Peguei um Greyhound no Norte: ônibus de Vermont ao Canadá

Greyhound Burlington-Montreal

Recapitulando: de Nova York voamos para Burlington, em Vermont. De lá, depois de uma rápida visitinha, continuaríamos para o Canadá. Burlington fica a 40 minutos da fronteira com o Québec; da fronteira a Montreal dá mais uma horinha, e só.

Não há trem neste trecho (a rota das Adirondacks vai pelo outro lado do lago Champlain), e não era negócio alugar carro pois não voltaríamos para lá. Solução: busão.

Tentei comprar a passagem ainda no Brasil, pelo site da Greyhound. Sem sucesso. Não, não era problema nenhum com o cartão de crédito; o site sequer carregava os horários. O Zé-JET então lembrou que há um guichê da empresa no aeroporto. Compramos então ao desembarcar, para dali a dois dias. Pediram os passaportes. Deu 26 dólares por pessoa. Não achei caro.

O ônibus sai do aeroporto mesmo. Pediram para a gente chegar com vinte minutos de antecedência. Chegamos um pouco antes. Daí recebemos a notícia: o ônibus estava uma hora atrasado (vinha de Boston). Uma hora!

Na hora de embarcar, outra pequena decepção: as malas não são registradas. E é o passageiro quem põe a mala dentro do maleiro do ônibus. O motorista só abre a portinhola e diz o destino onde será aberta. Môntchriól!

Greyhound Burlington-MontrealGreyhound Burlington-Montreal

Agora a parte boa: o ônibus era novo e tinha wifi. As poltronas eram confortaveizinhas, com revestimento imitando couro. (Mas não reclinavam muito.)

O wifi funcionou às maravilhas em território americano, tanto no celular quanto no laptop. (Ah, sim: tem TOMADA pros seus gadgets queridos não morrerem sem bateria; pena que esqueci de fotografar.)

Ao chegar à fronteira, porém, o sinal sumiu.

Passamos reto pelo posto americano; assim como acontece nos aeroportos, não há checagem de saída do país. Descemos todos no posto canadense, com nossas bagagens de mão e retiramos as malas do compartimento para passar pela imigração.

A agente foi meio rispidazinha com todo mundo. Dos que tinham cara de aprontar (jovens meio grunginhos), pediu para abrir a mochila. Um lipo-americano (sim, estou sendo politicamente correto) foi encaminhado ao chefe do departamento por problemas na documentação.

Em 15 minutos estávamos todos de volta ao ônibus (sim, enfiamos as malas novamente por conta própria no compartimento), mas o passageiro retido para averiguações continuava atrasando a saída. Acabamos ficando 45 minutos no total ali na fronteira, e partimos sem o lipo-americanão.

O wifi praticamente parou de funcionar no Canadá; o sinal era muito fraco e não permitia sequer carregar emails. Só foi aparecer forte de novo quando estávamos entrando em Montreal. A vista do skyline contra o rio St.-Laurent nos deu as boas-vindas.

Greyhound Burlington-Montreal

Descemos na rodoviária, tirei dinheiro canadense do caixa automático e subimos num táxi. 10 dólares canadenses depois, estávamos no hotel.

Ou seja: tirando os atrasos, foi uma boa experiência, sim. Para viagens desta duração, eu repetiria.

Leia mais:

100 comentários

Hello,

Quanto vc pagou?
é só imprimir, pois vi no site do Canadá ( greyhound.ca) que deve ser remetido para algum endereço no Canadá. No caso do greyhound.com é somente impresso?

Obrigada,

Vicki

Só para informação: O Ricardo não conseguiu comprar os tickets pela site da Greyhound e eu imaigino o motivo. O site não funciona com o Explorer. Consegui comprar normalmente pelo Safari.

Ai Bóia, juro que já revirei o site e não encontrei a informação que preciso, mas estou com medo de ter comido bola… Mas lá vai a minha pergunta: Estou saindo de Boston com destino à Montreal, qual a localização do posto de imigração do Canadá? Onde devo atravessar a fronteira? Posso colocar no GPS o endereço do hotel em Montreal e ele será esperto o suficiente para me levar direitinho (hehe) através do posto de fiscalização de entrada no Canadá? Obrigada!

    Olá, Aline! São 500 km, a rota é a mesma desse ônibus que o Ricardo Freire pegou, passando por Burlington.

OLá Vicki
Acabei marcando minha viagem pra março.

Como foi sua viagem?
Como atravessou a fronteira?
Foi demorado? (estou apreensivo quanto a isso)

Na minha opinião ficar dentro de um trêm ou onibus durante 10 horas pra fazer a viagem de Montreal a New York é um tanto chato. A menos que a pessoa realmente não goste de dirigir, a melhor opção é ir de bus de Montreal até a fronteira (Burlington ou Plattsburg). Já nos USA, alugar um carro e seguir pra NY.

Alguém mais pode ajudar nessa questão?

obrigado

    Olá, Rafael! A melhor viagem é ir de avião até o primeiro destino do Canadá e lá alugar a sua van.

Olá pessoal.

Estou tentando achar essa informação mas ainda não vi.
Estou indo para os EUA semana que vem e meu amigo é canadense. Temos planos de passar o final de semana de natal com a familia dele no canadá. Sendo que não tirei o visto canadense no Brasil. Existe alguma maneira de eu conseguir viajar para o Canadá já estando dentro dos EUA??? Preciso ir a algum consulado ou é simples e posso fazer no aeroporto ao chegar no canadá ou atravessando de carro… Por favor, me ajudem. Tá dificil encontrar informações.

    Paula, é muitíssimo improvável que vc consiga visto para o Canadá no consulado canadense (ou embaixada) nos EUA.

    Vistos tem de ser pedidos, no caso de EUA, Canadá, Austrália etc., sempre no Brasil, que é seu país de residência (e onde os oficiais consulares são treinados para averiguar sua situação etc).

    Vc não pode atravessar a fronteira canadense sem o visto canadense. Jamais. Aliás, mesmo nos postos fronteiriços terrestres em que teoricamente dá para “burlar” a imigração canadense, isso é um problema seríssimo – depois vc não volta para os EUA e, no Canadá, pode ser deportada para o Brasil. Nem tente, não tem conversa ou exceção que o agente canadense possa fazer por você.

    Infelizmente, seus planos terão de ser cancelados, a menos que vc consiga um visto para o Canadá antes de embarcar para os EUA!

    Até acho que dá sim. Pelo escritório de solicitação de vistos. Mas deve demorar um pouco…nao sai na hora.

    E ai Paula, deu certo? Estou em uma situacao parecida com a sua.
    Estou nos Estados Unidos com o visto de turismo B-2 e gostaria de dar um pulinho no Canada p conhecer Toronto e Montreal. Serah q consigo o visto canadense daqui do eua?
    Nao toh conseguindo achar essa informacao na internet.
    Desde jah, grato.

    Thiago Simoes

    Ops.. Obrigado, mas nao emtendi. 1, procurar um consulado americano? 2, procurar um consulado brasileiro em washington? Ou 3, procurar um consulado canadense em wasington?
    Obs. Eu estou em baltimore, perto de washington. Logo fica facil p eu ir lah. Soh nao toh sabendo direito oq fazer, nem como fazer.
    Obrigado novamente

    Olá, Thiago! Desculpe, entendi errado, pensei que você estivesse no Canadá. Procure sempre o consulado do país que você quer visitar, é lá que você pedirá o visto.

Olá Bóia, obrigada pela resposta!

No entanto, gostaria de saber aonde posso pegar o ônibus na cidade de Quebec (Província de Quebec), ou será que ele só passa em Montreal?

Vou alugar uma Van (para 6 pessoas) e depois devolver aonde vou pegar o ônibus. Depois pegarei o ônibus para somente atravessar
Canadá para depois pegar uma outra Van nos EUA, provavelmente em Burlington – Vermont, pois é a cidade mais próxima que estou achando para fazer a locação da Van.

Sendo assim, preciso saber onde posso pegar o ônibus em Quebec, ou se não for possível em Montreal (lugar correto que o ônibus faz a parada, para eu informar a locadora o lugar da devolução do carro no Canadá, ex: aeroporto, … ) e o lugar correto onde ele passa em Burlington – Vermont (ex: aeroporto….ou outro lugar), para tambem informar a locadora, pois vou pegar outro carro nos EUA).

Na verdade, gostaria de atravessar com o mesmo carro pegando em Montreal e só devolvendo em JFK – NYC, mas vi que seria impossível.

Aguardo a sua resposta!!

Att,
Vicki

    Olá, Vicki! Não estou entendendo o que você pretende. Se você não sabe onde vai parar pelo Canadá, por que não põe todo mundo no trem de Québec para Montreal, depois no ônibus de Montreal para Burlington, e aluga a van por lá?

Olá amigos,

Estou reservando meus voo pra minha viagem pro Canadá e Estados Unidos

Nos Canadá vou visitar Montreal, Quebec e Ottawa. Não me importo com a ordem. Nos Estados Unidos vou a Nova York e D.C.

Pelo que vi por aqui e outros posts não vou conseguir atravessar a fronteira nem de carro (as locadoras não alugam num pais com possibilidade de devolver em outro) nem de Trem (Amtrak não vai pro Canadá). Então teria que ser de Bus mesmo. Como os trajetos são demorados e estou acompanhado de pessoas de terceira idade queria andar apenas um curto trajeto de bus e fazer o seguinte de carro. Da seguinte forma, Alugar um carro numa das tres cidades do canadá, devolver na última cidade canadense possivel antes da fronteira, pegar o onibus, passar a fronteira e parar na primeira cidade onde eu já possa alugar um carro para poder concluir a minha chegada em Nova York. Alguém poderia me ajudar?

    Olá, Rafael!

    Gostaria de saber se vc já foi na sua viagem…gostaria muito de saber sobre o bus, estou na mesma situação que vc!!! Exatamente o mesmo roteiro…

    Alguém já te respondeu? Vc já foi nesta sua viagem?

    Estou para ir agr….queria muito saber…

    Aguardo a sua resposta!!

    Att,
    Vicki

    Olá, Vicki! Infelizmentente não vimos a pergunta do Rafael.

    É totalmente possível fazer isso. O Ricardo Freire não alugou carro, mas foi de trem até a fronteira (Niagara Falls) e seguiu de lá de ônibus.

    Também dá para atravessar a fronteira de trem, também — a Amtrak e a Via Canada operam em conjunto rotas de Nova York a Montrel a e de Nova York a Toronto (via Buffalo e Niagara Falls).

Estive em Montreal em janeiro deste ano e fomos de greyhound para NY, apesar de todas as criticas que li no trip advisor, eu achei o onibus confortavel; era novo, tinha wi-fi, o chato eram as paradas nas fronteiras. Mas ainda sim, recomendo muitíssimo, pois te deixa bem no centro e não é tão caro.

Fui de D.C. para Montreal de aviao(acho que dos anos 60, apertadissimo) e apesar de ser 1 hora de voo,foi estressante na imigracao canadense e e porque meu filho e nora sao canadenses. Fiquei horas la por dentro de varias salas.Eles pensavam que eu tinha desaparecido de tanta demora. Mas em compensacao voltei de trem e adorei! A imigracao foi otima,nao descemos nem do trem e nem olharam bagagem,nada.O unico senao foi em NY(Montreal para DC), a Penn Station e horrivel, e ficamos sem saber deonde o trem ia partir para DC(qual o portao) depois de descer e subir escadas,recorremos a policia que nos ajudou. Mas realmente valeu a pena a paisagem e linda(era inverno),e as poltronas muito confortaveis e a imigracao tranquila.

Oi Riq,
Verifique aí se tiraram o papel branquinho dos EUA do seu passaporte. Sabe aquele que os oficiais americanos grapeam no passaporte quando você dá entrada no país?
Digo isso, pois quando fomos de carro com minha mãe do Canada para os EUA, a fronteira canadense esqueceu de tirar e ficou no passaporte. Na outra vez que minha mãe foi nos visitar (nessa época estavamos nos EUA), deu o maior pepino com os delicados oficiais de imigração americano. Eles fizeram aquele circo básico, como se ela ainda estivesse nos EUA (mesmo tendo chegado do Brasil, sabe?!)… e ela não falava inglês, imagina o auê! (Tadinha!)
Enfim, se o papel branquinho ainda estiver no seu passaporte, não esqueça de devolver quando estiver retornando para o Brasil (no aeroporto no canada ou na fronteira quando estiver retornando para os EUA). 🙂
Abs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito