Dicionário da Bóia

Comandante a Diretora

boia2

Comandante. Veja “Tripulação”.

Comentódromo. Na fase do ViajeAqui os posts não podiam ser indexados — por isso, era impossível achar um post específico sobre algum assunto para fazer uma pergunta. Para contornar esta limitação, criei o Perguntódromo — um post-gambiarra (espécie de Formspring avant-la-lettre) em que todo mundo podia fazer qualquer pergunta. Os perguntadores gostavam, mas para o respondedor era um inferno — as perguntas se repetiam a todo instante, porque quem perguntava nao tinha como saber que já tinham sido feitas. Mas o nome era engraçado, e acabou sendo adaptado na nova fase solo como nome da área de comentários.

Comunidade. Comecei usando o termo com alguma ironia, meio na onda do sinônimo politicamente correto de “favela” que cunharam no Rio. Mas no meio do caminho aconteceu a afirmação do fenômeno das “mídias sociais”, e não dava para negar que a coisa tinha ficado séria. Tínhamos virado, de fato, uma comunidade, que se espalhava por vários blogs, alguns deles surgidos por influência do Viaje na Viagem. Todas as enquetes e menções a posts de blogs amigos passaram a ser classificadas na categoria “Comunidade”.

Cónéquissão. Normalmente indica a falta dela.

ConVnVenções. Encontros do povo da Bóia. O primeiro foi em março de 2006, entre o blogueiro e o Alessandro Hirata, o Doktor Alê, em Munique. De lá pra cá já aconteceram ConVnVenções de todos os formatos e tamanhos, em vários locais do Brasil e do mundo. Normalmente são relatadas nos blogs e nos twitters dos envolvidos. Muitas delas você encontra aqui e aqui. Algumas das ConVnVenções maiores são anunciadas previamente aqui; outras, no Filigrana, da Majô.

Co-pilota. Cargo honorífico concedido pela tripulação à Sylvia Lemos, mais conhecida nos meios tuiterísticos como Sylviatravel. No dia em que eu tiver uma editora, vou editar o livro de ouro das dicas da Sylvia e ficar milionário.

#desacordo. Este site tem plena convicção de que essa reforma ortográfica rastaqüera e malfeita não vai cumprir o seu objetivo de unificar a grafia do idioma. Os portugueses não vão se desapegar de suas consoantes mudas nem vão abrir mão de acentos importantíssimos em Portugal, como o de “ficámos”. Por isso, enquanto não der cana, o dono deste cantinho do çáiber-espaço vai continuar escrevendo “idéia”, “Bóia”, “vôo” e “conseqüentemente”, e usando hífens da maneira que achar que facilite a leitura. Além disso, não se espante com grafias pouco ortodoxas como “récorde” ou da manutenção de formas banidas pelos revisores de alguns jornais, como “ter que”, “ao contrário de” e “deck”. Não é ignorância, não. É para dar mau exemplo, mesmo.

Diretora social. É a Majô, do Filigrana. Não me lembro quem criou o cargo (apresente-se, por favor!), mas até hoje não foi contestado. Seu equivalente paulistano é a Liciana.

237 comentários

Maria do Carmo
29 de Junho de 2013.
Olá Bóia!
Estamos com uma viagem marcada, eu e meu marido, para Punta Cana, no dia 20 de agosto á 27. Gostaria de saber se è um bom mes, para irmos? Fizemos reserva para o Risort Melliá. Será que fizemos uma boa escolha. Tanto do Hotel quanto do mes?
Não vi nada, sobre o que vou perguntar, mais se puder me orientar, ficarei muito agradecida. Para uma viagem de oito dias, o que devo levar na mala?
Aguardando resposta.
Agradeço de coração

Olá,

Que pena!

O Ricardo descreve tão bem os lugares que é quase uma viagem que faço com ele!

Já havia olhado essas dicas sobre o Peru e não me animei muito, principalmente por causa da altitude, que não pensei fosse tão alta (3.300m) e as comidas. Não por mim, mas meu marido e minha cunhada são enjoadinhos para comer e também porque já temos um pouco de idade e não sei se seria uma boa enfrentar lugares tão altos.

O objetivo maior é conhecer Machu-Picchu! E parece ser meio complicadinho obter ingressos! Vou consultar uma agência de viagens e ver se vale realmente a pena.

De qualquer maneira, vou pesquisar bem e, quem sabe, encarar esse desafio.

Agradeço o rápido retorno.

Estou sempre por aqui. Recentemente fizemos uma viagem a Santiago do Chile e fomos descendo pelos Lagos Andinos até chegarmos a Buenos Aires, numa viagem que durou 10 dias, passando por Bariloche (que amei), tudo com dicas daqui.

Obrigada pelos passseios que faço através de vocês.

Fale pro Ricardo Freire ir ao Perú e depois nos contar como foi o passeio.

Sucesso com o site e blogs.
Beijo

Olá Ricardo Freire,
escuto seu programa na Band e gostaria de fazer uma “consulta”: Eu, meu marido, minha cunhada e cunhado, queremos ir ao Peru, conhecer alguma coisa por lá e também visitar Machu Pichu e outros locais interesantes. No entanto não sabemos qual a melhor época para viajar, o que levar, etc.

O tempo que pretendemos dispender nessa viagem é de 10 dias. Temos idade variando entre 64(eu), 69(meu marido) e 74(meus cunhados).

Gostariamos do máximo de informações possivel, tais como: cia. que faz o voos, hotéis, traslados aero/hotel, táxis, melhores compras, como chegar (bem) a Machu Pichu, passeios, onde comprar os ingressos para ir etc.

Sei que não vou ficar decepcionada com a resposta. Se puder responder por e-mail ficarei muito agradecida, pois durante o programa da Band não dá para fazer anotações e a cabeça já não guarda as coisas muito bem… rsrs

Ficarei no aguardo com ansiedade, sempre atenta às suas recomendações.
Um abraço e muito sucesso!

Marta Segala

Olá, Ricardo!
Você poderia opinar sobre esse meu roteiro?
Estamos planejando 20 dias Portugal/Espanha, emsetembro. O que queremos visitar:
PORTO e arredores;
LISBOA (já estivemos em Lisboa por 1 dia e tb já estivemos em Sintra, Caiscais, Estoril, Batalha, Fátima). Alguma sugestão de outros arredores?
LISBOA/SALAMANCA (não estou sabendo comprar trem noturno com cabine completa!!!);
SALAMANCA/AVILA (provavelmente um bate e volta de Salamanca)
SALAMANCA/VALÊNCIA
VALÊNCIA/MADRID – Madri já conhecemos. Uns 2 dias na cidade para relembrar já basta e, então, bate e volta para Segóvia e outros arredores. Sugestões?
Quantos dias em cada lugar? Me parece que estão sobrando dias que não sei como preencher. Alguma sugestão? Já andamos pela Andaluzia até a Costa do Sol… Barcelona mais de uma vez. Gostaríamos de conhecer “pueblos” nos arredores dessas cidades que citei!
Obrigada se puderes opinar.
Abraço e parabéns!
Jussara

P.S-Estamos preferindo trem ao carro. Avião, só em último caso. (é possível receber respostas pelo meu e-mail?)

Olá Ricardo!
Farei uma viagem com meu marido para Áustria (Viena) até a Croácia , iremos dia 27/4/2013 a 7/5/2013 , Adoramos suas dicas e gostaríamos de saber se tem alguma especial para nossa nessa época.
Obrigada Debora

Meu marido e eu pretendemos tirar 10 dias de férias entre abril e junho, e estamos em dúvida entre a Toscana e a Costa Amalfitana. O que você recomenda? O que é melhor nessa época do ano? 10 dias são suficientes?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito