Trem na Europa: onde vale a pena, onde não vale 1

Trem na Europa: onde vale a pena, onde não vale

Estação de Hamburgo, Alemanha

Sempre digo que o trem é o mais europeu dos meios de transporte — mas não se presta a qualquer roteiro, não. Por mais que a malha ferroviária de alta velocidade tenha se alastrado nos últimos anos, cruzar o continente de trem ainda é penoso e, sobretudo, caro. Aquele passe baratinho de trinta dias consecutivos da época do mochilão dos seus pais não existe há muito tempo.

Veneza
É só embarcar:

Europa: 10 roteiros completos de 15 dias, prontos para a sua viagem

Pense no trem para viajar dentro de um país ou entre países contíguos. Planeje um roteiro com deslocamentos de até três, no máximo quatro horas (ou até duas horas em esquema bate-volta). Dessa maneira você só vai experimentar as vantagens do trem: chegar e sair do centro das cidades, embarcar sem burocracia (só há check-in nos trens rápidos da Espanha e no Eurostar), desembarcar já com a sua bagagem.

Veja as oportunidades e as inconveniências do trem nos principais destinos de brasileiros na Europa:

Trem em Portugal

O carro é o meio de transporte ideal para esquadrinhar Portugal. O trem é ótimo para viajar entre Lisboa, Coimbra e o Porto, mas é superado pelo ônibus para lugares como Fátima, Óbidos e Évora. As ligações ferroviárias com a Espanha são deficientes. De Lisboa a Madri só há um horário de trem — e noturno. Para a Andaluzia, apenas ônibus (compre na Alsa). Ferrovias portuguesas: cp.pt.

Trem na Espanha

Estação Atocha, Madri

As linhas de alta velocidade de longa distância são poucas: Madri-Zaragoza-Barcelona, Madri-Córdoba-Sevilha e Madri-Málaga. Ou seja: para ir da Andaluzia à Catalunha é mais rápido passar por Madri. Há TGVs diretos entre Barcelona e Paris (6h30 de viagem), mas o melhor mesmo é ir de trem de Barcelona à Provence: dá menos de 4 horas até Avignon. Ferrovias espanholas: renfe.com.

Trem na França

O TGV é tão francês quanto a baguete. Saindo de Paris, você dificilmente leva mais do que três horas para chegar a qualquer lugar na França. As tarifas promocionais entram no sistema com três meses de antecedência. Compre em voyages-sncf.com.

Eurostar

(Paris-Londres).
Atravessar o túnel é tedioso, mas é mais rápido que ir de avião (incluindo as viagens aos aeroportos e a antecedência do check-in). Se for partir de Paris, compre em voyages-sncf.com; de Londres, em eurostar.co.uk. Simule também o valor da viagem ida e volta; às vezes sai mais barato do que somente a ida.

Trem na Bélgica e na Holanda

Trem entre Holanda e Bélgica: estação de Antuérpia

Com exceção dos horários do Thalys (que faz a rota Paris-Bruxelas-Amsterdã), nenhum outro trem exige reserva de assento. Há passes diários e passagens ida e volta muito em conta. As duas capitais são bases perfeitas para viagens bate-volta. Ferrovias belgas: b-rail.be. Ferrovias holandesas: nshispeed.nl.

Trem na Alemanha

Outro país em que dá para subir sem reserva e comprar a passagem dentro do trem — com exceção das linhas ICE Sprinter. Compre com 89 dias de antecedência em bahn.de/international e encontre passagens promocionais. Na Baviera, aproveite o Bayern-Ticket, que, por apenas 28 euros dá direito a duas pessoas viajarem juntas durante um dia nos trens regionais.

Trem na Suíça

Se você sonha em fazer uma viagem de trem por causa da paisagem, não há lugar mais indicado. Há trens panorâmicos caros, mas mesmo nos comuns a vista é deslumbrante. Considere fazer um Swiss Pass, que também inclui ônibus e barco. Ferrovias suíças: sbb.ch.

glacier11
Vagões panorâmicos e muito charme

Suíça de trem: 30 roteiros prontos, de 2 a 8 dias. Escolha o seu!

Trem na Itália

Perfeitamente factível de trem, desde que você não resolva atravessar de norte a sul numa viagem só. Sempre que possível, escolha os trens mais modernos (ES AV). Os InterCity são bastante lentos. Ferrovias italianas: trenitalia.com.

Trem no Leste Europeu

Leve paciência na bagagem: os trilhos são vagarosos e os trens, antiquados. O lado bom: as passagens são superbaratas. Deixe para comprar os trechos logo ao chegar: não há venda online, e os representantes no exterior cobram sobretaxas salgadas.

Leia mais:


thumb-monte-viagem-europa2

Passagens mais baratas para a Europa com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Portugal no Booking

Encontre seu hotel na Espanha no Booking

Encontre seu hotel na França no Booking

Encontre seu hotel na Itália no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro na Europa na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões pela Europa com a Viator

249 comentários

Pessoal vou fazer uma viajem em agosto e vou fazer da seguinte fora:
Sp- Paris – avião
Paris -Praga – avião
praga-viena – trem

viena-veneza-trem noturno
de lá para o algumas dcidades da italia terminando em roma.

comecei a dar uma pesquisadas nos trem para ter uma noção de preço, simulando compra com data mais proximas. Contudo no site da ferrovia tcheca, não encontro a informação em ingles de jeito nenhum, procurei o site interinho para mudar o idioma e nada feito. Por favor alguém poderia me ajudar, pois não queria deixar p comprar lá, como vou em agosto tenho medo de não conseguir por ser alta temporada.
Eu sei que vcs não recomendam trem noturno,mas mesmo assim poderiam me indicar a cia de trem que faz o trajeto viena veneza, bem como quais estações são melhores para embarcar/desembarcar. (inclusive praga /viena)

Obrigada, Bjs!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.