Todas as cores do outono na Nova Inglaterra (por Kênia) 1

Todas as cores do outono na Nova Inglaterra (por Kênia)

Vermont


A enquete sobre a dobradinha Nova York-Boston saiu melhor do que a encomenda. Além das dicas de quem viajou entre as duas cidades, ganhamos um depoimento maravilhoso sobre a Nova Inglaterra. Quem escreveu foi a Kênia, que fez uma longa viagem de carro por lá, num circuito circular, começando e terminando em Boston. Foram 20 dias conhecendo cidadezinhas super charmosas e colecionando fotos de cartão-postal. Vai pela Kênia:

Fiz uma viagem por toda a região da Nova Inglaterra (New England), que inclui os estados de Massachusetts, Rhode Island, Connecticut, Vermont, New Hampshire e Maine. Pode parecer muita coisa para uma viagem só, mas se olhar no mapa verá que é o extremo nordeste dos EUA.

Boston é a maior cidade da região, daí a idéia de conhecer os estados próximos em uma única viagem, pois eles têm características em comum que os tornam peculiares. São lugares cheios história (foi nessa região que iniciou a colonização inglesa nos EUA), cultura (concentram algumas das universidades mais prestigiadas do mundo – Harvard, Yale e MIT), possuem uma vegetação linda no outono (turistas americanos de todas as partes são atraídos a esta região para verem de perto o Fall Foliage, ou seja, a mudança de coloração da vegetação para tons de amarelo ouro a vermelho intenso), e são cheios de cidadezinhas coloniais que preservam a atmosfera bucólica, cenários típicos de ilustrações de Natal.

Mas atenção! Não vá para esta região no inverno porque há grandes nevascas. O interessante da Nova Inglaterra é ir no final de setembro e início de outubro – auge do outono – para apreciar o visual fantástico do Fall Foliage. De quebra, curtir o clima de Halloween com todas as cidades enfeitadas (nunca vi tanta abóbora junta!), inclusive Salem. Exatamente! A “cidade das bruxas” fica pertinho de Boston.

Para encurtar a história, pois foram 20 dias viajando de carro pelos seis estados e passando por dezenas de micro-cidades, vou falar o principal:

Rhode Island

Providence

Newport


Chegamos por Boston, alugamos um carro no aeroporto e seguimos para Rhode Island. Conhecemos a sua capital, Providence, e Newport. Newport é antigo destino de férias dos grandes magnatas americanos, então o passeio pelas mansões à beira-mar é obrigatório! (Dica: ande pelo Cliff Walk.) Vanderbilt teve uma residência de férias suntuosa por lá (mansão The Breakers), que hoje é aberta à visitação.

Connecticut

Yale

Universidade de YaleUniversidade de YaleUniversidade de Yale

 

Litchfield Hills

Litchfield Hills

Seguimos para New Haven, em Connecticut, cidade da Universidade de Yale. O campus de Yale, com suas construções góticas, respira cultura. Há um museu de artes com obras de Picasso, Monet, e um museu de história natural para quem curte.

Subindo pelo oeste de Connecticut, passamos pelo condado de Litchfield Hills, com cidadezinhas bucólicas feitas de casinhas românticas, igrejinha central e clima de interior. A cidadezinha de New Milford é um bom exemplo. As distâncias entre as cidades são pequenas, cerca de 30 km, o que faz com que se passe por várias delas em um único dia de viagem (se o objetivo for passar o dia na estrada, parando aqui e ali, como era o meu).

Motorhome pela Califórnia
Uma casa sobre rodas

Massachusetts

Stockbridge

Stockbridge


WilliamstownLenox

Continuando rumo norte, entramos em Massachusetts, também pelo oeste, no condado de Berkshire. Segue o mesmo padrão de Litchfield Hills. A cidadezinha universitária de Williamstown é uma bela surpresa! Vale a pena conhecer. Há outros museus históricos e de arte pela região.

Vermont

Vermont

Vermont

Vermont

Ao norte, entramos no estado de Vermont, onde o Fall Foliage é mais famoso por sua diversidade de tons. Como é o estado das Green Mountains, há paisagens belíssimas para se apreciar viajando de carro.

RutlandWoodstockRutland | Woodstock

Parada obrigatória em Rutland e Woodstock, cidade muito característica da Nova Inglaterra, com direito à ponte coberta! Fomos até o norte, em Burlington, que é a maior cidade do estado.

Burlington


Burlington fica junto ao lago Champlain, que faz divisa com o estado de Nova York, e concentra diversas atividades náuticas para turismo. Próximo a Burlington há uma região montanhosa em Stowe, que conta com uma estação de esqui (mas a temporada só começa a partir de novembro).

Trapp Family Lodge

De qualquer forma, Stowe chama atenção pelo charme, pois é a cidade onde a família Von Trapp (do filme A Noviça Rebelde) fixou residência nos EUA após fugir da Europa. Existe até o Trapp Family Lodge, de propriedade da família Von Trapp, para quem quiser se hospedar nas montanhas de Stowe em alto estilo.

New Hampshire

Kancamagus Highway

Kancamagus Highway

Monte Washington

Seguindo para o leste, saímos de Vermont e cruzamos New Hampshire pela Kancamagus Highway, a rota panorâmica mais famosa da região. O ponto mais alto da Nova Inglaterra está ao centro, o Monte Washington, onde há outra estação de esqui. Para quem gosta de compras, aproveitem para visitar os outlets de North Conway.

Maine

Maine

Marshall Point Lighthouse

Portland Head Lighthouse

Portland Head Lighthouse


Continuando rumo ao litoral, entramos no Maine. Existem reservas ecológicas para conhecer, mas como estávamos correndo contra o tempo, fomos direto para o litoral, onde há dezenas de faróis interessantes. Um bom exemplo é o farol de Port Clyde, Marshall Point Lighthouse, que serviu de cenário para o filme Forest Gump. E o Portland Head Lighthouse, em Portland, a maior cidade do estado. O Maine também é famoso pela culinária com frutos do mar.

New Hampshire (de novo)

Portsmouth

Agora, no litoral, descemos para Boston, mas no caminho conhecemos Portsmouth, no único pedacinho de New Hampshire que toca o Atlântico, e entramos novamente em Massachusetts.

Massachusetts (de novo)

Boston

Parada obrigatória chegando em Boston: Salem. Existem museus temáticos legais para ver. A cidade fica lotada nos dias próximos ao Halloween. Vale a pena reservar hospedagem com antecedência se quiser pernoitar.

Harvard

Harvard

Por fim, retornamos a Boston. Para curtir a cidade, realmente é interessante ficar uns 3 dias. Não percam uma visita à vibrante Universidade de Harvard e ao MIT (Massachusetts Institute of Technology), um passeio por Back Bay, Beacon Hill, a parte antiga da cidade e a parte moderna, à beira-mar. Em Boston preferimos circular de metrô, que funciona bem e alcança todos os pontos.

Freedom Trail

No mais, com alguma disposição para caminhar, é bom se perder pelas ruas, ou mesmo fazer a Freedom Trail, seguindo a sinalização no piso das calçadas que levam a todos os pontos históricos da cidade. Uma idéia simples e altamente eficiente em Boston, pois o turista fica livre para andar, sem depender de guias. Adorei esta idéia!

Strawbery Banke Museum

relato leitor viaje na viagem
As viagens do leitor

Outras dicas

Esqueci de mencionar algo muito característico de toda a região da Nova Inglaterra: as vilas-museus. São réplicas de vilarejos coloniais que reconstroem a rotina dos primeiros imigrantes, para mostrar como era a vida. São bem interessantes de se conhecer. Alguns deles: Plimoth Plantation, em Plymouth (Massachusetts), Shelburne Museum em Shelburne (Vermont) e Strawbery Banke Museum em Portsmouth (New Hampshire). Esperem ver muitas bandeiras americanas nas portas das residências, são estados muito patriotas e orgulhosos de sua nação, e também muitos cemitérios com bandeirinhas nos túmulos de soldados mortos, reflexo dos anos de guerra.

Bem, não listei todas as cidades por onde passei porque foram muitas e a proposta da viagem era ficar na estrada mesmo. Para quem quiser relaxar, vale a pena fixar bases e curtir o clima de interior. Enfim, espero que isto dê uma idéia de como essa região é rica, em termos de história, cultura e belas paisagens, mas pouco explorada pelos turistas brasileiros.

Muito obrigada pelo relato, Kênia!

Leia mais:


Boston

161 comentários

Boia e demais amigos do VnV, vocês teriam dicas de hotéis econômicos em Boston ou em algum lugar da região que seja de fácil acesso por trem ou metrô? Fiz uma reserva no hotel Buckminster no Fenway Kenmore com diárias a U$ 216,00 mas agora, com essa alta do dólar, estou achando meio caro… Será que vale o investimento para ficar nessa região mais central?
Obrigada!!

Oi Kenia,
Estou adorando seu relato e gostaria muito de um pitaco seu
Vou em abril /2014 para Boston, onde vou ficar 4 dias. Me interessei em conhecer New England, mesmo sabendo que não é a época mais bonita. Na sua opinião, qual o outro Estado com mais atrações que escolho para conhecer? Teria mais uns 4 dias. O que acha?

    Oi Ana,
    De todas as estações, somente o inverno que eu não recomendo às pessoas visitarem a Nova Inglaterra, porque é muito rigoroso e sempre há grandes nevascas que interditam estradas e aeroportos, ou seja, se torna um transtorno. Acho que vc vai aproveitar muito a primavera por lá, porque uma das características dessa região é que seus habitantes adoram flores! É muito comum deixarem vasos de flores nas entradas das residências e dos comércios, além dos parques e jardins… se no outono isso já era muito evidente, imagine na primavera! Deve ser lindo!! Portanto, pode se preparar para ver uma região muito bela e alegre com tantas flores por todos os lados..
    A minha sugestão para vc é que, além de Boston, vc escolha mais um lugar para ir, passar um ou dois dias, visitar as redondezas, e depois voltar para Boston. Isto considerando que vc estará de carro. Eu escolheria um local em Massachusetts, Connecticut ou Rhode Island, pois estão mais próximos de Boston. Dê uma olhada nas opções de turismo desses três estados e veja o que te atrai mais! Tenho certeza que serão ótimos dias.

Kênia,
estamos (eu e meu marido)indo para Boston dia 27 de outubro e ficaremos por lá até dia 7 de novembro. Gostaria q vc me ajudasse na programação. Gostaria de fazer o seu trajeto, eliminando Rhode Island e Connecticut. Pensei em chegar em Boston, alugar um carro e ir p Salem. Pernoitar por lá. Seguir seu trajeto e ir de Vermont para Massachusetts. Preciso visitar um cunhado em Ashby (MA), próximo de Pearl Hill State Park. chegaria em Ashby na sexta, dia 1 de nov., e iria para Boston na segunda, dia 04. Gostaria de ir em Cape Code. Meu voo sai dia 7, quinta-feira. Pode me ajudar a programar melhor? Já conheço Boston, queria realmente ficar nos seus arredores. Adorei seu passeio. Pode me dar mais dicas? Aguardo seu retorno! Obrigada.

    Oi Fabiane, tudo bem?

    Não sei se posso ajudá-la muito, pois acho que definir a divisão de dias/lugares em um roteiro de viagem é algo bem pessoal. Depende das características pessoais de vcs, do estilo de viagem que curtem, e da disposição para fazer passeios mais ou menos demorados. É melhor vc e seu marido definirem a divisão dos dias em cada lugar. Mas é bom lembrar que serão só 10 dias de viagem, então tem que ser um roteiro sem muitas paradas, senão ficará muito corrido. Nesse sentido, sua idéia de visitar só Massachusetts e Vermont é interessante. Tente montar um roteiro seqüencial que não fará vcs perderem tempo voltando por caminhos que já fizeram (a menos que não haja outro caminho a tomar). E é bom desconsiderar o primeiro e último dias de viagem, quando vcs provavelmente estarão em Boston. Um alerta: acho muito difícil vcs irem até Vermont, conhecerem tudo, passarem na casa do seu cunhado em Ashby e estarem de volta a Boston dia 04 de novembro. Avaliem direitinho essa parte porque eu acho que não dá tempo, a menos que vcs programem para voltar para Boston dia 5 ou 6/Nov.

    Quanto aos lugares, se vc observar o mapa da minha viagem, verá que não passei pelo centro do estado de Massachusetts, então não sei te indicar algo por ali. Vc teria que pesquisar em algum guia dos EUA ou na internet. Quanto a Vermont, os lugares que eu mencionei no relato da minha viagem são bacanas de conhecer, recomendo. Como vcs estarão com poucos dias, acho inviável incluir Cape Cod no roteiro. Avaliem se valerá a pena.

    Um detalhe importante: o halloween é uma grande celebração nos EUA, e vocês chegarão às vésperas da festa (31 de outubro)! Inclusive, sua idéia de ir primeiro para Salem é bem legal, provavelmente haverá muitas coisas para fazer na cidade. Mas planeje tudo muito bem e reserve hotel em Salem com antecedência porque é uma cidade pequena que, provavelmente, estará lotada nesses dias. Eu estive lá no meio de outubro e já pegamos filas de engarrafamento de carros para entrar na cidade. O trânsito estava um verdadeiro caos no centro, estava tudo parado e não havia lugar para parar os carros. Imagino como não deve ser bem na véspera do halloween… Por isso, já vá com bastante disposição para curtir o lado bom da cidade e relevar quaisquer transtornos por excesso de turistas no mesmo lugar.

    Outra coisa, lembre-se que indo no final de outubro provavelmente vcs chegarão no finalzinho do outono, de forma que o visual não será o mesmo, provavelmente as árvores já terão perdido as folhas e estarão mais com aspecto de inverno. É só uma observação para o caso de vcs terem a expectativa de ver o foliage típico do outono, não deve ser nesta viagem.

    Bom, espero ter ajudado um pouco. Boa sorte pra vcs!

O Parque de Acadia é um pouco longe e acho que não vai dar tempo…
Acho que vou deixar para conhecer outros parques (yosemite, por exemplo) qdo conseguir ter mais tempo!!
Valeu pelas dicas!!
Dani

Oi Kënia, achei seu post divino!
Gostaria de umas dicas… eu e meu marido vamos fazer uma viagem curta no final de agosto (26/ago a 01/set) ficando 5 noites em Boston e duas em Portland. Vc acha que vale a pena ir ate o Marshall Lighthouse? Ja conehcemos NY e achamos que Boston + Portland seria interessante, o que vc acha?
super obrigada
Dani

    Oi Daniela,
    Port Clyde – cidade onde fica o Marshall Point Lighthouse – não fica muito londe de Portland. Dá pra ir e voltar numa manhã. Quanto ao farol, é bonito mas é mais simples, apesar de ter ganhado fama depois do filme Forrest Gump. Em comparação ao farol de Portland, Marshall Point é menor e não tem um visual beira-mar tão grandioso.
    Não sei o que vcs pretendem fazer em Portland, mas se tiverem tempo para subir até Port Clyde, é uma boa opção de passeio. Só recomendo que vcs dêem prioridade a visitar o Portland Head Lighthouse. É maior, tem um visual lindo (é um dos cartões postais típicos do Maine) e fica justamente na cidade onde vcs estarão hospedados.
    Quanto à dobradinha Boston + Portland, se seu objetivo é visitar uma boa cidade do Maine, acertou: Portland é a principal cidade do estado, apesar de não ser sua capital. Gostei muito de conhecer os faróis do Maine (só alguns, pois há dezenas), mas voltei com a expectativa frustrada de não ter visitado o Parque Nacional Acadia, que fica um pouco mais ao norte de Portland. Apesar de não ter ido até lá, li muito sobre essa reserva e recomendo para quem goste de natureza.
    Se quiser outras opções de dobradinha de Boston com outras cidade, eu sugiro:
    – Boston + Newport (em Rhode Island);
    – Boston + Cape Cod (em Massachusetts);
    – Boston + New Haven (em Connecticut).
    Um abraço,
    Kênia

Kenia! Adorei seus relatos. Estive no Maine em 2006 vindo do Canada. Visitamos tambem white mountains, belissima regiao! Foi uma experiencia divina. Vou abusar de voce, pois dah seus depoimentos com tanto carinho e atencao que nao resisti…
Estou embarcando numa viagem relampago de ultima hora (deverah ser de 10 a 20 de agosto) . Saio do RJ. Provavelmente NY serah o primeiro destino. Nao sei se pego trem para o destino mais longe e la pego carro para descer ate ny de volta ou outra opcao. Tambem nao sei que cidades daria foco. Vou com minha filha de 22 anos que adoraria visitar o MIT.
New England, Marthas Vineyard, Newport, sao cidades que pensei visitar. Amo o filme da Novica Rebelde e enlouqueci quando vi alguma coisa sobre os Von Trapp. Acha que vale a pena passar na regiao onde viveram? O que me sugere de roteiro? Pretendo fazer compras num outlet e algumas outras sem compromisso de local. Pretendia ficar uns 2 dias em NY q poderao ser na volta. Muito obrigada! Abs,

    Olá, Cris! Dê uma olhadinha no mapa: o roteiro da Kênia é circular. Não dá pra ir de trem ou avião e vir voltando para Nova York. Os Von Trapp viveram perto de Burlington, em Vermont.

    Ola Boia! obrigada por sua pronta resposta. Terei que pensar num outro roteiro entao. Meu tempo é curto e nao vai dar pra fazer o roteiro da Kenia. Boa noite e um abraçao!

    Olá Cris,

    Bem, acho que tudo dependerá de quanto tempo vc terá nos EUA, ainda mais que vc chegará por NY. Se quiser visitar a Nova Inglaterra, terá que estabelecer prioridades. Seguem algumas opções para vc:

    1) Se quiser ir a Stowe conhecer o local onde os Von Trapp fixaram vida nos EUA, conjugue NY com Burlington, em Vermont. É a cidade com mais opções turísticas de Vermont e vizinha a Stowe (que, aliás, vc pode conhecer em 1 ou 2 dias, no máximo). Não sei te dizer se além do Hotel há outras atrações em Stowe relacionadas aos Von Trapp. Se tiver com pouco tempo, acho melhor a ida e volta de Burlington de avião ou trem. Se tiver alguns dias, uma viagem descendo de carro passa pela região oeste dos estados de Massachusetts e Connecticut, muito bonita por sinal mesmo fora do outono (é a região por onde passa parte da famosa Trilha Apalache: https://www.discoveramerica.com.br/usa/experiences/g/georgia/the-appalachian-trail.aspx ).

    2) Se quiser ir a Newport, em Rhode Island, super-recomendo! Esta é uma viagem mais fácil de fazer de carro desde NY por estar mais próxima a ela. E vc tem a possibilidade de passar por New Haven, Marthas Vineyard e, quem sabe, seguir até o Atlântico para visitar Cape Cod. Seria uma ótima opção de Road Trip de verão, pois nessa época toda essa região litorânea ao sul da Nova Inglaterra se torna mais turística e movimentada.

    3) Se quiser visitar o MIT, que fica em Boston, acho melhor conjugar a viagem somente entre NY e Boston, pois ambas as cidades já são uma baita viagem em si! Além de vôos diretos, sei que há trem de NY para Boston, é uma opção bacana e mais rápida que ir de carro. Boston é show! Tem de tudo, parte histórica linda, várias atrações e, além do MIT, Harvard.

    Enfim, ficam aqui estas sugestões. Se o tempo estiver curto, acho que a melhor opção a fazer de carro é visitar Newport e região. Para Burlington e Boston eu já pensaria em ir de trem ou avião. Viagens de carros podem se tornar um problema quando estamos com tempo curto.

    Por nada, Bóia! Sempre estou por aqui…
    Navegar pelo VnV é um dos meus vícios quase diários. 😉

Oi Kênia, muito obrigada por mais uma resposta super rápida. Vou pensar direitinho, mas acho que vou mesmo usar pelo menos algumas dessas cidades como base por duas noites. Aí é ótimo ter uma ideia de qual é melhor escolher, suas dicas vão ser importantes. Sobre o guia, ele é muito bom mesmo, mas fala bem de todas as atrações, então fica difícil ter certeza 😉 Já estou esperando para ver os outlets em Lee e em North Conway, se bem que não vamos ter muito tempo para compras. O Acádia parece realmente lindo, mas nós também não vamos ter tempo de visitá-lo, infelizmente. Bem, em breve devo aparecer por aqui com mais alguma dúvida! Muito obrigada por enquanto!

Oi Kênia, já estou com a passagem comprada e voltei para lhe pedir mais dicas! Acabei não resistindo e comprei a ida até Boston e a volta por NY. Fiquei super na dúvida se deveria alterar a ordem do roteiro para devolver o carro em NY, mas estou decidindo fazer o roteiro começando e terminando em Boston, como o seu, e de lá ir de trem, ônibus ou avião até NY. Além de ser um pouco mais caro devolver o carro em cidade diferente, estou com a impressão que Rhode Island e Connecticut podem ficar sem-graça se vistos depois de Vermont… Ou será que é bobagem minha?
Mas de qualquer forma, agora que vou ficar uns 3 dias em NY, sobraram apenas 16 para Boston e a Nova Inglaterra e a road trip vai ficar mais corrida. Estou pensando que, em cidades muito perto uma da outra, poderia ficar duas noites numa mesma cidade para minimizar o cansaço de fazer check-in/out, tirar e arrumar malas etc. Seria o caso de Newport/Providence, Burlington/Stowe e North Conway/Bretton Woods. Se fosse para escolher apenas uma de cada dupla para pernoitar por duas noites e usar como base, quais cidades você recomendaria? E, por último, caso tenha ido para Cape Cod e Martha’s Vineyard, em qual cidade ficou?
Muito obrigada, mais uma vez, por toda a sua ajuda! A dica do guia foi fundamental!

    Oi Maíra,

    Vermont é famosa por ter um foliage muito exuberante, mas não se prenda a isso, tenho certeza que nos outros estados vc também vai encontrar paisagens muito lindas. O lado oeste tanto de Massachusetts (condado de Berkshire) quanto de Connectcut (condado de Litchfield) são bem atrativos em termos de foliage.
    Se seu guia já chegou, veja o que te chama mais atenção em cada estado e separe os pontos que vc quer conhecer. Então vc calcula as cidades em comum que poderiam servir de base para os seus hotéis.

    Olha, a minha experiência nesta viagem me mostrou que tirando as cidades mais “famosas” ou turísticas, a maioria das cidadezinhas é do tipo “seja bem vindo-boa viagem”, ou seja, acho que vc não gastaria um dia inteiro por cidade na maioria delas, apenas algumas horas ou minutos, só um pitstop para um café e fotos… rs. Enfim, é por isso preferi ficar na estrada, pra aproveitar o tempo e ir avançando na viagem. Calcule bem suas bases, senão vc pode perder um tempo precioso que já estará curto pra vc.

    As cidades que vc citou – Newport/Providence, Burlington/Stowe e North Conway/Bretton Woods – funcionam bem para fazer essa dobradinha. Destas, eu dormiria em Newport, Burlington e North Conway. Uns 2 dias em Providence e Newport são suficientes para Rhode Island, que é um estado minúsculo. O mais interessante de Bretton Woods é ver o Monte Washington e arredores; já North Conway tem vários outlets, por isso acho melhor dormir nesta cidade. As montanhas de Stowe são avistadas de Burlington, então é tranquilo fazer um bate-volta e Burlington tem um lago enorme com várias atividades, tem o Shelburne Museum em Shelburne, bem coladinho. Burlington é a melhor pedida de base ali naquela região, sem dúvida.

    Eu não estive em Cape Cod, mas parece que é bem legal. Tbém não fui em Martha’s Vineyard. Um lugar que parece lindo e ficou para trás no meu roteiro foi o Acadia National Park, no Maine. Se puder, vá.

    Bom, acho que respondi sua pergunta… rs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito