Propagandas da Copa: Coca-Cola e Itaú melhores que Embratur 1

Propagandas da Copa: Coca-Cola e Itaú melhores que Embratur

Comercial do Itaú

Antes de virar turista em tempo integral, eu trabalhava em publicidade (talvez você se lembre desta campanha que eu escrevi numa encarnação anterior). Tive a sorte de nunca trabalhar para o governo. Aprovar boas idéias com a iniciativa privada já é suficientemente difícil; com o governo — qualquer governo — beira o impossível.

Por isso, não encare o que vou postar como uma crítica específica às agências, produtoras e aos funcionários públicos envolvidos na criação, produção e aprovação dessas campanhas. Seria um milagre que, dadas as circunstâncias em que esse tipo de trabalho é licitado, encomendado e executado, saísse coisa realmente boa. Mas não dá pra não lamentar a perda recorrente de oportunidades de fazer comunicação eficiente e memorável para o turismo brasileiro. Temos produto e talento de sobra para criar e produzir algo bom. Mas até hoje, na minha opinião, só o vídeo de candidatura do Brasil aos Jogos Olímpicos de 2016 merece aplausos.

Para a Copa de 2014, não por coincidência, os melhores vídeos são de patrocinadores — e não dos órgãos oficiais.

A melhor trilha (infinitamente mais bacana do que a canção oficial da Fifa) é a da Coca-Cola, que tem uma base irresistível do Monobloco e, no Brasil, a linda voz (e o sorriso!) de Gaby Amarantos. Eu me emociono toda vez que ouço (sou desses).

.

O vídeo tem também uma versão com cenas externas — pena que são fracas, feitas em apenas três ou quatro locações e quase sem figurantes. É dos raros casos em que o clipe do estúdio ficou melhor que a versão completa.

.

A música do Itaú também é bacana (adoro quando entra a Fernanda Takai), mas o forte desse comercial são as cenas. Da primeira vez que vi, no cinema, cheguei com o comercial pela metade, e achei que finalmente fosse uma boa propaganda do governo para envolver o brasileiro com a Copa. Fuén! Era de um patrocinador. O vídeo ganha pontos extras comigo por não ter medo de colocar o povo na rua, evocando e invertendo o sinal das manifestações de junho. Assim como o da Coca, este comercial do Itaú me emociona toda vez que vejo. (Eu avisei: sou desses.)

Pois bem: esta semana a Embratur lançou seus dois comerciais. São tão diferentes entre si, que parecem feitos por agências diferentes, a partir de briefings diferentes, e aprovados por empresas diferentes. Não conversam entre si e demonstram a total falta de comando da comunicação do turismo brasileiro.

.

Começando pelo melhorzinho. O filme “Dança” pelo menos tem estilo. É um comercial moderno, com edição elegante, uma idéia visual central que é bem desenvolvida ao longo do filme. Qual é o problema, então? Vários. O maior deles: o comercial não empolga. A escolha de um forró para a trilha é bem-intencionada, mas esse forró específico não decola; os primeiros trinta segundos são dominados por uma percussão torturante, que faz você checar se deu problema nos alto-falantes do PC. As imagens são escuras ou no contra-luz; o espectador nunca é envolvido pela dança, nunca é convidado a participar. É o comercial de um país obscuro, que não sinaliza querer sair da obscuridade. Desculpem, mas nem eu fiquei com vontade de viajar para esse lugar.

.

Já o segundo comercial é um desastre onde nada, absolutamente nada se salva. A trilha não é trilha: é um jingle rasteiro, um axezinho sem-vergonha (e aqui não vai nenhum preconceito contra axé; sou fã de Timbalada, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Margareth Menezes e uma ou outra coisa da Ivete), usado para colar imagens de baixa qualidade e zero direção de arte. A legendagem deixa tudo ainda mais amador (já imaginou ver um vídeo promocional da Croácia com um jingle interminável traduzido em legendas que puxam a sua visão para o rodapé do quadro?). Tristeza não tem fim. Numa só peça, passam vergonha o turismo, a publicidade e a música do Brasil.

Não é por falta de talento, nem de referência. Quer ver um vídeo maravilhoso de turismo de um país usando música e um picadinho de cenas bonitas? Dê uma olhadinha neste dos Estados Unidos:

.

(I rest my case.)

Leia mais:

Quando o Brasil vai ser um Bric do turismo?

