Noite de Natal fora de casa: o que fazer?

Rockettes no Radio City Music Hall

De vez em quando essa pergunta aparece em alguma caixa de comentário; só muda o endereço. Trata-se de um campo delicado, porque envolve duas coisas bastante pessoais: família e, eventualmente, religião.

Mesmo que a gente viaje com a nossa família mais imediata, a gente sempre vai sentir falta da família estendida. E sair para jantar num restaurante na noite de Natal simplesmente não faz parte da nossa cultura (além de custar caro pra chuchu).

O que fazer?

Bom. A minha melhor dica para a noite de Natal é: voar. As passagens na noite de 24 para 25 são as menos caras, e às vezes são as únicas que restam. A confraternização a bordo costuma ser engraçada; todo mundo vira uma grande família de sem-Natal, então fica (quase) divertido.

Fora de casa, a coisa depende de onde você se hospedar. Resorts (no Brasil ou em qualquer lugar do mundo) e pousadas (aqui no Brasil), por exemplo, sempre têm jantares especiais. Acaba baixando um espírito natalino espontâneo.

Difícil é quando você está hospedado num hotel convencional, numa cidade estranha.

Acho que eu nunca vivi esse problema (sou adepto mesmo de voar nesta noite), mas deixo aqui três pitacos, para abrir a caixa de sugestões.

1) A ceia bacana no quarto do hotel, que eu recomendo para o Réveillon, também funciona no Natal. Passe a tarde em mercados e delicatessens, faça uma decoraçãozinha, fotografe tudo.

2) Se a decisão for jantar fora, eu escolheria o restaurante pelo cenário. Quanto mais bonito/extravagante, melhor.

3) Mesmo que você não seja religioso, pegue carona nas celebrações. A Missa do Galo é uma linda hora para visitar uma igreja. A noite de Natal também costuma ser pródiga em concertos. Compre os jornais do lugar, procure no google, e você vai achar alguma coisa para ter lembranças especiais desta noite.

E você? Já passou um Natal fora de casa? O que fez?

E se você mora no Exterior, o que você recomenda para um brasileiro fazer na sua cidade nesta noite?

92 comentários

Uma boa dica para quem gosta de coisa diferente é passar oNatal e o reveillon na Patagonia. Passsei com a familia e no dia 24 fizemos uma trilha no Glaciar Perito Moreno na cidade de El Calafat, foi show, no meio da imensidão azul fizemos um brinde simples com panetone e vinho que a própria empresa da trilha ofereceu, vale comprar um vinho bom e levar na mochila. Na noite no hotel que agora não lembro o nome teve um jantar de primeira com menu degustaçao e papai noel chegando e distrinuindo presente para a garotada. Inesquecível. O Reveillon fizemos na cidade d Ushuaia e a diversão lá é fazer um churrasco(argentino) na floresta então assim fizemos, com trilha numa landhover emoção e parada na floresta com a obrigação de juntos catarmos galhos para preparar o fogo o resto foi com a equpe qu e tinha tudo, ambiente simples mas tudo de qualidade e tudo do necessario, comemos um churasco maravilhoso, com pão de linguiça, vinho bom e no fim ainda teve cafezinho, se juntaram anós um grupo de ciclista de vários lugares do mundo. ah e antes ainda experimentamos andar de trenó puxado pelos cães, não havia neve, mas os cães puxam o trenó mesmo assim, com rodas pq faz parte do treino deles para quando o inverno chegar eles estarem preparados. Mas nessa épca de verão o frio continua, porem tem vida para ser observada. Pinguins, lobos marinhos, castores , o verde da mata e o espetáculo dos icebergs. Só recomendo. Demais!

Tbém vamos (eu e meu marido) passar o Natal em Buenos Aires no Hotel Bristol. Estamos pensando em jantar num restaurante em Puerto Madero, mas estamos preocupados com a volta para o Hotel, pois pelo que estou lendo em vários sites de pessoas que já foram para lá nessa época, é que os táxis costumam sumir no final da noite de natal. Alguém pode me ajudar! Vale mais a pena fazer um jantar no quarto do hotel ou jantar fora?

    Olá, Clenia! Você pode tentar deixar um táxi agendado. Ceia no quarto do hotel pode ser uma boa; você vai encontrar muitas comidinhas gostosas para comprar. Se preferir sair, siga a recomendação do Comandante e cacife um jantar inesquecível 🙂

Vamos passar o Natal em Buenos Aires, vamos ficar no Hotel Bristol (é no centro, sei que o Comandante não recomenda, mas só li o post depois que já tinha fechado o pacote…buááááá).
Estamos muito preocupados em onde passar a véspera de Natal. Alguém pode nos salvar? Li no tópico de um amigo acima sobre o Four Seasons e em outro tópico sobre show de tango, alguém mais pode nos ajudar?

    Olá, Viviane! Além dessas dicas, considere também a ceia pique-nique de que o Comandante fala no post 😉 Em Buenos Aires o que não faltam são coisinhas gostosas para comer.

Oi Jacqueline!

Também recomendamos o Acqua. Muito bom e estilozinho. Quando fomos (em 2010) os preços eram inacreditavelmente baratos! Mas, acho que a situação economica mudou um pouco, pode ser que não seja mais assim.

Um abraço!

Luciana

    Luciana, o Acqua fica aonde, Puerto Iguazú ou Foz?
    Como é a comida por lá??
    Vou dar uma pesquisada..rs rs
    Brigadão!

    Luciana, esse restaurante é o Aqva que o RF recomendou?
    Já estava doida pra ir nele, mas depois que vc comentou que os preços são bons me atiçou ainda mais!

Como enviar uma pergunta ao “perguntódromo”?

    A Boia escolhe perguntas que podem ter relevância para outros, ou gerar um post, ou colher informações. Para evitar haver 300 perguntas lá também.

    Olá, Alguém! Completando a gentil explicação do André, você precisa perguntar num post pertinente. Se a gente não souber a resposta, ou se entender que vale a pena coletar outras dicas e opiniões, a gente sobe para o Perguntódromo. Como a pergunta já estará num post pertinente, as respostas ficarão armazenadas no lugar mais propício para futuras pesquisas.

Gente, passarei o Natal em Foz com a família, ficarei no Hotel Rouver. Alguém indica algum restaurante??

    Olá, Jacqueline! Os melhores restaurantes de Foz estão em Puerto Iguazú. Recomendamos o Aqva e o Quincho do Tío Querido.

    Vamos subir a sua pergunta para o Perguntódromo.

Para quem esteja em Lisboa, recomendo as igrejas do Chiado, em especial a N.Sa. da Encarnação, que fica em frente à da N.Sa. do Loreto (dos italianos). Não sei dizer se será à meia noite, penso que ano passado tenha sido. Mas vale dar uma voltinha no Chiado pra descobrir (pra mim sempre vale!).

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.