Quarenta e sete (minha crônica no Divirta-se do Estadão)

É Natal!

Na busca de assunto para a crônica me dei conta de que sexta-feira – hoje, para você que me lê; depois de amanhã, para eu que escrevo – é meu aniversário. E que passarei minha data natalícia, veja que falta de criatividade, em Natal. Nasci no Rio Grande do Sul e, quarenta e sete anos mais tarde, eis-me aqui no Rio Grande do Norte. Não deixa de ser uma trajetória impressionante.

Existe um ramo da astrologia que calcula o quadrante mais auspicioso do planeta para você passar o seu aniversário. Nunca mais ouvi falar disso – o que é uma pena. O turismo astrológico – viagens zodiacais! – teria tudo para ser um grande nicho de mercado. Aproveite a promoção para você, leonino, que precisa passar o aniversário em Dubai. Montevidéu para librianos: tudo previamente decidido, para você não precisar escolher. Pernambuco e Alagoas, a combinação perfeita para arianos com ascendente em Peixes!

Em termos turísticos, porém, sempre pensei no aniversário como uma oportunidade de festejar o seu Réveillon pessoal por uma fração do preço do Réveillon do resto da humanidade (sobretudo da humanidade brazuca). Há cinco anos, passei  meu Réveillon pessoal – meu verão de 42 – em Fernando de Noronha, economizando milhares de reais. Desta vez passo meu Réveilon pessoal em Natal, o que seria motivo para boas festas ao quadrado.

Mas não vai ter festa: estou viajando a trabalho. No fim da tarde, se tudo der certo, vou dar uma parada e pedir uma caipiroska de caju (está na época) e brindar à minha total falta de nostalgia. Nunca tive saudade da infância (muito pelo contrário), e não daria nenhum mês de vida para ser jovem de novo. Gosto cada vez mais de ter consciência das minhas habilidades e das minhas limitações. Melhor do que ter fôlego ilimitado é saber usar o fôlego que resta.

Se bem que de vez em quando olho para trás e me surpreendo com decisões que tomei. De onde apareceram aqueles espamos de maturidade? Como eu podia ser tão mais ajuizado com vinte e dois anos do que agora à beira dos cinqüenta? Como pude escolher tão cedo, e tão bem, a pessoa com quem dividiria a minha vida?

Boa viagem pra você também.


130 comentários

Oi, Riq!
Feliz aniversário atrasado (pra compensar e me redimir pelo atraso: diretamente de Santiago! :))
Lindo texto!! (como de costume, aliás).
Pra vc não se sentir tão mal por ter passado trabalhando, posso te dizer que meu reveillon pessoal coincide com o reveillon do meu trabalho: justo no dia do meu aniversário é que acaba o recesso de fim de ano… 🙁 Volto a trabalhar sempre na maior ressaca moral!!! rsrs
beijitos!

Já dei parabéns pelo twitter, mas fica aqui tb registrado (atrasada q estou, como sempre…): feliz aniversário, Comandante! Muitas viagens, muitas esquinas, cupcakes e insanidades, q são essas coisitas q fazem a vida da gente mais leve!

E tô esperando sua visita aqui em casa, hem? 🙂

Beijão e tudo de bom sempre pra vc!

Parabéns!!!!
Tenho quase metade da sua idade, mas vou levar essa daqui pra vida :”Melhor do que ter fôlego ilimitado é saber usar o fôlego que resta”!

bjos

Que bonitinho, adorei. Vcs dois se merecem. Beijao e parabens atrasado.

Haja fôlego ” que lhe resta ” !!
Viajamos nesse sopro, eu e minha familia, e lhe desejamos
“DE-COM-FORÇA” muuuuuuuuuuita saúde pra continuar mantendo
bem alimentado esse figado que nos abastece, sempre, de muito
bom humor !!

Axé total !!

Abraço forte,

claudia vieira

Pessoal, outubro de 2010 pode até ser o mês dos setenta anos do Pelé ou dos cinqüenta do Maradona, mas o que importa mesmo é que foi o mês em que eu jantei com o Ricardo Freire no dia de seu aniversário de 47 anos. Dar os parabéns aqui pelo site é muito bom, mas pessoalmente, comendo polvo, lagosta, bebendo champanhe e tendo como companhia um dos caras mais agradáveis e mais gente-fina que já tive a oportunidade de conhecer é bem melhor.

É clichê mas é verdade: o aniversário era dele mas quem ganhou o presente fui eu.

Ricardo, uma vez mais e sempre e por tudo (vida e obra): PARABÉNS!

Feliz aniversário Riq,
Estar satisfeito com as escolhas que tomamos ao longo da vida é o que importa. Vc tem muitas razões para carregar esta satisfação.
Abçs

Feliz aniversario atrasado e parabens pela sensibilidade do texto.
Continue sempre essa pessoa solidaria, atenciosa e sensivel

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito