Polinésia Francesa pra Tatiana

Polinésia FrancesaA Tatiana está pensando em passar a lua de mel em Bora Bora. E pede dicas: março ou abril é uma boa época? Com que ilha é melhor combinar? Que hotéis a gente indica?

Eu estive em Bora Bora no réveillon de 98 pra 99, na outra encarnação. Não é uma boa época: os meses de dezembro e janeiro são os mais chuvosos. Peguei uns três ou quatro dias feios durante a estada.

Os franceses costumam dizer que a melhor época para a Polinésia é a mesma de comer ostras: nos meses sem “r” (maio, junho, julho, agosto). Mas olhando as médias de precipitação dá pra ver que o filé do tempo seco é entre junho e setembro, quando chove em torno de 50mm por mês. Maio e outubro, nas pontas da estação seca, ainda são bons meses, com chuvas abaixo dos 100mm. Os meses aventados pela Tatiana não são tão recomendáveis: em maio chove 150mm, em março 200mm (na virada do ano, quando eu fui, chove 315mm).

(Parênteses: março e  abril são ótimos no Caribe. Eu pegaria a grana da Polinésia e torraria numa viagem com tudo a que tivesse direito em St.-Barth.)

Quanto à hospedagem: em Bora Bora eu evitaria os hotéis na ilha principal; o negócio é hospedar-se nos motus (ilhotas que compõem a coroa da laguna), para ter vista para o Monte Otemanu, a majestosa montanha que faz a diferença de Bora Bora para as outras ilhas do arquipélago. Entre esses hotéis estão o Bora Bora Pearl, o InterContinental, o Méridien, o St. Regis, o Four Seasons e o Hilton Bora Bora Nui (este com vista parcial da montanha). O Bora Bora Lagoon Resort, atingido por um ciclone há um ano, fechou.

Uma estratégia interessante é deixar para passar apenas as duas ou três últimas noites num overwater bungalow — além de economizar um pouquinho, você não corre o risco de banalizar a experiência, e ainda experimenta um upgrade no final da viagem.

E no quesito qual outra ilha escolher, o conselho básico (que você vai ler em todo lugar) é ignorar o Taiti; fique apenas a noite regulamentar (quem vai de Lan é obrigado a pernoitar por lá porque não há saídas noturnas para as outras ilhas). Eu só fui a Bora Bora. Mas se dividisse a estada ficaria em dúvida entre Huahiné, que é a mais rústica, e Mooréa, que é a mais fácil de chegar (vai-se de ferry-boat desde o Taiti). Busque horários dos vôos entre as ilhas nesta página da Air Tahiti.

E você? Já foi à Polinésia? Que pitacos você dá pra Tatiana e pra quem esteja pensando em ir pra lá em lua de mel?

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


111 comentários

Acabo de voltar da polinésia. Ao contrário de todo o pessoal que eu li aqui, eu não fiquei muito em hotéis porque fiz o cruzeiro da Paul Gauguin Cruises, no roteiro de 10 dias que passa pelas Ilhas da Sociedade (Tahiti, Moorea, Bora Bora, Huahine, Taha’a) e pelo arquipélago de Tuamoto (Rangiroa e Fakarava). Como fiz tudo por conta, avião, cruzeiro, hotéis, transfers, passeios, táxis, se alguém tiver qualquer dúvida, é só perguntar, terei o maior prazer em responder, porque não achei muita coisa sobre o cruzeiro na internet. Pode ser pergunta bem simples, tipo, preciso levar shampoo?? Que tipo de roupa levo?? É seguro mergulhar com tubarões?? Eu respondo na boa… Claro que não sou especialista, então vou ajudar no que puder. Ah, e o melhor, eu fiz uma cerimônia de renovação de votos de casamento no Thalasso Spa e Resort de Bora Bora… posso explicar direitinho como é, para quem sonha com este tipo de cerimônia.

Olá, acabei de voltar da Polinésia. Fui dia 20 de dezembro e voltei 6 de janeiro. Fiquei 3 dias no Tahiti e valeu sim. Foi importante e interessante conhecer a capital, como vive realmente o povo, seu comercio, enfim, estando num bom hotel, como foi o meu, Intercontinental, otimas piscinas, dá pra curtir bem.
Moorea não tinha muita expectativa, sabia que era bonita, mas me surpreendeu muito . Algumas áreas o reflexo do verde das encostas predomina. Em outras o azul permanecel Tb o Intercontinental dá show. Os passeios foram incriveis e fiquei triste quando vi que as 6 noites passaram voando. Agua deliciosa morna e piscinas divinas. Bom passeio é a expediçãoo pela Ilha.
Bora Bora espetacular, fecha o roteiro. 5 dias ali pra min foi pouco Passei o Natal em Moorea e Reveillon em Bora bora. Espetacular a ceia do Intercontinental e a queima de fogos de 15 min. Surpresa..quase não tinha casal em lua de mel . TInha muito grupo de amigos, familias numerosas, e pessoas viajando como eu em grupos pequenos de 2 ou 3. Sem problemas, existe lugar pra todo mundo. Eu apesar de saber do preço de tudo, comi bem sem gastar os tubos pois mesmo nestes super hoteis existem pratos modestos. Valeu demais. Tb fui pela E tahiti travel. Super corretos, nada deu errado. Preço justo!!!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.