O que você leva para se conectar nas férias?

Conexão ViajanteAté alguns anos atrás, somente viajantes a trabalho ou gente bastante exótica saía de férias com o laptop na bagagem de mão.

Hoje em dia é quase o contrário — esquisito (mas, ao mesmo, admirável!) é quem consegue viajar a lazer sem nenhum aparelho onde possa receber ao menos algum email urgente.

Apesar de continuarem significando trabalho e, em alguns casos, escravidão 24 horas, os aparelhos com conexão à internet acabam sendo muito úteis para resolver questões práticas da viagem (reservas, check-ins, programação cultural, pesquisas de última hora). E funcionam hoje como substituto perfeito para a televisão.

Conta pra gente: o que você leva pra se conectar? Smartphone? Tablet? O velho e bom laptop, mesmo?

E pra que você usa?

No exterior, você chega a comprar chip local pro seu celular ou fica só em função de wifi aberto?

E finalmente — você conseguiria viajar totalmente desconectado?

Desembuchez sivuplé!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


148 comentários

Netbook + Smartphone, uma boa dupla. Atualmente dá para passar todos os dados de reservas, itinerários, lista de compras, e guias de viagem para o smartphone.
Pretendo no Carnaval testar a compra de um cartão pré-pago local para o smartphone.
Conseguiria sim viajar desconectado, agora o difícil é não ter onde descarregar as fotos cada dia maiores e mais numerosas. Rsss.

    O importante é usar o gadget para facilitar a vida, e não para ficar preso.
    Afinal, férias é férias…

Ipad, não tem coisa melhor.
Ipod touch atualizado na última versão para GPS, enquanto transeunte(SOS), vou estreiar em breve.
Celular com chip do local, vou estreiar porque minha próxima viagem é solo.
Meu marido não faz nada sem o iphone. Ele tem aplicativos para um milhão de coisas.

laptop mais para falar no skype e video msm com a familia. Maquina fotografica digital, e só. Viajei a Portugal por 15 dias desconectado e foi muito bom, é férias não é ! Usei o computador do hotel para fazer o web checkin na TAP em Lisboa.

iPhone + iPad e um pen-drive para descarregar as fotos.
Nunca usei os chips por achar complicado, prefiro ficar 50% desplugado esperando um free wifi 🙂

Eu, sempre adepto de ficar desconectado em viagem, me surpreendi ao pela primeira vez querer levar um notebook comigo em 09 e perceber o quanto não podia mais viajar sem ele.
O mais ‘sem noção’ foi levar o note numa mochila(daquelas de mochileiro mesmo, de ficar nas costas) em 2010 – inclusive em albergue com quarto compartilhado… estava sozinho e o skype foi a salvação prá ligar prá casa e também contactar o seguro quando precisei.
Até os dias que preferia ficar no quarto, se estava em quarto ‘single’, aproveitava prá ver algum dos vários filmes gravados.

Para a próxima, espero levar somente o tablet, mas vamos ver se vou ter como sobreviver sem no note. hehe

Até hoje, só smartphone. Na próxima viagem (Europa abril/maio) devo levar um tablet. Nunca cheguei a comprar chip pq acho confuso entender as regras de cada país para a compra/uso/creditos.

Em viagens sem lerês, faço questão de estar 100% desplugada (todo ano separo uma parte das férias para descanso absoluto na praia…)

Nas ultimas viagens levei meu smartphone, câmera digital e um Pen Drive caso precisasse transferir fotos. Nas 2 vezes que precisei de computador, usei o do hostel onde me hospedei (Buenos Aires).
Sobre viajar desconectado, se eu estiver bem acompanhado, com certeza eu conseguiria sim 🙂

Sim. E digo: é muito bom.

(Em tempo: minha irmã foi para os EUA agora, levou o notebook sem a menor necessidade e ele foi roubado NO AEROPORTO DE CHEGADA. Tive que rir.)

iphone + macbook air nas viagens a trabalho
iphone + ipad nas viagens a passeio
desconectar? não dá, meu trabalho (que é… meu!) não deixa

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.