5 idéias para o Brasil receber melhor os estrangeiros

2014, a Copa que poderia ter sido

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


29 comentários

A copa do Mundo (e, tudo indica, as Olimpiadas também) é uma grande, uma enorme oportunidade perdida.
Sempre fui contra a copa no Brasil, porque era óbvio que iríamos usar uma montanha de dinheiro público e não ia ficar legado nenhum, mas ja que resolveram fazer, tínhamos mais é que aproveitar para mostrar um pouco mais do que só o Rio de Janeiro.

Turista que é bom, parece que nem vem tantos assim… e tudo o que podia ser feito para divulgar o país lá fora, não foi feito.
Estes dias até em uma resenha do jogo da Copa do Mundo Fifa( pela EA sports)o pessoal fala que dá tristeza: no jogo os estádios estão lindos e mesmo o entorno dos lugares está ótimo. O comentário foi que é uma tristeza ver o que poderia ter sido e comparar com o que vai ser.

Pena mesmo! O negócio é torcer para tudo dar certo durante o evento, já que depois dele não vai ficar quase nada de bom para ninguém.

Dos vídeos: adorei o do Itaú, mais que da Coca – e gostei muito foi do da Disney que a Sut-Mie mandou. Eles sim souberam usar o futebol para apresentar uma mensagem.

Abraço,

Ah, que bom que você escreveu sobre isso! Adoro! 🙂

Não tinha visto nenhuma dessas campanhas. Estava esperando aparecer uma musiquinha, como a do Moraes Moreira da Copa de 82, que empolgou tanto e nada! Aí esta semana aparece a tal música chata da FIFA :/ Chance zero de colar…

Adorei a música da Coca-Cola e gostei do vídeo externo também. Emocionei 😮 E a do Itau é linda também.

Neste segundo video do Itau juropordeus que fiquei esperando entrar o refrão “Kolynos, ahhhhhh!” 😯

Compeltamente off topic, mas não poderia deixar de registrar. Acompanho o blog e o site há anos e não sabia que você era o gênio do detrás da campanha da Brastemp. Minha reverência para quem inventou não só uma campanha, mas uma parêmia na própria língua…

Quantos aos comerciais, nenhum me empolgou. Aliás, estou achando tudo tão triste aqui em Brasília: nenhuma campanha significativa do comércio, nenhuma bandeirinha nas ruas, nenhum meio-fio pintado. Acho que o climão alimentado pela imprensa veio pra ficar. 🙁

Prezado Sr. Ricardo, boa tarde!

Para assistir a seus comerciais muitas vezes deixava minhas tarefas de lado e corria para junto da TV. Marcaram época! e ficaram em minha memória. Parabéns!
Cordial abraço.

Olá Ricardo, muito obrigada por nos presentear com um post tão consciente e elucidativo. Há pouco mais de 20 dias da Copa, nós brasileiros, lamentávelmente, ainda não estamos contaminados pela energia contagiante que só uma Copa é capaz de fazer num país sede, barulho, muito barulho e festa durante 30 dias. A China apesar de seus problemas sociais gigantescos conseguiu em 2008 aproveitar as Olimpíadas de Pequim, como também a Alemanha devolveu ao seu povo e recuperou sua autoestima, depois de décadas enquanto nação na Copa de 2006. Sinceramente, nós brasileiros, não somos mais, nem melhores…mas todos nós esperávamos mais. Sobre a Embratur, privatização um caminho. Afinal, quando é que vamos começar levar a sério o turismo no Brasil como levamos o petróleo? Afinal, o Brasil no quesito turismo, tem tudo para ser uma Brastemp! 😉 Abraços e boa Copa! Apesar de…

Sem comentários os videos da Embratur. O segundo, então, é de chorar… de vergonha.
Mas o do Itaú ganhou o meu coração muito mais pela voz da Fernanda Takai do que pelo resto (sou fã do Pato Fu…). 😀
E afinal é impossível não mexer as pernas ou bater as mãos ouvindo a música do comercial da Coca-Cola. Que marketing perfeito!

A musica que a Gaby canta vem daqui https://www.youtube.com/watch?v=t9JG1Ckwy5se desde que ouvi a primeira vez adorei, ela é boa demais, faltou colocarem eles dançando tb um pouquinho.Mas a Gaby traduz muito bem nossa alegria sem dúvida.
Sou das que choram tb, adorei os vídeos.
Já fiquei revoltada na semana passada com a propaganda dos outdores do Bahamas, ainda bem que tiraram de circulação, tem tanta coisa boa por aqui e a prostituição não é uma delas e nem precisa ser anunciada pq todo mundo sabe que tem nos 4 cantos do planeta, ainda mais do modo como foi!! #raivatotal.
Sem comentários com os vídeo do governo, vc tá certíssimo como sempre, nunca são uma Brastemp!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito