que vamos levar para ele se “divertir” dentro do avião..Mas o que me chamou atenção nos comentários é a idéia de que criança não deve viajar, acredito que ela não só deve como pode, precisamos lembrar que mesmo na condição de criança ela é um ser humano e tem esse direito, acho que quem não quer se sentir incomodado com crianças falando (muitas veze pela ansiedade de conhecer lugares novos ou visitar algum parente que mora em outra cidade), brincado, irritado, de mal humor etc… deveria alugar um jatinho (sem querer ofender ninguem) , mas é que precisamos lembrar que vivemos em sociedade e todos somo iguais, por isso papais que não se sentem a vontade não fiquem assim, basta se preparar antes como as preciosas dicas do Ricardo dizem e relaxar, pensem no bem estar dos seus filhote e não não pessoas que não sbem viver em sociedade…

    Um gande abraço,

    Dani

    Oi Riq. Faz tempos q eu não comento por aqui… Este post e todos os comentários foram um achado! Agora que a pequena Milena chegou, as viagens serão a três. E já vai começar. Vamos de Poa pro Rio visitar a família. É um vôo de 2 horinhas que estou super habituada a fazer, mas a primeira vez com ela será uma nova aventura para mim. Tomara que ela se comporte bem. 🙂

    Gente, nao desanimem….as viagens nao sao tao dificeis assim! Imaginem voces que moro na China e vou para o Brasil visitar minha familia todo ano, quando nao vou 2 vezes por ano. Tenho um filho de 2 anos e 10 meses que é super eletrico e agora estou gravida de 2 meses e meio. Em julho enfrento mais uma viagem para a nossa terrinha. E detalhe: sao 2 voos de 12 hrs cada um, com uma pausa de 5 a 6 hrs no aeroporto…que tal?
    na minha opiniao, o segredo é manter a calma e carregar toda a parafernalia já mencionada…principalmente o DVD portatil!!
    Todo esforço vale a pena qdo penso q vou rever as pessoas queridas q estao tao longe de mim!
    Boa viagem pra vcs!

      amei o seu post vc e realmente corajosa heim!!!ate me animou mais a viajar sozinha com meus dois filhos um de 4 e outro de 22 meses sozinha de Miami para o Brazil bjs e obrigada pela forca…..

      nossa! eu estou em panico vou o mes q vem (outubro) p china c meu filho de 2anos!e sozinha! o pai dele ja esta la,mas estou c medo dele ficar doentinho! o que vc me diz??

      Olá, Ana Paula! Se a sua preocupação é com a saúde do seu filho, consultar o pediatra para tirar as suas dúvidas é a melhor dica 🙂

    Tenho uma dica importante que é pedir ou já pegar travesseiros e cobertores logo que entrar pois se o voo estiver cheio nem sempre terá para todos e para crianças eles são ssenciais.
    Além disso, se for dar remédio para dormir tipo dramin de antes de entrar pois demoram um tempo para fazer efeito e se alguem for vomitar não suja tudo bem no começo da viagem.
    No meu blog //viajandocomfilhos.blog.terra.com.br cito várias experiencias de viagens com tres crianças em aviões.

      Visitei seu blog e adorei as dicas, me diverti muito com as historias, tem que rir pra nao chorar…….

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito