12 praias em St. Maarten e St.-Martin
O ponto forte de St. Maarten/St.-Martin é, sem dúvida, a praia. À diferença do que ocorre com muitas ilhas do Caribe, a beleza da costa de St. Maarten não se concentra num trecho ou em três ou quatro praias principais. A ilha tem 32 praias — e pelo menos meia-dúzia é nota 100.
Variar de praia todo dia é, para mim, a melhor diversão da ilha. Vamos fazer um tourzinho das principais, começando pela capital do lado holandês, Philipsburg.
Great Bay (perto de Philipsburg)
Uma das mais extensas, começa no calçadão da cidade e vai até o hotel Sonesta Great Bay, no canto direito, oferecido pelos pacotes brasileiros. Não é das minhas preferidas, não. Junto ao centrinho você vê os navios (tanto do porto de cruzeiros quanto do porto-porto). Mas a concorrência entre os locadores de espreguiçadeira torna os preços camaradas.
Little Bay (perto de Philipsburg)
Uma prainha praticamente privativa do hotel Divi Little Bay. No entanto, é aberta a visitantes (recebe muitos passageiros de cruzeiro). A água é mais cristalina do que em Great Bay, e não se vêem navios.
Maho (ao lado do aeroporto)
É o Corcovado, o Pão de Açúcar, a Estátua da Liberdade e a Torre Eiffel de St. Maarten.
É inconcebível viajar à ilha e não dar pelo menos uma passadinha na praia dos aviões.
O mais incrível é que a praia é linda e perfeitamente usável para fins balneários. O hotel Sonesta Maho Beach fica ao lado.
Mullet Bay (pra lá do aeroporto)
Pro meu gosto, é a mais perfeitinha de todas. Não há placas; saia da estrada à esquerda assim que você notar que está passando por um campo de golfe.
Tem espreguiçadeiras para alugar e a água mais cristalina da ilha em qualquer estação (fiz fotos muito parecidas num mês de dezembro, quando as outras praias estavam menos bonitas do que desta passada).
Cupecoy (última antes da fronteira)
É uma praia que está sendo corroída pela erosão; mas em termos de paisagem, é certamente a mais impressionante da ilha: falésias à la Canoa Quebrada, com água caribenha. Indo até o fim da estradinha você acha o sujeito que aluga espreguiçadeiras.
Há quem faça nudismo. Vizinho à praia fica um núcleo de edifícios altos (“condos”); alguns funcionam como hotel e/ou flat, como o Sapphire Beach Club (à beira-mar), o The Summit (beira-lagoa) e o The Tower (beira-lagoa).
Viaje tranquilo no exterior com o Seguro Viagem Bradesco.
Baie Longue (primeira do lado francês)
É uma praia estritamente residencial, circundada por mansões — não espere serviço de bordo. Só que tem mordomia são os hóspedes do Belmond La Samanna, o hotel caixa-altíssima do canto esquerdo (de onde tirei essa foto).
Friars’ Bay (entre Marigot e Grand-Case)
Incluí só para você saber o que é uma praia mais-ou-menos em St.-Martin — seria uma praia especialíssima em qualquer lugar do planeta 🙂
Grand-Case
Como eu já disse em outro post, é como ir pegar praia atrás da Rua das Pedras em Búzios. O mar é bonito, mas vale mesmo é pelo almoço light do bar do hotel Love.
Île Pinel
Barcos que saem de Grand-Cul-de-Sac levam até essa ilhota onde há uma praia de águas cristaliníssimas. Não cheguei a precisar ir.
Orient Beach (ou Baie Orientale)
A mais famosa — e muvucada — da ilha. O lado esquerdo tem um restaurante ao lado do outro, todos com estrutura de aluguel de espreguiçadeiras.
O lado direito é oficialmente nudista. Ao longo da praia está um dos hotéis naturistas mais tradicionais do planeta, o Club Orient. (O lado não-nudista também tem hotéis, todos baixos, de bom padrão — e relativamente caros.)
Le Gallion
Praia calmíssima, escondidinha perto de Orient Beach.
Dawn Beach
Primeira praia do lado holandês, tem hotéis novos e confortáveis, como o luxuoso Westin Dawn Beach (que você pode ver ao fundo, à direita, na segunda foto).
Resolva sua viagem
- Passagens aéreas – promocionais no Skyscanner
- Hotel – encontre o seu no Booking
- Casa de temporada – veja as opções no Booking
- Seguro Viagem Bradesco – simule e contrate aqui
- Passagens de trem na Europa – compre no Trainline
- Aluguel de carro – pesquise na Rentcars em até 10x
- Passeios e atrações – escolha na Viator
Comentários
Tem algum controle fronteiriço entre os dois países? Se ganha carimbo passaporte dos dois? Lá melhor alugar carro ou existe transporte público eficiente (ex Aruba)?
Olá, Jessica! A fronteira é imaginária, não tem controle. O transporte público é muito deficiente.