Paraguai pra Gisele

Paraguai pra Gisele 1

A Gisele vai passar o feriado de 12 de outubro em Assunção. E, não tendo achado nada do Paraguai no menu (quer dizer: agora já vai achar este post aqui, hehe), pergunta se por acaso não existe ninguém por aqui que já tenha passeado por lá.

Respondendo rapidinho à Gisele, o Arthur desencavou dois bons links: um do Ig Turismo, 10 razões para ir ao Paraguai, e outro do Turismo paraguaio, one se pode encontrar uma seleção de hotéis em Assunção.

Eu acrescentaria esta página em português da Wikipédia sobre turismo no Paraguai e, como sempre acontece nos destinos mais difíceis, o ótimo capítulo do Lonely Planet. Encontrei também uma página que fala especificamente sobre os lugares a que se pode fazer bate-voltas desde Assunção.

Pelo que entendi, em Assunção não dá pra perder o quarteirão restaurado Manzana de la Rivera e o Museu Boggiani, de arte plumária indígena (na vizinha San Lorenzo, a 30 km.).

Nas redondezas, dá pra passear na cidade colonial de Luque e, claro, ir ao lago Ypacaraí, a partir de San Bernardino ou de Areguá. Se sobrar tempo, dá pra considerar subir a Atyrá.

Em Assunção o Lonely Planet lista 9 hotéis (incluindo três pousadas) e 14 lugares para comer (entre bares, cafés, confeitarias, restaurantes e… uma churrascaria chamada Paulista Grill).

As outras atrações do Paraguai  ficam um pouco longe da capital. Sem contar as Cataratas e Itaipu, que a Gisele já visitou, dá vontade de ir a Encarnación, a 5 horas de ônibus (de onde se vai às ruínas das missões de Trinidad e Jesús). O Loney Planet lista 5 hotéis na cidade.

E você? Já rodou por lá? Deixe seu recuerdo de Ypacaraí pra Gisele na caixa de comentários.

55 comentários

Bóia, veja se dá para subir para o Perguntódromo: preciso de um trasnfer de confiança do aeroporto de Assunção para a cidade e que me leve de volta ao aeroporto de madrugada, pois o vôo de volta é 6h. Obrigado antecipado!

    Olá, Vagner! Não precisa nem de Perguntódromo. Combine com o seu hotel, é o mais tranqüilo e seguro a fazer.

Nós brasileiros possuímos uma imagem errada do Paraguai baseado no que conhecemos sobre Cuidade del Leste. Há muito a ser descoberto em Asunción. O Paraguai era um país em ascensão que nós ajudamos a destruir com a guerra da Tríplice Aliança (para nós guerra do Paraguai). Um fato capaz de constranger qualquer brasileiro. O país era uma potência econômica antes da guerra, com um índice de analfabetismo era de 0%. Após o conflito o país nunca voltou a se erguer, porém ainda guarda alguns patrimônios arquitetônicos e culturais dos seus tempos de áureos. Claro que não é difícil se assustar com a pobreza do país nos dias de hoje. Busquei absorver a experiência de me lançar ao descobrimento, captando paisagens intrigantes, uma cultura resistente e amistosa, cenas de miséria e alegria. E é assim Asunción uma cidade totalmente surpreendente, tão perto, tão longe, tão rica e tão pobre. Por fim, permanece meu desejo em ver na América do Sul algo mais do que um mapa ou um conceito; ver a América do Sul como uma morada para o que sou.

kkkkkkkk !!!! Minha mulher tá rindo até agora depois que viu a resposta do pessoal da bóia aí em cima….
Bom , vou fazer essa “extravagância” e confirmar o tranfer com o Hotel.

Obrigado pela resposta imediata…..até mais.

André Augusto.

Olá pessoal ,
Eu e minha mulher estamos indo para Assunção agora em Maio/2011 e vamos ficar 4 dias por lá. Como não tinha muita informação , peguei várias dicas muito boas aqui no site da “Bóia”. Embora já tenha passagem e hotel confirmados , tenho uma dúvida básica. O hotel que que ficarei hospedado não tem serviço de transfer Aeroporto => Hotel => Aeroporto mas disse contratar serviço de 3os. que cobram USD 30,00 ( o casal) para cada percurso, ou seja , USD 30,00 para Aerop => Hotel e mais USD 30,00 para Hotel => Aerop. O pessoal escreveu que táxi é barato em Assunção mas tô achando esse transfer meio “salgado”….rsrsrs !!!
Bom , voces acham que é isso mesmo ???…ou existem outras opções para fazer esse percurso Aerop => Hotel => Aerop ???

Agradeço antecipadamente pela ajuda !!!

André Augusto.

    Olá, André!

    “Trânsfer de hotel” significa: um motorista esperando você com uma plaquinha. Isso tem um custo. 30 dólares (50 reais!) é barato para esse serviço.

    Em agosto de 2010 um táxi do aeroporto ao centro de Asunción custava 100.000 guaranis — 24 dólares.

    Táxi de aeroporto é uma categoria à parte de táxi de rua. Não seja tão muquirana 😀

    https://www.taxi.com.py/?p=1216

Moro em Asunción, sou brasileira, e gostei muito do seu post. Só pra completar estes sao os sites de alguns hoteis:

http://www.granadospark.com.py
http://www.hotelguarani.net
http://www.crowneasuncion.com.py

Tambem esta o hotel boutique “La Misión” que fica pertinho do shopping Mal. Lopez, e muitos outros que sao exelentes, é só fazer uma busca no google que aparece a lista completa.

Restaurantes tambem sao muitos e exelentes principalmente as churrascarias que na maioria sao de brasileiros que moram aqui, e o os meus preferido sao os chineses do mercado 4.

    Olá,

    Gostaria de saber se existe a possibilidade de ir à Salta na Argentina por Assunção de ônibus (qual a distância) e/ou avião? E quanto a Assunção, o que fazer, onde ficar e onde comer?

    Grata, Luciana

    Olá, Luciana! Você teria que ir de Salta a Resistencia (13 horas), então a Puerto Iguazú (10 horas). São mais 5 horas de Ciudad del Este a Assunção.

    De avião você precisa voltar a Buenos Aires e fazer conexão para Assunção.

    Não é uma combinação lógica.

    Infelizmente não temos conteúdo organizado sobre Assunção, como você pode ver por este post.

gosto muito de me hospedar no hotel yatch golf club paraguayo na margem de um braço do rio paraguay , de paisagem deslumbrante !! Forma-se uma praia na parte de trás do hotel junto ao rio onde circulam barcos pesqueiros , lanchas particulares e jet skis no fim de semana
Trata-se a grosso modo de um club de golf que conta com um hotel
Esse hotel fica na cidade de Lambare, junto a assuncion ( 10 min )
Vale a pena conhece-lo mesmo que se hospede no centro de assuncion
No passado havia um cassino no hotel, mas hoje encontra-se fechado ( esive lá em fevereiro )
As vans do hotel te pegam no aeroporto por conta da hospedagem
Há pacotes com aereo + terrestre nesse hotel nas agencias nascimento e agaxtur , que eu conheça
A visita a luque para ver as joias , ou ir ao lago de ypacaray e adjacencias, vc pode tratar com um taxista na porta do hotel
Vc pode tambem tratar um taxi para ir aos dois shoppings mais conhecidos de assuncion que são o mariscal lopez (marechal solano lopez , da guerra do paraguay) e shopping del sol que se encontram fora do centro de assuncion, em bairros mais bonitos e badalados , pode -se assim dizer
O hotel tem duas piscinas muito boas, loja da nike , bons resturantes sendo que num deles ( na churrascaria ) há um grupo que toca guaranias, tais como “India” e ” recuerdos de Ypacaray” !!! bem no clima !!!

Senhores caso queiram comprar eletrônicos minha indicação é a MEGA ELETRTÔNICOS. Além de serem imbáiveis nos preços (pode perguntar para qualquer outro lojista do paraguai) eles testam seus produtos na hora. Tanto que já fui 4 vezes fazer compras para renvender em SP e por mais que tivesse pesquisado não conseguiram fazer preço melhor. Até uma pessoa que conheci em uma loja o máximo que ela fez foi baixar 1 dólar em alguns produtos, pois não tinham como competir com a MEGA.

Olá!
Eu tive o grande prazer de passar 6 meses no Paraguai, estudando, trabalhando e viajando bastante. É um país interessante, de povo extremamente acolhedor e cheio de potencial pro turismo, que ainda está sendo descoberto pelos sul-americanos e pelo mundo.

Uma boa dica é o site da Secretaria de turismo http://WWW.SENATUR.GOV.PY. E em caso de informacoes mais específicas, enviar emails a [email protected]. As pessoas sao muito atenciosas e muitos falam e escrevem em portugues.

Oi Gisele, acabei de voltar de Assunção e adorei a cidade.Tinha aquela impressão de ciudad de leste (como alguns falaram) e me surpreendi muito. O trânsito é caótico, mas a melhor forma de conhecer todas as atrações é de carro. O centro histórico é só um pedacinho de tudo que esta capital oferece. Há muitos shoppings bacanas, bairros com casarões inacreditáveis e o entorno da cidade é ainda mais legal. Saindo sentido aeroporto, não deixe de conhecer a Comnenbol e o Museu do Futebol. Em Luque, não dá para perder as jóias, filigranas em ouro e prata muito baratas. O lago Ypacarai é lindo e fantástico e a cidade em volta, Areguá, tem muito artesanato em cerâmica (o maior número de anões e sapos de jardim que eu já vi).
Se você for a Itaguá não deixe de ver os bordados, que parecem impossíveis de fazer. Mas não compre lá, é mais caro, no centro da cidade, próximo ao Pantheon é mais barato.
Para comer, recomendo uma viagem a cidade de San Bernardino (onde tem a catedral da padroeira) até a chiperia Ana Maria, a mais famosa do Paraguai. Peça a chipa com cozido (um tipo de chá mate cozido, bem gostoso e tradicional).
Por fim, para sentir o gosto de Ciudad de Leste, uma visita ao Mercado 4, uma loucura.. cuidado para não se perder. Se for para aquela região na hora do almoço, aproveite os ótimos restaurantes “China” que tem por ali.

Boa viagem, espero que volte com ótimas recordações como as que tenho!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito