Novas regras: dá pra trazer câmera de Miami, mas não do Paraguai

Imposto de importação

Dia 1° de outubro entraram em vigor as novas regras da Receita Federal para compras de bens de uso pessoal no exterior. Para não deixar dúvidas, o site da Receita traz um PDF com perguntas e respostas. Apesar de ser bem mais legível do que o documento original divulgado há dois meses, o texto contém muitos traços de burocratês.

Vamos ao que interessa:

1) Dá pra trazer câmera fotográfica (mesmo que tenha função filmadora), celular (incluindo smartphone) e relógio, desde que usados pelo menos uma vez. E desde que você não volte com a câmera, o celular e o relógio com que saiu do Brasil. Para voltar ao Brasil com duas câmeras (a velha e a nova), dois relógios (o velho e o novo) ou dois celulares (o velho e o novo) você vai precisar provar que o velho quebrou enquanto você estava lá.

2) Não dá pra trazer computador, iPad ou filmadora sem isenção. Estes entram na cota de US$ 500; o excedente será taxado em 50%.

3) E… tcharam: nada disso vale para viagens ao Paraguai. Está escrito com todas as letras que viagens curtas, de fronteira, sem malas e sem pernoite, não caracterizam necessidade de compras de eletrônicos para uso pessoal durante a estada no exterior. Logo, continua valendo a cota de US$ 300 para viagens terrestres, tudo incluído.

Sempre  lembrando que, ao viajar para Foz do Iguaçu com aparelhos eletrônicos novos (computadores, câmeras), leve a nota fiscal, porque a polícia no aeroporto de Foz pode implicar com você, mesmo se você não tiver nem chegado perto da Ponte da Amizade.

Agradeço ao Victor Hugo, que mandou o link da Receita.

125 comentários

Boa tarde!!!Quero comprar uma bike p meu uso no paraguai…qual a melhor maneira de traze-la?posso trazer como bagagem de uso pessoal?Mesmo sendo p uso proprio tenho q pagar o imposto?

Olá, estou em Roma e gostaria de comprar um bicicleta usada aqui, ela deve valer uns sete mil reais, não existe nenhuma possibilidade de me darem nota por ser usada, como faço para passar na receita?
Corro o risco de taxarem algo, mesmo sendo usada?

Muito obrigado

    Olá, Fausto! Corres o risco, sim. Aproveite que é usada e peça um recibo informal por um valor baixo.

Olá! Estive buscando informações sobre o que é e o que não é indicado como sendo itens de uso pessoal, e em cada lugar vejo uma resposta diferente. Eu irei viajar para a Inglaterra ano que vem, e a cota também é de 500 dólares, porém eu quero comprar uma câmera semi-profissional no valor de 650 libras aproximadamente (uns 1000 dólares). Ela é uma câmera semi-profissional, mas ela será um item de uso pessoal para mim, apenas para saciar um hobbie que eu tenho.

Será que esse item poderia ser isento? Na alfândega?

Pessoal, alguém sabe como é fiscalização em Brasília? Já voltei pelO Galeão e Cumbica e foi bem tranquilo. Vou voltar de Miami por por lá e gostaria de saber se e a alfandega de lá é muito rigorosa. Alguém já voltou do EUA por BSB?
Obrigado!

é o seguinte, vo levar minha máquina pessoal pra tirar umas fotinhas no embarque daqui pra lá…. e pra registrar a minha chegada lá tb… ai vem a dúvida…. quando chegar lá , quero comprar uma bem mais maneira do que a que eu tenho… posso trazer a nova ( que irei comprar ) e mandar a minha antiga pelos correios pra não dar problema, ou corro o risco de ter que pagar taxa pela minha câmera velha que vo mandar de lá pra cá quando ela chegar aqui no brasil pelos correios ?

    Olá, Rodrigo! Pra que complicar tanto a sua vida? Tire as fotinhos do embarque no celular mesmo, e desencane dessa operação toda!

    Boa !!!! adorei a resposta.. ótima idéia….. como eu não pensei nisso.. rsrsrsrrs

Só tenho uma duvida! Quando eu for voltar de Foz para São Paulo (as 19 horas), como é feita a fiscalização pela Pol. Federal no aeroporto? É feita uma fila com os passageiros e cada é revistado ou é escolhido alguns para fazer a revista?

Uma duvida: um notebook que custa 500 dolares, quando eu for legalizar a entrada dele, vou pagar 200 reais de imposto?

Usando esse cálculo: 500 dolares – 300 cota terrstre = 200 dolares x 2,00 (cotação do dolar) = 400 reais (sobre estes 400 é que é pago so 50% do imposto) resultado= 200 reais de imposto para pagar.

(fiz uma simulação usando a cotação aredondada para 2,00 reais pra ficar facil o cálculo)

Olá pessoal! Quero ir para Posadas, na Argentina, e dali atravessar a fronteira e comprar uma máquina fotográfica no Paraguai. Tudo no mesmo dia. A lei fala em objeto de uso pessoal e ‘circunstâncias da viagem’. Assim, se não tenho bagagem e a viagem é só de um dia, os fiscais poderiam apreender a máquina.
Só que, se para sair eu não sou obrigado a declarar se tenho uma câmara, como eles podem saber se eu não tinha antes?
E outra pergunta, tenho que pagar imposto ao entrar na Argentina?

    Olá, Artur! Esta regra vale para contribuintes brasileiros voltando ao Brasil. Ninguém na Argentina vai perguntar onde você comprou a sua câmera 😀

ola galera!
obrigado pelos coments.

A lei brasileira de clara nao tem nada…
Qual a melhor forma de trazer minha DLSR e lentes do paraguai sem riscos?
Ao Desembarcar em foz , posso voltar avioao do PY pra SP no mesmo dia? qual o pernoite minimo?
É verdade que posso trazer 1 corpo e 1 lente (ex 70-200 ), que ficaria fora da cota e o resto ( lentes ,grip , flash ) entraria na cota certoou posso trazer + uma lente ex 50mm e flash?
Obrigado!

mas se no caso os relogios… e as cameras nao ultrapassarem os 500 dolares??? e eu mostrar as notas?!

Obrigada.

    Olá, Patrícia! Se não estourar a cota dos 500 tudo bem, desde que no limite do razoável. 50 relógios de 10 dólares não dá 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito