Tem um hostel para recomendar? E para desrecomendar?

Jazz Hostel, South Beach, Miami

Nenhum meio de hospedagem cresceu tanto nos últimos quinze anos quanto o de hostels/albergues. Quando comecei a viajar, no longínquo 1985, albergues eram ainda “da juventude” e mais pareciam colégios internos. Hoje os albergues viraram “hostels” até mesmo em português, deixaram o “da juventude” de lado mas estão mais jovens do que nunca. Toda cidade que se preze tem uma penca de hostels descolados, com bares animados e uma recepção que funciona como uma central de know-how de como explorar a região da maneira menos careta.

Para quem não consegue se enxergar dormindo em beliche num quarto coletivo (presente!), existem cada vez mais hostels com quartos privativos (com banheiro exclusivo e tudo). As diárias desses quartos costumam ser equivalentes a de hotéis baratos, mas o ambiente sempre é mais interessante.

O estilo megadescontraidão da nova onda de albergues, porém, às vezes permite a existência de hostels não muito zelosos com a limpeza do ambiente ou a manutenção das instalações.

Como muita gente passa por aqui pedindo indicações de hostels, que tal a gente montar um banco de dados de experiências dos trips?

Use a caixa de comentários para contar sobre os hostels de que você mais gostou (e os que detestou, também). Assim que houver um número consistente de relatos a gente transforma este post num índice de resenhas de albergues.

Combinado? Bora desembuchar! Obrigado!

Veja também:

Albergues do mundo inteiro no Hostelworld

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


216 comentários

Para recomendar:

Madrid: Hostel One Centro. Limpo, organizado, MUITO bem localizado (puerta del sol, mais central, impossível), ótimo staff, amei a galera da recepção. Te ajudam em tudo, sugerem passeios e rola uma interação massa com os outros hóspedes, a noite a galera se reúne na sala de estar pra beber, jogar uns joguinhos, bater papo. Depois da meia-noite, normalmente a galera vai pra alguma balada/barzinho junto. Não tem café-da-manhã.

Barcelona: Hostel Hello BCN. Simplesmente AMEI. Bem localizado, organizado e ótima interação. O hostel tem 6 andares e um bar no térreo, onde rolavam as prévias das baladas. Mais tarde saíam todos juntos pras boates (mega tops) que a gente entrava de graça e muitas vezes ainda ganhava um drink de cortesia. Recomendadíssimo.

Buenos Aires: Milhouse Hipo. Gostei muito. Bem localizado, ótimo staff, boas festas. Todo dia rola uma festa ou no Milhouse Hipo (o mais antigo) ou no Avenue (a filial nova). Apesar da fama de rei das festas (e as festas realmente são boas) eu consegui dormir tranquilamente e olha que meu quarto ficava no 1º andar, na frente de uma área social. Mas o café-da-manhã é beeem fraquinho. (não importa pq quase ao lado tem uma padaria/lanchonete mto boa, acho que o nome é manduca alguma coisa…)

Jericoacoara: Hostel Jeri Brasil. Filiado ao HI. Gostei bastante. O hostel é pequeno, simples, mas bem localizado, limpo e bem organizado. Os passeios pra fazer em Jeri são agendados na recepção mesmo. Está sempre na lista dos melhores do Brasil (ano passado ficou em segundo). Qdo eu fui, me falaram que estavam programando uma reforma, pra ampliar o espaço e colocar piscina e tals.

Pipa: Pipa Hostel. AMOOOOOOO de paixão. Filiado ao HI. Foi eleito esse ano novamente (pela 3 vez consecutiva) como o melhor do Brasil. Ótimo staff, ótima localização, limpo, bem organizado. Tem piscina, churrasqueira, sinuca, boa área social, rola uma interação bacana com os outros hóspedes. Altamente recomendo!

Para desrecomendar:

Itacaré: Che Lagarto Itacaré. Já tinha ouvido falar mal de alguns hostel da rede Che Lagarto. Esse de Itacaré é o único que eu conheço. O hostel é MUITO bem localizado (na pituba), o staff é ótimo e tem um bar bacana no 1 piso, onde a galera se reunia antes das baladas. Masssss o hostel é meio sujo. Tudo está velho, colchões imundos, alguns mofados, sobram bichos esquisitos, ferros enferrujados. E faltam tomadas. E odiei o banheiro, a tomada dava choque e o chuveiro estava mto torto e quebrado. Enfim, não recomendo. Precisa urgentemente de uma reforma.

Os que eu me lembro são esses qq dúvida estou à disposição.
Ah, alguém tem um hostel pra indicar em Playa del Carmen?

Fiquei no Hostel Suites Florida em Buenos Aires devido a uma referência e adorei. Fui sozinha e fiquei em um quarto coletivo com quatro camas. Mesmo chegando tarde, minhas companheiras de quarto tentavam ser silenciosas e na maioria das vezes nem as via chegar. Achei ótimo para conhecer pessoas e o acesso, devido à localização, é muito fácil (metro/ônibus/à pé). Rapidinho aprendi a me virar sozinha. O café da manhã tem pão, manteiga, geléias, doce de leite, sucrilhos, iogurte (morango e baunilha), café, leite (quente e frio) e frutas (banana, maçã e laranja). O banheiro do andar da recepção é grande e limpíssimo, facilitando a vida de quem divide o quarto. Agora eles não tem mais a promoção do jantar. À noite tem um pub no porão. O único ponto negativo é para quem não quer se hospedar no centro.

Joice Oliver: seus comentários sobre o Puerto Limon Hostel são ótimos, mas me diga sobre o silêncio…estou indo em abril para um Congresso puxado e dormir em local silencioso, com acústica que preserve o sono de quem quer descansar e também a curtição de outros é muito importante pra mim. O que tem a dizer?

    Hostel não é uma boa opção para quem está a trabalho/estudo e não na “vibe”.

Corrigindo meu post acima, o nome do hostel de Amsterdam eh Stayok Vondelpark. É muito bom!

Eu sou mulher, viajo sozinha e na maioria das vezes prefiro as redes independentes, porque o HI muitas vezes é cheio de frescura.

Tenho varios para indicar
Lisboa – Traveller’s lounge – nao é a toa que foi eleito o melhor do mundo. Localização perfeita, o staff é extremamente atencioso, limpeza impecável. Recomendo!

Sydney – Base – localização muito boa. É um hostel com foco em balada, pois tem um bar acoplado. Cheio de europeus, é para a galera que quer um agito mesmo. Achei limpo. O staff da recepção não é muito legal, mas o staff da mesa de viagens compensa, porque os caras te dão dicas muito boas da Austrália e vendem pacotes com vários descontos.

Para quem vai para Whitsundays na Austrália e vai parar em Arlie Beach, recomendo o BASE. Tem até banheira de hidromassagem no quarto. O de Brisbane não é tão bom assim. Foi o que eu menos gostei da rede.

Também recomendo o Base de Taupo e Rotorua na Nova Zelândia. Esse é um hostel com foco em balada. Em quase todos tem um bar acoplado ou muito próximo. O Base de Auckland não é tão bom assim, mas é super central.

Em Amsterdam, recomendo o HI que fica perto do Vondelpark.

Em NY tambem recomendo o HI que fica um pouco longe, mas eh otimo. Muito limpo, cheio de gente do mundo inteiro. Todo mundo fala bem do Columbus Circle Hostel. Eu fiquei la tambem e achei pessimo comparado com o HI. Nem a localização perto do Hyde Park ajuda. Ele não tem ambiente de hostel, os banheiros são dentro do quarto e mofados, o quarto é minúsculo. Peguei um de 6 pessoas e não coube a mala de nós 6.

Fiji – se alguém vai para Fiji no esquema backpacker, recomendo ficar nos dormitórios dos resorts Octopus e Blue Lagoon. São excelentes.

Por ora, são esses que lembro.

O Andes Hostel em Santiago também é legal e fica em frente ao metrô Belas Artes. Parece mais um hotel 3 estrelas do que um hostel.

Nunca, jamais, em tempo algum fique no Oops em Paris!!!
A localização é péssima, no site eles dizem que fica no coração do Quartier Latin, porém fica a 7 estações de metrô. Fiquei em quarto privado com banheiro mas que fedia a mofo! Um horror! Os lençóis fediam, o travesseiro era nojento. Dormíamos com a toalha de banho em cima do travesseiro pra amenizar o cheiro. Na primeira noite nem dormimos de tão nervosos que ficamos. O pior é que no check in vc tem que pagar o valor integral da sua estadia sem direito a devolução e por isso não procuramos outro hotel pra ficar. Sinceramente foi uma das piores experiencias da minha vida.

    eu fiquei no Oops! uma vez e achei tranquilo. Bonito, arrumado, limpo. Foi em 2011 tb… Estranho. Só senti falta de um armário pras coisas, mas fora isso achei bom. Ah, não rola muita interação entre os hóspedes como em outros que já fiquei, mas não vi sujeira nenhuma nem nada fedido. Às vezes acontecem essas discrepâncias mesmo, vai entender.

Em LONDRES fiquei no Picadilly backpackers hostel por 2 semanas(2011), a localização é perfeita, mas o atendimento deixa a desejar em alguns pontos. Alguns staffs são agradáveis e outros bem chatos. Quanto a limpeza, conheci uma moça e um moço, irmãos brasileiros que faziam a limpeza lá. Muito gente boa eles, e faziam a limpeza conforme cronograma passado a eles, ou seja, tinha dia que seu andar ficava limpo e outros que não. No geral era limpo, mas nos finais de semana o sistema era caótico, o hostel ficava lotado e limpeza assim fica complicado, mas já na segunda tudo limpinho de novo. É claro que não espere grandes coisas, é sempre aquela limpeza superficial, não olhe detalhes e cantos para não se assustar, pois em geral em londres tudo é muito sujo. Todos os quartos lá são mistos, mas na maioria dos dias dividi apenas com mulheres (detalhe que briguei na recepção por isso). Fiquei em um quarto com 2 beliches. Resumindo, sofri um pouquinho pois gosto e to acostumada com conforto e privacidade, mas no geral aproveitei e curti muito minha passagem por londres. Recomendo.!

Também recomendo o Milhouse de BsAs!
São dois (Av. de Mayo e Hipolito Yrigoyen), muito próximos entre sim (3 quadras?), com festas todo dia (ou seja, party hostel) alternando entre as 2 sedes.
Staff excelente! Pacotes legais de passeios, etc…
Instalações ótimas tb…
Fiquei 10 dias, com amigos, foi excelente!

Eu indico o hostel MILHOUSE em Buenos Aires. Realmente um lugar aconchegante, com otimo atendido do staff. Lugar com otima segurança. Alem disso, muito bem localizado, bem ao lado da 9 de Julio. Gostei muito das festas que tinham em todas as noites por la. Além disso, havia opçoes de passeios, ida a jogos de futebol… enfim, muito bom.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito