RailEurope.com.br entra em contato e explica prazos e reembolso

Raileurope.com.br

Demorou um bocadinho, mas enfim a RailEurope.com.br respondeu às perguntas que enviei por email, depois de não conseguir ser atendido por telefone.

Na primeira mensagem, o porta-voz (que não revelou o nome) deu uma informação que não vejo no site, pelo menos com o destaque que deveria ter: a Rail Europe recomenda que a compra das passagens seja feita no site com pelo menos duas semanas de antecedência da partida.

Continuei o contato, perguntando como devem proceder as pessoas que, por atraso dos Correios, não receberem as passagens a tempo.

Explica a RailEurope:

Caso o consumidor não consiga receber o bilhete a tempo, não é possível reemiti-lo na Europa. Ele terá que comprar novos bilhetes, e quando chegar ao Brasil solicitar o reembolso das passagens. Os bilhetes originais deverão ser encaminhados novamente para a Rail Europe do Brasil.  Porém, antes do envio, verifique se o bilhete é reembolsável e quais são suas políticas de reembolso. Essas informações se encontram no rodapé do e-mail “Confirmação de Pedido” enviado no ato da reserva, ou na página anexo de seu bilhete (se houver). O reembolso é somente aplicável em casos permitidos pela tarifa. Os bilhetes serão recebidos e encaminhados à Rail Europe na França que seria responsável por reembolsos. Atenção: As taxas não são reembolsáveis pela ferrovia!

Minha opinião: acho as regras draconianas. Desse jeito, se não for possível comprar diretamente nos sites das cias. ferroviárias na Europa, vale mais a pena pagar as tarifas mais altas dos revendedores no Brasil, que pelo menos te atendem ao telefone quando você precisar…


144 comentários

Oi pessoal!
Primeiro gostaria de dizer que eu estou gostando muito desse blog e principalmente desse comentodromo! rs
Minha pergunta é: Vou viajar em breve pra Italia e fui pesquisar sobre preços de passagens aki na internet!
Achei alguns sites… como raileurope e eurorail!
Porem achei um tb, com a sigla CI, que seria Central de Intercambio!
Nesse site tem varias dicas e muitas coisas uteis!
Procurando horarios e duração das viagens, assim como o preço das passagens… achei esses preços muito em conta, comparado com os outros sites, mesmo colocando em 2a. classe!
Alguem saberia me dizer se esse site eh confiavel ou se tem alguma coisa errada com os preços!?
Por exemplo… uma viagem de Pisa para Florença no site do CI fica em 5.80 Euros. No site da rail europe fica 35.50 euros!
Muita diferença. Alem de que… no site da rail europe, indica preços em reais… quando o mais interessante seria em euros!
Desde ja, obrigada pela atençao!
Abrs!

Riq, não encontrei como enviar uma pergunta pro perguntódromo.
estou indo pra paris na próx semana.
Alguém sabe se determinados arroundissements ou todos eles são impactados pelas manifestações das greves? Os meios de transporte parece que serão afetados mas p/ alugar carros, museus, etc. também são impactados?

Obrigadão.

    Não há como inscrever perguntas no Perguntódromo. As perguntas devem ser feitas em posts relacionados ao assunto, para que as respostas fiquem armazenadas no lugar certo. Mas no caso da sua pergunta, sugiro você consultar o http://www.conexaoparis.com.br .

Andre Lot,
Eu concordo com vc e realmente não me arrisquei e reservei tudo. Inicialmente, fiz as mesmas contas que vc e achei que não valia a pena, optei por low costs aéreas.
Quando comprei os tickets saiu mais barato do que o trem, mas três problemas que enfrentei me empurraram para a opção do passe na viagem seguinte.
Se vc não estiver só com bagagem de mão (tamanho mínimo delimitado por eles), vc paga taxa extra. Os aeroportos que eles usam ficam em Deus me livre, o que te faz perder mto tempo, além de ser mais caro do que descer numa estação de trem (geralmente central) e pegar metrô até o hotel. O tempo que vc perde para chegar com uma hora de antecedência no aeroporto deus me livre, atraso do voo pelas filas de decolagem e o tempo q vc leva do aeroporto botas de Judas até o hotel é bem maior que toda a viagem de trem.
Fiz Roma-Veneza-Roma pela Ryanair, que agora nem faz mais este trecho, mas teve um atraso e eu fiquei 6 horas no aeroporto!!!
Acho que sai um pouquinho mais caro, mas vale a pena.

Olá,

Apesar dos comentários aqui postados, efetuei compra do Swiss Pass e duas passagens para o Thalys, pois minha viagem ocorrerá somente na segunda quinzena de dezembro.

Efetuei a compra na segunda da semana passada (27/09) e recebi os mesmos hoje (05/10.

    Já começamos a ter feedback positivo, Silvio. Parece que foi uma crise pontual. Nunca houve reclamações antes.

    Olá Pessoal, em dezembro próximo minha esposa e eu vamos iniciar uma volta ao mundo, sentido oeste, e chegaremos na europa em meados de maio/11. Vale a pena (é possível?)comprar as passagens de trem com essa antecedência? Pretendemos utilizar trem na Suíça e entre França e Inglaterra. Thanks, Rafael

    Rick, valeu pelo retorno. Ainda nessa linha, nossa viagem deverá durar 8 meses, e a maior dificuldade que estamos tendo é sobre até que ponto planejar e detalhar a viagem não irá engessar a mesma, tornando-nos reféns das datas e das reservas. Já decidimos o roteiro, os países, e já temos uma boa idéia do que vamos fazer em cada país. E como a passagem RTW permite remarcar data sem custo, pretendemos fechar os itens de cada país (hotéis, passeios, reservas de carros, data de saída, etc.), durante a viagem, utilizando a internet e o apoio de uma agência de turismo a quem temos ótimo acesso no brasil. Achamos que essa maneira será menos estressante, pois estavamos ficando loucos em amarrar uma atividade/passeio ao outro tendo de levar em consideração tantas variáveis incontroláveis (atrasos de avião, não gostar do local, etc). Pode opinar sobre isso? Suas dicas do 100 dicas para viajar melhor foram BEM ÚTEIS. Se tiver relatos de outras pessoas que fizeram isso, tb agradeço! Thanks, Rafael

    Olá Ricardo, nossa viagem deverá durar 8 meses, e a maior dificuldade que estamos tendo é sobre até que ponto planejar e detalhar a viagem não irá engessar a mesma, tornando-nos reféns das datas e das reservas. Já decidimos o roteiro, os países, e já temos uma boa idéia do que vamos fazer em cada país. E como a passagem RTW permite remarcar data sem custo, pretendemos fechar os itens de cada país (hotéis, passeios, reservas de carros, data de saída, etc.), durante a viagem, utilizando a internet e o apoio de uma agência de turismo a quem temos ótimo acesso no brasil. Achamos que essa maneira será menos estressante, pois estavamos ficando loucos em amarrar uma atividade/passeio ao outro tendo de levar em consideração tantas variáveis incontroláveis (atrasos de avião, não gostar do local, etc). Pode opinar sobre isso? Suas dicas do 100 dicas para viajar melhor foram BEM ÚTEIS. Se tiver relatos de outras pessoas que fizeram isso, tb agradeço! Thanks, Rafael

Amarilis,
Calma!!! pode não ser tão desesperador assim….
Não são todos os trens na Itália que precisam de reserva. Vc tem q ver no seu schedule se precisa, ou se há outra opção. Além disso, se vc compra assento de primeira classe vc tem direito a embarcar na segunda caso a primeira esteja lotada e vc sem reserva.
Tenta fazer a sua programação de visitas de uma forma lógica, que seja “caminho” do seu próximo destino.
Comprei o passe na minha última viagem e não em arrependi. Trens excelentes e pontuais. Tive que fazer reserva pq fui no Natal-reveillon, então achei mais garantido. Entretanto, o único que estava cheio foi o do dia 31/12
Agora, se vc vai na alta temporada e dependendo do destino é melhor vc fazer reserva mesmo.
Meu relato está aqui: http://achadoseperdidosbia.blogspot.com/search/label/Trem%20na%20Europa
Boa sorte!!!

    Mas Bia, todos os trens de alta velocidade na Itália precisam de reserva e, desde março desde ano, também todos os ES, ES*City e IC em primeira classe.

    A ideia de se arriscar na segunda classe do IC (coisa que não é permitida no ES*AV e nos outros que eu citei) é um fria, porque nem todos os vagões do IC de segunda classe tem ar-condicionado.

Alguem te o tel da RailEurope aqui no Brasil? Eu comprei alguns tickets e gostaria de confirmar a entrega. Obrigada

Oi Rick, oi pessoal!

Realmente o serviço dos nossos correios está horroroso; minha família já foi roubada 2 vezes esse ano! Mas voltando ao assunto, depois de 2 anos acompanhando seu blog, Rick, e coletando mts infos, vou botar meu pé na Europa pela primeira vez em novembro =) E num voo solo!! =) Espero poder trazer muitas novidades porque vou passar 30 dias entre Itália e Reino Unido!! Estou planejando tudo sozinha e queria, na realidade, te agradecer, porque seu livro 100 dicas para viajar melhor me traz de volta ao foco quando eu cismo de dar uma viajada surreal no planejamento!!! =)) Estou muito feliz!

Aproveito pra contribuir com a discussão sobre os tickets de trem: como vou pra Itália, comprei passes pela http://www.eurail.com (comprei o italy pass 7 days in 2 months por 217 euros) Por enquanto, está tudo certinho, meus tickets estão previstos para serem entregues pela FEDEX amanhã as 18h.

Vou postar tudo sobre a viagem – inclusive sobre todos os albergues que vou ficar – no blog Arrumando a Mala =)

Bjs,
Amarílis

    Amarilis, lamento ser o portador de más notícias, mas passe de trem na Itália é a pior forma de gastar dinheiro com transporte. No seu caso já tá comprado, mas fica o altera para os demais trips.

    Veja bem: você pagou 217 euros por 7 viagens de transporte, essencialmente. Isso significa um gasto de € 31 por dia.

    O “diabos” é que você precisa pagar reservas, afinal, você não vai ficar querer mofando em trens pichados, encardidos e sem controle térmico das décadas de 70 e 80, vai? Então, vc terá de reservar assento como todo mundo e pagar por isso ( http://www.eurail.com/eurail-reservations-supplements-domestic ). Em quase todos os casos, o “suplemento” para seu passe será de € 10 por trem utilizado.

    Ainda pode parecer uma “barganha”, mas lembre-se: essa taxa é por trem utilizado. Se vc fizer Pisa-Roma com conexão em Firenze com trens dessas categorias, pagará € 20. Se fizer Napoli-Venezia com conexão em Bologna, paga € 20.

    É, André, concordo com tudo que vc disse. Mas agora, já tá comprado… =/ Pior que meu planejamento de viagem mudou *depois* que comprei o ticket, então, poderia ter economizado um pouco mais se tivesse esperado mais um pouco.

    Vc teria alguma dica pra me dar sobre voos internos? Estou “com medo” de voar pela Meridiana Fly e pela Aer Lingus.

    Mas tenho que acrescentar que, mesmo tendo que desembolsar as reservas, vale a pena viajar com esse passe se vc tiver que escolher entre trem x avião.

    Nossa, tem muitas low-cost indo e vindo na Itália. Meridiana e AirOne são mais estabelecidas, por assim dizer. A EasyJet tem vários vôos domésticos, a Ryanair eu não sei se ainda tem, ou não, pois estava às turras com o governo italiano sobre taxas de vôos domésticos.

    Oi Amarilis!
    Vamos p Italia agora, dia 18(ate 28/05),mas deixei p comprar os bilhetes de trem, de veneza p florença, e de Florença p Roma, agora pela internet!mas pra minha surpresa nao tenho tempo disponivel p esperar q me enviem pelo correio.Tu sabes se comprar la na Estaçao, na hora , é mto mais caro?corro o risco de ficar sem os bilhetes?Meu marido vai tentar ir a uma agencia de viagem amanha, mas acho q tb nao vai conseguir,.Tens algumas dicas?grazie!bj,Lu

Olá Riq!

Realmente, não tive problemas com a SNCF.

Comprei hoje 2 passagens Paris-Londres-Paris pelo site http://www.voyages-sncf.com . Paguei com Visa e em seguida recebi o email de confirmação da compra. Vou retirar os bilhetes na Gare du Nord. Foi tudo muito tranquilo, paguei 154 euros, ou seja 38,50 cada perna, para viajar em dezembro.Embora estivesse com certo receio, foi fácil.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.